Ir para conteúdo

Games da Nintendo


Andy

Recommended Posts

Muitos gamemaníacos, que só optaram pela versão americana, pensavam que nos jogos americanos só foram mudados o layout inicial. Utilizemos o Mega Man como exemplo (RockMan no Japão):

mm1.gifmm2.gif

mm3.gifmm4.gif

mm5.gifmm6.gif

mm7.gifmm8.gif

Tela de seleção do Mega Man III / RockMan 3 (repare que apesar de o game japonês estar com o nome RockMan na tela de seleção, o logo é do Mega Man III)

Algumas (ou muitas) versões americanas tiveram substituições ou censuras nos jogos lançados originalmente no Japão.

Lembrando que se alguém tiver alguma curiosidade, poste aqui neste tópico wink.gif

Nesse primeiro post, falarei sobre o Super Mario Bros 2.

Super Mario Bros 2

quemario18.gifquemario17.gif

Como eu joguei o Super Mario Bros 3 primeiro que o Super Mario Bros 2 (eu zerei o 2 primeiro, porque o 3 era emprestado), me surpreendeu a nova cara do jogo. Onde as bolinhas de fogo tinham sido substituídas pelos legumes que arrancamos do solo, os pipes tinham sido substituídos pelas portas que levam a lugares para lá de esquisito, os blocos tinham sido substituídos pelas fórmulas e o Bowser Koopa substituído pelo Wart Frog.

Quem zerou esse jogo e viu que tudo não passava de um sonho do Mario...

Que Mario?

Aquele rolleyes.gif

Bem, onde eu estava?

Aqui no FUCH

Gustavinho, não esqueça de me convidar para a inauguração do seu cérebro!

Eu não uso o meu cérebro?

Ouviu isso, Fabão? O meu cérebro está novinho novinho smile.gif

glare.gif

Tá, ta, ta! Continuando:

Visto que tudo era um sonho de Mario, estava explicado a existência daquele local e de todos os personagens que não participaram do Super Mario Bros 1 e tampouco participaram do Super Mario Bros 3.

E para aqueles que já tiveram uma fita (cartucho) da Nintendo com múltiplos jogos (geralmente fabricados pela Top-Com), e vê no menu de jogos o Mario 2.

quemario8.gif

Ficava na expectativa de ser realmente o SMB2, mas quando entra, vê que é o SMB1 com uma estrutura renovada.

Compare abaixo o SMB1 comum e o Mario 2 da fita de múltiplos jogos.

quemario1.gifquemario9.gif

quemario2.gifquemario10.gif

quemario3.gifquemario11.gif

quemario4.gifquemario12.gif

quemario5.gifquemario13.gif

quemario6.gifquemario14.gif

quemario7.gifquemario15.gif

Com isso, dava a entender que se chamava Mario 2 porque é um SMB1 com novos cenários, mas no mesmo formato e as mesmas situações (tanto que estava como Mario 2 e não Super Mario Bros 2).

Eu não tinha o SMB2 ainda quando tive a minha primeira fita com múltiplos jogos, quando eu tinha visto no menu, eu entrei todo contente e... fiquei com cara de bobo quando eu vi que era SMB1.

Eu tive o meu SMB2 faltando quatro dias para o meu 12º aniversário (agosto) mas só consegui zerar no final de novembro (é um pouco mais difícil que o SMB1, obvio).

E quem zerou SMB2, com certeza esperava mais do final de SMB3 (assim como eu). Mas que para a surpresa, o final foi meio tosco comparando com o SMB2.

Eu nunca tinha entendido porque não investiram no final de SMB3 assim como investiram no final de SMB2.

Até que em meados de setembro de 1993, eu compro a revista Ação Games 42. E quando eu chego à página 10, me deparo com isso:

mtl1.gif

Isso mesmo, foi criado quatro remakes de Super Mario para a Super Nintendo.

Em detalhe, dois Super Mario 2. Um de 1986 e outro de 1988. Como o SMB2 que a gente conhece é de 1988, fui pesquisando na revista sobre o Super Mario 2 de 1986, crente que tinha feito um remake do Mario 2 da fita de múltiplos jogos (ai, ai...).

