Ir para conteúdo

As claques fizeram falta no Programa Chespirito?


Engenheiro Pudim

As claques fazem falta no Programa Chespirito?   

15 votos

  1. 1. As claques fazem falta no Programa Chespirito?



Recommended Posts

PicsArt_01-25-11.35.42.jpg

 

Olá a todos os meus companheiros de fórum. Hoje eu vim trazer uma questão para debatermos, que é a colocada no título: afinal, as claques fizeram falta no Programa Chespirito depois de 1982 ou não?

Aos que não sabem, no ano de 1982, Chespirito decidiu remover as risadas de fundo do programa. As claques sempre foram uma característica fortíssima das séries CH. Tanto eram, que após a retirada foi inserido um aviso na abertura do programa, dizendo que o programa não tinha risadas gravadas como uma forma de respeito ao público.

Isso aconteceu porque Chespirito concluiu que o público não precisava de um incentivo para rir de suas piadas, e que deveriam rir pela própria consciência, e não porque foram induzidos a fazê-lo. Então, a partir dos primeiros programas de 1982, as claques já não estavam presentes, e seguiu assim até o fim do programa, em 1995. Para suprir a ausência das claques, tinhamos as famigeradas BGMs, inseridas em vários momentos nos episódios.

Agora eu trago uma questão: Como fãs, vocês acham que a retirada das claques interferiram na qualidade do programa, ou até mesmo na graça das piadas? E em uma possível futura dublagem, vocês inseririam claques como a Gota Mágica fez ou não?

Acima deixo uma enquete para que vocês possam debater o assunto e cada um expôr o seu ponto de vista a respeito. Zás?

Editado por Professor Inventivo
Link para o comentário
45 minutes ago, Homem de Marlboro said:

Isso aconteceu porque Chespirito concluiu que o público não precisava de um incentivo para rir de suas piadas, e que deveriam rir pela própria consciência, e não porque foram induzidos a fazê-lo. Então, a partir dos primeiros programas de 1982, as claques já não estavam presentes, e seguiu assim até o fim do programa, em 1995. Para suprir a ausência das claques, tinhamos as famigeradas BGMs, inseridas em vários momentos nos episódios.

Esse trecho que eu assinalei é o ponto-chave, que eu acho fundamental considerar ao debater a questão. Chespirito está coberto de razão nisso. Na boa comédia, você tem que rir porque sentiu vontade de rir e não porque alguém levantou uma placa dizendo "ria". Pense no melhor filme de comédia que você já assitiu. Havia claque pré-gravado? Pense no melhor show de stand up comedy que você já foi. Havia claque pré-gravado?

O recurso do claque induzido é um recurso barato, que faz a pessoa rir pelo "efeito manada" (você ri porque o outro riu) e não porque a piada é boa. Acaba tornando até mesmo o humorista preguiçoso, pois pode recorrer a isso até mesmo sem fazer piada alguma e consegue retirar algum tipo de riso do público.

Portanto, prefiro o programa da forma como foi concebido pelo Chespirito - sem os claques. Considero que seja um ponto de evolução na sua obra. A reinserção dos claques, pela dublagem, além de ter sido um desrespeito à obra original, foi uma forma de regresso conceitual.

Link para o comentário
1 hora atrás, Mr. Zero disse:

Esse trecho que eu assinalei é o ponto-chave, que eu acho fundamental considerar ao debater a questão. Chespirito está coberto de razão nisso. Na boa comédia, você tem que rir porque sentiu vontade de rir e não porque alguém levantou uma placa dizendo "ria". Pense no melhor filme de comédia que você já assitiu. Havia claque pré-gravado? Pense no melhor show de stand up comedy que você já foi. Havia claque pré-gravado?

Não, existe as risadas ao vivo da plateia, que foi justamente o motivo das claques serem inventadas, você parou pra notar que a maioria dessas séries são gravadas como se fosse algo feito em um teatro? As sitcoms são assim (depois tiveram outras experiencias, mas a "raiz" desse formato tem claque), eu acredito que Chespirito deve ter notado a nova tendencia e adotou, pessoalmente eu não condeno a claque, ela é uma referencia ao fato da televisão beber da fonte do teatro.

