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TURISMO

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Tópico para falar sobre Turismo e Viagens.

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O ESTADO DE S.PAULO

A cobrança da bagagem nas viagens aéreas ainda não trouxe benefício claro aos passageiros.

Das dez rotas mais movimentadas do Brasil, seis tiveram aumento ou estabilidade no preço médio pago pelos consumidores e quatro ficaram mais baratas nos primeiros meses da regra.

Embora as companhias defendessem que a mudança resultaria na queda do preço da passagem, agora argumentam que a bagagem é só um fator sobre o preço e outros aspectos – como combustível, oferta e demanda – são mais relevantes.

O fim da franquia gratuita da bagagem entrou em vigor depois de reações negativas dos consumidores e decisões contrárias da Justiça. Após disputa jurídica, os primeiros passageiros sem franquia de bagagem voaram em meados de 2017 e, desde setembro, as quatro maiores empresas – Avianca, Azul, Gol e Latam – praticam a política.

O preço das passagens nas principais rotas domésticas, desde então, não seguiu tendência única na comparação com igual período de 2016. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, entre as dez rotas, três tiveram alta expressiva do preço e quatro ficaram bem próximas da inflação.

A ida e volta entre Guarulhos e Curitiba teve o maior aumento : 31,2% em novembro ante um ano antes. Longe da polêmica das bagagens, a alta pode ter relação com a menor disponibilidade de voos : o volume de assentos vendidos caiu mais de 40%. Com isso, a demanda entre Congonhas e a capital paranaense cresceu e as passagens acabaram ficando cerca de 20% mais caras com aumento de 10% no número de passagens vendidas.

Os dados mostram que três rotas tiveram oscilação próxima da inflação. Entre elas está o trecho mais movimentado das Américas : a ponte aérea entre Congonhas e Santos Dumont, cujo preço de novembro subiu 1,8% ante 2016. Em outubro, a oscilação foi para baixo : queda de 1,5%.

Entre os trechos que ficaram mais baratos, a característica comum é o maior número de assentos vendidos. A redução de preço mais evidente ocorreu entre Congonhas e Porto Alegre, cujo bilhete médio recuou 23,7%. O preço pode ter relação com maior oferta de voos na rota : o número de passagens praticamente dobrou na Latam e cresceu quase 40% na Gol.

Outras rotas com queda foram as de Guarulhos a Salvador e Recife. Com perfil mais turístico, essas passagens ficaram, em média, 10% mais baratas.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, explica que a oscilação dos preços se deve a vários fatores, sendo que a bagagem e só um deles. “A querosene de aviação subiu 30%. E há movimentos distintos de demanda e concorrência (nas rotas).”

Dados da Abear indicam que o combustível é o maior custo e representa 26% do que a aérea gasta. Em seguida vêm aluguel e manutenção dos aviões (22%), tripulação (11%) e outras despesas operacionais (11%). Não há cálculo sobre as bagagens.

Questionado sobre a promessa de que seria possível reduzir a passagem com a bagagem paga, Sanovicz diz que a medida é importante para que as empresas já estabelecidas se preparem para a provável chegada de empresas de baixo custo, como ocorre na Argentina. “Temos de nos preparar para a disputa com toda a flexibilidade que a eventual concorrente tenha.”

Para ele, a bagagem faz parte de uma tendência de desregulamentação do setor, movimento que resultará na queda dos preços. “É possível baratear as passagens ? É. Isso acontecerá à medida que o ambiente regulatório for mais alinhado ao que acontece no resto do mundo.”

A Anac diz em nota que a avaliação do impacto da nova política é “prematura e pode induzir a conclusões precipitadas”. Alega ser preciso analisar uma série mais longa, mas que os benefícios aparecerão. “Os ganhos de eficiência e bem-estar social devem se consolidar com mais tempo.”
 

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https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/12/governo-temer-alerta-bolsonaro-sobre-saturacao-de-aeroportos.shtml

A gestão Michel Temer (MDB) alertou a equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), sobre a saturação que o novo governo encontrará nos principais aeroportos do país.

Integrantes da equipe do eleito compareceram no fim de novembro à apresentação de um estudo feito pelo Ministério dos Transportes e pela Secretaria de Aviação Civil.

De acordo com as projeções, os aeroportos de Congonhas e Guarulhos irão atingir o limite de suas capacidades de movimento de aeronaves nas pistas em 2020 e 2022, respectivamente.

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, teria capacidade suficiente para absorver a demanda reprimida caso fosse considerado o investimento para a implementação de uma nova pista em 2026.

Juntos, os três aeroportos concentram hoje 36% da demanda nacional e devem fechar o ano com 72 milhões de passageiros. Esse número deve ultrapassar 180 milhões em 2038, conforme projeções do ministério.

