Ir para conteúdo

ChampCar World Series - Fórmula Mundial 2007


Erick Cunha

Recommended Posts

Tópico para discussões sobre a F-Mundial (atual ChampCar World Series)

ChampCar World Series - Calendário 2007

08/04GP de Las Vegascircuito misto, de rua15/04GP de Long Beachcircuito misto, de rua22/04GP de Houstoncircuito misto, de rua

10/06GP de Portlandcircuito misto

24/06GP de Clevelandcircuito misto, aeroporto

01/07GP de St Jovite (Canadá)circuito misto

08/07GP de Toronto (Canadá)circuito misto, de rua

22/07GP de Edmonton (Canadá)circuito misto, aeroporto

29/07GP de San Josécircuito misto, de rua

12/08GP de Elkhart Lakecircuito misto

26/08GP de Zolder (Bélgica)circuito misto

02/09GP de Assen (Holanda)circuito misto

21/10GP de Surfers Paradise (Austrália)circuito misto, de rua

11/11GP da Cidade do México (México)circuito misto

ChampCar World Series - Classificação Final

1ºSebastien Bourdais :campeao:FRANewmann/Haas/Lanigan363

2ºJustin Wilson :vice:INGRSports281

3ºRobert Doornbos :terceiro:HOLMinardi268

4ºWill PowerAUSTeam Australia261

5ºGraham RahalEUANewmann/Haas/Lanigan243

6ºOriol ServiaESPForsythe/PKV237

7ºSimon PagenaudFRATeam Australia232

8ºNeel JaniSUIPKV231

8ºBruno JunqueiraBRADale Coyne231

10ºAlex TaglianiCANRSports205

11ºPaul TracyCANForsythe171

12ºTristan GommendyFRAPKV140

13ºDan ClarkeINGMinardi129

14ºRyan DalzielESCPacific Coast116

15ªKatherine LeggeINGDale Coyne108

16ºJan HeylenBELConquest104

17ºAlex FiggeEUAPacific Coast95

18ºMario DominguezMEXForsythe/Pacific Coast80

19ºNelson PhillippeFRAConquest28

20ºMatt HalidayAUSConquest18

20ºDavid MartinezMEXForsythe18

22ºRoberto Pupo MorenoBRAPacific Coast9

ChampCar World Series - Classificação Final - Rookie of the Year

1ºRobert Doornbos :campeao:HOLMinardi268

2ºGraham Rahal :vice:EUANewmann/Haas/Lanigan243

3ºSimon Pagenaud :terceiro:FRATeam Australia232

4ºNeel JaniSUIPKV231

5ºTristan GommendyFRAPKV140

6ºRyan DalzielESCPacific Coast116

7ºAlex FiggeEUAPacific Coast95

8ºDavid MartinezMEXForsythe18

8ºMatt HalidayAUSConquest18

Próxima etapa: Sebring Open Tests 2008 - Dia 2/02

Link para o comentário
  • Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Erick Cunha

    46

  • Chusma

    8

  • Rufino Rufião

    8

  • Leandro

    2

Usuários que mais postaram nesse tópico

A Champ Car não é nem sombra do que já foi. Sempre o mesmo piloto ganha desde 2004 (Sebastien Bourdais), a categoria não passa mais para o Brasil e aboliram completamente os circuitos ovais, apagando a história da categoria.

Atualmente sou mais a IRL, que passa na Band, mistura circuitos mistos e ovais e tem dois brasileiros vencendo (Tony Kanaan e Hélio Castroneves).

Ah, e a etapa da China da Champ Car foi adiada para outubro, antes do GP da Austrália. A próxima etapa é no tradicional autódromo de Portland.

Editado por Rufino Rufião
Link para o comentário

A Champ car era boa, hoje em dia num é mais... quando passava na Record eu assistia sempre...

Quando o Oscar Ulisses narrava "veeem Tagliannnii" era muito loco.. sempre torci pra ele, desde a época da Forsyte....

Seria legal se tivesse uma união da Indy com a Champ...

Link para o comentário
A Champ car era boa, hoje em dia num é mais... quando passava na Record eu assistia sempre...

