Ir para conteúdo

Algumas considerações sobre o SBT e a campanha de dublagem dos desenhos animados


Don Monchito

Recommended Posts

Hoje muitos fãs de CH idolatram o Multishow (eu quase entrei nessa onda, elogiei muito o canal, mas depois vi que as coisas não eram bem assim). Encontraram ali a "salvação" para uma exibição decente da série, sem cortes (com exceção dos da própria Televisa), em ordem cronológica, com abertura e créditos finais, com episódios que estavam perdidos e escondidos pelo SBT, e até com a possibilidade dos famosos "perdidos mundiais". Eu não tiro o crédito da emissora, realmente esse trabalho é louvável. Espero que continue por um bom tempo.

Mas eu lembro que no início quem era idolatrado era o Silvio Santos. Ouviam-se histórias - que até pareciam fantasiosas (?) - de que o "Homem do Baú" tinha ido contra seus próprios diretores para colocar Chaves na grade de programação da sua emissora. Depois disso era o próprio SBT, quando aconteceu a volta dos episódios "perdidos" pela emissora, a exibição dos semelhantes e inéditos de Chaves e Chapolin.

Hoje o SBT é o grande vilão do meio CH. E eu entendo perfeitamente os motivos. Não tenho nenhum elogio ao tratamento que a emissora dá às séries atualmente. Ao mesmo tempo tento lembrar de algum outro canal que passa reprises de um mesmo programa, há mais de 30 anos, quase ininterruptamente. Nenhum me vem a mente. Pensando nisso, acho até natural haver esse desgaste da emissora em relação á série.

Não venho aqui defender o SBT, nem falar mal do Multishow, nem nada disso de canal algum. Mas eu acho que os fãs de CH se esquecem de um detalhe importante: Se não fosse por esses 30 anos de exibição do Chaves no SBT, não haveria essa "memória afetiva" de tanta gente tem sobre as séries (até das novas gerações que estão conhecendo Chaves ainda hoje através do SBT), não haveriam fóruns, não haveria exibição no Multishow (ou em qualquer outro canal), e se houvessem fãs, provavelmente poderiam se contar nos dedos. Por fim, Chaves e Chapolin já teriam se tornado apenas lembranças de listas de "coisas que víamos na TV nos anos 80 e 90".

Já li vários comentários de pessoas dizendo inclusive que "o SBTraste tinha que parar de transmitir Chaves!". Pois bem, na humilde opinião deste "gado" que vos fala, acredito piamente que o dia que Chaves sair do ar no SBT, vai ser o dia que CH vai começar a ser esquecido no Brasil. Não se enganem, a televisão por assinatura nunca conseguiu tornar um programa parte do imaginário da população, e manter ele assim por tanto tempo, como a TV aberta consegue fazer. A TV paga ainda é um privilégio de poucos (e agora com os serviços de streaming, mais ainda). Além disso, faz parte da cultura do brasileiro assistir TV aberta. Os canais abertos lideram a audiência até mesmo na TV paga. Praticamente todo o imaginário popular televiso brasileiro, e a memória afetiva de programas de TV, é construído em cima da TV aberta. E isso não vai mudar tão cedo, se é que vai mudar um dia (talvez para serviços de streaming, mas aí já é outra história).

Enfim, para não me estender mais ainda nesse assunto, vamos à campanha. Vou falar apenas o que já disse no Fórum Chaves sobre ela:

Citar

O que me deixa um pouco decepcionado é ver que a raiva contra o SBT é maior do que a validade de uma campanha que traria, principalmente à longo prazo, inúmeros benefícios para a continuidade das séries no Brasil, e consequentemente aos fãs, aos fóruns, etc. Se funcionasse, é claro, independente de o SBT estar envolvido ou não.

E sobre essa campanha ser direcionada ao SBT, eu já respondi no FUCH trocentas vezes às mesmas "indignações" escritas aqui. Respostas que por sinal já estavam descritas no tópico da campanha antes de receber qualquer comentário, pois já eram todos previstos.

Mas enfim, cada um tem o direito de pensar e reagir do jeito que bem entender. Essa é só a opinião do "gado" :joinha:

Por fim, se ainda houver algum interesse de apoio à campanha, informações e material de divulgação estão aqui: 

Com carinho, "Gado" :D

P.S.: acho q devido às minhas opiniões "polêmicas" a respeito do malvado SBT, mês que vem não vou estar na lista dos "Usuários CH" de fevereiro :P hahaha

 

Editado por Don Monchito
  • Curtir 2
Link para o comentário
Professor Inventivo

Sei lá qual o objetivo do tópico, mas se tratando das séries só tenho que agradecer ao SBT por ter nos trazido a série e feito a gente conhecê-la. 

E mesmo que esconderam episódios, não dublaram tudo, e nem exibem tudo o que eles têm da série, são eles que ainda mantém Chaves vivo na cabeça do povo brasileiro. 

Para o MSW, obrigado por nos trazer o restante dos episódios dublados, e mesmo que mantiveram as porquices da Televisa/SBT, com uma dublagem que deixou a desejar em alguns momentos e uma grade voadora, também fizeram um bom trabalho. 

Sem eles nunca íamos conhecer toda a série clássica. 

Não puxo o saco de nenhuma dessas emissoras, as duas acertaram e erraram em muitos aspectos, o que me dá um empate de 1 x 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
3 horas atrás, Professor Inventivo disse:

Sei lá qual o objetivo do tópico, mas se tratando das séries só tenho que agradecer ao SBT por ter nos trazido a série e feito a gente conhecê-la. 

E mesmo que esconderam episódios, não dublaram tudo, e nem exibem tudo o que eles têm da série, são eles que ainda mantém Chaves vivo na cabeça do povo brasileiro. 

Para o MSW, obrigado por nos trazer o restante dos episódios dublados, e mesmo que mantiveram as porquices da Televisa/SBT, com uma dublagem que deixou a desejar em alguns momentos e uma grade voadora, também fizeram um bom trabalho. 

Sem eles nunca íamos conhecer toda a série clássica. 

Não puxo o saco de nenhuma dessas emissoras, as duas acertaram e erraram em muitos aspectos, o que me dá um empate de 1 x 1.

Mesmo com todos os erros o tratamento do SBT sempre vai ser de tv aberta, ou seja, inferior.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      447

      Looney Tunes - Pernalonga e sua turma

    2. E.R
      257

      CARNAVAL

    3. E.R
      10

      Wolverine

    4. E.R
      98

      Vai e Vem do Futebol 2024

    5. Baixinho
      730

      FAMOSOS

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...