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ChampCar World Series - Fórmula Mundial 2007


Erick Cunha

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ChampCar World Series - Round 12 - TT Circuit Assen, Assen, Holanda

Vencedor: Justin Wilson (RSports)

2º - Jan Heylen (Conquest)

3º - Bruno Junqueira (Dale Coyne)

Pontuação no primeiro post

Próxima etata - GP da Austrália (Surfers Paradise, dia 21/10)

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  • 2 semanas depois...

Oriol Servia sai da Forsythe, e para as duas corridas finais do ano a equipe contratou o mexicano David Martinez, q correu apenas uma vez pela equipe no ano passado, no GP do México, em substituição ao Paul Tracy, chegando em 9º

Para o calendário do ano q vem foi confirmada a saída de San José e a volta de Laguna Seca

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  • 2 semanas depois...

Mais notícias:

Ryan Dalziel sai da Pacific Coast e será substituído nas duas últimas corridas pelo Mario Dominguez

Prestes a ser anunciado o calendário do ano q vem, onde são previstos:

- metade das etapas na América do Norte e metade na Europa/Ásia

- 2 etapas na China (Zhuhai e possívelmente o circuito da A1GP em Pequim, aquele das tampas de bueiro voadoras)

- para a temporada européia 4 provas, sendo Assen e Zolder já confirmadas

E já anunciada a data do GP de Laguna Seca: será em 18 de maio

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A volta de Laguna Seca sem dúvida é a melhor notícia dos últimos anos, um dos meus circuitos prediletos. É muito importante para uma categoria manter viva a sua história, e só conseguirá isso mantendo os seus GPs clássicos: Long Beach, Toronto, Surfers Paradise (Austrália), Portland, Cleveland, Elkhart Lake e Laguna Seca. Só faltaria 1 ou 2 pistas ovais.

Sobre correr na China, pode esquecer, isso não vai ocorrer. Já estão tentando há 3 anos correr na Ásia, e as corridas são sempre canceladas, a FIA e os próprios organizadores colocam contratempos. E espero sinceramente que isso nunca aconteça, que concentrem suas forças em correr na América do Norte e em países europeus onde haja alguma vinculação com a categoria, pilotos locais correndo (como Bélgica e Holanda, por exemplo).

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Mais notícias, a maioria desanimadoras:

A organização do GP da China tá processando o Kevin Kalkhoven e mais um outro chefão da categoria pelo cancelamento exigindo indenização de U$ 200mi. Processo ainda em análise na corte

Boatos dizem q a CDW (empresa q cuida da parte de tecnologia da categoria e patrocinadora da RSports) deve sair da CC ao final da temporada. Com isso, Justin Wilson provavelmente iria pra Newmann/Haas/Lanigan e a RuSport talvez fecharia

Paul Gentilozzi deverá fechar a RocketSports por falta de patrocínio. Nas últimas corridas o carro da equipe será pilotado por Mario Dominguez com patrocínio mexicano (peraí, o Mario não tinha ido pra Pacific Coast? Rufino, pode esclarecer essa?)

Red Bull provavelmente deverá encerrar a parceria com a PKV

Conquest não conseguiu fechar o negócio com a Trust e deve ter no máximo um holandes patrocinado por eles em 2008. Não está certa a renovação com Heylen e seus patrocinadores belgas para 2008

Raphael Matos (campeão da divisão de acesso, a ChampCar Atlantic Series desse ano) está cotado para correr as duas últimas provas do ano, possivelmente ano q vem ele corra na PKV

Tagliani sai e não deve mais voltar pra CC

Mexicanos estão correndo atrás de $$ e patrocínio pra 2008

Bruno Junqueira quer voltar pra Newmann/Haas/Lanigan

Jimmy Vasser, q trabalha na PKV, chamou Alex Zanardi para testes, talvez ele corra em 2008 com um carro adaptado

Possivelmente não haja nenhuma equipe nova pra 2008, sendo o grid composto por 16 a 18 carros

O objetivo para 2008 é conseguir emplacar um calendário sem cancelamentos e com mais eventos na Europa, aumentando a credibilidade para novos investimentos em 2009

Talvez seja feito um investimento da OWRS em algum nome para promoção da categoria como por exemplo o Zanardi e o Marco Andretti. Assim como é feito com a Katherine Legge por exemplo

Comentem a vontade

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  • 2 semanas depois...

