Ir para conteúdo

Lembranças das Copas do Mundo passadas


Usagi White

Recommended Posts

 

NOTÍCIAS

FUTEBOL É DO POVO

Metalúrgicos transmitiram final de 58

No CineArte já foi projetada a final da Copa do Mundo de 1958, competição que consagrou o Rei Pelé para o mundo

20170607162202_0.jpg

Dentre as sete artes, o cinema está no coração de muitas pessoas. Aquele filme que marca a primeira vez diante da grande tela tornou-se um momento que certamente está na memória de muita gente mundo afora. 

É certo que o cinema deixou de ser acessível para todos há muito tempo. As grandes salas foram substituídas por faculdades, igrejas e outros negócios que passam longe do universo paralelo recriado a cada filme projetado. Mais recente, os famosos streaming de filmes disputam cada cadeira que compõe o cenário mágico, hoje quase reduzido a shoppings e com ingressos que ultrapassam o poder de compra da classe trabalhadora. A arte no mundo capitalista não está escassa. Ela está restrita.

Na contramão deste movimento, o sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí – Várzea Paulista – Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo, mantém vivo o cinema operário. Criado com o nome de CineArte, este espaço multivisual é gratuito, com direito a suco e pipoca para os espectadores. São 30 cadeiras disponíveis a cada sessão, que podem ser ocupadas pela comunidade local. 

As projeções não seguem o calendário Hollywoodiano de filmes, que pouco acrescentam à reflexão. No CineArte já foi projetada a final da Copa do Mundo de 1958, competição que consagrou o Rei Pelé para o mundo que trouxe o primeiro título da nossa seleção ao derrotarmos a Suécia. Ver ou rever uma partida emblemática como essa só é possível em cinemas fora do circuito comercial. Neste caso, falamos de um cinema sob a coordenação de trabalhadores, que não está voltado ao lucro, mas em disseminar esta arte e construir momentos de distração, interação e discussão. 

Na situação atual de fechamento de vários cinemas pelo mundo, de redução das sessões por ausência de público, o CineArte desponta como um lugar que insiste em manter viva a grande tela, a pipoca compartilhada, as risadas orquestradas e os trabalhadores juntos e com o direito ao lazer.

https://causaoperaria.org.br/2023/metalurgicos-transmitiram-final-de-58/

 

 

Link para o comentário
  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    14

  • Chapolin Gremista

    11

  • Usagi White

    9

  • Professor Inventivo

    7

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS

Melhores momentos da Copa 2022 :

FkRSQcrWQAQ5gFF?format=jpg&name=small

Argentina 3 x 3 França na final da Copa do Mundo e a Argentina conquista o tri campeonato mundial nos pênaltis.

FkRvpvRXoAIxRyt?format=jpg&name=medium

FkSAdGjXwAAc8b7?format=png&name=small

FkSA8MEWAAkXER9?format=png&name=900x900

Messi é o principal jogador da Argentina na Copa do Mundo, e o time argentino conta com boas atuações do goleiro Martinez, do meia Di María e do atacante Álvarez.

FkROJizX0AE0CDY?format=jpg&name=4096x409

gettyimages-1450109322.jpg

-

FjJfyKpXEAIN409?format=png&name=small

O francês Mbappé é o melhor atacante da Copa 2022.

-

FjUBovzXgAAMYA8?format=jpg&name=small

Marrocos foi a grande surpresa da Copa 2022, chegando em quarto lugar.

O volante Amrabat, o goleiro Bono, o lateral direito Hakimi e o atacante Ziyech foram os destaques da seleção de Marrocos.

-

FjPRSEVXEAcax4n?format=jpg&name=4096x409

O Brasil teve boas vitórias contra Coreia do Sul e Suíça, mas foi eliminado nos pênaltis pela Croácia nas quartas de final.

Fi5kJETXwAMJaLg?format=jpg&name=small

Casemiro, Richarlison, Neymar e Marquinhos foram os principais jogadores da seleção brasileira em 2022.

