Ir para conteúdo

ROMÁRIO


Guest Le0brAsil

Recommended Posts

Prêmios

Segundo melhor jogador do mundo pela FIFA em 1993

Melhor jogador do mundo pela FIFA em 1994

Melhor jogador da Copa do Mundo em 1994

Quarto melhor jogador do mundo pela FIFA em 1995 (o unico a estar nesta lista jogando fora da europa em todos os tempos)

Melhor jogador das américas revista El País em 2000

Bola de ouro revista Placar em 2000

Bola de prata revista Placar em 2000, 2001 e 2005

Chuteira de ouro revista Placar em 1999, 2000 e 2002

Chuteira de ouro pela CBF em 2001 e 2005

Artilharias (principais)

1986 - Vasco - Campeonato Carioca com 20 gols

1987 - Vasco - Campeonato Carioca com 16 gols

1988 - Brasil - Torneio Olímpico de Futebol com 7 gols

1989 - PSV Eindhoven - Campeonato Neerlandês com 19 gols

1990 - PSV Eindhoven - Campeonato Neerlandês com 23 gols

1990 - PSV Eindhoven - Liga dos Campeões da UEFA com 6 gols

1991 - PSV Eindhoven - Campeonato Neerlandês com 25 gols

1993 - Barcelona - Liga dos Campeões da UEFA com 7 gols

1994 - Barcelona - Campeonato Espanhol com 30 gols

1996 - Flamengo - Campeonato Carioca com 26 gols

1997 - Flamengo - Campeonato Carioca com 18 gols

1997 - Flamengo - Torneio Rio-São Paulo com 7 gols

1997 - Brasil - Copa das Confederações com 7 gols

1998 - Flamengo - Campeonato Carioca com 10 gols

1998 - Flamengo - Copa do Brasil com 7 gols

1999 - Flamengo - Campeonato Carioca com 16 gols

1999 - Flamengo - Copa do Brasil com 8 gols

1999 - Flamengo - Copa Mercosul com 8 gols

2000 - Vasco - Mundial de Clubes da FIFA com 3 gols

2000 - Vasco - Campeonato Carioca com 19 gols

2000 - Vasco - Copa João Havelange com 20 gols

2000 - Vasco - Copa Mercosul com 11 gols

2000 - Vasco - Torneio Rio-São Paulo com 12 gols

2001 - Vasco - Campeonato Brasileiro com 21 gols

2005 - Vasco - Campeonato Carioca com 7 gols

2005 - Vasco - Campeonato Brasileiro com 22 gols

2006 - Miami FC - USL Soccer com 20 gols

Titulos

Títulos

Medalha Olímpica

Competidor do Brasil

Futebol

Prata Seul 1988 Competição de equipe

Brasil

Olimpíadas de Seul: Medalha de prata em 1988

Copa América: 1989 e 1997

Copa do Mundo: 1994

Copa das Confederações: 1997

Vasco da Gama

Copa Mercosul: 2000

Torneio Rio São Paulo: 1999

Brasileiro: 2000

Campeonato Carioca: 1987 e 1988

Flamengo

Copa Mercosul: 1999

Copa Ouro Sul-Americana: 1996

Copa dos Campeões Mundiais: 1997

Campeonato Carioca: 1996 e 1999

PSV Eindhoven

Campeonato Neerlandês: 1988/89, 1990/91 e 1991/92

Copa dos Países Baixos: 1989 e 1990

Supercopa dos Países Baixos: 1992

Barcelona

Campeonato Espanhol: 1993/94

Frases Marcantes

"A corte agora está contente. O rei, o príncipe e o bobo"

Fazendo referências ao presidente do Vasco, Eurico Miranda, a si próprio e ao então desafeto Edmundo

"O cara nem entrou no ônibus ainda e já quer sentar na janela"

Criticando o técnico Alexandre Gama, do Fluminense, que o tinha barrado

"Pelé é um poeta de bico fechado"

Rebatendo a declaração de Pelé de que ele deveria encerrar a carreira

"Deus abençoou os pés desse cidadão, mas se esqueceu do resto e principalmente da boca, porque quando ele fala só sai besteira, ou melhor: só sai m..."

