Ir para conteúdo

Emissora de TV de Portugal acusa bispos da IURD de levar crianças portuguesas para o estrangeiro


Lucas F T

Recommended Posts

Não tenho certeza se pode ser o lugar certo, mas achei muito interessante abordar esse tema em um tópico:


Investigação TVI. Crianças portuguesas levadas para o estrangeiro por bispos da IURD

01destaqueReportagem-750x501.jpg

A estação de Queluz de Baixo inicia esta segunda-feira, dia 11, o resultado de sete meses de investigação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França a uma rede de tráfico internacional de crianças em Portugal que envolve a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

“A Igreja Universal do Reino de Deus tinha, na década de 1990, um lar ilegal de crianças, em Lisboa, de onde desapareceram vários menores roubados às suas mães. As crianças eram entregues diretamente no lar, à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja”. Quem o diz é a TVI em comunicado.

É esta a conclusão de sete meses de investigação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França. O resultado poderá ser acompanhado a partir desta segunda-feira, na primeira série informativa da estação de Queluz de Baixo. São dez episódios a emitir todos os dias úteis, a seguir ao “Jornal das 8”.

Na nota enviada às redações, o canal refere que em “O Segredo dos Deuses” se mostrará como “Edir Macedo, líder máximo da IURD, está envolvido nesta rede internacional de adoções ilegais de crianças, e que os seus próprios ‘netos’ são crianças roubadas do Lar Universal, uma instituição que à época fazia parte da obra social da igreja”.

As jornalistas Alexandra Borges e Judite França “descobriram as mães a quem roubaram os filhos que falam pela primeira vez”

No Facebook, o canal abriu uma página pública com o mesmo nome desta série, na qual pede: “PARTILHEM e ajudem a fazer justiça às mães a quem roubaram os filhos e a revelar este ‘Segredo dos Deuses'”.

A imagem é de de Ricardo Ferreira, Nuno Ascenção, Romeu Carvalho, João Pedro Matoso, Alexandre Vieira (drone), a edição de Miguel Freitas e o grafismo de Paulo Trindade, Sofia de Botton e João Nunes.

TEXTO: Ana Filipe Silveira


Cara, conforme a procedência disso e o que pode se desenrolar, trata-se de uma enorme bomba pra estourar hein.

A TVI fez várias chamadas divulgando esse caso com suspense nas últimas semanas. Dizem que o Macedo já tentou se movimentar para parar essa reportagem.

Vamos ver que reflexo isso terá aqui no Brasil. Lembrando que, ao falar da TVI, estamos falando de uma emissora com jornalismo premiado e de credibilidade

Editado por Lucas Ferreira
  • Curtir 2
Link para o comentário
O Segredo dos Deuses: quem é quem na investigação da TVI

Segredo dos Deuses

“O Segredo dos Deuses”, a primeira série informativa da televisão portuguesa, revela uma rede de adoções ilegais de crianças portuguesas levadas para o estrangeiro por bispos da IURD.

À medida que os 10 episódios vão sendo revelados, conheça os principais intervenientes deste enredo:

Igreja Universal do Reino de Deus 

É uma denominação cristã, evangélica neopentecostal, fundada em 9 julho de 1977 no Brasil.

Chega a Portugal em 1989, compra o cinema império em Lisboa e em 1995 tenta comprar o Coliseu do Porto, o que acaba por causar uma enorme reação popular nas ruas da cidade. Esta pessoa coletiva religiosa defende a teoria da prosperidade e, em Portugal, declara, mais de 30 milhões de euros/ano em ofertas, livres de impostos. Até hoje, nunca divulgaram o número de fiéis que têm no nosso país.

A IURD garante que tem 9 milhões de fiéis espalhados por 182 países, 320 bispos e cerca de 14 mil pastores.

A Universal tem sido ao longo dos tempos alvo de críticas, controvérsias e de muitos processos judiciais.

O seu fundador e líder Edir Macedo Bezerra é um dos homens mais poderosos do mundo, considerado como o pastor mais rico do Brasil, com um património superior a mil milhões de dólares.

Edir Macedo é dono de um banco no Brasil, do grupo e da TV Record, a segunda maior emissora de televisão no Brasil.

Edir Macedo Bezerra

5a2e9bc20cf2c4507506db53

Líder máximo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Nasceu a 18 de fevereiro de 1945. Começou como vendedor de lotaria e atualmente é um dos homens mais ricos e influentes no Brasil.

Bispo evangélico, fundou a IURD em 9 de julho de 1977 no Brasil. Casou em 1971 com Ester Bezerra, com quem teve duas filhas biológicas - Cristiane Cardoso (1973) e Viviane Freitas (1975) – e adotou Moisés Bezerra.

Em 1990, compra a rede Record de televisão e em 2013 o Banco Renner. O PRB surge como o braço político ligado à IURD e conquista terreno no Brasil.

Chegou a estar preso em 1992 e atualmente responde num processo que está em investigação em S. Paulo, em que está acusado de charlatanismo, formação de quadrilha para lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A TVI sabe que também está a ser investigado pelo FBI, em Nova Iorque.

Líder carismático defende a vasectomia e o aborto.

Lar universal

5a2ec1340cf2a02f9afa0ecb

Através de uma associação de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, foi criado o lar de crianças, que abriu portas a 23 de maio de 1994, na Rua do Zaire, em Camarate, tendo mudado de instalações em 1997, para a Avenida Almirante Gago Coutinho, Lisboa. O lar fazia parte da Obra Social da IURD e funcionou ilegalmente até 2001. Curiosamente, a própria Segurança Social e alguns tribunais encaminharam para lá crianças, que acabaram por desaparecer.

