Ir para conteúdo

Será que o Chapatin na Vila é de 1979?


Gota Magica

Recommended Posts

(Não sei se criaram aqui no Fórum sobre esse assunto mais)

O episódio do Doutor Chapatin na vila foi originalmente planejado como uma saga de 2 partes para a série Chaves. E eu não só acho que o episódio foi planejado, mas já estava editado e pronto para ir ao ar. Possivelmente, Chespirito já tinha planejado a temporada de 1980 de Chaves em que esses episódios formariam parte, mas nunca saiu, já que o programa foi cancelado e substituído por Chespirito, que é como o conhecemos agora.

Bem, as razões em que eu tenho com base esta descrita abaixo:

1 - O primeiro bloco do episódio

É bastante evidente que o primeiro bloco do episódio é completamente independente do resto do mesmo. Como você pode ver a roupa da Dona Florinda é diferente apenas nesse bloco e também altera a cor dos bobs utilizados em seu cabelo. vocês podem verificar na imagem a seguir:

Vestuario%20Florinda_zpsffopjzjv.png

(Imagem via o usuário RenatoCS do Vecindad Ch)

A partir disso podemos concluir que este primeiro bloco originalmente não pertencia no episódio. O que eu acredito é que apenas o primeiro bloco foi gravado para adicioná-lo na nova edição do programa Chespirito.

2 - Música de fundo:

Quando começou o programa Chespirito, toda a música de fundo foi alterada. No entanto, neste episódio usam o mesma musicalização dos episódios do Chaves de 1979. Com exceção do primeiro bloco, onde você pode ouvir BGM próprias do Programa Chespirito.

3 - Cenografia

Os últimos episódios de 1979 se deram principalmente em cenários diferentes a Vila por isso não entram na análise. No entanto, você tem que colocar uma atenção especial ao episódio da máquina de lavar de 1980. Como você pode ver na imagem abaixo, a Cenografia do episódio coincide com o do Dr. Chapatín na vila : as mesmas plantas, mesma gaiola , os mesmos acessórios, etc. Nenhum outro esquete de 1980 conservou a mesma Cenografia.

Decorado_zpsa79ysqgf.png

(Imagem via o usuário RenatoCS do Vecindad Ch)

Voltando ao primeiro bloco: Quando entra o Doutor Chapatin na Casa da Dona Florinda se pode observar que a Planta ao lado da porta não é a mesma que a utilizada no resto do episódio, além de que se encontrada no chão e não em uma caixa:

maceta_zps0xmd4uhc.png

(Imagem via o usuário RenatoCS do Vecindad Ch)

4 - Um bloco gigante de 9:35 minutos: 

Geralmente, cada um dos blocos dentro do episódio dura entre 4 e 5 minutos. No entanto, temos neste caso particular, o terceiro bloco do episódio que vai de 16:21 a 25:56 minutos, com uma duração total de 9:35 minutos. Além disso,no minuto 21:45 , que é de aproximadamente a metade deste bloco gigante a cena em que sai Dona Clotilde e Dona Florinda começa musicalizada, como se fosse a volta do corte. Possivelmente na edição original do episódio, o corte comercial sim estava lá, tendo assim que nos 4 blocos da primeira parte do episódio, tudo de duração regular.

5. "A semana passada "

Quando o Chaves e a chiquinha vão disfarçados ao Hospital a recepcionista diz que "São vocês aqueles que vieram na semana passada" e segunda mente repete que são "Os que tiraram meu almoço na Semana passada" Esse diálogo claramente evidência que passou uma semana desde dos fatos anteriores. Se o episódio tinha sido concebido com uma parte única não vejo a necessidade de que tenha essa diferença de uma semana nos atos.

6. A introdução:

De acordo com o usuário RenatoCS 

Quando ele era criança na GamaTV transmitiam o Programa Cheespirito e teria um certo episódio que não era apresentado sua abertura original, sendo que colocavam uma abertura genérica, de um programa do Chaves (com imagens da abertura de 1980), onde só se mencionava como personagens a chiquinha , Dona Florinda, Professor Girafales e o Senhor Barriga. Por muito tempo, essa abertura me gerou um grande enigma, ao não saber a que episódio essa abertura realmente pertencia, e e apenas cerca de 5 ou 6 anos atrás (ele disse isso em 2015) eu descobri: a abertura pertencia a reprise de 1981 de Ratos no restaurante de 1979. Depois de descobrir o mistério, me gerou outra dúvida: Se no final do episódio aparecem Jaiminho e Dona Neves, por que a abertura unicamente menciona aos 4 personagens anteriormente citados? A resposta é óbvia: Talvez para salvar o trabalho de edição, eles usaram a introdução da primeira parte da saga, em que apenas esses personagens aparecem. Vocês podem comparar o áudio desta introdução   https://www.youtube.com/watch?v=c3LtIeWw8Eo, e desta outra abertura https://www.youtube.com/watch?v=KepngkUaqhw e se darão conta que é exatamente o mesmo.

