Ir para conteúdo

CH na 1ª Metade da Década de 2000 (2000-2005)


JoãoB

Recommended Posts

Vamos relembrar neste tópico os principais fatos envolvendo CH na primeira metade da década passada.

 

2000

-O SBT compra o Programa Chespirito, exibido pela CNT em 1997. Mas, como a dublagem do programa não agrada Sílvio Santos, a emissora cancela a estreia e encomenda uma redublagem no estúdio Gota Mágica. O programa passa a se chamar "Clube do Chaves".

-A Televisa realiza uma homenagem a Chespirito, chamada "Não Contavam com Minha Astúcia", em comemoração aos 30 anos das séries. No evento, Chespirito e Carlos Villagrán se reencontram após mais de 20 anos sem se falar.

-Após quase 16 anos passando ininterruptamente, o SBT tira Chapolin do ar pela primeira vez, no dia 14 de agosto, para exibir o Horário Político obrigatório. A emissora promete voltar a exibir o seriado depois que o Horário Político acabar, mas em vez disso, exibe Os Simpsons.

 

2001

-Em janeiro, Chapolin volta a ser exibido no SBT aos sábados, mas no mês seguinte, sai do ar de novo.

-O SBT estreia o Clube do Chaves, no dia 2 de junho.

 O Clube do Chaves, porém, não agrada os fãs das séries e recebe várias críticas, principalmente por causa da dublagem.

-Chespirito concede duas entrevistas para a TV brasileira. Uma para o SBT Repórter, e a outra para a Rede TV!

 

-Em dezembro, Chapolin enfim volta a ser exibido no SBT, de segunda à sexta, às 13h30.

 

2002

-Chapolin sai do ar novamente em fevereiro. Muitos fãs passam a enviar e-mails para o SBT pedindo o retorno da série. Um abaixo-assinado também é organizado.

-Extremamente criticado, o Clube do Chaves também sai do ar.

-Chespirito abre um processo judicial contra Maria Antonieta de Las Nieves pelos direitos autorais da personagem Chiquinha. Maria sofre um infarto após receber o oficial de justiça em sua casa. Ao se recuperar, ela passa a atacar Chespirito. Em primeira instância, a justiça dá vitória para Maria Antonieta, mas Chespirito recorre da decisão e o processo continua. Antes amigos, Chespirito e Maria Antonieta passam a brigar e trocar acusações.

-Sônia Abrão tenta trazer Chespirito ao Brasil para dar uma entrevista no programa "Falando Francamente", do SBT. Mas a vinda dele acaba sendo cancelada.

-No dia 7 de dezembro, o SBT exibe um Chapolin Especial, sábado à noite.

-No dia 14 de dezembro, o SBT exibe um Chaves Especial, com o episódio de Acapulco. À partir daí, o SBT começa a exibir vários Chaves Especiais nas noites de sábado.

-No dia 30 de dezembro, Chapolin volta a ser exibido, de segunda à sexta, às 17h30.

 

2003

-Sônia Abrão passa a fazer várias reportagens sobre Chaves no programa "Falando Francamente", do SBT.

 

 

-O SBT deixa de exibir o Chaves Especial nas noites de sábado, apesar da alta audiência.

-No dia 5 de julho, Chapolin sai do ar, substituído por "Família Dinossauros".

-No dia 4 de agosto, Chaves sai do ar no SBT pela primeira vez desde que estreou em 1984. O assunto tem imensa repercussão entre os fãs e a imprensa.

-Por causa da enorme repercussão com a saída de Chaves, Sílvio Santos decide trazer as séries de volta ao ar. Assim, no dia 1º de setembro, Chapolin e Chaves voltam a ser exibidos diariamente pelo SBT. Chapolin é exibido às 14h45 e Chaves às 15h15.

