Ir para conteúdo

Avião da Chapecoense sofre acidente


JoãoB

Recommended Posts

NOTÍCIAS

29/11/2016 03h42 - Atualizado em 29/11/2016 09h05

Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa mortos

Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e 5 sobreviventes.
Avião decolou de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) com 81 pessoas a bordo.

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Segundo o Aeroporto Internacional José Maria Cordova, de Medellín, os cinco sobreviventes são os jogadores Alan Ruschel, Danilo e Follmann, o jornalista Rafael Henzel e a comissária Ximena Suarez. O Bom Dia Brasil informou que o zagueiro Neto também pode ter sido encontrado com vida.

O ex-jogador Mario Sergio, comentarista do canal FoxSports, está entre as vítimas, segundo o Bom Dia Brasil.

Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.

Ferido em queda de avião da Chapecoense é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Ferido em queda de avião da Chapecoense é atendido em hospital na Colômbia (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

O acidente
O voo que transportava a equipe da Chapecoense partiu na noite de segunda-feira de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em direção a Medellín. Segundo a imprensa local, a aeronave  perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília), entre as cidades de La Ceja e Abejorral, e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín.

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión.

Os motivos do acidente ainda são desconhecidos. A imprensa colombiana chegou a cogitar possível falta de combustível como causa do acidente, mas também informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.

Rota da aeronave que transportava o time da Chapecoense até Medellín (Foto: Editoria de Arte/G1)

 

Uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente. A Força Aérea Colombiana dispôs helicópteros para ajudar em trabalhos de resgate, mas missões de voos foram abortadas nesta madrugada por causa das condições climáticas. Choveu muito na região na noite de segunda, o que reduziu muito a visibilidade.

Equipes chegaram ao local do acidente por terra, mas o acesso à região montanhosa é difícil e a remoção é lenta.

 

Ambulância chega a hospital na Colômbia  (Foto: Reprodução/TV Globo)

Ambulância chega a hospital na Colômbia (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

Final de campeonato
O time da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite de segunda (28), para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, na quarta (30). Inicialmente, o voo iria diretamente de Guarulhos (SP) para Medellín, mas o voo foi vetado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Por esse motivo, a equipe tomou um voo comercial até a Bolívia. Lá, o grupo pegou o voo da LaMia.

Em comunicado, o clube de Santa Catarina informou que espera pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana sobre o acidente.

Em seu perfil no Twitter, o Atlético Nacional lamentou o acidente e prestou solidariedade à Chapecoense: "Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informação das autoridades".

O primeiro jogo da decisão, marcado para esta quarta-feira (30), foi cancelado, segundo a  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A CBF adiou a final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que também estava prevista para quarta-feira.

O Itamaraty, pelo telefone, informou que a embaixada do Brasil em Bogotá está em contato com as autoridades colombianas para obter informações sobre o acidente. A assessoria informou que as notícias ainda chegam desencontradas.

O Ministério das Relações Exteriores vai esperar um posicionamento oficial sobre vítimas e circunstâncias do acidente para se pronunciar. Está previsto que divulguem uma nota oficial ainda agora de manhã. O embaixador em Bogotá se chama Julio Bitelli.

A companhia
A LaMia (Línea Aérea Mérida Internacional de Aviación) é uma companhia de aviação que foi inicialmente constituída na Venezuela no ano de 2009 e depois mudou sua sede para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra). A empresa vem sendo desenvolvida para voos não regulares (charter), com o objetivo de permitir o desenvolvimento de atividades no país e no exterior, com aeronaves de grande porte - de passageiros e de carga.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/11/aviao-com-equipe-da-chapecoense-sofre-acidente-na-colombia.html

Editado por JoãoB
Link para o comentário
  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • JoãoB

    6

  • JF CHmaníaco

    5

  • Chapolin

    3

  • Victor235

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS
Mais notícias: o zagueiro Neto foi resgatado com vida. Mas o goleiro Danilo, infelizmente, chegou muito ferido ao hospital, ficou em estado grave e morreu. O governo brasileiro decretou três dias de luto oficial. E o Atlético Nacional, da Colômbia, estaria aceitando abrir mão do título pela Chapecoense.

Que tragédia! Um dos dias mais tristes para o futebol e para o mundo. Que Deus acolha as vítimas e ajude seus familiares, amigos e fãs.:byecry:

O campeonato, agora, é o que menos importa mas se o Atlético ceder o título pela Chapecoense, seria o gesto mais bonito que eu já vi no futebol.

Editado por JoãoB
  • Curtir 1
Link para o comentário

Uma tragédia é pouco para definir o que aconteceu. Pode-se dizer que é a maior calamidade já ocorrida com um clube de futebol em toda a história... E justo em um momento histórico para a Chapecoense, que buscava seu primeiro título nesta fase de ascensão. Isso é muito triste...

Infelizmente também foram vítimas muitos profissionais da imprensa :(

1 hora atrás, JoãoB disse:

O campeonato, agora, é o que menos importa mas se o Atlético ceder o título pela Chapecoense, seria o gesto mais bonito que eu já vi no futebol.

Algumas fontes noticiaram que o Atlético Nacional enviou um ofício à Conmebol abrindo mão do título à favor da Chapecoense. Um gesto mais do que nobre.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Isso foi surpreendente e triste. É horrível vc acordar de manhã e receber uma noticia dessas. 

Foi emocionante ver os torcedores rezando e aplaudindo os jogadores, e ver o Chico Pinheiro falando os nomes dos jornalistas que estavam a bordo do avião (Não sei se ele chorou mas parecia que ia).

45 minutos atrás, Lucas Fernando disse:

Algumas fontes noticiaram que o Atlético Nacional enviou um ofício à Conmebol abrindo mão do título à favor da Chapecoense. Um gesto mais do que nobre.