Editado por gustavo lins
Link para o comentário

No canal Entre Planos, explicam detalhadamente como surgiram as risadas de fundo.

.

Sim, fizeram muita falta. Parece que o programa perdeu o brilho, e foi tudo ideia da Florinda. -_-

Link para o comentário

Acho que as risadas de fundo fizeram faltas, e pra substituir elas, Chespirito começou a saturar certas BGMs como A Modern Comedy - Bridge 5.

Link para o comentário

Eu acho que tanto faz, não me incomoda ter ou não ter as risadas, aliás quando vc vê a série Chespirito em espanhol, não faz falta alguma.

Eu acho que se o autor não quis risadas ali, o certo é a dublagem não colocar por mais que aqui se tenha o costume.

Agora uma coisa tbm é verdade, ele tirou a risada, mais colocava BGM ao fim da piada, indicando que o público poderia rir ali, aí te pergunto, não seria melhor ter mantido as risadas?

  • Curtir 2
Link para o comentário

Pra mim fizeram falta. Mas depois de assistir por um tempo, você acaba se acostumando. O Cleberson levantou um ponto que eu já ia comentar: quase sempre colocavam BGM ao fim de uma piada, indicando da mesma forma que o público devia rir. 

Ou seja: ? 

Link para o comentário

Não fizeram. O programa se adaptou. Quem está acostumado a assistir em espanhol não sente falta delas.

Exemplo: https://youtu.be/vKkdqHDRvl8?t=781

A cena acima não precisa de claques pra ser engraçada, o grito do Botijão e a quebra de expectativa fazem o trabalho.

28 minutos atrás, Cortal Cristado disse:

O Cleberson levantou um ponto que eu já ia comentar: quase sempre colocavam BGM ao fim de uma piada, indicando da mesma forma que o público devia rir. 

A BGM é só um complemento da cena, que já era usada por exemplo quando uma música triste toca durante uma cena triste. Apenas passaram a usar mais em cenas engraçadas, mas ela não indica que o público deva rir assim como uma música triste não diz que o público deve chorar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Professor Inventivo
12 horas atrás, Homem de Marlboro disse:

as claques fizeram falta no Programa Chespirito depois de 1982 ou não?

De fato eu nunca assisti pra saber, mas as risadas que colocam as vezes tem mais graça que a piada. 

A questão é que a gente se acostuma com tudo, se tem risadas e retiram vai fazer falta. O mesmo aconteceria se fosse ao contrário, se colocassem as risadas depois teria a reclamação também. 

12 horas atrás, Homem de Marlboro disse:

Acima deixo uma enquete para que vocês possam debater o assunto e cada um expôr o seu ponto de vista a respeito.

Sei lá porque a enquete não apareceu, então Editei o tópico. 

Link para o comentário

Fizeram muita falta! 

Sou a favor de incluírem até no áudio original.

Inclusive outras produções que tinham essas claques no original e perderam na nossa dublagem a gente nota a diferença. 

Séries como A Feiticeira, ou desenho do Scooby Foi ficariam bem melhores com as risadas tb.

Link para o comentário

Eu me acostumei a assistir o programa sem as claques, devido à fandub que estou envolvido, e acho que a experiência não se torna menos prazerosa. As BGMs ao longo do episódio substituem muito bem, não deixando no mais absoluto silêncio. Então eu acabo não fazendo tanta questão, além de ser algo decidido pelo próprio Chespirito, virando uma característica do programa pós 82.

  • Curtir 2
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Melchior CH
      1

      Ramón Valdés pode ganhar projeto biográfico

    2. Melchior CH
      2928

      Pica Pau

    3. Melchior CH
      193

      CARLOS VILLAGRÁN

    4. E.R
      2928

      Pica Pau

    5. E.R
      581

      A Praça é Nossa

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...