Rebatendo as críticas de Pelé, em 1998, sobre sua atuação na Copa Ouro

"Quando eu nasci, Deus apontou o dedo em minha direção e disse: esse é o cara"

Em uma entrevista, depois de assinar contrato com o Fluminense

"Onde está o meu nome tem confusão. Mas até que eu gosto. Porrada é comigo mesmo. Mas sou igual a índio. Só ataco quando sou atacado"

Confissão de quem vive cercado pela polêmica

"Não sei como vai ser acordar com 40 anos. Na verdade, não sei se vou dormir (risos). Mas depois da meia-noite sei que vou estar mais velho"

Ao comentar como vai se sentir ao completar 40 anos

"Como vou aturar um mala igual a mim?"

Sobre a possibilidade de tornar-se técnico quando encerrar a carreira

"Técnico bom é aquele que não atrapalha"

Ao opinar sobre a função dos técnicos de futebol

"Eu quero que eles se danem de verde, amarelo, preto e vermelho. Eles não merecem nada de mim. Só espero coisas ruins deles e torço para que só esperem coisas ruins de mim"

Disparando farpas contra a facção organizada Força-Jovem, do Vasco, em 2001.

"Quem tem que se preocupar com imagem boa é aparelho de TV"

Romário ao falar da sua personalidade

"Tenho uma relação íntima com a noite. Ela sempre foi minha amiga. Quando saio, estou contente e marco gols"

Ao comentar as suas noitadas antes dos jogos

Sou que nem dinheiro. No fundo, todo mundo quer um pouquinho. Conhece o ditado que diz que quanto mais velho melhor é o vinho? Tem muito vinho falsificado e que avinagra. Eu não"

Na época em que estava decidindo com que time iria acertar entre Flamengo, Vasco e Fluminense

"Só vejo o Pelé na minha frente. Quanto mais perto chegar dele, mais prazer vou ter. Eu sou eu, nunca me comparei a ninguém e não vou fazer isso agora. Respeito todo mundo, mas me respeito muito também"

Despejando críticas veladas ao ex-craque Zico

"Goleiro sempre tem mérito. Mas dessa vez não. Do jeito que bati, até a minha mãe pegava"

Ao comentar o pênalti que perdeu contra a Ponte Preta no Campeonato Brasileiro de 2005.

Prometendo e Cumprindo (Romário fala e Acerta)

1985 - Guerra não vai ser, vai ser um jogo normal e a gente vai trazer esse titulo para o Brasil. Antes do sulamericano de 85.

1985 - ole le ola la , romário mais uma vez artilheiro do Brasil e vai continuar Sendo. Após chegar da conquista sub 20 do sulamericano de 85.

1985 - Lopes, eu jogo mais que esse cara ai, me coloca pra jogar. Afirmando a Antonio lopes que queria jogar pela primeira vez como profissional, ele estava no banco de reservas, o jogador que ele se referia era Roberto Dinamite.

1985 - Nervoso, não vai ser um jogo normal e eu to preparado para isso. Sobre sua Primeira partida como titular no profissional.

1988 - Garanto que vou impressionar muita gente, garanto que vou chegar aos mil gols. Em reportagem a Revista veja.

1989 - Vamos trazer essa alegria ao povo Brasileiro. Em 1989, antes de ganhar a copa américa após jejum de mais de 40 anos.

1989 - Eu ainda tenho certeza de que vou ganhar uma copa do mundo e ainda vou ser o melhor jogador do mundo, isso esta na minha cabeça. Romário falando em 1989, ele se referia ainda a copa de 90, acabou machucado mas cumpriu em 94.

1990 - na Copa do Mundo, Romário começa sua desavença com o jogador Muller o acusando de "frouxo" e "perna de pau". A partir daquela copa os jogadores nunca mais se entenderam. Muller foi considerado o único jogador aparentemente isolado do grupo que foi a Copa de 1994 - devido ao sucesso de Romário.

1992 - Não tem condições de eu ser reserva desse cara ai. Comentando a parreira e Zagalo em 92 pela seleção.

1993 - Só vou se for Titular, Se me convocarem eu classifico o Brasil.