Fi5kX0FWYAIWCrZ?format=png&name=small

 

Link para o comentário

 

NOTÍCIAS

COPA DO MUNDO DE 1958

O inesquecível chapéu de Pelé na zaga da Suécia

Primeiro dos dois gols de Pelé na final da Copa do Mundo de 1958 é até hoje um dos mais belos gols das Copas.

pele-chapeu-58.png

ACopa do Mundo de 1958 foi um marco importantíssimo para o futebol brasileiro, o futebol arte. Depois de décadas de espera, a Seleção Brasileira finalmente conseguiu se impor e com isso conquistou de maneira indubitável os corações de todos os apaixonados pelo futebol. Um dos vários lances antológicos dessa competição foi o quarto gol da final, quando Pelé deu um “chapéu” no zagueiro sueco e chutou com categoria para o fundo do gol.

O lance começa com um lançamento açucarado do maior lateral-esquerdo da história, Nilton Santos. Pelé escapa dos agarrões de um dos zagueiros e domina no peito como só ele fazia, o outro zagueiro, Gustavsson (outro jogador que ficou famoso por perder para Pelé), corre desesperado enquanto a bola pinga na sua frente.. sem qualquer pudor, simplesmente dá uma solada na coxa direita de Pelé, que mesmo assim toca a bola por cima dele e completa sem deixar a bola cair, no canto do goleiro sueco.

O Brasil já tinha virado o jogo com dois gols de Vavá, quando Pelé fez o terceiro gol brasileiro até os suecos já torciam para a nossa Seleção, que jogou a final da Copa de azul justamente porque os anfitriões usam camisa amarela também. Após sorteio, a delegação liderada por Paulo Machado de Carvalho tive que correr para improvisar o uniforme. Pelé ainda fez mais um para o Brasil no final do jogo, repetindo o placar de 5 x 2 imposto aos franceses na semifinal.

Como muitos jornalistas apostam na falta de memória do público, chegaram a decretar que a final da última Copa entre Argentina e França teria sido a maior final de todos os tempos. Acima dos seis gols anotados no final de 2022, a primeira decisão de Copas entre sul-americanos e europeus detém até hoje o recorde de gols em finais, com sete gols, cinco do Brasil e dois da Suécia. Além do recorde de Pelé como o mais jovem a marcar gol numa final, éramos os primeiros a conquistar uma Copa fora do próprio continente.

A imprensa francesa, que estava ainda na ressaca de tomar três gols do nosso camisa 10 na rodada anterior, passou a chamar Pelé de rei. Mas vale ressaltar que o título já havia sido dado pelo nosso melhor cronista esportivo, Nelson Rodrigues, em março daquele ano. Após um jogo entre Santos e América (RJ), diante da altivez e categoria do jovem de 17 anos, decretou em tom profético: “Com Pelé no time, e outros como ele, ninguém irá para a Suécia com a alma dos vira-latas. Os outros é que tremerão diante de nós”. Não só tremeram, como acabaram tendo que aplaudir e reverenciar a majestade do futebol arte.

https://causaoperaria.org.br/2023/o-inesquecivel-chapeu-de-pele-na-zaga-da-suecia/

 

Link para o comentário

 

NOTÍCIAS

VIVA PELÉ

Vicente Feola, o técnico que apostou em Pelé em 1958

Mesmo contundido, Vicente Feola apostou no garoto que viria a ser o rei do futebol

Vicente Feola foi o primeiro técnico brasileiro campeão do mundo com a seleção brasileira. Em 1958, o comandante foi fundamental para a convocação e consequentemente para o  triunfo do rei Pelé no campeonato, que por muito pouco não participaria do torneio.

Nascido em primeiro de novembro de 1909 e falecido em 1975 também no mês de novembro, Feola brigou para que Pelé fosse convocado em 58. O jogador era considerado muito jovem e estava recém contundido, teve seu joelho direito lesionado por Ari Clemente após um jogo treino entre a seleção brasileira e a equipe do Corinthians. 

Vicente Feola foi o primeiro técnico brasileiro campeão do mundo com a seleção brasileira. Em 1958, o comandante foi fundamental para a convocação e consequentemente para o  triunfo do rei Pelé no campeonato, que por muito pouco não participaria do torneio.

