Ir para conteúdo

Retrospectiva CH de 2016


JoãoB

Recommended Posts

O ano está acabando. Assim como nos últimos anos, tivemos a visita de alguns dos atores ao Brasil. Infelizmente, foi um ano com muitas perdas de pessoas relacionadas à CH. E teve poucas novidades, mas algumas bem interessantes. Convido todos a relembrar o que aconteceu no Meio CH em 2016.

 

JANEIRO

* A raríssima e até então perdida dublagem de 1984 do episódio "O Tesouro do Pirata Fantasma", do Chapolin, é encontrada pelo usuário Luís Pancada. Você pode assistir o episódio com a rara dublagem de 1984 abaixo:

* Edgar Vivar recebe um reconhecimento pela sua carreira artística. A homenagem é feita pela produção da peça teatral "Bright Ideas", em cartaz na Cidade do México.

Foto: Eduardo Naranjo

* Uma praça em São Paulo, que fica em frente à estação do Metrô Corinthians-Itaquera, junto à Avenida Radial Leste, recebe o nome de "Praça Roberto Bolaños" em homenagem à Chespirito. A proposta tinha sido apresentada pelo vereador Marquito, do PTB, em dezembro de 2014 e finalmente fora aprovada e sancionada.

* A partir do dia 25 de janeiro, o SBT deixa de exibir "Chaves" durante a semana, substituindo-o pela novela "A Dona" na faixa das 18h. Com isso, o seriado continua no ar na emissora apenas nos finais de semana.  

* Edgar Vivar volta a atuar no teatro em uma peça escrita por Paulina Gómez Fernández, filha de Chespirito. A peça estreia no dia 28 de janeiro, no México.

* Carlos Villagrán, o Kiko, participa do Expo Geek, evento da cultura pop, no Rio de Janeiro durante os dias 30 e 31 de janeiro.

Imagem: Reprodução/Facebook Expo Geek

 

 

FEVEREIRO

* Carlos Villagrán assina um contrato para participar do filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", adaptação do livro do apresentador e comediante Danilo Gentili.

* Enrique Segoviano, diretor das séries CH, é demitido da Televisa depois de mais de 50 anos de trabalho.  

* Florinda Meza faz uma visita à Ruben Aguirre em Puerto Vallarta, onde mora o ator. Foi a primeira vez que os dois se encontraram desde o América Celebra Chespirito, em 2012.

Resultado de imagem para florinda meza ruben aguirre puerto vallarta

  Confira alguns momentos do reencontro:

 

 

María Luisa Alcalá (Foto: Reprodução Youtube)

* Maria Luisa Alcalá, a atriz que fez a Malicha, morre aos 72 anos. Além de Chaves, ela também fez novelas como "A Usurpadora" e "Esmeralda". Coincidentemente, ela faleceu no dia 21 de fevereiro, mesmo dia do aniversário de Chespirito.

* No aniversário de Chespirito, o Memorial da América Latina, em São Paulo, lhe faz uma homenagem e coloca a réplica da vila do Chaves em exposição.

Chaves_Barril-460x260.png


DSC_1518-1024x678.jpg

* O canal TBS deixa de exibir o Chapolin a partir do dia 25 de fevereiro. Com isso o seriado, que já estava sem ser exibido pelo SBT, fica totalmente fora do ar no Brasil.

 

MARÇO

* Barbara del Campo, manager de Maria Antonieta de las Nieves, revela que a atriz sofre problemas de audição e por isso não está mais dando entrevistas por telefone.

* A partir do dia 7 de março, o SBT volta a exibir Chaves de segunda à sexta, no horário das 13h45.

Divulgação/TV Record

* O apresentador Gugu vai ao México e faz uma entrevista com Florinda Meza, que é exibida pela Record no dia 16 de março. Na entrevista, Florinda Meza fala de sua relação com o marido, Roberto Gómez Bolaños; e mostra a casa onde ela vivia com ele. Florinda também confirma que pensa em vender a casa e desmente que proibiu visitas ao túmulo de Chespirito. Mas a entrevista causa polêmica porque Florinda conta que Ramón Valdez, o Seu Madruga, tinha problemas com drogas e que bebia muito. O assunto tem grande repercussão na mídia e na internet. A imprensa mexicana critica duramente Florinda por essa declaração e os filhos de Ramón chegam a cogitar processá-la. No twitter, Florinda diz que não teve intenção de estragar a memória de Ramón e pede desculpas. Relembre alguns momentos da entrevista e a declaração sobre Ramón abaixo:

À seguir, uma reportagem em que os filhos de Ramón respondem à Florinda:

* Edgar Vivar conta que não tem trabalhado mais na televisão porque ninguém o chama. Por outro lado, ele diz que tem recebido muitos convites para atuar no teatro.

