Ir para conteúdo

Calculando a dívida do Seu Madruga


Massacote

Recommended Posts

Venho novamente contribuir com mais conteúdo ao fórum. Espero que gostem da brincadeira.
Como diria o Prof Girafales: "Por favor não caçoem dele!"

Durante toda a série temos várias indicações do quanto o Seu Madruga deve ao Sr Barriga.

O grande problema para identificar um "suposto" valor se deve à moeda. No México temos o "Peso Mexicano". Porém, durante os anos 1980 (quando a série foi dublada) tivemos várias mudanças de moedas no BR e isso se reflete na série, sendo q eles se referem aos valores como cruzados, cruzeiros, 'pratas' (como gíria) entre outros. Isso nos dificulta imaginar um valor, visto que os cálculos iriam variar muito. Então, acho que o mais próximo seria nos basear em "peso" mesmo.

No episódio do dinheiro perdido, Seu Madruga paga um mês de aluguel e pela primeira vez vemos ele contar nota por nota chegando a "100". Deixando de lado a dublagem, vamos imaginar então que seriam "100 pesos" referente a um mês de aluguel.

Seria então, "$1.400" pesos, referente aos 14 meses de aluguel em 1978, que Seu Madruga deve ao Sr Barriga.
Na década de 1970, o salário mínimo mexicano variou entre $32 a $138 (fonte: http://www.mexicomaxico.org/Voto/SalMinInf.htm).
Se estamos nos baseando no episódio de 1978, então o salário mínimo era de $120 pesos. Aqui temos a versão em espanhol onde ele realmente paga "100" ao Sr Barriga.

Considerando que o Seu Madruga precisava pagar $100 ao Sr Barriga todo mês, ele necessitava de um trabalho que pagasse mais que um salário. Como ele nunca foi chamado para "ser diretor de uma companhia financeira" (como diria a Florinda), seus trabalhos não deveriam pagar muito mais do que isso. Afinal, 'entregar lenha', 'sapateiro', 'leiteiro', 'tirar fotos no parque', ser 'roupa-velha' e 'vender artigos de festa', não deveriam ser muito lucrativos (ainda mais com o Chaves atrapalhando).

As moedas já variaram muito. Hoje em dia, convertendo diretamente para o real, Seu Madruga iria dever $269 reais de aluguel pelos catorze meses (seria uma pechincha e tanto).
Mas claro, sem qualquer ajuste de inflação e conversão correta entre as moedas, afinal essa conversão acima é do peso antigo para o real atual, obviamente está errada.

Em 1980 (época da dublagem) e em 1978 (época em que se passa o ep) a moeda brasileira era o Cruzeiro!
Sendo assim, se convertêssemos os "$100 peso mexicano" da época para o nosso cruzeiro, Seu Madruga iria dever "Cr$ 53.771.35" (cinquenta e três mil, setecentos e setenta e um cruzeiros e 35 centavos) (fonte https://pt.coinmill.com/BRL_MXN.html). Ou seja, um mês de aluguel corresponderia a esse valor. E o valor dos 14 meses igual a "Cr$ 752.79" (setecentos e cinquenta e dois mil cruzeiros e setenta e nove centavos).

Estaria isso certo? Provavelmente não (rsss) porque eu sou uma negação em matemática. Mas temos outra pista! Quando o Chaves vai receber o vale de 1 milhão de cruzeiros do Quico, ele pergunta ao Seu Madruga, se ele devia menos de 1 milhão, oq ele confirma, e nosso número bate com essa confirmação.

Se vc pensar que quando o plano real surgiu, "um real" valia nada menos que "2.750,00 cruzeiros", a conversão para os dias de hoje fica inviável.

Mas para efeitos de comparação, "CrZ$ 5 mil" cruzeiros em 1981 tinha um poder de compra estimado em "R$ 520,00" atuais (fonte https://colecaosfm.wordpress.com/tag/poder-de-compra/). 