Sério que aconteceu isso?!  LINDO!

Link para o comentário

 

NOTÍCIAS
   

Cruz Vermelha volta atrás e recoloca Danilo entre sobreviventes de acidente

Do UOL, em São Paulo

29/11/201611h22

Danilo na partida contra o San Lorenzo, na semifinal da Copa Sul-Americanapinit_fg_en_rect_red_28.png

Danilo na partida contra o San Lorenzo, na semifinal da Copa Sul-Americana

O goleiro Danilo, herói da classificação da Chapecoense na semifinal da Copa Sul-Americana, está entre as pessoas resgatadas vivas do acidente aéreo com a delegação do time catarinense. Inicialmente, a Cruz Vermelha colombiana divulgou que o jogador não havia resistido aos ferimentos e falecido no hospital. Posteriormente, a entidade voltou atrás e recolocou o atleta entre os feridos que seguem sob cuidados médicos.

A tragédia ocorreu na madrugada desta terça-feira (29), na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. As autoridades colombianas confirmaram a morte de 75 pessoas.

Além de Danilo, outras cinco pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Ximena Suarez completam a lista de sobreviventes. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores.

Danilo vive a melhor fase da carreira. Durante as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o goleiro defendeu quatro cobranças na decisão por pênaltis contra o Independiente-ARG.

Já na semifinal contra o San Lorenzo-ARG, o goleiro salvou a Chapecoense no último minuto do jogo ao evitar um gol argentino em cima da linha. O empate por 0 a 0 na ocasião levou o time de Santa Catarina à final da competição.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/11/29/cruz-vermelha-volta-atras-e-recoloca-danilo-entre-sobreviventes-de-acidente.htm

Link para o comentário

É difícil acreditar que jogadores como Bruno Rangel, Cléber Santana e principalmente o Danilo se foram, os caras eram verdadeiros heróis do time.

Não só os jogadores, mas também toda a comissão técnica e jornalistas principalmente da Fox Sports, narradores e comentaristas bem conhecidos.

Não dá pra descrever o tamanho dessa tragédia, com certeza a maior já registrada na história do futebol.

Editado por Barbirotto
  • Curtir 2
Link para o comentário

As informações estão muito desencontradas ainda. Saiu essa notícia na UOL de que o Danilo ainda estaria vivo, mas não saiu nada sobre isso na televisão, talvez não seja verdade a notícia.

Pelo menos por enquanto, se sabe que tem seis sobreviventes: os jogadores Alan Ruschel, Follmann e Neto, o jornalista brasileiro Rafael Henzel, e os comissários de bordo Ximena Suarez e Erwin Tumiri.

A CBF adiou a rodada do Campeonato Brasileiro que aconteceria no próximo final de semana.

Hoje é um dia muito triste :byecry:  

Link para o comentário

Cara, eu não tenho palavras :choro: O time inteiro da Chape feliz com esse acontecimento histórico para o clube, e acontece essa terrível tragédia. É difícil falar :triste: Como o @Barbirotto disse, foi mais triste ainda ouvir que jogadores como Bruno Rangel (maior artilheiro da história da Chape), Danilo (quando soube que ele morrer eu chorei, de verdade) e Cléber Santana, ídolos da história do clube, também se foram, além de jornalistas e toda a comissão técnica da Chapecoense. O que deixa tudo mais triste ainda, é a dor de quem fica, familiares e amigos. 

O filho do Caio Júnior estava em São Paulo para embarcar, só não o fez porque esqueceu o passaporte. Aí ele recebe a notícia de que perde o pai e com certeza muitos amigos que ele tinha no clube em uma tragédia como essa. Como deve estar esse menino agora? É muito triste, cara. Que Deus conforte as famílias das vítimas e que Nossa Senhora cubra-as com seu Manto Protetor.

P.S: O goleiro Follmann, que está entre os sobriviventes, teve sua perna amputada :triste: E o ex-jogador Paixão perdeu seu segundo filho, Anderson Paixão (preparador físico da Chape) nesse acidente. O Benfica de Portugal ofereceu ajuda para a Chape, e dizem que o clube pode doar jogadores para a Chape.

2 horas atrás, Usagi chan disse:

Sério que aconteceu isso?!  LINDO!

Sim, aconteceu. Sem dúvida o gesto mais lindo que eu já vi na história do futebol. Emocionante foi ver um jogador do Atlético Nacional quase chorando dando entrevista para a TV colombiana.

Editado por JF CHmaníaco
  • Curtir 2
Link para o comentário

Pô, eu não sei nem o que dizer, também estava muito animado com essa classificação histórica da Chape :sunglasses_unhappy:

Soube do ocorrido ainda de madrugada, mas as informações ainda eram muito vagas, só na parte da manhã, é que fiquei sabendo com mais detalhes o que acabou acontecendo. Muito triste :(

#ForçaChape e força as famílias de todos que morreram.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Outro gesto bonito é os clubes cedendo jogadores para a Chapecoense.

E também o Palmeiras dizendo que irá jogar na próxima vez com os uniformes da chapecoense. 

Eu acho lindo essas demonstrações coletivas de solidariedade.

E péssimo as informações desencontradas. 

  • Curtir 2
Link para o comentário

Essa notícia do Danilo vivo, infelizmente, não é verdadeira. O pessoal da UOL errou e já estão dizendo que ele não está mesmo na lista de sobreviventes.

Bonito as demonstrações de solidariedade.

O Guga mandou uma mensagem para a Chapecoense. Muito emocionante. :byecry:

 

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Lucas Fernando
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    2. Пауло Витор
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    3. Lucas Fernando
      2926

      Pica Pau

    4. Raphael
      2926

      Pica Pau

    5. E.R
      1778

      CINEMA

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...