* No dia 28 de março, o SBT tira Chaves da exibição de segunda à sexta mais uma vez, substituindo-o pela novela "A Mentira". No entanto, o seriado continua sendo exibido durante a semana para algumas regiões do país, de forma local, em horários variados. E Chaves também continua sendo exibido nos finais de semana.

 

ABRIL

turne-2016-300x300.jpg barriga.jpg

* Edgar Vivar faz uma turnê pelo Brasil, com o show "Uma Noite com o Senhor Barriga". Pela primeira vez, o ator vai para cidades como Florianópolis, Goiânia, Brasília, entre outras. Em Brasília, Edgar recebe uma homenagem e uma placa assinada por ele é deixada na cidade. 

306492.jpg

 * No dia 25 de abril, o SBT volta a colocar no ar o desenho animado do Chaves, dentro do "Carrossel Animado".

 

MAIO

Resultado de imagem para Paty Brasil

* Ana Lillian de la Macorra, a Paty, vem pela primeira vez ao Brasil. Ana faz duas apresentações, uma em São Paulo e a outra em Curitiba, nos dias 14 e 15 de maio respectivamente. A apresentação dela em São Paulo conta com a presença de Edgar Vivar e da dubladora Cecília Lemes. Confira alguns momentos da apresentação:

* Florinda Meza participa de uma homenagem à Chespirito no Panamá.

 

Foto: Excelsior

* Maria Antonieta de las Nieves começa, no México, a sua turnê de despedida da personagem Chiquinha. A atriz se apresenta para centenas de pessoas na Cidade do México. A turnê é programada para acontecer em várias cidades do interior do México e, posteriormente, ir para os Estados Unidos, América Central e América do Sul.

* O canal TBS tira Chaves da programação à partir do dia 24 de maio. O seriado sai do ar na TBS quase dois anos depois de ter começado a ser exibido lá - a estreia foi em julho de 2014.

* Surge a notícia no site da UOL de que uma escola de samba do Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Santa Cruz, quer homenagear "Chaves" no carnaval de 2017. Mas a própria escola nega essa informação.

 

JUNHO

roberto-gomez-bolanos-foi-homenageado-no-mexico-2.jpg

* Mais homenagens à Chespirito: um busto dele é inaugurado em Cancún, no México;  Florinda Meza participa da inauguração. E o Clube América do México anuncia que vai construir uma estátua de El Chanfle, personagem de Roberto Gómez Bolaños no filme de 1978.

Resultado de imagem para ruben aguirre muerte

Resultado de imagem para ruben aguirre rip

 Imagem relacionada

* Uma notícia muito triste: Rubén Aguirre, o Professor Girafales, morre no dia 17 de junho, por causa de complicações de uma pneumonia. Edgar Vivar foi quem primeiro trouxe a notícia, através de sua conta no twitter. Rubén faleceu apenas dois dias depois de ter completado 82 anos. Coincidentemente, ele morreu numa sexta-feira, assim como Chespirito. A morte de Rubén Aguirre não teve a mesma repercussão da de Chespirito, mas também entristeceu a todos. O ator recebeu homenagens do SBT e o Programa do Ratinho reprisou a entrevista feita com ele em 2015. Relembre:

 

 

 

 

emerson

* No final do mês, mais uma perda: Emerson Caperbat, dublador do ator Moisés Suarez na dublagem da Gota Mágica, morre no dia 29. Ele foi vítima de um câncer do pulmão.

 

JULHO

* Carlos Villagrán vai até a Argentina ver o circo Rodas. O ator do Quico foi convidado como padrinho do espetáculo.

 

19553307.jpg?w=640

* O Google faz uma homenagem aos 45 anos de Chaves.

 

uJn3SDJ.jpg

* No dia 21 de julho, morre Sérgio Galvão, dublador de Chespirito na dublagem da BKS, exibida pela CNT em 1997.

 

AGOSTO

* Carlos Villagrán começa a gravar, no Brasil, seu filme com Danilo Gentili.

