Ir para conteúdo

A Cidade de Tangamandápio!


Antonio Felipe

Recommended Posts

Bueno, estava esses dias visitando o blog furry do Igor C. Barros e encontrei um link para um página sobre a cidade mexicana de Tangamandápio.

Pois bem, é a página do governo do estado de Michoácan, no México, com inúmeras informações interessantes sobre esta curiosa cidade do nosso carteiro, o Jaiminho.

[Tradução original de Antonio Felipe]

TANGAMANDAPIO

A palavra Tangamandapio é de origem chichimeca e significa "tronco podre que se mantém de pé".

16084.jpg

Escudo da cidade, em forma gótica espanhola

HISTÓRIA

Este município foi fundado desde antes da configuração do Império Tarasco, por descendentes dos tecos ou xanuchas. Posteriormente se converteu em um dos tantos povoados sujeitos ao domínio tarasco. Ao largo do período colonial encontramos as denominações "Tanmangandepeo", "Tamandapio" ou "Atengomandapeo".

Em 10 de dezembro de 1831, ao promulgar-se a Lei de Divisão Territorial do Estado, Tangamandapio é elevado à categoria de município pertencente ao partido de Zamora. Sua denominação municipal é Santiago Tangamandapio.

GEOGRAFIA

map084.jpg

Localização de Tangamandapio no estado. Não é maior que Nova York...:rolleyes:

Está localizado no noroeste do Estado, a 1.670m acima do nível do mar. Tem 315,68km[sob]2[/sob] de extensão.

O clima é temperado, com precipitações de 700mm/ano, com gradiente de temperatura entre 2,6 e 38º.

DEMOGRAFIA

A maioria da população é composta por mulheres. A população é de cerca de 25 mil pessoas, dentre eles, muitos indígenas. O idioma é o espanhol, além das línguas indígenas Purépecha e Náhuatl. A maioria da população é católica.

ECONOMIA

A cidade é tipicamente interiorana. Os serviços oferecidos são os básicos. Há agricultura, sendo que os principais cultivos são de milho, feijão, trigo, pepino e sorgo, além de frutas, como pêra, pêssego, limão e abacate. A pecuária baseia-se na criação de bovinos, suínos, ovinos e aves. A indústria é movida pelo setor têxtil.

CULTURA E TURISMO

É um município com potencial turístico. Conta com monumentos históricos, como igrejas do século XIX, festas locais, música, artesanato, gastronomia local e uma zona arqueológica, além do Parque La Teporicua.

1608403.jpg

Praça da cidade

1608402.jpg

Igreja histórica

1608401.jpg

Prefeitura Municipal

Mais em http://www.michoacan.gob.mx

Link para o comentário

Muito boa sua pesquisa Antonio, parabéns...foi um ótimo post!!!!!!

Link para o comentário

Pequena? Tangamandápio é do tamanho de Nova York!!

A diferença é que Tangamandápio não está no mapa...

Link para o comentário

Eu queria ir pra tangamandapio, lá é um povoado mto lindo,eu queria me apaixonar por uma tangamandapiana, mas se eu caisse da bike ela naum poderia rir de mim...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

sera q o jaiminho tem filhas q mora ai em tngamandapio...Dois sonhos meu (q ainda vou ralizalos): ir pra acapulco conhecer aquele hotel e ir pra TANGAMANDAPIO

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      81

      RAMON VALDÉS

    2. E.R
      729

      FAMOSOS

    3. E.R
      782

      SBT

    4. E.R
      183

      Futebol Alemão

    5. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...