Quando o Oscar Ulisses narrava "veeem Tagliannnii" era muito loco.. sempre torci pra ele, desde a época da Forsyte....

Seria legal se tivesse uma união da Indy com a Champ...

Com certeza. Era melhor ainda na época do Teo José no SBT, entre 1995 e 1998 (em 99 e 2000 passavam em VT às 11 da noite, já não era a mesma coisa). Tenho todas as corridas gravadas dessa época, é um tesouro na minha coleção.

A fusão era a única saída sim, a volta da verdadeira Fórmula Indy. Já conversaram tantando se entender, mas o ego é muito grande das duas partes e não tem acordo. Agora é ver qual das duas vai falir primeiro, para ser incorporada pela outra e voltar a ter uma categoria "na marra". As duas disputam o mesmo espaço, estão se matando aos poucos...

Link para o comentário

Valeu pela correção Rufino, aliás aproveito para postar um pouco sobre a história da categoria:

A CART teve início no final de 1978, após uma cisão com a Fórmula Indy, na época controlada pela USAC. Os donos de equipes fundaram essa associação, criando um campeonato de acordo com os interesses de todos. Com isso, a Fórmula Indy teve dois campeões naquele ano: A.J. Foyt (pela USAC) e Rick Mears (pela CART). No ano seguinte, a antiga Fórmula Indy passou a ser controlada pela CART e as 500 Milhas de Indianápolis pela USAC, com regulamentos diferentes. Muitos pilotos que corriam as 500 milhas não corriam na CART, e vice-versa. Os principais nomes eram: Bobby Rahal, Rick Mears, Danny Sullivan, o clã Andretti (Mario, Michael, John e Jeff), o clã Unser (Al, Al Jr., Bobby e Robby) entre outros. Muitos estrangeiros começaram a correr neste período, casos de Roberto Guerrero, Fabrizio Barbazza, Geoff Brabham, Arie Luyendyk, Dominic Dobson e Teo Fabi. O ex-dono da equipe Patrick, Pat Patrick, foi o primeiro presidente da CART.

A participação brasileira teve início em 1984, quando Emerson Fittipaldi foi convidado a ser piloto da equipe WIT Racing. O carro era cor de rosa e tinha como chefe de equipe o cubano Pepe Romero. Emerson correu com este carro as duas primeiras provas e também as 500 Milhas. Na corrida seguinte, Emerson assinou contrato com a Patrick Racing, equipe onde conseguiu sua primeira vitória na categoria em 1985, nas 500 Milhas de Michigan, onde também conseguiu sua primeira vitória nas 500 Milhas de Indianápolis e onde se tornou o primeiro estrangeiro a ganhar o campeonato (isso tudo em 1989). Outros brasileiros seguiram os passos de Emerson e também correram na categoria, casos de Chico Serra, Raul Boesel, José Carlos Romano, Roberto Pupo Moreno, etc.

O piloto Émerson Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a disputar a categoria, em 1984. Cinco anos depois, Émerson conquistaria o título, ano em que também venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez. Até hoje, Émerson é o piloto brasileiro que mais venceu na CART: 22 vezes. Também ganhou as 500 Milhas de Indianápolis, em 1989 e 1993.

A CART era uma entidade diferente de outras federações que organizam campeonatos, como a FIA, por exemplo, que comanda a Fórmula 1. Na CART, os dirigentes eram os próprios donos de equipes, que também elegem o presidente da entidade. Os cartolas tentam descentralizar ao máximo o poder. Cada corrida, por exemplo, tem o seu promotor, que cuida de toda a logística do evento. Esse promotor também é encarregado de vender ingressos e conseguir os patrocinadores da prova. Os lucros são divididos entre o organizador do evento e as equipes, que também ganham com publicidade nos carros.

Em 1986, o piloto Bobby Rahal tornou-se o primeiro piloto a ultrapassar a marca de US$ 1 milhão em prêmios durante uma única temporada, dando mostra do atrativo financeiro da categoria. Muitos pilotos abdicaram de seguir carreira em outras categorias em troca do retorno financeiro que a CART proporcionava.