* A segunda temporada do desenho do Chapolin começa a ser exibida pelo Canal de las Estrellas, no México.

* O SBT tira o desenho do Chaves do ar.

* Nos Estados Unidos, Maria Antonieta de las Nieves interrompe a sua turnê de despedida para cuidar do marido doente.

* Florinda Meza abre uma conta no youtube. Veja o primeiro vídeo gravado por ela:

 

Divulgação/SBT

* O SBT anuncia que pretende refazer a Parada das Crianças, dos anos 1980, em outubro. A emissora cogita trazer todos os atores ainda vivos de Chaves para participar do desfile na Avenida Paulista. A imprensa sai falando que a presença dos atores já está confirmada mas, nas redes sociais, nenhum dos atores confirma ter recebido o convite da emissora para participar do evento. Posteriormente, por causa dos riscos à segurança na Avenida Paulista, o SBT cancela a Parada.

* A Televisa anuncia que está planejando uma série sobre a vida de Chespirito. Mas ainda falta a confirmação de que o projeto seguirá adiante.

* No dia 27 de agosto, o SBT reduz o horário de exibição de Chaves aos sábados. O seriado passa à ser exibido das 18h30 às 19h15.  

 

 hqdefault.jpg  Juan-Gabriel-se-viste-de-Chapulin-y-le-canta-a-Chespirito-en-homenaje.jpg

* Mais uma notícia triste: o cantor Juan Gabriel, um dos maiores músicos da história do México, morre no dia 28 de agosto. O cantor foi vítima de um infarto, enquanto fazia uma turnê nos Estados Unidos. Juan Gabriel era fãs das séries CH, amigo de Florinda Meza e em 2012 homenageou Bolaños durante o América Celebra Chespirito. Florinda Meza e Edgar Vivar lamentaram a morte de Juan Gabriel no twitter. E a morte do cantor também teve uma coincidência com a de Chespirito: ambas foram num dia 28.  

 

SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO

* As séries CH deixam de ser exibidas no Netflix. O motivo foi que a Televisa não renovou o contrato com o Netflix. A Televisa criou um novo serviço online, o Blim, que reúne todo o conteúdo da emissora. Não renovar o contrato com o Neflix foi uma estratégia da Televisa para atrair mais assinantes para o Blim, já que todo o conteúdo da Televisa vai estar disponível somente nesse site. O Blim, atualmente, está disponível apenas no México e nos Estados Unidos e não há previsão de chegada para o Brasil.

* Nos Estados Unidos, a prefeitura de Los Angeles anuncia que o dia 8 de setembro passará a ser o "Dia do Chaves", em homenagem ao personagem criado por Chespirito.

* Florinda Meza anuncia que vai voltar a fazer a Chimoltrúfia em um projeto solo. A atriz também grava vídeos como Chimoltrúfia em seu canal do youtube. Veja um abaixo:

* Edgar Vivar revela que vive em depressão por causa das mortes de Chespirito e Rubén Aguirre. Confira abaixo:

* No dia 24 de outubro, o ator Thiago Martins, no programa "Máquina da Fama", pede que Sílvio Santos coloque o Chapolin de volta no ar. Confira:

Imagem relacionada

* Jean-Jacques Perrey, o autor da música de abertura de Chaves, morre no dia 4 de novembro, vítima de um câncer do pulmão. Perrey foi um pioneiro da música eletrônica e, além de Chaves, suas músicas foram incluídas em comercias de TV e séries como "Os Simpsons" e "South Park". Em 2010, Perrey processou a Televisa por uso não-autorizado de sua música e ganhou um milhão de dólares de indenização.

* Florinda Meza vai à Colômbia acompanhar um concurso de caricaturas em homenagem à Chespirito. Na sua conta no youtube, ela posta um vídeo com momentos de sua visita ao país:

* A estátua de "El Chanfle", em homenagem à Roberto Gómez Bolaños, é inaugurada na sede do Clube América do México.

Resultado de imagem para estatua el chanfle inaugurada

* Uma missa é realizada em Cancún para lembrar os dois anos da morte de Chespirito. A cerimônia foi fechada e apenas alguns familiares, amigos, a atriz Florinda Meza e um grupo de bombeiros da cidade puderam participar. No total, 20 pessoas compareceram à missa.

Imagem

* Roberto Gómez Fernández descarta fazer uma série sobre a vida de Chespirito. Fernández diz que a vida de seu pai tem momentos interessantes e é algo que vale a pena relatar, mas um projeto como esse exige cuidado e não há como fazê-lo neste momento.