-O SBT volta a exibir oito episódios que há anos não eram mais exibidos: "Os Chifrinhos de Nozes", "A Chirimóia", "O Cachorrinho da Chiquinha", "O Fantasma do Senhor Barriga", "Caçando Churruminos", "A Troca de Chapéus", "Quem Desgruda o Dedo da Bola parte 2" e "Seu Madruga Fotógrafo parte 1".

-Edgar Vivar vem ao Brasil pela primeira vez, para dar uma entrevista no programa "Falando Francamente", no dia 11 de setembro. No programa, o ator se encontra com seu dublador brasileiro, Mário Vilela.

-Carlos Villagrán vai a Ciudad del Leste, no Paraguai, fazer uma apresentação. No caminho, ele passa pelo Brasil e é visto em Foz do Iguaçu-PR.

-Chapolin sai do ar no dia 22 de setembro, sendo substituído por Scooby-Doo.

-À partir do dia 17 de novembro, o SBT começa a exibir o Chaves completamente cortado. Os episódios, no máximo, duram 10 minutos.

 

2004

-Chaves sai do ar no dia 5 de janeiro.

-Em março, o SBT volta a exibir Chaves no sábado à noite. Mas, em maio, o seriado sai do ar de novo.

-Chaves e Chapolin ficam fora do ar no aniversário de 20 anos da estreia dos dois no Brasil. O SBT chega a cogitar trazer Chaves de volta, mas cancela o retorno.

-No dia 30 de outubro, para comemorar os 20 anos da série no Brasil, é realizado, no Rio de Janeiro, o Evento Chaves 20 Anos. O evento foi organizado por Gustavo Berriel na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e contou com a presença do dublador Carlos Seidl, voz do Seu Madruga.

-Chespirito e Florinda Meza se casam, depois de quase 30 anos vivendo juntos.

-Após seis meses fora do ar, Chaves volta a ser exibido no dia 8 de novembro, de segunda à sexta, às 17h30. À partir daí, o seriado deixaria de passar pelo "entra-e-sai" da programação do SBT, que vinha ocorrendo desde 2003.

 

2005

-Chespirito e Maria Antonieta de Las Nieves chegam a um acordo, e a justiça determina que ambos podem usar legalmente a personagem Chiquinha. Assim, a briga entre os dois atores, que já durava três anos, parecia ter chegado ao fim.

-Um fato muito importante agita os fãs no primeiro semestre: em abril, surge a notícia de que Sílvio Santos decidiu não renovar o contrato das séries com a Televisa. Com isso, as séries ficam ameaçadas de sair do ar para sempre no Brasil. O assunto chega a ter repercussão internacional. Muitos fãs pedem ao SBT que renove o contrato. Enquanto isso, a Televisa oferece as séries para outras emissoras brasileiras, como a Record e a Band. Até a Globo entra na disputa por Chaves. Com isso, Sílvio Santos muda de ideia e, em junho, renova o contrato com a Televisa.

-Em agosto, a Imagem Filmes lança no Brasil o primeiro DVD de Chaves.

O DVD é um enorme sucesso de vendas. Porém, a Imagem Filmes utilizou a dublagem Maga no DVD sem pagar aos dubladores da série. Com isso, os dubladores abrem um processo contra a Imagem Filmes, motivo que faz a empresa desistir de lançar mais volumes.

-Em setembro, é lançado no Brasil o livro "Chaves - Foi Sem Querer Querendo", escrito por Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco. O livro também é um sucesso de vendas. 

-No dia 3 de setembro, é realizado no Colégio Maria Imaculada, em São Paulo, a 1ª Edição do "Festival da Boa Vizinhança", evento que reúne fãs de Chaves e Chapolin. Cinco mil pessoas marcaram presença nessa edição. 

-Após mais de dois anos fora do ar, Chapolin volta a ser exibido pelo SBT no dia 12 de novembro. A exibição é aos sábados, às 12h45 (mas a exibição não é nacional). No mesmo ano, os episódios "O Louco da Cabana" e "O Mendigo da Praça", que não eram exibidos desde os anos 1980, voltam a ser exibidos. E o SBT ainda exibe o episódio da Cleópatra com uma segunda dublagem, até então inédita.