Em 1995, foi criada a Copa das Nações, visando aumentar a competitividade entre os países participantes, com um detalhe: quando dois ou mais pilotos de um mesmo país pontuam, só conta pontos daquele que chegou na frente. Também foram criados os campeonatos de motores, pneus e chassis.

A internacionalização aconteceu na década de 1990. Além das provas nos Estados Unidos e Canadá, foram disputadas também corridas no Brasil (no oval de Jacarepaguá), Japão (Motegi) e Austrália (Surfer's Paradise). Na temporada de 2001, a CART finalmente desembarcou na Europa, onde ocorreram as provas da Alemanha e Inglaterra, e chegou também ao México. Os pilotos estrangeiros também tomaram conta da categoria, com os títulos do italiano Alessandro Zanardi (1997/1998), do colombiano Juan-Pablo Montoya (1999) e do brasileiro Gil de Ferran (2000). Por conta disto, e também por conflitos de interesses, Tony George, organizador das 500 Milhas de Indianápolis, rompe com a CART e cria a Indy Racing League. A CART perdeu a sua mais charmosa prova, e também os nomes Indy, Indy Car e Fórmula Indy, fazendo com que a categoria fosse rebatizada de CART World Series. Os principais pilotos passaram a ser: Michael Andretti, Jimmy Vasser, Paul Tracy, Dario Franchitti, Adrian Fernandez, Kenny Brack, etc. Alguns pilotos que passaram ou estão até hoje na Fórmula 1 foram campeões por aqui, como Nigel Mansell, Alessandro Zanardi, Jacques Villeneuve e Juan Pablo Montoya. Outros feras da Cart já correram sem muito sucesso na Fórmula 1, casos de Bobby Rahal, Danny Sullivan, Eddie Cheever e Michael Andretti.

Devido ao racha da CART com a IRL, foi criada uma nova corrida, que não conseguiu substituir as 500 milhas de Indianápolis em seu charme. Era a US 500, disputada em Michigan. A primeira edição foi disputada no mesmo dia das 500 Milhas de Indianápolis. Lotaram as dependências do Michigan International Speedway (maior público do Speedway em um evento da CART), com uma boa parte do público revoltado porque não tinha os pilotos da CART na prova da IRL. Antes da largada ocorreu um acidente envolvendo 20 carros, obrigando à interrupção da prova e uma nova largada. A prova foi vencida por Jimmy Vasser, o causador da confusão, que depois se redimiu. A prova passou no ano seguinte a ser disputada em agosto e teve em 1999 a vitória do brasileiro Tony Kanaan, derrotando Juan Pablo Montoya por 0,032 s.

Em 1995, na última participação das 500 Milhas de Indianápolis no campeonato da CART, o Brasil bateu um recorde: sete pilotos inscritos e cinco largando. Ficaram fora Émerson Fittipaldi (sem carro competitivo e culpa das trapalhadas de Penske) e Marco Greco (preterido pela equipe em favor de Adrian Fernandez). Largaram Maurício Gugelmin, Gil de Ferran, André Ribeiro, Raul Boesel e Christian Fittipaldi. O brasileiro melhor colocado foi Christian, que chegou em segundo, atrás apenas de Jacques Villeneuve. O Brasil ganhou a Copa das Nações em 1999 e 2000 e neste último ano faturou com Gil de Ferran o título.

Contudo, a categoria passou a ter muitos problemas de estrutura e patrocínio. Em 1996, devido a discordâncias dos dirigentes da Fórmula Indy, houve um racha na categoria. A CART (Championship Auto Racing Team) ficou com as provas mistas e fora dos Estados Unidos e com a maioria das equipes e pilotos que pertenciam à Fórmula Indy. Em 2001, ela começou a correr na Europa.

Após a cisão, a CART passou por maus bocados. Em 2003 houve a maior mudança na categoria, após a ida de vários de seus melhores pilotos e de algumas equipes (dentre elas a Penske) para a IRL. Em seguida, ainda em 2003, devido à crise da categoria, ocorreu a falência da CART. A categoria passou a se chamar ChampCar após o repasse de grande passe dos ativos da CART à OWRS (Open Wheel Racing Series), em 2004. Desde então várias tentativas de fusão entre as duas categorias, o que dificulta ainda mais a vida de ChampCar, aliadas estas à falência de várias equipes, como a Walker e a Mo Nunn. As equipes correm com um chassi (Panoz), um motor (Ford Cosworth) e um pneu (Bridgestone).