Mais algumas rapidinhas:

Jan Heylen sai da Conquest e nas duas últimas corridas vai ser substituído pelo frances Nelson Phillipe, q retorna a categoria no GP da Austrália, vencido por ele em 2006

Boatos dizem q a Dale Coyne correrá com 3 carros em 2008: Bruno Junqueira, Katherine Legge e Oriol Servia

Comentem a vontade, em breve postarei aqui a relação dos patrocinadores de 2007 com o Kalkhoven

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  • 3 semanas depois...

ChampCar World Series - Round 13 - Surfers Paradise, Gold Coast, Austrália

Treino livre 1

1º - Justin Wilson (RSports)

2º - Oriol Servia (PKV, no lugar do Tristan Gommendy)

3º - Will Power (Team Australia)

Treino livre 2

1º - Justin Wilson (RSports)

2º - Will Power (Team Australia)

3º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

Qualificação 1

1º - Oriol Servia (PKV)

2º - Will Power (Team Australia)

3º - Justin Wilson (RSports)

Um pouco sobre o circuito de Surfers Paradise

Os carros da Champ Car retornam a pista para uma das mais tradicionais corridas do calendário: a Lexmark Indy 300, disputada no veloz e perigoso circuito de rua de Surfer's Paradise, em Queensland, na costa nordeste da Austrália. A corrida chega em 2007 a sua décima sétima edição anual como um grande sucesso de público desde que passou a ser disputado no segundo semestre do ano a partir de 1998. Antes realizada no começo da temporada, a oportuna mudança de data aconteceu depois que a Fórmula 1 passou a correr o GP da Austrália em Melbourne no mês em março. O circuito temporário de rua de Surfer's Paradise tem 4,495 km de extensão e é formado por longas retas interrompidas por chicanes e ligadas por trechos de retas curvas e curvas lentas. Nele é possível acelerar até quase 300 km/h nas retas, mas é preciso frear muito forte nas curvas e chicanes. Algo perigoso, mas feito sob medida para os atuais carros da Champ Car, equipados com o botão "push-to-pass" de potência instantânea para a execução das ultrapassagens. Apesar das altas velocidades, a pista ainda é um circuito de rua estreito e traiçoeiro, onde acidentes acontecem com muita freqüência e todo o cuidado será pouco para que as esperanças não terminem no muro. Mas o grande problema da pista é a sua drenagem de água insuficiente. Se chover forte a pista ficará alagada e o perigo da aquaplanagem obrigará a interrupção da prova, como aconteceu algumas vezes ao longo da história da prova. Por isso, para que a corrida aconteça normalmente, é preciso torcer para que não chova. A alegria e o alto-astral contagiantes do local, o grande número de fãs e a beleza do circuito, localizado entre prédios à beira-mar já seriam motivo de sobra para essa ser uma das provas mais aguardadas do ano. Fora das pistas, o GP de Surfer's Paradise também tem outra competição: A Miss Indy 300, que é um concurso da garota mais bonita e simpática da corrida, participam modelos de todo o mundo. Este evento é realizado em conjunto com o GP da Austrália da Champ Car desde 1992. A etapa desse ano deve se tornar o principal evento automobilístico da Austrália, superando o Grande Prêmio de Fórmula 1 em Melbourne. A principal categoria do automobilismo levou 301.600 pessoas para o autódromo e por causa das altas taxas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a prova deu um prejuízo de US$ 21 milhões. Já os promotores da etapa da Champ Car esperam um público maior que as 316.459 pessoas do ano passado e estimam 350 mil. O governo de Gold Coast investiu US$ 11 milhões no evento, enquanto o de Victoria colocou US$ 28 milhões para receber a Fórmula 1.

Curiosidades

1991: na primeira vez em que a Champ Car correu no lugar, a vitória ficou com John Andretti, correndo pela lendária equipe de Jim Hall, que após alguns anos de ausência retornava.

1992: Emerson Fittipaldi ultrapassa Rick Mears e vence de maneira sensacional o GP de Surfers Paradise.