Nascido em primeiro de novembro de 1909 e falecido em 1975 também no mês de novembro, Feola brigou para que Pelé fosse convocado em 58. O jogador era considerado muito jovem e estava recém contundido, teve seu joelho direito lesionado por Ari Clemente após um jogo treino entre a seleção brasileira e a equipe do Corinthians. 

https://causaoperaria.org.br/2023/vicente-feola-o-tecnico-que-apostou-em-pele-em-1958/

 

 

Link para o comentário

 

NOTÍCIAS

MÉXICO, 1970

Quando a gravidade esperou Pelé matar a bola no peito

Não apenas os jogadores da mesma equipe, os rivais, as torcidas de ambos os lados e a bola se curvavam diante do Rei, até a gravidade não ousava atrapalhar seus lances mágicos.

pele-tchecoslovaquia.png

ASeleção Brasileira na Copa de 1970 é considerada por muitos como a melhor de todos os tempos, competindo, obviamente, apenas com outras formações da nossa seleção nacional. Foi a consagração definitiva do Rei Pelé, para delírio dos mexicanos que testemunharam suas façanhas ao vivo. Diversos lances do nosso camisa 10 ficaram eternizados, inclusive quase gols, algo bastante inusitado. Vamos, no entanto, nos concentrar em um lance que terminou num dos golaços de Pelé.

Logo na estreia da Seleção, o Brasil encarou a Tchecoslováquia, que havia conquistado o vice-campeonato mundial em 1962 e em 1976 viria a conquistar a Eurocopa. Já com o bicampeão Zagallo como técnico após João Saldanha ser barrado na Seleção, a equipe que entrou em campo no Estádio Jalisco em Guadalajara fazia seu primeiro jogo com aquela escalação: Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gérson e Rivelino; Jairzinho, Pelé e Tostão.

Para dar mais emoção ao jogo, os tchecos abriram o placar aos 11 minutos com Petras. Nisso Pelé já tinha perdido uma chance clara de gol e vale lembrar que a Seleção vinha sendo criticada pela imprensa canalha no Brasil, em especial Pelé, que estaria “acabado para o futebol” aos 30 anos. O camisa 10 sofreu falta pouco depois e Rivelino mostrou sua “patada atômica” para empatar o jogo. Antes do intervalo, Pelé surpreendeu a todos tentando um inédito gol de trás do meio de campo.

A virada viria apenas no segundo tempo. O canhotinha de ouro, Gérson, percebeu a movimentação de Pelé e lançou com categoria para o craque. Pelé saltou, aos olhos atentos do mundo, dando a nítida impressão a todos de que conseguia parar no ar. Nelson Rodrigues já havia escrito que a bola se comportava como uma súdita do Rei ainda antes da Copa de 1958, mas desta vez o mundo assistia atônito à própria força da gravidade se curvar diante de Pelé.

A impressionante impulsão aliada aos movimentos de Pelé no ar criavam essa cena magistral do esporte. Uma das inúmeras armas do Rei era justamente sua incrível capacidade de controlar a bola, especialmente com o peito. Nesse lance, aos 15 minutos do segundo tempo, Pelé dá uma aula de equilibro mesmo fora do chão. Primeiro, amortece a bola como se a segurasse com as mãos, ela desacelera obediente e quica lentamente na frente da sua perna direita. No entanto, a passada de Pelé na corrida estava contrária ao lado onde a bola se apresentou.

Ao invés de se entortar, como uma pessoa normal, e tentar chutar com a habilidosa canhota, Pelé começou a corrigir a passada ainda no ar, completou a calibragem em instantes após o pouso e fuzilou o goleiro Viktor. Sem qualquer possibilidade de defesa. Jairzinho fez outros dois golaços e fechou a estreia perfeita: Brasil 4 x 1 Tchecoslováquia. Pelé mostrava seu cartão de visitas no México e abria o caminho para a campanha espetacular da Seleção.

https://causaoperaria.org.br/2023/quando-a-gravidade-esperou-pele-matar-a-bola-no-peito/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

 COPA DO MUNDO

O desfile em Paris após a conquista do tricampeonato

Em 1970, ao conquistar o tricampeonato, o Brasil conseguiu a posse definitiva da taça de campeão do mundo.

pele-e-a-taca-jules-rimet-na-torre-eiffe

Em 1970, o Brasil foi tricampeão mundial de futebol, sob o comando de Pelé em campo. Aliás, o Rei já havia sido campeão em 1958 e 1962. Ou seja, não só o Brasil era tri, como o próprio Pelé, feito esse que até hoje nenhum outro jogador atingiu.

A FIFA tinha tomado a decisão de que o país que fosse tricampeão pela primeira vez levaria permanentemente a Taça oficial da Copa. Dessa forma, o Brasil teve a honra de ter em sua posse o troféu mais cobiçado do mundo, graças ao talento de seus jogadores, principalmente Pelé.