Para companhias aéreas, na prática, Congonhas e Guarulhos já têm escassez de vagas para pousos e decolagens nos horários de maior demanda.

Há diversas alternativas na mesa —como a construção da terceira pista em Guarulhos, mais duas pistas em Viracopos ou a redistribuição do excedente de demanda para o Rio de Janeiro.

No entanto, segundo Dario Rais Lopes, secretário nacional de Aviação Civil, essas saídas não são consistentes.

Para ele, a construção da terceira pista de Guarulhos é um empreendimento de viabilidade duvidosa. Hoje, o terminal está sob concessão.

"Uma possível extensão do prazo de concessão em cinco anos não seria suficiente para reequilibrar o contrato, porque ela não se paga em cinco anos", disse Rais Lopes. O custo estimado da obra é de mais de R$ 500 milhões.

A absorção do excedente de passageiros da Grande São Paulo por Viracopos ou aeroportos do Rio de Janeiro também é vista como solução ruim, porque o deslocamento representa menos conforto, segundo o secretário.

"Existem paliativos que podem ser aplicados em alguns aeroportos, mas não em todos. E a solução não envolve só o aeroporto, é preciso pensar no entorno. É espaço aéreo, pátio, terminal e acesso", disse Rais Lopes.

 

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O ESTADO DE S.PAULO

A empresa de leasing Aircastle deve retomar 10 jatos da Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do Brasil, após uma audiência do processo de recuperação judicial marcada para segunda-feira, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

Os 10 aviões Airbus A320 representam mais de 20% da frota atual da Avianca Brasil, de acordo com dados fornecidos pela agência reguladora de aviação (Anac), o que levanta dúvidas sobre a capacidade da empresa aérea de continuar cumprindo o cronograma de voos.

Quando pediu recuperação judicial em dezembro, após anos de crescentes prejuízos e atrasos em pagamentos de aeronaves, a Avianca Brasil admitiu a possível perda de 14 aviões, que, segundo ela, afetaria 77 mil passageiros em um período de três semanas.

Na ocasião, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, definiu um prazo de 30 dias para suspensão das ações de reintegração de posse dos aviões que tramitavam na Justiça contra a Avianca. Ele também marcou uma audiência de conciliação entre as partes para o dia 14 de janeiro de 2019, em São Paulo, com a participação da administradora judicial – o escritório Alvarez & Marsal. O prazo de 30 dias está previsto na Convenção da Cidade do Cabo, um tratado internacional constante no decreto 8.008, de 2013. Pelas regras do acordo, no caso de insolvência da empresa aérea, os credores podem retomar as aeronaves nesse prazo.

A companhia pode perder mais aviões no futuro. A GE Capital Aviation Services e uma subsidiária estão buscando retomar 12 Airbus A320 da Avianca Brasil. 

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http://www.diariodepernambuco.com.br/app/outros/ultimas-noticias/46,37,46,12/2019/02/04/interna_brasil,776265/brasilia-podera-abrigar-parque-tematico-da-disney.shtml

Brasília poderá ser sede de um parque temático da Disney. Empresários e o GDF articulam para que um dos badalados espaços da gigante do entretenimento, sucesso absoluto em outros países, seja instalado na capital.

O desejo é antigo. Há anos, a proposta é ventilada por investidores, mas nunca saiu do papel.

De acordo com o GDF, há um estudo para viabilizar o investimento, mas a proposta ainda está em fase inicial.

Está prevista  uma reunião entre a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, para tratar do assunto.

Para incentivar a chegada do parque, o governo pode, por exemplo, oferecer infraestrutura e melhorias no transporte público até o espaço.

A expectativa é que, caso o projeto se concretize, Brasília receba grande número de turistas. Com isso, poderia haver geração de empregos e aquecimento da economia local.

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https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/turismo/noticia/7909835/disney-pode-construir-parque-tematico-no-distrito-federal

A Disney negou que será construído um parque no Brasil.

Mas se um dia tivesse um, vou postar quais atrações eu gostaria que tivesse :

Mickey´s Toontown Fair

. Mickey´s Country House

. Minnie´s Country House

. Donald´s Boat

. Toontown Hall of Fame (Meet characters)

. Judge´s Tent (Meet Mickey)

. José Carioca´s Country House (atração exclusiva do parque brasileiro)

. Goofy´s Farm

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Fantasyland

. Mickey´s Philarmagic

. Dream Along With Mickey

. Cinderella´s Golden Carroussel

. Dumbo The Flying Elephant

. Mad Tea Party

. Walt Disney Presents (atração que, nos Estados Unidos, fica no parque Hollywood Studios)

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Divulgadas novas fotos do parque da Universal no Japão, que terá uma área dedicada à Nintendo :

DzykUzAW0AMJjOt.jpg

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