Ir para conteúdo

Há 16 anos estreava no SBT Clube do Chaves durante todo sábado, com dublagem Gota Mágica


Cleberson

Recommended Posts

maxresdefault.jpg

 

Há exatos 16 anos no dia 02/06/2001, uma tarde de sábado, estreava no SBT:
 
o programa Chespirito, rebatizado de Clube do Chaves, o programa ja tinha sido exibido no Brasil com nome original de Chespirito, na CNT o programa era com aberturas e créditos originais, Lá também foram mantidos os nomes originais dos personagens e dublagem BKS/Parisi.
 
Já No SBT o programa além de ter virado Clube do Chaves com uma abertura e vinheta de encerramento, e vinheta de passagem de quadros feita pelo SBT, tinha esquetes desmembradas;
 
Por exemplo: Podiam exibir em um mesmo programa uma esquete do Chaves do primeiro programa de 1990, seguida de uma esquete do Chapolin do último programa de 1991, as esquetes eram aleatórias conforme necessidades de duraçao da grade, ou seja nao exibiam o programa da forma que vinha do México, montando suas próprias ediçoes e programas 
 
Alguns personagens tiveram seus nomes alterados na dublagem do SBT, Chompiras virou Chaveco e Chaparron virou Pancada, os esquetes do Chespirito sem personagem fixo, o Cassiano Narrava e o SBT em suas vinhetas como episódios especiais do Chaveco ou Chaves, inves de anunciar como "Chespirito em".
 
O estúdio responsavel pela dublagem no SBT foi a Gota Mágica.
 
O Lote que o SBT comprou foi com episódios exibidos entre 1990 e 1995, o programa ficou no ar até abril de 2002 no canal, voltou ao ar tapando buraco nas madrugadas entre 2006 e 2008, exibindo inclusive vários episódios inéditos da série.
 
Em 2010 com a estreia do programa no Canal TLN do Grupo Televisa que exibia a série com a dublagem Gota Mágica, descobrimos que o estúdio batizou o programa de As Novas Aventuras do Chaves no Brasil, titulo narrado no inicio da abertura original, nunca exibida pelo SBT.
 
Em Janeiro de 2017 a série volta ao ar no SBT, dividindo espaço com os episódios classicos da década de 70 de Chaves e Chapolin.
 
Na estreia o SBT colocou o programa em horário fixo das 13h30 as 14h30, além de exibir blocos de 15 minutos entre o fim de uma série e outra que exibiam nas tardes de sábado, essa estratégia ficou durante as duas primeiras semanas do programa onde a grade era a seguinte:
 
13:30 - Clube do Chaves                         
14:30 - Mortal Kombat                        
15:20 - Clube do Chaves                        
15:35 - Guardiaes da Eternidade                        
16:25 - Clube do Chaves                       
16:40 - Crusade                        
17:30 - Clube do Chaves                       
17:45 - Vingança Ilimitada                        
18:35 - Clube do Chaves                        
18:50 - Direito de Nascer

Na estreia foram exibidos 12 esquetes, confira quais foram:

13h30 as 14h30 - (1h de programa)

01 - Chaves: Aula de Comunicação (1992)

02 - Dr.Chapatin: O Morto Vivo [Cortado, SBT no dia exibiu só o primeiro Bloco] (Quadro de 1988, reprisado em um programa de 1993) 

03 - Chapolin: Que Cachorrada, Cunhado! (1991)

04 - Pancada: A Arca de Noé (1995)

05 - Chaveco: E o Passado te Condena (1995)

 

15h20 as 15h35 - (15 minutos de programa)

06 - Chaves: Me dê uma Luz! (1991)

07 - Chaveco: Um dia no Zoológico (1995)

 

16h25 as 16h40 (15 Minutos de programa)

08 - Dr.Chapatin: O Gato e o Buldogue (1991)

09 - Pancada: Pequenas Figurinhas, Grandes Negócios (1995)

 

17h30 as 17h45 (15 minutos de programa)

10 - Chapolin: Assinatura Premiada (1991)

11 - Chaveco: Hidrofobia Generalizada (1995)

 

18h35 as 18h50 (Última exibiçao do dia 15 minutos)

12 - Chaves: Enfermeiros Trapalhões (1991)

Você pode conferir esses episódios da estreia em 2001 nesse link do canal do @luispancada Episódios 01 ao 12  

 

Na terceira semana de exibição fixaram os episódios apenas no horário das 13h30 as 14h30.

