Ir para conteúdo

Flamengo, Corinthians e São Paulo pressionam a GLOBO


E.R

Recommended Posts

FLÁVIO RICCO - CANAL 1

6bldv5x.gif

. Walter Ceneviva, vice da Band, é favorável apenas às transmissões dos jogos do Corinthians, numa eventual compra da Série B. Segundo ele, nada contra os demais times da competição. É que, simplesmente, não haverá espaço para todos.

Por outro lado, um executivo da Band, que prefere não se identificar, diz que a emissora não fará loucuras para ter a Série B. Na verdade, até torce para que a competição continue na Rede TV!. "A Globo é quem vai decidir", finaliza.

Link para o comentário
  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    12

  • Freddie Mercury

    3

  • Eduardo Godinez

    3

  • Barril do Chavinho

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

O futebol tem sido um pepino para a Globo.

Nas mãos das concorrentes, é uma arma perigosa.

Nas suas mãos, também faz estragos em sua audiência.

Um exemplo foi a última quarta-feira, na qual a novela da Record deu 21 de média, e bateu o futebol por mais de meia hora.

O futebol é problemático porque divide audiências. O público feminino debanda para a Record com futebol na Globo. E o público masculino iria para a Record se o futebol fosse nela.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

FABÍOLA REIPERT - FOLHA ON LINE

4vrdb4n.gif

. A Record desistiu de participar do processo de aquisição dos direitos de transmissão da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol para 2009, 2010 e 2011. A emissora enviou nota oficial, ontem, para falar de sua desistência.

A Record deveria tentar comprar os direitos da Libertadores, da Copa do Brasil e da Sul-Americana. E deixar os estaduais e o Brasileiro com a Globo mesmo. Seria legal se a Record colocasse futebol ao vivo às 19:00, concorrendo com a novela das 7 e com o "Jornal Nacional"

EX :

4vrdb4n.gif

19:00 Futebol

21:00 Novela 1

22:00 Novela 2

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
NOTÍCIAS
DANIEL CASTRO - FOLHA DE S.PAULO

xqazh5.jpg

Tamanho da torcida vai remunerar futebol na TV paga

Flamengo, Corinthians e São Paulo criaram um enorme impasse para a TV Globo. Unidos, os três clubes decidiram na semana passada assinarem o quanto antes contrato com a Globosat pelos direitos de TV paga (SporTV e pay-per-view) do Campeonato Brasileiro de 2009 a 2011. Simultaneamente, decidiram manter o veto ao contrato pelo mesmo torneio na TV aberta (Globo). Sem a assinatura dos times, a Globo não poderá exibir seus jogos. Em outras palavras, os clubes que mais têm jogos exibidos na Globo ameaçam boicotar a TV aberta e privilegiar a TV paga.

Por trás disso está, principalmente, uma nova regra, criada pela própria TV Globo (dona da Globosat) : a partir de 2009, os clubes serão remunerados pela TV paga conforme a participação de suas torcidas entre os assinantes de pay-per-view. Uma pesquisa será feita entre compradores de pacotes de pay-per-view para determinar o percentual de cada clube.

Como têm maiores torcidas, Flamengo, Corinthians e São Paulo acham que serão mais bem remunerados se seus jogos forem apenas exibidos pela TV paga. Se mantiverem as bases atuais, em que praticamente a metade de suas partidas são transmitidas pela TV aberta, esses clubes, em tese, serão prejudicados, pois seus torcedores não se sentem estimulados a comprar pay-per-view.
Na verdade, os três times querem apenas aumentar suas receitas com TV, e não boicotar a Globo. Atualmente, toda a arrecadação com direitos de TV é rateada pelo Clube dos 13 entre seus sócios. Flamengo e Corinthians, por exemplo, recebem cada um aproximadamente 7% do total. Como têm mais jogos transmitidos pela TV aberta, acham o critério injusto.

No fundo, os três clubes estão usando a TV Globo para aumentarem suas cotas dentro da entidade que os representa nas negociações. Os cartolas têm em mãos dois grandes trunfos: a separação das negociações de direitos de TV aberta e paga e as recomendações da Secretaria de Direito Econômico, principalmente a que proíbe o direito de preferência à Globo na renovação de contratos.


É isso aí : finalmente Corinthians e Flamengo resolveram deixar de ser explorados. Se eles têm as maiores torcidas, que recebam mais do que os outros.
Link para o comentário
NOTÍCIAS
RODRIGO MATTOS - FOLHA DE S.PAULO

emoglobo.png

. Não há programa na televisão brasileira que se iguale ao futebol em termos de retorno publicitário às empresas anunciantes. A avaliação é de grandes agências publicitárias e integra parecer da SDE (Secretaria de Direito Econômico) . O documento é taxativo ao assumir receita publicitária como "critério melhor para aferir participação no mercado" do que os usuais níveis de audiência.