1993: Nigel Mansell, campeão da Fórmula 1 no ano anterior, estréia na Champ Car pela equipe Newmann/Haas e vence em Surfer's Paradise, iniciando uma caminhada vitoriosa que culminaria com o título da temporada.

1994: Após uma temporada decepcionante na Fórmula 1, Michael Andretti retorna a Champ Car e vence em Surfer's Paradise pela equipe de Chip Ganassi na estréia do chassi Reynard na categoria. Essa prova foi bastante prejudicada pela chuva e acabou quando já escurecia no circuito.

1995: Paul Tracy estreando na equipe Newmann/Haas venceu a corrida após vários acidentes e inúmeras amarelas. Michael Andretti havia sido o pole.

1996: Após a vitória de André Ribeiro no Brasil, os carros da Champ Car foram para o outro lado do mundo. Jimmy Vasser venceu após Pruett conquistar a pole, o piloto da Brahma Sports Team (Patrick) terminou colado em Vasser. A corrida teve suas 65 voltas tradicionais, mas com duas horas e quarenta e seis segundos.

1997: Em uma das provas mais acidentas da história do GP de Surfer's Paradise envolvendo os líderes da corrida, a vitória caiu no colo de Scott Pruett que conquistou a única vitória da Brahma Sports Team (Patrick). A prova ainda teve um acidente na segunda volta entre Christian Fittipaldi e Gil de Ferran, que resultou em uma perna quebrada e seis sofríveis meses de recuperação fora das pistas para Christian Fittipaldi.

1998: Foi a primeira vez que a prova foi disputada no segundo semestre do ano, em plena primavera australiana e o resultado foi muito bom em termos de público. A prova foi vencida por Alex Zanardi.

1999: Juan Pablo Montoya tinha a faca e o queijo na mão e poderia conquistar o título com tranqüilidade. Mas não foi o que aconteceu em Surfer's Paradise. Ele liderava quando bateu de maneira boba em bandeira amarela num carro acidentado estacionado na pista, abandonando a prova. A vitória de Dario Franchitti levou a decisão para a última prova do ano, em Fontana, onde Montoya finalmente comemoraria o título mais disputado e difícil da história da Champ Car.

2000: Guardadas as devidas proporções, o azar de Montoya no ano anterior se repetiria em 2000 com Gil de Ferran em Surfer's Paradise. Um acidente de Gil justamente com Montoya acabaria adiando a decisão para Fontana, onde Gil prevaleceria e derrotaria Adrian Fernandez na luta pelo título da temporada.

2001: Gil de Ferran conquistaria seu segundo título exatamente em Surfer's Paradise chegando em um quarto lugar. O vencedor da prova foi outro brasileiro, Cristiano da Matta que lutou até a metade da prova com Roberto Pupo Moreno, o pole.

2002: Uma corrida acidentada, muito confusa e muito prejudicada pela chuva. Talvez no seu momento mais baixo da sua gloriosa história, a Champ Car viu uma improvável vitória de Mario Dominguez e da sua equipe Herdez.

2003: Mais uma corrida maluca, prejudicada pela chuva. O piloto americano Ryan Hunter-Reay obtém uma surpreendente vitória, a última de um chassi Reynard na Champ Car. Quis o destino que essa última vitória acontecesse exatamente na mesma pista onde 9 anos antes o chassi Reynard havia vencido pela primeira vez. O resultado dessa prova acabou dando a Paul Tracy o seu tão sonhado campeonato, já que a prova seguinte no oval de Fontana acabaria cancelada.

2004: A disputa pelo título estava restrita a Bruno Junqueira e Sebastien Bourdais. A vitória de Bruno em Surfer's Paradise permitiu a ele levar a decisão do título para a última prova, na Cidade do México, onde Bourdais prevaleceria.