História das Transmissões da Categoria no Brasil:

1984/1988 - BAND

Algumas corridas, não toda a temporada (ao vivo)

Narração: Luciano do Valle

1989/1992 - BAND

Todas as corridas (ao vivo)

Narração: Luciano do Valle/Técio de Lima

1993/1994 - Rede Indy de Velocidade (pool formado por Manchete, OM/CNT e Gazeta)

Todas as corridas (ao vivo)

Narração: Téo José

1995 - SBT

Todas as corridas (ao vivo)

Narração: Téo José

Após a cisão entre CART e IRL

CART

1996/1998 - SBT

Todas as corridas (ao vivo)

Narração: Téo José

1999/2000 - SBT

Todas as corridas (algumas em VTs e outras ao vivo)

Narração: Téo José

2001/2002 - Record

Todas as corridas (algumas em VTs e outras ao vivo)

Narração: Oscar Ulisses

2003/2004 - RedeTV!

Todas as corridas (a maioria em VTs)

Narração: Fernando Vanucci (2003)/Téo José (2004)

IRL

1996 - SBT

3 primeiras corridas (Disney, Miami e Phoenix) (VTs)

Narração: Téo José

1996 - BAND

Indy500 e as 3 corridas restantes da temporada (apenas a Indy500 ao vivo, o resto em VTs)

Narração: Luciano do Valle (Indy500)/Celso Lago

1997/2001 - BAND

Quase toda a temporada (VTs - apenas a Indy500 ao vivo)

Narração: Luciano do Valle (Indy500)/Nivaldo Prieto/Celso Lago

Desde 2004 - BAND

Toda a temporada (algumas ao vivo e a maioria em VTs)

Narração: Celso Miranda (2004/2005)/Luciano do Valle/Téo José

Link para o comentário
A Champ car era boa, hoje em dia num é mais... quando passava na Record eu assistia sempre...

Quando o Oscar Ulisses narrava "veeem Tagliannnii" era muito loco.. sempre torci pra ele, desde a época da Forsyte....

Seria legal se tivesse uma união da Indy com a Champ...

Com certeza. Era melhor ainda na época do Teo José no SBT, entre 1995 e 1998 (em 99 e 2000 passavam em VT às 11 da noite, já não era a mesma coisa). Tenho todas as corridas gravadas dessa época, é um tesouro na minha coleção.

A fusão era a única saída sim, a volta da verdadeira Fórmula Indy. Já conversaram tantando se entender, mas o ego é muito grande das duas partes e não tem acordo. Agora é ver qual das duas vai falir primeiro, para ser incorporada pela outra e voltar a ter uma categoria "na marra". As duas disputam o mesmo espaço, estão se matando aos poucos...

Verdade, do jeito que tá vai falir mesmo..

Realmente esse periodo de 95 até 98 foi ótimo... Tinha muitos pilotos bons, nessa época teve aquele acidente que matou o Greg Moore, eu lembro até hoje...

O jeito é só relembrar mesmo, porque acho que esses bons tempos dificilmente voltam =/

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...

Desculpem pela bagunça, mas aí está a atualização com os resultados do GP de Portland, realizado hj:

ChampCar World Series - Round 4 - Portland, Oregon

Vencedor: Sebastien Bourdais (Newmann/Haas)

2º: Justin Wilson (RSports)

3º: Robert Doornbos (Minardi)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP de Cleveland (Burke Lakefront Airport), dia 24/6

Link para o comentário

A Fórmula Mundial já foi muito melhor,e bota muito nisso!

Na época,eu assitia pela Band!

