Ir para conteúdo

OBSERVATÓRIO DA TV : Chaves não faz 50 anos em 2021


E.R

Recommended Posts

NOTÍCIAS

https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/paulo-pacheco/chaves-nao-faz-50-anos-em-2021-grupo-chespirito-inventa-data-para-comemorar-aniversario

E4VV8o0XIAUy84h?format=jpg&name=small

Se você ler por aí que Chaves completa 50 anos neste domingo (20), saiba que é mentira.

Por alguma razão não explicada, o Grupo Chespirito adotou 20 de junho de 1971 como data da estreia de Chaves na televisão.

O Grupo Chespirito é dirigido por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador do humorístico e mundialmente conhecido como Chespirito.

“Todos os anos anualmente” (como diria Seu Madruga), o Grupo Chespirito comemora o aniversário de Chaves em 20 de junho nas redes sociais.

Em 2016, nos supostos 45 anos da estreia, até o Google participou da festa e reformulou sua página inicial. Neste domingo, não foi diferente. Entretanto, fãs que realmente pesquisam sobre a série não engoliram o surgimento de uma data até então desconhecida e sem comprovação histórica.

Entre os milhões de fãs espalhados pelos 90 países onde Chaves foi ao ar, vale destacar dois brasileiros. Cássio Ferreira, que representou o país no especial América Celebra a Chespirito (produzido pela rede Televisa em 2012 para homenagear Roberto Gómez Bolaños), procurou informações em guias de programação publicadas em revistas mexicanas da década de 1970 e descobriu dados que ajudaram a montar o “quebra-cabeças” da história da série, como a ordem de exibição e até episódios que simplesmente desapareceram.

Antonio Felipe Purcino administra o Fórum Chaves. Em entrevista a Antonio Felipe Purcino, o próprio Roberto Gómez Fernández admitiu não ter certeza sobre a data que ele próprio determinou como aniversário de estreia de Chaves : “É impossível até hoje verificar a verdadeira data. Meu pai se recordava, ele dizia que foi em idos de 1971. É muito provável que não foi com o nome El Chavo del Ocho. Com o título, foi em 1972, mas o personagem, a esquete, tudo parece indicar que foi em junho de 1971, mas sinceramente é uma incógnita, não temos certeza histórica deste momento”.

Mas, afinal, o que se sabe sobre a estreia de Chaves ? E por que com certeza não foi em 20 de junho de 1971 ? O Fórum Chaves concluiu que Chaves só existiu porque Rubén Aguirre (1934-2016), intérprete do Professor Girafales, deixou o elenco de Chespirito em 1972.

Para substituir o quadro em que contracenava com Rubén Aguirre (Los Chifladitos), Chespirito desenvolveu uma esquete com um vendedor de balões e um garoto sem nome, chamado apenas de “moleque” (“chavo”, em espanhol).

As principais evidências sugerem a data mais provável da estreia de Chaves como sendo março de 1972, ainda sem um dia exato.

Enquanto o Grupo Chespirito inventou um aniversário qualquer, os fãs continuam se dedicando para contar a verdadeira história do “programa número 1 da televisão humorística”, mesmo fora do ar há quase um ano.

 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...