Ir para conteúdo

[Tutorial] WavePad


Junior

Recommended Posts

Link para o download do programa: http://superdownloads.uol.com.br/download/190/wavepad/

Bom, esse é um tutorial para aprender a mexer no WavePad, o editor de som que eu usei para fazer os dois primeiros pilotos do PodCast.

Ao fazer um podcast, nós precisamos de três coisas: 1 microfone, um programa para gravar e editar e uma hospedagem, que sugiro o rapishare.

Bom, o podcast se divide em produção, que é a gravação em si, a edição, que é o corte e inserção de efeitos e música de fundo, e a hospedagem.

Produção

Após instalar, abre o programa. Essa é a tela principal. Clique em New File. imagem1.jpg Eu deixo o Sample Rate em 44100 e o channel em Mono. Clique Ok. Pronto, vai abrir uma janela.

imagem2.jpg

Na parte de baixo, você vai ver uma barra de ferramentas, com Play, Stop, Rec (gravar). A bolinha de cor marrom-vermelho é o botão para gravar. Certifique-se que o seu microfone está ligado. Bem, aperte o Rec. Grave qualquer bobagem. Vai aparecer essa imagem

imagem3.jpg.Quando terminar de gravar, clique no stop, que circulei com vermelho.

Para escutar o que você gravou, clique no Play.

imagem4.jpg Você vai reparar que, ao dar Play, uma linha amarela segue o andamento da gravação. Se você apertar o Stop, a reprodução da gravação pára na hora, da onde você deu stop. Quer botar um efeito? Clique em Edit, Insert Files.

imagem5.jpg

Aí vc escolhe begin, se quer colcoar o efeito direto no início da gravação, End, direto no final da gravação, ou Current, onde você parou com a gravação. Clique em current, escolha o efeito, em .wave ou .mp3, e clique abrir. Pronto, o efeito vai acontecer da onde você parou a gravação.

Como usar o Cut.

Cut significar cortar. Por exemplo, você apertou rec, mas demorou muito pra começar a falar algo. Para não ter aquele espaço vazio ocupando espaço. Clique na linha vertical amarela, segure e arraste até o ponto que você quer cortar.

imagem6.jpg

imagem7.jpg

Agora, clique em Edit, Cut. Pronto.

imagem8.jpg

Dica: quando você está gravando, e já pensa em colocar um efeito, ao terminar de falar algo, conte um espaço de 2 ou 3 segundos de gravação vazia, pra vc ter margem para colocar o efeito, se ficar d+, use o Cut. Isso evita que a sua voz fique achatada pelo efeito, muito junto um do outro.

Quando for salvar, escolhe no formato de arquivo a opção mp3, que é muito mais leve que o formato .wave. Pra você ter uma idéia, 10 megas no mp3 são 50 megas no .wave.

Pauta

Antes de começar a gravar algo sério, abra seu notepad e escreva uma pauta. Eu faço assim:

Introdução

Falar sobre futebol

Falar sobre Chaves

Colocar uma música.

Despedida.

Isso evita que você fique gaguejando, sem saber o que falar.

Para hospedar, utilize o rapidshare. http://www.rapidshare.com

Clique em procurar, escolha o arquivo que você fez no wavepad, aí dê OK. Clique em Upload. Depois de carregar, clique em “me dê apenas o link”. Pronto, seu podcast está hospedado.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Atividades

    1. E.R
      65

      Scooby-Doo

    2. E.R
      914

      Globo

    3. E.R
      481

      Dubladores CH

    4. E.R
      904

      Tom & Jerry

    5. E.R
      324

      UEFA Champions League

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...