A SDE fez duas reflexões sobre o novo contrato de TV do Brasileiro para 2009, firmado entre Globo e Clube dos 13. A primeira, já amplamente divulgada : condena termos do acordo por ferirem a concorrência. A segunda: valoriza o futebol como produto, na contramão do que a Globo já apregoa. Corinthians, Flamengo e São Paulo pedem mais dinheiro pelo Nacional, e não assinaram o acordo. A Globo rebate dizendo que a audiência vem caindo. O pacote do Brasileiro-2009 deve gerar entre R$ 420 milhões e R$ 460 milhões. O trio quer mais. E ganha, com as agências ouvidas pela SDE, argumentos robustos.

Questionadas sobre o perfil do futebol, as agências apontaram as transmissões de jogos como a melhor forma de atingir o público masculino. E números de pesquisas mostram que é o único "programa" de grande audiência que tem homens como seu público majoritário.

Segundo a W/Brasil, a rentabilidade de anúncios para homens em outros programas é inferior. Além disso, o futebol representa "a possibilidade de um público quase homogêneo". Nos jogos de domingo, há uma audiência de 58% de homens. Nas quartas, de 53%.

Quadro produzido pela agência McCannErickson mostra que o futebol é o segundo "programa" com menor custo por domicílio coberto (Gross Rating Points), entre nove blocos de programas selecionados. Mas o primeiro - pacote que inclui F-1, Globo Repórter e programas da Record - tem cobertura bem menor e ainda não está associado à área editorial.

No futebol, destacam as agências, os anunciantes não obtêm espaço só nos jogos. As empresas associadas ao futebol aparecem em boletins jornalísticos, esportivos e em chamadas rotativas na programação.

"O projeto futebol global é o maior plano de exposição da mídia brasileira do ponto de vista quantitativo: nenhum entrega tal carga de inserções ou de GRP [custo por domicílio coberto] (...) Nenhum outro projeto entrega tamanha visibilidade, com um padrão de rentabilidade superior", escreveu a agência AlmapBBDO.

As agências ressaltam que, ligadas ao futebol, as empresas têm um ganho de imagem por estarem ligadas à "paixão nacional". O mesmo se aplicaria à Globo, de acordo com a SDE. A receita da Globo com o futebol não é divulgada. Mas o documento da SDE explicou que a emissora, em determinadas situações, cobra mais pelas propagandas do futebol do que em programas de maior audiência. Nos números mostrados, de 2003 e 2004, o parecer revela que a Globo aumentou em 15% sua cota publicitária para o futebol. Em 2004, a cota era de R$ 67,5 milhões por empresa.

Em sua defesa à Secretaria de Direito Econômico, a Globo tenta minimizar a importância do futebol para sua grade de programação. A emissora defende que a modalidade não é um mercado relevante, pois "novelas e Silvio Santos" também atingem um público específico. E argumenta que outros de seus programas têm mais audiência do que os jogos. Ainda ressalta que a Record, com suas novelas, superou os índices das partidas em algumas oportunidades.


--

NOTÍCIAS

Máquina do Esporte

6olsch5.gif

. O Flamengo é o clube de maior preferência dos assinantes do pay-per-view do Campeonato Brasileiro das Séries A e B de futebol.

O resultado é fruto de uma pesquisa realizada pelo Premiére Futebol Clube (PFC). No levantamento, a torcida carioca ficou à frente das demais, com 15% das assinaturas feitas neste ano.

Na segunda colocação ficaram Corinthians e Fluminense, com 12% dos assinantes. São Paulo, com 8%, e Grêmio e Internacional (ambos com 7%) foram outros que obtiveram expressivas marcas entre os telespectadores.

Além da preferência por torcidas, o estudo mapeou, pela primeira vez, o perfil do assinante do pacote. Segundo o levantamento, a preferência é masculina. Dos assinantes do PPV, 95% são homens. A faixa etária média é de 33 anos.

Com esse levantamento, a Globosat, detentora dos direitos de comercialização do PPV, agrada parcialmente os clubes, que sempre pediram a venda feita dividida por clubes, e não de todo o campeonato.

A pesquisa das torcidas preferidas permite, pela primeira vez, que seja possível mapear os clubes líderes de venda dos pacotes. Isso, porém, pode gerar uma crise na discussão da divisão do dinheiro do PPV. Para esta temporada, a previsão é que o PFC bata recorde de comercialização, com 550 mil vendas de assinaturas para a Série A e 125 mil para a Série B, aumentando a arrecadação de Globosat e clubes.


--

Por E.R :

O C13 acabou renovando com a Globo, tópico fechado.

Terreno Baldio

Editado por E.R
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...