Atualmente,A Indy está dando de 10 a 0 na F. Mundial! :joinha:

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

ChampCar World Series - Round 5 - Burke Lakefront Airport, Cleveland, Ohio

Treino livre 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 57"663

2º - Paul Tracy (Forsythe) - 58"168

3º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 58"187

Treino livre 2

1º - Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan) - 57"940

2º - Neel Jani (PKV) - 58"154

3º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 58"284

Qualificação 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 56"961

2º - Will Power (Team Australia) - 57"301

3º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 57"338

PS: O mais incrível não foi o Bourdais ter conseguido o primeiro lugar (isso virou praxe), mas sim o Simon Pagenaud ter participado dos dois treinos livres e da qualificação e ter chegado em terceiro nos 3!!!!!!!!!!!!!!!!

AMANHÃ: Mais dois treinos livres e o treino de classificação

Link para o comentário
erick, o Sebastien Bourdais vai para a F-1 correr pela Renault no ano que vêm ?

As negociações do Bourdais eram com a STR (Scuderia Toro Rosso, equipe B da Red Bull), mas nada foi definido ainda

Link para o comentário

Tomara que ele vá de uma vez, não está dando mais para aguentar a Champ Car com o Bourdais ganhando todas...

Para o ano que vem, é possível que a Rahal volte para a Champ Car, já que não está indo bem na IRL. De repente é o começo do fim da categoria rival, já que a Honda tem contrato até 2009 apenas para fornecimento de motores.

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 5 - Burke Lakefront Airport, Cleveland, Ohio

Treino livre 3

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 56"415

2º - Will Power (Team Australia) - 56"989

3º - Justin Wilson (RSports) - 57"135

Treino livre 4

1º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 56"980

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 57"042

3º - Will Power (Team Australia) - 57"183

Treino de classificação

Pole Position - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 56"363

2º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 56"388

3º - Will Power (Team Australia) - 56"473

Link para o comentário

ChampCar World Series - Round 5 - Burke Lakefront Airport, Cleveland, Ohio

Grid de largada:

1ª fila: Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan - pole position)/Simon Pagenaud (Team Australia - 2º)

2ª fila: Will Power (Team Australia - 3º)/Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan - 4º)

3ª fila: Robert Doornbos/Dan Clarke (os dois da Minardi - 5º e 6º)

4ª fila: Paul Tracy (Forsythe - 7º)/Justin Wilson (RSports - 8º)

5ª fila: Alex Tagliani (RSports - 9º)/Oriol Servia (Forsythe - 10º)

6ª fila: Neel Jani/Tristan Gommendy (os dois da PKV - 11º e 12º)

7ª fila: Alex Figge (Pacific Coast - 13º)/Bruno Junqueira (Dale Coyne - 14º)

8ª fila: Katherine Legge (Dale Coyne - 15ª)/Ryan Dalziel (Pacific Coast - 16º)

9ª fila: Jan Heylen (Conquest - 17º)

Link para o comentário
A Champ car era boa, hoje em dia num é mais... quando passava na Record eu assistia sempre...

Quando o Oscar Ulisses narrava "veeem Tagliannnii" era muito loco.. sempre torci pra ele, desde a época da Forsyte....

Seria legal se tivesse uma união da Indy com a Champ...

Com certeza. Era melhor ainda na época do Teo José no SBT, entre 1995 e 1998 (em 99 e 2000 passavam em VT às 11 da noite, já não era a mesma coisa). Tenho todas as corridas gravadas dessa época, é um tesouro na minha coleção.

A fusão era a única saída sim, a volta da verdadeira Fórmula Indy. Já conversaram tantando se entender, mas o ego é muito grande das duas partes e não tem acordo. Agora é ver qual das duas vai falir primeiro, para ser incorporada pela outra e voltar a ter uma categoria "na marra". As duas disputam o mesmo espaço, estão se matando aos poucos...

Verdade, do jeito que tá vai falir mesmo..

Realmente esse periodo de 95 até 98 foi ótimo... Tinha muitos pilotos bons, nessa época teve aquele acidente que matou o Greg Moore, eu lembro até hoje...

O jeito é só relembrar mesmo, porque acho que esses bons tempos dificilmente voltam =/

eu vi tambem o acidente do Greg Moore,foi forte! :byecry:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      11

      Ayrton Senna

    2. E.R
      99

      Vai e Vem do Futebol 2024

    3. E.R
      788

      BEBIDAS

    4. E.R
      439

      LIVROS

    5. E.R
      2

      Star Wars

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...