Ir para conteúdo

Gene Wilder, o primeiro Willy Wonka, morre aos 83 anos


Lucas Fernando

Recommended Posts

NOTÍCIAS

Gene Wilder, ator que interpretou o Willy Wonka, morre aos 83 anos

Ator estrelou 'A fantástica fábrica de chocolate' (1971) e tinha Alzheimer.
Ele foi indicado a Oscar por 'Jovem Frankenstein' e 'Primavera para Hitler'.

sem-titulo-1_2.jpg

Gene Wilder, ator que intepretou o Willy Wonka em "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), morreu aos 83 anos, no domingo (28), devido a complicações do mal de Alzheimer, disse sua família à agência de notícias Associated Press nesta segunda-feira (29).

Um sobrinho do ator, Jordan Walker-Pearlman, disse que ele morreu em sua casa em Stamford, estado de Connecticut, nos EUA.
Segundo Jordan, Gene Wilder foi diagnosticado com Alzheimer há 3 anos, mas escolheu não revelar sua condição ao público. "Ele simplesmente não conseguia aguentar a ideia de um sorriso a menos no mundo", disse o sobrinho em um comunicado à imprensa dos EUA.

Carreira
Jerome Silberman, nome real do ator, nasceu na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos. Ele foi duas vezes indicado ao Oscar. Concorreu à estatueta de ator coadjuvante em "Primavera Para Hitler" (1967) e de roteiro adaptado em "O Jovem Frankenstein" (1974).
Ele também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, pelos papéis em "O Expresso de Chicago" (1976) e "A fantástica fábrica de chocolate" (1971), filme que rendeu a ele seu personagem mais marcante, o Willy Wonka.
Em 2005, em nova adaptação de "A fantástica fábrica de chocolate" para o cinema, o papel de Willy Wonka foi interpretado por Johnny Depp.
Gene Wilder ganhou um Emmy em 1998, de melhor ator convidado em série de comédia, graças a uma participação especial em "Will & Grace".

Um dos grandes parceiros de Wilder foi o diretor americano Mel Brooks. Juntos, eles trabalharam em filmes como "Banzé no Oeste" e "O Jovem Frankenstein". Wilder também dirigiu cinco longas, incluindo "A dama de vermelho" (1984) e "O maior amante do mundo (1977).
Outro parceiro foi o ator Richard Pryor (1940-2005). Wilder e ele atuaram juntos em "Cegos, Surdos e Loucos" (1989),  "Loucos de Dar Nó" (1980) e "O Expresso de Chicago" (1976).

Artistas lamentam
"Um dos verdadeiros grandes talentos dos nossos tempos. Ele abençoou cada filme que fizemos com sua mágica e me abençoou com sua amizade", escreveu Mel Brooks em seu Twitter.
A atriz Julie Dawn Cole, que intepretou a Veruca Salt no filme de 1971, escreveu no Twitter: "Notícia tão triste. As palavras não são suficiente. Memórias valiosas."
O ator Jim Carrey escreveu: "Gene Wilder era uma das mais engraçadas e doces energias a tomar forma humana. Se há um paraíso, ele tem um tíquete dourado".

2016-08-29t194351z_1824200040_tm3ec8t17b

Gene Wilder em 2008, em sessão de autógrafos de seu livro 'The Woman Who Wouldn't' (Foto: REUTERS/Lucas Jackson)

jovemfrankestein.jpg

Gene Wilder em 'O Jovem Frankenstein Dr. Frankenstein' (1974) (Foto: Divulgação)

Fonte: G1

Adeus, Sr. Wonka :cry2:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Professor Inventivo

Nunca vi o filme "A fantástica fábrica de chocolate" de 1971, só o de 2005.

Pra mim, Um filme muito marcante dele foi o "Cegos, surdos e loucos". Eu fiquei acordado até tarde, pra assistir no SBT (pela 1ª vez na televisão). 

Um dia desses, eu vi de novo no Netflix. 

Link para o comentário
21 minutos atrás, Professor Inventivo disse:

Nunca vi o filme "A fantástica fábrica de chocolate" de 1971, só o de 2005.

Tem algumas diferenças na história e os personagens também cantam (na nova versão apenas os Oompa-Loompas):

 

Link para o comentário

Nunca acompanhei muito o trabalho dele só tinha assistido a fabríca e jovem frankstein mas achava um bom ator e um cara legal

fiquei meio p*** lendo uns comentarios no g1 do tipo "não conhecia mesmo, ja vai tarde" ou "não se ouvia falar hoje em dia não fez sucesso"

Link para o comentário

Eu só vi o filme "A fantástica Fábrica de chocolate" e até gostei dele atuando, pena que parece que não fez muitos filmes,especialmente atualmente,digo,antes de morrer.

Apesar do filme de 2005 ser realmente bom, o de 1971 não fica atrás,acho que acompanha mais a essência da Fábrica por ser mais colorido. Uma vez quando eu comentei a uma amiga sobre as diferenças que vi entre a primeira versão e o Remake,ela disse mais ou menos assim: cada filme na a sua época. 

Descanse em paz.

Editado por Usagi chan
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...