Agora, como se aplica no caso que está sendo analisado? Simples. a abertura do episodio do Doutor Chapatin na Vila não menciona o Professor Girafales (pode ter colaborado no vídeo em anexo) Por que? a razão é a mesma da anterior.  Na reedição eles tiveram que usar a introdução da primeira parte, onde o professor não aparece (Novamente, eliminando o Primeiro bloco), Já que vem do meio da possível Segunda parte.

Desde do inicio do segundo bloco até o fim do 4 bloco e acrescentanda a introdução, temos um valor aproximado de 21:22 minutos, o que seria a primeira parte na edição original do episódio, enquanto a segunda parte iria atingir um comprimento de 19:35 minutos, sendo que este está faltando a introdução e, possivelmente, cenas que lembram o capítulo anterior.

Uma vez expostos os meus argumentos, espero seus comentários. Obrigado pela sua atenção (que deve ter sido muito valiosa para ler um post muito grande como esse)
 

Com isto o vídeo em que eu me baseie para fazer análise, se alguém deseja verificar qualquer coisa: 

(Tudo que eu disse aqui o usuário RenatoCS publicou no FCH e Vecindad CH)

Editado por Gota Magica
Link para o comentário
20 minutos atrás, Ricardo Haertel disse:

Sim, isso já foi provado.

Isso foi provado onde?

Link para o comentário

Me deu uma sensação de dejá vu lendo esse post... Não havia um tópico idêntico a esse há alguns anos?

Eu já tinha notado que o cenário do episódio da máquina de lavar é exatamente igual a antes da reforma, ou seja, foi gravado em 1979.

Link para o comentário
13 minutos atrás, Monchito disse:

Me deu uma sensação de dejá vu lendo esse post... Não havia um tópico idêntico a esse há alguns anos?

Eu já tinha notado que o cenário do episódio da máquina de lavar é exatamente igual a antes da reforma, ou seja, foi gravado em 1979.

Mais oque você tem a disser sobre oque eu disse acima sobre o Doutor Chapatin na Vila ser de 1979.

Link para o comentário
41 minutos atrás, Gota Magica disse:

Mais oque você tem a disser sobre oque eu disse acima sobre o Doutor Chapatin na Vila ser de 1979.

Acho bem provável a hipótese de que tenho sido gravada em 1979 e reeditado em 1980, não duvido nada.

Link para o comentário
37 minutos atrás, Monchito disse:

Acho bem provável a hipótese de que tenho sido gravada em 1979 e reeditado em 1980, não duvido nada.

Olha ele poderia ter sido exibido em 1979 e ter sido dublado pela MAGA e ele é uma saga de duas partes Chespirito fez uma compilação da parte 1 com a parte 2 e pelas essas imagens dá a perceber que o Primeiro bloco em que o Chapatin vai na casa da Florinda é um remendo que Chespirito fez em 1980 pra ajudar a reedição que foi feita não é mesmo?

Pois a peruca do Chapatin e a Roupa da Florinda mudam

peluca_zpshxa2nglu.png

Vestuario%20Florinda_zpsffopjzjv.png

(Imagens via RenatoCS do FCH e do Vecindad CH)

Link para o comentário
7 horas atrás, Gota Magica disse:

Isso foi provado onde?

No post do desse fórum internacional. Assistindo esses esquetes é nítido que foi um episódio para o Chaves e não pro programa Chespirito. Tem várias falas que soltam um ''semana passada''.

Link para o comentário

Caso o episódio fosse exibido em 1979 ele seria divido em duas partes só não consigo achar um ponto no meio do episódio em que seria possível a divisão.

Link para o comentário
7 minutos atrás, Carne Seca disse:

Caso o episódio fosse exibido em 1979 ele seria divido em duas partes só não consigo achar um ponto no meio do episódio em que seria possível a divisão.

Quando o Chaves e a Chiquinha estão na Vila e vão disfarçados para o hospital.

Link para o comentário
7 horas atrás, Carne Seca disse:

Caso o episódio fosse exibido em 1979 ele seria divido em duas partes só não consigo achar um ponto no meio do episódio em que seria possível a divisão.

Só veja essa fala da Secretária

 

Link para o comentário

1980.Não mais como programa solo...Voltando a ser esquete!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...