 

DEZEMBRO

* Carlos Villagrán vem mais uma vez ao Brasil, participar do CCXP - Comin Con Experience 2016, em São Paulo. O ator aparece no evento no dia 3 de dezembro e fala sobre o seu filme com Danilo Gentili. Villagrán também faz uma homenagem às vítimas do vôo da Chapecoense. Dias depois, em 8 de dezembro, o ator dá uma entrevista no Programa do Porchat, na Record. Na entrevista, Villagrán fala de sua briga com Chespirito e critica o ex-colega. Confira uma parte da entrevista abaixo:

vizinhanc3a7a-do-chaves-logotipo-grande-azul.png

* O Blog Vizinhança do Chaves, um dos melhores espaços sobre CH no Brasil, encerra suas atividades após completar cinco anos de existência.

*No dia 16 de dezembro, surge a notícia de que o Chapolin poderá ter um filme nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2017. A notícia foi colocada no site Filme B, que registra o mercado de cinema do país. Ainda de acordo com o site, o filme seria uma compilação de episódios perdidos do Chapolin e a distribuição do filme no Brasil seria feita pela Paris Filmes. Mas o projeto acabou sendo cancelado. O motivo, informado pela assessoria da Paris Filmes, foi que os episódios selecionados para fazer parte do filme não eram raros e sim comuns, já exibidos normalmente pelo SBT.

*No dia 27 de dezembro, surge a notícia que agita todo o Meio CH: o SBT anuncia a volta do Clube do Chaves. Mas, diferente de 2001, quando foram exibidos somente episódios do Programa Chespirito, o SBT dessa vez pretende juntar as três séries (Chaves, Chapolin e Programa Chespirito) em um só programa. Com isso, não só o Programa Chespirito, mas também o Chapolin, voltarão a ser exibidos. A volta do Clube do Chaves fica para o dia 2 de janeiro de 2017, às 13h45. Confira a chamada do retorno: 

 

Bom, é isso. Acho que dificilmente teremos mais alguma coisa de CH ainda este ano. Respondam aí:

O que vocês acharam de 2016 para o meio CH?

Quais foram os momentos mais marcantes do ano para vocês?

O que vocês acharam das coisas que aconteceram?

Editado por Professor Inventivo
Acrescentar notícias
  • Curtir 2
Link para o comentário

O mais triste do ano foi a morte do Rubén Aguirre. Dias antes, eu estava tentando tirar meu passaporte, ia tentar viajar ao México pra ver ele. Fiquei muito triste. Só que eu esperava que a repercussão da morte seria maior, como a do Chespirito, e repercutiu muito pouco. Ele merecia mais.

Gostei muito da entrevista da Florinda ao Gugu. Mas acho que houve exagero da imprensa com a declaração da Florinda sobre o Ramón. Chespirito já tinha dito, em 2012, que o Ramón usava drogas. Por que não criticaram ele, como fizeram com a Florinda? O que ela disse não era novidade. E ela não falou por mal, só comentou.

Uma lembrança muito especial pra mim deste ano foi o meu encontro com o Edgar Vivar. Aconteceu durante a turnê dele no Brasil, em abril. Aqui a minha foto com ele:

Meu Encontro com Edgar Vivar o Senhor Barriga.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário

Pra mim, o mais marcante foi a morte do Rúbem. Quanto a entrevista ao Gugu, também concordo. E que venha 2017 cheio de surpresas. E de automóveis.

Link para o comentário

O mais marcante pra mim nesse ano, também foi a morte do Rúben :sunglasses_unhappy:

Link para o comentário

A morte do Rubén foi o mais marcante do ano pra mim também. Eu estava olhando o youtube e encontrei o vídeo abaixo, de uma homenagem que fizeram para ele na réplica da vila, no Memorial da América Latina. A Cecília Lemes participou. É comovente.

Obrigado Rubén Aguirre, nosso querido Professor Girafales :byecry: 

 

Link para o comentário

pra mim a coisa mais marcante no ano também foi a morte do Rúben Aguirre

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Professor Inventivo
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Melchior CH
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    3. Melchior CH
      127

      Dúvidas CH

    4. Melchior CH
      664

      Depósito de Bobagens

    5. Conde Fox Terrier
      664

      Depósito de Bobagens

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...