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ChampCar World Series - Fórmula Mundial 2007


Erick Cunha

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Bourdais pode ficar mais um ano na ChampCar

O jornal "AS" informou nesta quinta-feira (8) que Luis García-Abad, empresário de Fernando Alonso, teve um encontro onrwm com Dietrich Mateschitz e Gerhard Berger, respectivamente dono da Red Bull e co-proprietário da Toro Rosso, transformando a equipe principal que leva os touros vermelhos na grande alternativa de proposta para rivalizar com a proposta da Renault.

Segundo o diário, a reunião com a "equipe que mais desperta ilusões atualmente no asturiano" foi "positiva", levando praticamente ao descarte a Toyota, cujo método de trabalho japonês, lento em suas decisões, não apetece Alonso. A Williams, que tinha chances mínimas, já anunciou Nico Rosberg e Kazuki Nakajima como seus titulares para a próxima temporada.

A Red Bull deu carta branca para que Fernando modifique a seu modo o desenho do RB4 e, possivelmente, os modelos futuros. O túnel de vento que o time possui em Milton Keynes é tido como um dos melhores, do nível da McLaren, até à frente da Renault, que tem contra si a pouca rapidez de evolução dos carros.

O "AS" não menciona quem deixaria a Red Bull para que Alonso entrasse, mas na onda da revelação do encontro entre o empresário e os representantes da marca de bebidas energéticas, ventilou-se a possibilidade de Sébastien Bourdais permanecer na Champ Car por mais um ano, abrindo a vaga que já tinha em posse na Toro Rosso para David Coulthard. O francês, tetracampeão da categoria norte-americana, foi confirmado na segunda escuderia da RB em agosto.

Fonte: Grande Prêmio

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ChampCar World Series - Round 14 - Autódromo Hermanos Rodriguez, México DF

Treino livre 1

1º - Justin Wilson (RSports) - 1'27"078

2º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'27"136

3º - Oriol Servia (PKV) - 1'27"798

Treino livre 2

1º - Will Power (Team Australia) - 1'26"461

2º - Simon Pagenaud (Team Australia) - 1'27"095

3º - Neel Jani (PKV) - 1'27"146

Qualificação 1

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'24"698

2º - Will Power (Team Australia) - 1'25"199

3º - Justin Wilson (RSports) - 1'25"221

Um pouco sobre o circuito da Cidade do México

Segundo uma lenda asteca, a tribo nômade chamada Aztlán foi fixada nesta região devido a uma mensagem do Deus Huitzilopochtli, o qual disse que um império deveria ser formado onde estes vissem uma águia pousada sobre um cacto devorando uma serpente. Independentemente de crença, lenda e mistérios, uma grande cidade ali se fez e hoje ocupa a posição de uma das maiores megalópoles do mundo e um importantíssimo centro financeiro e cultural para todo México. Assim nasceu, em 1325, Tenochtitlán, a cidade sagrada dos astecas e hoje a Cidade do México.

Quando os primeiros espanhóis chegaram ao país, encontraram mais de 3.000 anos de história de um povo totalmente consolidado. Os primeiros habitantes, os olmecas, haviam feito suas primeiras aldeias por volta de 2.000 A.C e o império asteca, na ocasião, era enorme. A Cidade do México foi criada em 1521 após os conflitos sangrentos. O povo mexicano passou os 300 anos seguintes absorvendo o modo de vida espanhol. Os índios foram subjugados, aceitaram o deus cristão sem abandonar suas antigas crenças, trabalhavam em fazendas espanholas e ainda pagavam impostos. Somente no século XIX, com a influência das guerras napoleônicas, foram desencadeadas lutas pela independência no México, alcançada em 1821.

O Circuito Hermanos Rodrigues já foi palco de corridas de Fórmula 1 nos anos 1980, e da própria ChampCar nos anos de 1980 e 1981. Em 2001 passou por uma grande reforma com a finalidade de receber uma etapa da Champ Car. O primeiro evento a ser realizado foi em 2002 com pole de Bruno Junqueira marcando sua volta em 1min25s914 e a vitória com Kenny Brack, fechando com chave de ouro a sua participação na ChampCar, assim como a de sua então equipe, a Ganassi. No ano de 2003, vitória e pole de Paul Tracy. Nesta prova o desempenho acima do esperado dos chassis Reynard foi o destaque durante todo o fim de semana. Tiago Monteiro teve uma bela prova, largando em segundo e realizando uma belíssima ultrapassagem sobre Bruno Junqueira no fim da longa reta de chegada. No ano passado pole e vitória sem muito esforço para o francês Sebastien Bourdais, o que lhe consagrou como campeão.

Três fortes características marcam este circuito: as ondulações que forçam um acerto do carro extremamente difícil, uma vez que a altura entre solo e assoalho deve ser grande; a variação entre trechos lentos e sinuosos com longas retas, forçando os pilotos a acertarem os seus carros para um melhor desempenho em um setor, acarretando na perda de rendimento no outro; e a altitude deste em relação ao nível do mar, o que torna o ar rarefeito e com baixa taxa de oxigênio, prejudicando o desempenho dos motores e de todo sistema aerodinâmico.