A Taça recebeu o nome de Jules Rimet, homenagem ao antigo presidente da FIFA que idealizou e organizou a Copa do Mundo de futebol. 

Em 1971, o Santos Futebol Clube foi a Paris disputar um amistoso contra o combinado de Olympic Marseiile e Saint-Étienne. Na véspera do jogo amistoso, Pelé e Clodoaldo, dois dos tricampeões com a seleção brasileira no México, desfilaram em carro aberto pelas ruas de Paris exibindo a Jules Rimet até a sede da Télé 7 Jours. Nessa mesma ocasião, Pelé recebeu a Medalha Grand Vermeil, maior honraria concedida pela capital francesa.

Os parisienses encheram as ruas para ver Pelé e companhia erguendo a Taça que o Brasil, de forma definitiva, tinha conseguido a posse. 

Contudo, 13 anos após o tricampeonato, a Taça Jules Rimet foi alvo de um roubo realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Na noite de 19 de dezembro de 1983, em plena ditadura militar, o símbolo maior das conquistas do futebol brasileiro foi roubado.

A mentoria do crime foi atribuída a Sérgio Peralta, um sujeito que tinha bom trânsito dentro da CBF já que era assessor de clubes na entidade. A execução do roubo foi atribuída a duas pessoas: Luiz Bigode e Chico Barbudo, que teriam invadido a sede da CBF à noite e rendido os seguranças, pegando a Jules Rimet e levando a Sérgio Peralta, que os aguardava do lado de fora.

Supostamente, a taça teria sido derretida por Juan Carlos Hernandez, um ourives argentino. 

Seja qual for o fim que tenha tido a taça, o que finalmente importa é que a seleção brasileira logrou o feito que nenhuma outra seleção jamais logrará: teve o direito a tomar posse definitiva do maior objeto de desejo do futebol mundial, a taça da Copa do Mundo.

Isso graças ao talento de nosso futebol, que revela craques aos montes. Sobretudo, graças a Pelé, Rei do futebol, único jogador na história a ter ganhado três títulos de Copa do Mundo.

https://causaoperaria.org.br/2023/o-desfile-em-paris-apos-a-conquista-do-tricampeonato/

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Copa 1990

 

 

Amarelinho (SBT) no jogo Brasil 2 x 1 Suécia.

Transmissões de SBT e Globo no jogo Brasil 1 x 0 Escócia.

Transmissão de Brasil 1 x 0 Costa Rica na Globo, com Faustão como um dos comentaristas do jogo.

Escalações dos jogadores feita pela RAI, emissora de TV italiana.

-

 

Final da Copa 1990.

Nos primeiros minutos do vídeo, o ótimo trabalho gráfico da RAI, com os mapas dos países e esclações com vídeos dos jogadores.

A partir de 11:37 narração com Galvão Bueno. Comentários de Pelé, Faustão e Arnaldo Cezar Coelho.

 

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

Introdução da Copa 2022

 

Argentina 3 x 3 França (TV Globo)

 

 

Brasil 1 x 0 Suíça

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

 

Brasil 3 x 1 Costa do Marfim (Copa 2010)

-


Brasil 3 x 0 Chile (Copa 2010)

-


Brasil 3 x 1 Croácia (Copa 2014)

-

Brasil 4 x 1 Camarões (Copa 2014)

-

 

Brasil 2 x 1 Colômbia (Copa 2014)

-

 

Brasil 2 x 0 México (Copa 2018)

-

Brasil 2 x 0 Sérvia (Copa 2022)

-

 

Brasil 4 x 1 Coreia do Sul (Copa 2022)

 

Editado por E.R
Link para o comentário
Professor Inventivo

A vinheta instrumental de 1990 se nota que é do mesmo autor daquela música que usam no intervalo da fórmula1, os sons são praticamente os mesmos. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
NOTÍCIAS

Lista de maiores artilheiros da história das Copas do Mundo :

. Klose (Alemanha) - 16 gols

. Ronaldo (Brasil) - 15 gols

. Gerd Müller (Alemanha) - 14 gols

. Messi (Argentina) - 13 gols

. Just Fontaine (França) - 13 gols

. Pelé (Brasil) - 12 gols

. Mbappé (França) - 12 gols

Messi e Mbappé com grandes chances de subir nesse ranking nos próximos anos.

Link para o comentário
  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...