1994 - SE ME LEVAREM !!! (mas tem que ser na janelinha?) EU TRAGO A COPA E TDS AQUELES Q DUVIDAREM VÃO COMER NA MINHA MÃO!!!

1994 - Ganhou todas as apostas segundo cruyf tecnico do Barcelona, de que quando marcasse tantos gols em uma partida seria liberado de treinar.

1994 - Saiu de campo Campeão Mundial ou não saio morto daqui.

1994 - Avisa lá pra ele que depois desse jogo, ele nunca mais vai esquecer de mim. Romário falou antes do jogo contra a Rússia pela copa 94, frase direta contra o goleiro karin que disse que romário nao o assustava.

1994 - professor deixa eu Bater. Pedindo a Parreira para bater o Penal contra a Itália na Final da Copa, mesmo sem ter treinado penalti.

1996 - Existem muitos reis, mais Deus agora td mundo sabe quem é. Falou após ser campeão invicto (fato único) pelo flamengo em 96 no carioca, coisa que ele havia prometido a torcida rubro negra.

1996 - Não me levou agora vai tomaram porrada. Sobre o vexame olimpico de 96.

1998 - Vc inverteu, é o Zagallo q está literalmente FAZENDO a mer**, sentado na privada.

Zico segura o papél higiênico. sobre o corte de 98.

1998 - Ele tb provocou o Zico ao chegar no Flamengo:

"Ele só vai passear de caminhão de bombeiro qdo pegar fogo na casa dele".

2000 - Não sou cavalo paraguaio. Sou Puro Sangue.

2000 Romário diz Na minha frente só Pelé referindo a artilharia da seleção brasileira quando ultrapassou Zico.

2000 - Nao está perdido não. Sobre a virada Histórica de 2000 contra o Palmeiras no intervalo do jogo.

2004 - o jogador diz se considerar o melhor jogador brasileiro de todos os tempos depois de Pelé. A declaração gera polêmica e o jogador Ronaldo reage dizendo ser muita pretensão.

2002 - Quando perguntado se ia assistir os jogos da Seleção na copa de 2002 no Japão, ele respondeu:

"esse horario (6:00 da matina) é a hora que estou chegando da balada"

Eleições

- Pela fifa romário em pesquisa no Inicio dos anos 2000 foi eleito entre os 11 da seleção do Século.

- No Psv tem estatua e foi eleito o maior jogador da história do clube.

- No Barcelona esta na seleção de todos os tempos e recentemente foi eleito em pesquisa pela Internet o Maior jogador que vestiu a camisa do Barcelona.

- No flamengo e Vasco tambem esta presente na seleção do seculo.

- No vasco tem estatua e marcou o gol Mil.

Curiosidades

Veja abaixo curiosidades da carreira do craque

* Romário foi o único jogador que não atuava no continente europeu a fazer parte da lista dos melhores do mundo da Fifa. Em 1995, o Baixinho ficou em 4º lugar atuando pelo Flamengo.

* Romário é o maior artilheiro da Copa do Brasil, com 34 gols em 44 jogos.

* Romário fez cinco gols em uma partida duas vezes na carreira. Em 1990 pelo PSV em um amistoso contra o Rodan, e em 1996 pelo Flamengo, contra o Olaria, pelo Campeonato Carioca.

* O maior jejum de gols da carreira de Romário durou 12 jogos. Ocorreu em 1986, quando o Baixinho defendia o Vasco.

* Romário imortalizou a camisa 11. Mas o Baixinho brilhou na Europa usando outros números. No PSV, da Holanda, o atacante vestia a camisa 9. E no Barcelona, da Espanha, quando sagrou-se campeão espanhol e foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1994, usava a camisa 10.

* O nome escolhido pelos pais do Baixinho foi uma homenagem ao "Homem Dicionário", personagem famoso da Rádio Nacional nos anos 60, que se chamava Romário.

* Romário é o jogador que mais vezes foi o artilheiro do Campeonato Carioca em toda a história. Foram sete, sendo quatro pelo Flamengo (1996, 1997, 1998 e 1999) e três pelo Vasco (1986, 1987 e 2000).