O envolvimento dos mexicanos com a ChampCar se torna cada vez mais evidente com os fortes investimentos na categoria. Nas duas etapas neste país, a grande empresa cervejeira Tecate está presente, assim como o Banamex, o maior banco do país. O público também é marcante! São mais de 270.000 pessoas durante o fim de semana de corrida. Nas arquibancadas muita festa regada com muita cerveja!

A ChampCar faz no circuito Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, a última etapa da temporada. Os tempos são outros, por isso esta edição, que marca a volta da Cart ao México, nada tem a ver com a primeira, disputada no mesmo autódromo, em 1980. Segundo o publicado pelo Indianápolis Star, jornal americano, aconteceu de tudo naquele fim de semana.

Os problemas começaram já antes de as equipes chegarem ao circuito. Todo o material foi transportado por caminhões e por pouco não se estabelece um incidente internacional por conta das propinas exigidas pelos policiais mexicanos nas estradas. Na sexta-feira, um terremoto que atingiu 8.2 na escala Richter, fez todos desejarem voltar para casa. "Fiquei realmente assustado", confessou o campeão naquele ano, Johnny Rutherford. No domingo da prova, muitos torcedores pularam a cerca para sentir as emoções da velocidade mais de perto.

O GP do México de Fórmula 1 foi disputado até 1992. Em 1993, foi substituído pelo GP da Europa disputado em Donington Park, na Inglaterra,com uma vitória do Ayrton Senna. Atualmente, o GP da Europa é disputado em Nürburgring na Alemanha.

Curiosidades

- A Cidade do México é o local de maior altitude em relação ao nível do mar onde a ChampCar corre. Com quase 2300 metros de altitude, a Cidade do México é bem mais alta que Denver, que tem uns 1600 metros de altitude. O ar rarefeito da grande altitude terá influência sobre a potência dos motores e sobre a aerodinâmica dos carros. Mas como todos os carros são Lola Ford Cosworth, o problema deverá ser igual para todos.

- Em 1980 e 1981 a CART chegou a correr na Cidade do México. Ambas as corridas foram vencidas por Rick Mears.

- O autódromo Hermanos Rodriguez tem esse nome em homenagem aos irmãos pilotos Ricardo e Pedro Rodriguez. Ambos chegaram a correr na Fórmula 1. Ricardo morreu tragicamente na curva Peraltada, nos treinos do GP do México extra-oficial de Fórmula 1 de 1962. Pedro Rodriguez chegou a vencer o GP da África do Sul de 1967 na Fórmula 1, mas fez fama maior nos Esporte-Protótipos, pilotando o Porsche 917 em 1970 e 1971. Ele morreu num acidente no circuito alemão de Norisring, disputando uma prova de Interseries em 1971.

- O circuito da Cidade do México recebeu o GP do México de Fórmula 1 de 1962 até 1970 e de 1986 até 1992. O fanatismo do torcedor mexicano pelo automobilismo é antigo. A Fórmula 1 deixou de correr no México depois de 1970 devido a absoluta falta de segurança do circuito, pois multidões enchiam o circuito e se aglomeravam em torno da pista a poucos metros dos carros em alta velocidade e até cachorros passeavam pelo local.

Entrou no calendário da ChampCar em: 1980 (saiu após 1981 retornando em 2002)

Vencedor 2006 - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas)

Mapa do circuito

mexicocity05_map.gif

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ChampCar World Series - Round 14 - Autódromo Hermanos Rodriguez, México DF

Treino livre 3

1º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) - 1'24"815

2º - Neel Jani (PKV) - 1'24"882

3º - Robert Doornbos (Minardi) - 1'24"918

Treino livre 4

Não há tempos

Grid de Largada

1ºWill PowerTeam Australia

2ºSebastien BourdaisNewmann/Haas/Lanigan

2ª Fila

3ºRobert DoornbosMinardi

4ºOriol ServiaPKV

3ª Fila

5ºJustin WilsonRSports

6ºSimon PagenaudTeam Australia

4ª Fila

7ºGraham RahalNewmann/Haas/Lanigan

8ºPaul TracyForsythe

5ª Fila

9ºDan ClarkeMinardi

10ºDavid MartinezForsythe

6ª Fila

11ºNeel JaniPKV

12ºBruno JunqueiraDale Coyne

7ª Fila

13ºNelson PhilippeConquest

14ºAlex TaglianiRSports

8ª Fila

15ºMario DominguezPacific Coast

16ªKatherine LeggeDale Coyne

9ª Fila

17ºAlex FiggePacific Coast

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ChampCar World Series - Round 14 - Autódromo Hermanos Rodriguez, México DF

Vencedor - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

2º - Will Power (Team Australia)