 
Nessa volta em 2017, além de exibir alguns esquetes que não eram exibidos desde 2001/2002, a emissora ja exibiu 6 esquetes que eram inéditos no canal, mais ja haviam sido exibidos na TLN.
 
Já as esquetes dos anos 90 de Chapolin e Chaves nao sao exibidas no SBT desde 2002.
 
Ainda que o SBT nao exiba o programa como a gente quer, desejamos vida longa e que se caso saia do ar nao demore quase 10 anos pra voltar.
 

Texto feito por mim, com créditos pela grade e episódios exibidos na estreia me passados pelo Luis Pancada

Editado por Cleberson
Link para o comentário
Leandro Villagrán 2

Parabéns pela postagem, ficou muito bom

Eu não sabia quase nada sobre esse tal "Clube do Chaves" só lembro que vi uma vez é muito tempo, via aquelas episódios recentes do chaves bem ruins kkk e ficava me perguntando o que era aquilo, até achava que era algo bem recente

  • Curtir 1
Link para o comentário
48 minutos atrás, Leandro Villagrán disse:

Parabéns pela postagem, ficou muito bom

Eu não sabia quase nada sobre esse tal "Clube do Chaves" só lembro que vi uma vez é muito tempo, via aquelas episódios recentes do chaves bem ruins kkk e ficava me perguntando o que era aquilo, até achava que era algo bem recente

De certa forma era mesmo ja que o Chaves em si era de 1990  a 1992, e a série estreiou em 2001, 9 anos aproximadamente.

Link para o comentário

Não vou negar que me decepcionei bastante com a dublagem no início. Hoje em dia acho simplesmente sensacional :D

Nesse dia 02 eu vivi um dia bem traumático. Estava feliz e eufórico com a estréia do Clube, mas poucos minutos depois levei um grande susto com meu pai, que tinha se ferido com uma serra elétrica :( Menos mal que ele ficou bem, mas o susto foi foda...

Link para o comentário

Nessa época que o Clube passou pela primeira vez, eu não assisti, porque não sabia o horário que passava. Mas eu lembro das pessoas falando que o programa era muito ruim, que os atores estavam envelhecidos, que não tinha a mesma graça e muita gente odiando a dublagem. O Cassiano Ricardo foi extremamente criticado, principalmente nas dublagens do Chaves e do Chapolin e por ficar colocando expressões fortes nos episódios. Nessa época a maioria das pessoas nem ligou para o Chaveco, o Pancada, só falavam do Chaves e do Chapolin e detonaram totalmente o Clube. Isso explica porque o SBT nunca mais exibiu Chaves e Chapolin dos anos 90 e porque demorou tanto tempo para passar os outros personagens de novo, chegando a colocá-los de madrugada.

Eu lembro também que nessa época eu encontrei uma revista onde o Cassiano Ricardo dava uma entrevista falando do Clube. E nessa revista tinha um ranking com os 10 melhores episódios de Chaves. Se não me engano, era a revista Herói.

Hoje, a impressão que eu tenho é que houve um certo exagero em 2001/2002. Se por um lado o Cassiano não foi bem no Chaves e no Chapolin, e eles já não eram tão bons nos anos 90, por outro lado o Chaveco, o Pancada, o Doutor Chapatin e o Dom Caveira são muito bons. E o Cassiano dublou bem eles - a dublagem, em geral, foi muito boa nessas esquetes. 