Que coisa, não? rss
Isso é apenas uma estimativa maluca, visto que não sabemos exatamente o valor, nem a moeda, nem nada!
E ainda desconsiderando toda a inflação e fazendo umas correções absurdas e tomando algumas liberdades.

Por favor, não me espanquem! rs =(
Eu sou realmente MUITO ruim em matemática e foi apenas uma tentativa de agitar com esse tópico e promover discussões interessantes!
Queria compartilhar com vocês essa minha curiosidade sobre a dívida do Madruga! Realmente, se conseguir dever um pouco mais ,, Madruga pode "comprar" a vila, como sugere no segundo ep da Venda da Vila!
Desculpem! hahaha =)

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário

Ainda tem que considerar no cálculo os indexadores de correção monetária e juros de mora padrão (1% ao mês).

Eu desconheço os indexadores de correção monetária no México. Aqui, poderia ser usado IGP-M ou Tabela do TJ.

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário

Tópico interessante. Se eu também fosse boa em matemática eu ajudaria. 

Teria que ver também a cotação do dólar já que o senhor barriga fala quanto valia a moeda nacional e a americana no episódio das figurinhas, e o chaves disse que ali tinha mais de 100.

Vc só se esqueceu de dizer, que além de referirem o dinheiro como cruzeiros,cruzados,centavos e pratas, haviam vezes em que falavam mangos, alias, na  minha opinião isso que a dublagem falou para não ficar muito datado deveriam ter usado gírias para se referir as notas. 

Editado por Usagi White
  • Curtir 1
Link para o comentário
Em 03/02/2019 às 01:22, Mr. Zero disse:

Ainda tem que considerar no cálculo os indexadores de correção monetária e juros de mora padrão (1% ao mês).

Eu desconheço os indexadores de correção monetária no México. Aqui, poderia ser usado IGP-M ou Tabela do TJ.


Pois é, por isso q é impossível calcular... até pq nem temos valores ditos mesmo. Mas obrigado por esclarecer mais um pouco sobre oq precisaria.
Mas foi divertido procurar um parâmetro, só pra termos uma ideia...

22 horas atrás, Usagi White disse:

Vc só se esqueceu de dizer, que além de referirem o dinheiro como cruzeiros,cruzados,centavos e pratas, haviam vezes em que falavam mangos, alias, na  minha opinião isso que a dublagem falou para não ficar muito datado deveriam ter usado gírias para se referir as notas. 

Verdde! Tb acho q a entrada de gírias era pra facilitar na hora de citar a moeda, pelas trocas de planos...
Eu sou uma negação em matemática rs mas como eu disse, a única vez q tivemos valores ditos nos eps são esses, se não me engano, então é legal cavar desse jeito e pensar... rs

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
  • 8 meses depois...

Bem, como não sei do dinheiro do México vou falar de reais mesmo. Então, considerando que Seu Madruga deve 1 ano e dois meses, 14 Meses no caso. Sabendo que 1 mês seria 100 reais, 14 meses seria 1400. Pessoal, sou ruim em matemática então não me julguem.

Link para o comentário
2 horas atrás, Gabriel CH disse:

Bem, como não sei do dinheiro do México vou falar de reais mesmo. Então, considerando que Seu Madruga deve 1 ano e dois meses, 14 Meses no caso. Sabendo que 1 mês seria 100 reais, 14 meses seria 1400. Pessoal, sou ruim em matemática então não me julguem.

Gostei da sua explicação. Parabéns :joinha:

  • Curtir 1
Link para o comentário

Talvez seja efeito Mandela, mas acho que o episódio da Cruz Vermelha de 74, diz que o Seu Madruga deve 700 cruzeiros.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Melchior CH
      45

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    2. E.R
      165

      DISNEY

    3. Lucas Fernando
      45

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    4. Пауло Витор
      45

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    5. Lucas Fernando
      2926

      Pica Pau

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...