-Chespirito lança no México o livro "O Diário do Chaves".

-Chespirito vai à Argentina e se encontra com Maradona. O ex-jogador diz que Chespirito é seu ídolo de infância.

-A Amazonas Filmes decide lançar no Brasil os DVDs de Chaves, Chapolin e Chespirito que foram lançados pela Televisa no exterior. Porém, por causa do processo que a Imagem Filmes sofreu, a dublagem Maga não pode ser utilizada nos DVDs. Além disso, alguns DVDs contém episódios inéditos no Brasil, o que obriga uma nova dublagem. A Amazonas Filmes, então, contrata o Estúdio Gábia, em São Paulo, para fazer a redublagem das séries para os DVDs. Quase todos os dubladores originais da Maga ainda vivos são contratados para a redublagem  (exceto Sandra Mara Azevedo, já que o estúdio quis deixar apenas Cecília Lemes nas personagens de Maria Antonieta; e Silton Cardoso, que na época estava desaparecido). Tatá Guarnieri se torna o dublador oficial de Chespirito no Brasil, substituindo o falecido Marcelo Gastaldi.

-Mário Vilela, dublador de Edgar Vivar, morre no dia 1º de dezembro, em decorrência de complicações causadas por diabetes. Antes de morrer, Vilela chegou a dublar o Botijão em um episódio do DVD de Chespirito, mas não dublou o episódio inteiro. Com isso, sua dublagem não foi utilizada no disco. Abaixo, está o vídeo com a última dublagem de Vilela:

Com a morte de Mário Vilela, Fadhu Costa dubla Edgar Vivar no primeiro box.

-O primeiro Box de DVDs da Amazonas Filmes é lançado em dezembro. O Box também é um sucesso de vendas, mas a dublagem recebe críticas.

-Nos últimos dias do ano, Roberto Gómez Férnandez, filho de Chespirito, anuncia que o desenho do Chaves (que teve boatos no início da década) está sim sendo produzido e que a estreia ocorrerá em 2006. Férnandez também anuncia que a primeira temporada terá 26 episódios e que, devido a disputa judicial entre Chespirito e Maria Antonieta, a Chiquinha não aparecerá no desenho. Porém, Férnandez não descarta que a Chiquinha entre na série animada em um segundo momento.

 

Comentem aí:

Vocês acompanharam esses fatos?

Qual foi sua reação quando tudo isso aconteceu?

Quais lembranças você guarda dessa época?

 

Eu só comecei a acompanhar CH com mais frequência em 2003, quando descobri os sites na internet, antes disso eu assistia só de vez em quando. Mas lembro de ter visto Chapolin algumas vezes antes de 2003 e do Chaves Especial, nas noites de sábado. Gostava muito de assistir naquele horário, mesmo com os cortes que o SBT fazia.

Uma das lembranças mais especiais para mim foi quando o Edgar Vivar veio ao Brasil em 2003. Eu não pude vê-lo pessoalmente na época, porque eu moro em Brasília, mas vi toda a entrevista com ele na televisão. Naquele dia, pensei: "um dia, vou me encontrar com ele". Pude realizar este sonho neste ano de 2016, quando ele veio à Brasília. Também achei muito bacana quando o Chespirito se encontrou com o Maradona em 2005. Infelizmente, nunca pude me encontrar pessoalmente com o Chespirito, porque ele praticamente nunca veio ao Brasil.

Levou muitos meses até eu conseguir comprar o DVD da Imagem Filmes. Chegou e foi embora rapidinho, ficou um bom tempo em falta nas lojas, tamanha foi a procura das pessoas por esse DVD.

Que pena que o Mário Vilela morreu sem ter dublado os DVDs. Fez muita falta e essa última dublagem dele ficou muito boa (apesar de que tenho a impressão de que ele falava com dificuldade, por causa da doença).

 

 

Editado por JoãoB
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...