Ir para conteúdo

Em 1994, brincadeira exibida em Chaves fez criança morrer eletrocutada no Ceará


Yodi

Recommended Posts

Exibido no Brasil desde 1984 pelo SBT, o seriado mexicano Chaves teria sido o causador de uma tragédia ocorrida dez anos depois na cidade de Canindé, no Ceará. Um garoto tentou imitar uma cena de um episódio e morreu eletrocutado. O SBT, por sua vez, negou qualquer responsabilidade no caso, que caiu no esquecimento.

Chaves, criado e estrelado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), teve seu auge de audiência no final dos anos 1980 e boa parte dos anos 1990, quando incomodava diariamente a Globo, chegando a obter mais de 20 pontos no Ibope, inclusive no horário nobre, ao lado de Chapolin.

No dia 1º de fevereiro de 1994, o garoto Pedro Victor Sampaio, de 7 anos, sofreu uma descarga elétrica e não resistiu. O caso foi divulgado pelo Jornal do Brasil do dia 12 de fevereiro. De acordo com seus pais, Pedro Victor assistia a um episódio em que ocorre um curto circuito na vila em que se passa a série.

Na história, produzida em 1977, Seu Madruga (Ramón Valdés) quer ver um jogo de futebol na televisão, mas não sabe que acabou a energia elétrica no local. Nervoso, joga seu televisor no chão e começa a chutá-lo, destruindo-o.

Depois, arrependido e querendo culpar oSenhor Barriga (Edgar Vivar) pelo ocorrido, tenta mostrar para Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) como se origina um curto-circuito. Ele junta dois fios justamente quando a caixa de força da vila é religada e começa a tremer por causa da corrente elétrica.

Posteriormente, em virtude dos mesmos fios, os demais personagens também levam choques. No final, Chaves, jogando futebol, dá fim ao curto-circuito ao acertar a caixa onde estão os fusíveis, enquanto os demais desmaiam.

Segundo disse ao jornal o pai de Pedro Victor, o radialista Pedro Sampaio Neto, após ver as cenas, o menino pegou um fio velho da enceradeira, colocou em uma tomada e já caiu morto. O pai ainda o levou ao hospital, mas ele chegou sem vida.

A reportagem também informava que a mãe do menino, Maria Nádia Bezerra Sampaio, enviou uma carta para Silvio Santos.

"Ele era filho único da família e eu o amava muito. Agora minha vida mudou de sentido e acho que vou enlouquecer. Não quero que isso venha a ocorrer com outras famílias, porque a dor que estou sentindo será minha companheira para o resto da vida", dizia trecho da correspondência.

O jornal ainda retratou que os coleguinhas de Pedro Victor no Colégio Menino Jesus estavam muito tristes e decidiram que ninguém mais sentaria na carteira onde o garoto estudava.

A então diretora da escola, Joane Laurene de Oliveira, iniciou um movimento de boicote ao SBT. "A programação infantil da emissora está muito dirigida à violência, o que não é correto", disse ao JB.

SBT nega responsabilidade
A publicação também ouviu o outro lado: o SBT sustentou não ter nada a ver com o ocorrido no Ceará.

"O diretor Administrativo e de Divulgação do SBT, Ademar Dutra (1930-2010), negou ontem, em São Paulo, qualquer responsabilidade da emissora pela morte de Pedro Victor", informou.

"É um absurdo querer culpar o programa do SBT por essa tragédia. Transmitimos o Chaves há mais de dez anos e não há violência alguma nos seus personagens. É um pastelão, uma espécie de Trapalhões mexicano, com um clima poético e ingênuo", definiu o diretor.

Chaves continua no ar pela rede de Silvio Santos até os dias de hoje. Desde o último dia 21, o longevo seriado também é exibido pelo canal Multishow, do Grupo Globo, junto com Chapolin.

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-1994-brincadeira-exibida-em-chaves-fez-crianca-morrer-eletrocutada-no-ceara-20870

Editado por Yodi
Link para o comentário
  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Multishow

    5

  • Usagi White

    4

  • Professor Inventivo

    4

  • João A pão de ló!

    2

Usuários que mais postaram nesse tópico

Professor Inventivo
1 hora atrás, Yodi disse:

que caiu no esquecimento.

Naquela época não tinha politicamente correto e a geração mimimi de hoje, agora que ressuscitaram o caso isso será um prato cheio pra esse povo. 

O que realmente faltou foi os pais dessa criança ensinar que não se brinca com as tomadas. 

  • Curtir 2
Link para o comentário

As crianças fazem essas cagadas e vem culpar o programa de TV, os pais não tem responsabilidades para cuidar dos filhos nessa hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Ramiro Orci e Mazzaropi

O pessoal nesse episódio quase morre queimados no final. Daí vem um moleque, acha bonito e vai fazer igual. 

 

Nisso daí não culpo os pais. Acredito que eles não deixariam acontecer se soubessem disso. Apenas a mãe deve ter deixado o filho assistindo a TV sozinho enquanto cuidava da casa. 

Link para o comentário

As pessoas acham que a geração certinha começou hoje. Mas não é verdade. Dês dos anos 60 começou essa coisa de politicamente correto, já ouvi falar que naquela época os pais implicaram com Space Ghoust e Johnny Quest por acharem muito violentos. 

Os pais sempre tendem a culpar a televisão e a internet, mas eles mesmo são os culpados, antigamente se tinha a cultura de fazer da TV uma babá já que os pais tinham que trabalhar e etc, hj em dia são os tablets e cebulares as babás. Tem muitas histórias antigas da turma da Mônica em que mostram isso os pais(especialmente do cebolinha) parecem idiotas deixando os filhos sozinhos, a cuidado de crianças e as vezes mostram não acreditar neles.

No mundo de hj é até melhor pq antes não existia tanta conversa entre pais e filhos. Qualquer pergunta era abafada com um "outro dia eu digo" ou "Você não tem idade para isso vá brincar!".

  • Curtir 2
Link para o comentário
2 minutos atrás, Usagi chan disse:

hj em dia são os tablets e cebulares as babás.

 

Link para o comentário

@ch4ever Ora vc entendeu, o problema foi eu ter escrito rápido demais. E depois esse teclado tá horrível, e me dando raiva as vezes. 

  • Haha 2
Link para o comentário

Essa noticia é velha, saiu na própria época em 94.

Aproveitaram que as séries estão "em alta" novamente e querem chamar a atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Agora, Usagi chan disse:

@ch4ever Ora vc entendeu, o problema foi eu ter escrito rápido demais. E depois esse teclado tá horrível, e me dando raiva as vezes. 

yk6epj.jpg

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Melchior CH
      2928

      Pica Pau

    2. Melchior CH
      193

      CARLOS VILLAGRÁN

    3. E.R
      2928

      Pica Pau

    4. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    5. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...