3º - Oriol Servia (PKV)

ChampCar World Series - Classificação Final

1ºSebastien Bourdais :campeao:FRANewmann/Haas/Lanigan363

2ºJustin Wilson :vice:INGRSports281

3ºRobert Doornbos :terceiro:HOLMinardi268

4ºWill PowerAUSTeam Australia261

5ºGraham RahalEUANewmann/Haas/Lanigan243

6ºOriol ServiaESPForsythe/PKV237

7ºSimon PagenaudFRATeam Australia232

8ºNeel JaniSUIPKV231

8ºBruno JunqueiraBRADale Coyne231

10ºAlex TaglianiCANRSports205

11ºPaul TracyCANForsythe171

12ºTristan GommendyFRAPKV140

13ºDan ClarkeINGMinardi129

14ºRyan DalzielESCPacific Coast116

15ªKatherine LeggeINGDale Coyne108

16ºJan HeylenBELConquest104

17ºAlex FiggeEUAPacific Coast95

18ºMario DominguezMEXForsythe/Pacific Coast80

19ºNelson PhillippeFRAConquest28

20ºMatt HalidayAUSConquest18

20ºDavid MartinezMEXForsythe18

22ºRoberto Pupo MorenoBRAPacific Coast9

ChampCar World Series - Classificação Final - Rookie of the Year

1ºRobert Doornbos :campeao:HOLMinardi268

2ºGraham Rahal :vice:EUANewmann/Haas/Lanigan243

3ºSimon Pagenaud :terceiro:FRATeam Australia232

4ºNeel JaniSUIPKV231

5ºTristan GommendyFRAPKV140

6ºRyan DalzielESCPacific Coast116

7ºAlex FiggeEUAPacific Coast95

8ºDavid MartinezMEXForsythe18

8ºMatt HalidayAUSConquest18

A categoria volta no dia 2/02, com a realização de open tests no circuito de Sebring

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ChampCar World Series - Round 14 - Autódromo Hermanos Rodriguez, México DF

Vencedor - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

2º - Will Power (Team Australia)

3º - Oriol Servia (PKV)

ChampCar World Series - Classificação Final

1ºSebastien Bourdais :campeao:FRANewmann/Haas/Lanigan363

2ºJustin Wilson :vice:INGRSports281

3ºRobert Doornbos :terceiro:HOLMinardi268

4ºWill PowerAUSTeam Australia261

5ºGraham RahalEUANewmann/Haas/Lanigan243

6ºOriol ServiaESPForsythe/PKV237

7ºSimon PagenaudFRATeam Australia232

8ºNeel JaniSUIPKV231

8ºBruno JunqueiraBRADale Coyne231

10ºAlex TaglianiCANRSports205

11ºPaul TracyCANForsythe171

12ºTristan GommendyFRAPKV140

13ºDan ClarkeINGMinardi129

14ºRyan DalzielESCPacific Coast116

15ªKatherine LeggeINGDale Coyne108

16ºJan HeylenBELConquest104

17ºAlex FiggeEUAPacific Coast95

18ºMario DominguezMEXForsythe/Pacific Coast80

19ºNelson PhillippeFRAConquest28

20ºMatt HalidayAUSConquest18

20ºDavid MartinezMEXForsythe18

22ºRoberto Pupo MorenoBRAPacific Coast9

ChampCar World Series - Classificação Final - Rookie of the Year

1ºRobert Doornbos :campeao:HOLMinardi268

2ºGraham Rahal :vice:EUANewmann/Haas/Lanigan243

3ºSimon Pagenaud :terceiro:FRATeam Australia232

4ºNeel JaniSUIPKV231

5ºTristan GommendyFRAPKV140

6ºRyan DalzielESCPacific Coast116

7ºAlex FiggeEUAPacific Coast95

8ºDavid MartinezMEXForsythe18

8ºMatt HalidayAUSConquest18

Classificação final tb disponível no primeiro post

A categoria volta no dia 2/02, com a realização de open tests no circuito de Sebring

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Grande ChampCar... saudades dos tempos de sbt...

RIO 200...

e principalmente aquela RIO 400 de Jacarepaguá 96.. Inesquecível o Téo narrando [Vem André Ribeiro, não perde mais André Ribeiro...] foi a primeira vez que vi um piloto brasileiro ganhando no Brasil, seja de F1 ou F-Indy(Mundial)

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  • 2 semanas depois...

Novidade de última hora: o piloto Xandinho Negrão realizou testes pela equipe Rocketsports, possivelmenete seja efetivado para a temporada 2008 levando patrocínio da empresa farmaceutica Medley

Outro brasileiro, o pagante Mário Moraes (neto do Antonio Ermirio) tb testou (marcou 53s)

O Dan Pettit (da RuSport) se associou ao Gerald Forsythe e em 2008 teremos a equipe Forsythe-Pettit, possivelmente com 3 ou 4 carros

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