* O Baixinho perdeu duas vezes o título do Mundial de Clubes nos pênaltis. Em 1988, o PSV foi derrotado pelo Nacional, do Uruguai. E em 2000, o Vasco perdeu para o Corinthians. Nos dois jogos, o Baixinho acertou a cobrança dele. Mas os companheiros... 21/05/07 [MODERADOR]

* O ano 2000 foi o melhor da carreira do craque. O Baixinho marcou 73 gols, sendo 66 pelo Vasco e sete pela seleção.

* Romário começou a marcar mais gols após os 30 anos. A média do Baixinho antes dos 30 era de 0,77 gol por jogo. Depois, passou a ser 0,86 gol por jogo.

* O Baixinho tirou a seleção brasileira de dois jejuns de títulos. Em 1989, depois de 40 anos, o Brasil conquistou a Copa América com um gol de Romário na final contra o Uruguai. Em 1994, após 24 anos, o Brasil ganhou a Copa do Mundo. O craque, com cinco gols, foi eleito o melhor jogador da competição.

* Romário vestiu 11 camisas na carreira: do Olaria (como amador), Vasco, PSV, Barcelona, Flamengo, Valencia, Fluminense, Al Saad, Miami, Adelaide e da seleção brasileira.

* Com 152 gols, Romário é o segundo maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro. O camisa 11 só fica atrás de Roberto Dinamite, que fez 190 gols.

Algumas coisas interessantes da carreira do baixinho.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Respostas 227
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    41

  • DiOgO_CH

    37

  • Fabão

    15

  • Freddie Mercury

    12

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS
GLOBO.COM

2ailbw0.jpg

Romário continua o mesmo. Polêmico. Língua afiadíssima. Prestes a lançar um blog, continua dando sua opinião sobre tudo. Em entrevista exclusiva ao jornal "Lance!" neste domingo, falou sobre a vida boêmia de Ronaldinho e Adriano, Ronaldo no Flamengo e sua identificação com a torcida rubro-negra. Elogia também a torcida corintiana, cutuca o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e dá palpite sobre o Campeonato Brasileiro. Acha São Paulo e Cruzeiro favoritos ao título - "mais para o São Paulo" -, e certamente deixará duas torcidas preocupadas. Para ele, a tendência é que Vasco ou Fluminense seja rebaixado.

- Minha torcida é para que os dois escapem, mas a tendência é que um dos dois caia. Seria uma mer** - afirmou Romário, para quem Cruzeiro e São Paulo são os candidatos ao título: - Pelo que eu estou vendo, deve ser um deles. Mais para o São Paulo.

Romário disse também que torce para que Ronaldo jogue no Flamengo.
- Como um cara carioca, que gosta da torcida do Flamengo, preciso ver talentos no nosso futebol, principalmente no Rio. Torço para que ele fique no Flamengo.

Mais uma vez, o Baixinho declarou amor à torcida rubro-negra - "eu me identifico mesmo é com a torcida do Flamengo, joguei cinco anos lá e me diverti muito" -, mas fez questão de elogiar os corintianos.

- Em São Paulo, mesmo jogando contra o Corinthians, a torcida sempre me aplaudiu, eu a respeito muito. Posso dizer que, junto com a do Mengão, é a torcida que mais vivenciei.

Sobre as noitadas de Ronaldinho e Adriano, Romário mordeu e soprou.
- Todo mundo sabe que eu sempre fui um cara boêmio. Saía direto, mas sempre me garantia nos jogos. Todos têm direito de fazer da vida o que acharem melhor, mas também têm o dever de chegar em campo e darem o melhor. Continuo acreditando que são jogadores que podem ajudar o Brasil.

Nem o sonho de Túlio de chegar ao milésimo gol foi deixado de lado. Perguntado se temia que o atacante do Vila Nova chegue à marca, até brincou.
- Vou perguntar isso ao Pelé porque somos nós que temos mil gols. Se esse número do Túlio for verdadeiro, e deve ser, é um orgulho para ele. Acho que merece chegar lá pela vontade que tem demonstrado - afirmou o futuro blogueiro.


Romário é o cara !
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      278

      Futebol Inglês

    2. Chafundifórnios
      44

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    3. E.R
      101

      Vai e Vem do Futebol 2024

    4. E.R
      5

      Kingdom Hearts

    5. Homessa
      2427

      Fotos CH

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...