A maioria dos menores chegou pelas mãos de fiéis e mães desesperadas que procuravam ajuda. Posteriormente, o lar dificultava a visita aos filhos e promovia o abandono das crianças, que seguiam para serem adotadas por bispos e pastores da igreja.

O lar funcionou ilegalmente sete anos, sem qualquer fiscalização da Segurança Social. Aqui, contornava-se o normal processo de adoções em Portugal e as crianças que os bispos adotavam eram escolhidas por fotografias.

Bispo Alfredo Paulo

5a2ec1320cf28cad2995c4f5

Foi um dos bispos principais da igreja universal até 2011. Esteve à frente da IURD em Portugal e na Europa entre 2002 e 2009. Foi expulso da IURD por ter sido infiel à mulher e, quando saiu, descobriu que o seu nome estava em muitas das empresas ligadas à igreja.

Hoje, tem um canal de youtube onde denuncia a hipocrisia da cúpula da IURD. Tem milhares de seguidores, na sua maioria ex-fiéis da IURD.

Vive escondido e muda frequentemente de morada por se sentir ameaçado.

A TVI entrevistou-o na Suíça, onde estava refugiado na altura.

No Brasil, a IURD avançou com mais de 80 processos contra si em vários estados e é defendido por um advogado que também é um ex-crente da IURD.

É casado com Teresa Paulo e o bispo Macedo obrigou-os a adotar Lucas, um recém-nascido com 16 dias, no Brasil.

Lucas Paulo

5a2ec1330cf2a7c0f89311ed

Filho adotivo do bispo Alfredo Paulo, foi criado dentro da igreja universal. Chegou a ser pastor e, quando o seu pai saiu da igreja, foi enviado para o interior das Filipinas, onde passou muito mal.

Foi amigo de Filipe e em adolescente ambos se revoltaram contra a vida da igreja. Denuncia a “imagem da familia perfeita” e a utilização dos “filhos dos bispos” para passar a mensagem da igreja e angariara fiéis e dinheiro.

Garante que há as crianças são usadas pela IURD e que muitas desconhecem que são adotadas.

Teresa Paulo

5a2ec1350cf2c4507506dc86

Mulher do bispo Alfredo Paulo, foi obrigada a adotar por ordem do bispo Macedo. É mãe de Lucas Paulo.

“Maria”

Mãe biológica de Vera, Luís e Fábio. Após uma denúncia de que deixava os filhos sozinhos em casa, a Segurança Social da Amadora retirou-lhe as crianças e entregou-as no lar ilegal da IURD.

Jovem mãe, vítima de violência doméstica, tinha dois trabalhos para conseguir alimentar os filhos e irmãos menores que deixava entregue ao pai dos filhos mas este ausentava-se.

Vera, Luis e Fábio acabam no lar da UIRD, onde deixou de conseguir vê-los e onde lhe negaram o livro de visitas para assinar.

As crianças chamaram a atenção do bispo Macedo e os pais biológicos foram afastados.

O lar mentiu ao tribunal e disse que a mãe abandonou lá as crianças e que nunca os foi visitar e, assim, conseguiu que a guarda dos menores fosse entregue a Alice, a secretária do bispo, que levou os irmãos para a filha do líder da IURD, nos EUA.

“Maria” foi à polícia duas vezes denunciar o roubo das crianças, mas ninguém a levou a sério. Os relatórios do lar dizem que “Maria” era toxicodependente e seropositiva.

A TVI descobriu “Maria”, a mãe que procurava os seus filhos há 22 anos.

“Ana”

Ex-funcionária do lar, escolhida para ser a babysitter de Vera e Luís na casa do bispo Macedo, na Califórnia. Sai de Portugal a 17 de setembro de 1996, como missionária paga pela IURD, mas na realidade era empregada do bispo e babysitter das crianças.

Assistiu a maus-tratos dos irmãos e resolveu despedir-se e voltar para Portugal, onde começou a procurar a mãe biológica dos menores.

Viviane Freitas 

5a2ec1350cf2a02f9afa0ed1

Filha do bispo Edir Macedo, nasceu no Rio de Janeiro a 18 de janeiro de 1975. 

Casou-se com o bispo Júlio Freitas em 1992. Terá tentado adotar no lar da igreja, mas não foi aceite como candidata por não ter idade, nem residência em Portugal.

Escolheu os irmãos Vera e Luís por fotografias. Acabaram a viver consigo, durante anos, sem conhecimento dos tribunais portugueses.

A escolha da filha do bispo promoveu a separação dos irmãos. Vera e Luís foram afastados do seu irmão Fábio.

Bispo Júlio Freitas

5a2ec1320cf2a7c0f89311eb

Nasceu na Bahia, em 11 de fevereiro de 1973, marido de Viviane Freitas, a filha mais nova do bispo Edir Macedo, com quem casou em 1992.

Enquanto Bispo, era vasectomizado, o que impedia o casal de ter filhos.

Acedeu a ficar com Luís e Vera, que garante serem seu filhos adotivos, mas que, formalmente, não lhe são nada à luz da justiça portuguesa que foi enganada.

FONTE: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/o-segredo-dos-deuses-extras/o-segredo-dos-deuses-quem-e-quem-na-investigacao-da-tvi


A media que fontes brasileiras forem divulgando o assunto (se ocorrer), utilizem esse tópico.

Editado por Lucas Ferreira
Formatar post
  • Curtir 1
Link para o comentário

A proposito para quem se interessar e quiser ver, aqui esta o primeiro episodio da serie de reportagens da TVI sobre a IURD, não vou dar spoiler mas assistam que e bem interessante.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...