O que pesou mesmo contra o Clube em 2001 foi que, na época, muita gente esperava que iriam ter episódios como os da fase clássica (anos 1970), daí se assustou ao ver o programa tão mudado. E essa também foi, para muitos, a primeira vez que viram o Chespirito sem a voz do Gastaldi, o que causou um estranhamento maior.

Editado por JoãoB
  • Curtir 1
Link para o comentário
2 horas atrás, JoãoB disse:

Nessa época que o Clube passou pela primeira vez, eu não assisti, porque não sabia o horário que passava. Mas eu lembro das pessoas falando que o programa era muito ruim, que os atores estavam envelhecidos, que não tinha a mesma graça e muita gente odiando a dublagem. O Cassiano Ricardo foi extremamente criticado, principalmente nas dublagens do Chaves e do Chapolin e por ficar colocando expressões fortes nos episódios. Nessa época a maioria das pessoas nem ligou para o Chaveco, o Pancada, só falavam do Chaves e do Chapolin e detonaram totalmente o Clube. Isso explica porque o SBT nunca mais exibiu Chaves e Chapolin dos anos 90 e porque demorou tanto tempo para passar os outros personagens de novo, chegando a colocá-los de madrugada.

Culpa do SBT que tratavam os dois como carro chefe, mesmo sem ser mais, e digo mais claro que no Chapolin e Chaves a voz do Cassiano nao é a sétima maravilha do mundo, mais esse tom debochado cheio de cacos salvou varias esquetes dos 2 personagens, essa madrugada mesmo rachei de rir com o episódio dos selos de 1991 do Chapolin.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Gostei dele no Chapolin. Mas no Chaves nem tanto... 

Link para o comentário
2 minutos atrás, Chilpayate disse:

Gostei dele no Chapolin. Mas no Chaves nem tanto... 

Isso pq na verdade o Chaves de 1990 ja é deprimente por si só, isso pq a Maria Antonieta disse que daria pra seguir fazendo o quadro, e pq diz que Chespirito disse pra ela que queria parar com o personagem no auge, coitado se ele soubesse o que os fas pensam dessa fase do quadro Chaves, tinha acabado la em 84.

Link para o comentário

Devo ser a única pessoa da face da terra que não acha os episódios dos anos 90 de Chaves / Chapolin ruins. Eu até que gosto um pouco.

Link para o comentário
3 minutos atrás, ViniCH disse:

Devo ser a única pessoa da face da terra que não acha os episódios dos anos 90 de Chaves / Chapolin ruins. Eu até que gosto um pouco.

Os do Chapolin sao geniais a grande maioria, o Chaves é que é bem capenga, mais tem algumas coisas que se salvam, como episódios de 40 minutos que misturam mais de 1 roteiro.

Alias Chamada de estreia, que esqueci de coloca no primeiro post

Começa nesse sábado a partir da 1:30 da tarde e durante toda a tarde tem confusao a qualquer momento no Clube do Chaves

Link para o comentário

Fico pensando se o SBT tivesse seguido a ordem cronológica, e exibisse primeiro o episódio do Chaveco "Qual é o seu signo?".

Link para o comentário

Sonho com o dia que esses episódios de 40 minutos do Chaveco se tornassem tão comuns quanto os esquetes. Chega ser um sonho surreal... Mas que seria fantástico, seria.

Os episódios de 40 minutos são os melhores, principalmente as sagas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Marcelo Jungbluth

A melhor época para ver os episódios foi com a TLN. Não lembro de ter visto tantos episódios, mas era legal ver tudo completinho, em ordem e sem censura. 

Saudades TLN!  :reverencia:

Link para o comentário
5 horas atrás, Cleberson disse:

Isso pq na verdade o Chaves de 1990 ja é deprimente por si só, isso pq a Maria Antonieta disse que daria pra seguir fazendo o quadro, e pq diz que Chespirito disse pra ela que queria parar com o personagem no auge, coitado se ele soubesse o que os fas pensam dessa fase do quadro Chaves, tinha acabado la em 84.

Depende, porque aqui no Brasil a maioria não gosta dessa fase, mas talvez lá no México ainda estivesse fazendo sucesso. 

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...