Entrou no calendário da ChampCar em: 1991

Vencedor 2006: Nelson Phillippe (Conquest)

Mapa do circuito

surfers_map.gif

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ChampCar World Series - Round 13 - Surfers Paradise, Gold Coast, Austrália

Treino livre 3

1º - Oriol Servia (PKV)

2º - Will Power (Team Australia)

3º - Justin Wilson (RSports)

Treino livre 4

1º - Will Power (Team Australia)

2º - Paul Tracy (Forsythe)

3º - Robert Doornbos (Minardi)

Grid de largada

1º - Will Power (Team Australia)

2º - Paul Tracy (Forsythe)

3º - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan)

4º - Justin Wilson (RSports)

5º - Oriol Servia (PKV)

6º - Simon Pagenaud (Team Australia)

7º - Bruno Junqueira (Dale Coyne)

8º - Neel Jani (PKV)

9º - Graham Rahal (Newmann/Haas/Lanigan)

10º - Dan Clarke (Minardi)

11º - Alex Tagliani (RSports)

12º - Mario Dominguez (Pacific Coast)

13º - Nelson Phillippe (Conquest)

14º - Robert Doornbos (Minardi)

15º - Alex Figge (Pacific Coast)

16ª - Katherine Legge (Dale Coyne)

17º - David Martinez (Forsythe)

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ChampCar World Series - Round 13 - Surfers Paradise, Gold Coast, Austrália

Vencedor - Sebastien Bourdais (Newmann/Haas/Lanigan) *Campeão com uma prova de antecipação :campeao: *

2º - Justin Wilson (RSports)

3º - Bruno Junqueira (Dale Coyne)

Pontuação do campeonato no primeiro post

Próxima etapa: GP da Cidade do México, dia 11/11

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Com o resultado de ontem o Bourdais tornou-se o primeiro piloto tetra-campeão da ChampCar e, para comemorar o feito, levou a Vanderbilt Cup, taça dada pelos organizadores da categoria aos pilotos q chegam aos 4 títulos consecutivos:

20071021P_0001.jpg

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  • 2 semanas depois...
ChampCar World Series - Calendário 2008
20/04 GP de Long Beach circuito misto, de rua
27/04 GP de Houston circuito misto, de rua
18/05 GP de Laguna Seca circuito misto
01/06 GP de Zolder (Bélgica) circuito misto
08/06 GP de Jerez (Espanha) circuito misto
22/06 GP de Cleveland circuito misto, aeroporto
29/06 GP de Mont-Tremblant (Canadá) circuito misto
06/07 GP de Toronto (Canadá) circuito misto, de rua
20/07 GP de Edmonton (Canadá) circuito misto, aeroporto
27/07 GP de Portland circuito misto
10/08 GP de Elkhart Lake circuito misto
14/09 GP de Assen (Holanda) circuito misto
26/10 GP de Surfers Paradise (Austrália) circuito misto, de rua
09/11 GP da Cidade do México (México) circuito misto


Calendário de 14 etapas, desta vez sem a famosa história de anunciar corrida e depois cancelar. Ainda há a possibilidade de incluir mais duas provas, uma na Europa e a outra em Dubai
Há rumores de q a partir de 2011 o GP da Austrália de F-1 tb seja corrido em Surfers Paradise, ao invés de Melbourne


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O calendário está muito bom, a volta de Laguna Seca e a saída de San Jose é uma excelente nótícia para os fãs da velha CART, que tem de volta um dos seus circuitos mais belos, desafiadores e tradicionais.

Pelo menos dessa vez não inventaram provas na China e na Coréia, que sabem que nunca vão dar certo e sempre acabam cancelando.

É bom ver Jerez de volta no automobilismo top. Essa pista da Espanha proporcionou corridas históricas da F1. Cito a disputa entre Senna e Mansell em 1986, decidida por meio carro na linha de chegada, e a decisão do título de 97, quando o Schumacher jogou o carro em cima do Villeneuve e se deu mal.

Só acho que não deveriam fazer 2 viagens à Europa, deveriam fazer as 3 provas por lá na sequência. São gastos desnecessários e isso é muito ruim para uma categoria que tenta sobreviver a duras penas.

De resto, os fãs da velha CART tem boa parte de suas provas tradicionais mantidas: Long Beach, Laguna Seca, Cleveland, Toronto, Portland, Elkhart Lake e Surfers Paradise. Poderia ter algum oval, mas as corridas nesse tipo de circuito estão perdendo muito em público, por causa da concorrência na NASCAR. Champ Car e IRL tanto fizeram que, separadas, estão matando uma a outra gradativamente e fazendo a NASCAR crescer cada vez mais.

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