E quando chego na metade da página 11 (essa é pra quem critica o SBT que esconde os episódios inéditos dublados de Chaves):

th_mtlll.jpg

Clique para ampliar

Esse é o verdadeiro Super Mario Bros 2.

Mas foi rebatizado na versão remake, nos EUA, veja:

mtll.jpg

Censura?

m1.jpgm3.jpg

Embalagens capturadas da tela de seleção de Super Mario Collection e Super Mario All Stars. Na embalagem da direita, que é fictícia, está carimbada com o dito Não-liberado para os Estados Unidos

Super Mario Bros 2 (Japão) é a continuação natural de Super Mario Bros. Apresenta novos levels mantendo o mesmo estilo do jogo original. Na tela de título o jogador deve escolher entre Mario ou Luigi, não existindo o modo para dois jogadores. O jogo introduz algumas novidades como o Poisonous Mushroom, um cogumelo que fere Mario ou Luigi quando tocado; Warp Zones reversas, que ao contrário das tradicionais levam o jogador para estágios anteriores ao invés de ajuda-lo a avançar; inimigos com mais habilidades e 5 mundos secretos.

Esse jogo é considerado o mais difícil da série Mario. Por considerar o excessivo nível de dificuldade do jogo frustrante e uma rejeição a diversão a Nintendo americana resolveu não lançar o jogo nos EUA. Mais tarde em 1993 o jogo foi lançado como parte da coletânea Super Mario All Star com o título de Super Mario Bros - The Lost Levels.

m4.jpgm2.jpg

Super Mario Bros 2 (EUA) é um jogo produzido pela Nintendo americana e lançado em 1988. O jogo apresenta universo e jogabilidade totalmente diferentes de Super Mario Bros original. O motivo pelo qual essa versão americana é tão diferente é simples, originalmente esse não é um jogo da série Mario. Não contente com o grau de dificuldade de Super Mario Bros 2 lançado do Japão a Nintendo americana resolveu fazer sua própria versão do jogo. Para isso fizeram algumas pequenas alterações em um jogo japonês chamado Doki Doki Panic. A produtora apenas substituiu os sprites dos personagens e itens do jogo original para os da série Mario, os cenários e inimigos permaneceram os de Doki Doki Panic. A história escolhida pela produtora para explicar o universo diferente não foi das melhores, o jogo todo é um sonho de Mario.

256px-Dokidokibox.jpg

Em Doki Doki Panic o jogador pode escolher entre 4 personagens de uma família (pai, mãe e dois filhos, uma garoto e uma garota) árabe. O garoto virou Mario, a mãe virou Luigi, a irmã virou a princesa Peach e o pai virou Toad. Cada um deles herdou uma das características dos personagens originais. Luigi pula mais alto, Peach tem pulos mais longos, Toad é mais forte e rápido, e Mario um pouco de cada habilidade sendo o personagem mais balanceado. O tradicional pulo sobre os inimigos não é mais o ataque principal de Mario, agora os inimigos morrem a serem atingidos por vegetais que o jogador retira do chão.

O jogo foi lançado posteriormente no Japão (1992) com o título de Super Mario USA.

FONTE: Arial NarrowWikipédia

Isso mesmo que vocês leram, a Nintendo decidiu não lançar o SMB2 nos Estados Unidos e criou o seu próprio SMB2.

quemario18.gifquemario16.gif

Notem que ambos foram lançados no mesmo ano, logo, SMB3 havia sido elaborado primeiro.

Agora já sabemos porque o final de SMB3 é inferior ao do SMB2 que a gente conhece. O verdadeiro SMB2 tem um final inferior ao SMB3, e superior ao SMB1 (lógico). O que para nós, não foi grande coisa o final de SMB3, para os japoneses foram tudo.

Aí vocês devem estar perguntando: Só porque o game é mais difícil a Nintendo censurou nos Estates?

Em partes sim, mas o que pesou também foi a não-inovação (mesmos itens, inimigos, estilo de fases, e trilha sonora) e a Nintendo concluiu que se tivesse lançado nos Estados Unidos, obviamente provocaria uma queda na venda porque seria considerado um SMB1 atualizado ou um SMB1 hackeado (pirata).

Na verdade o que mudou no SMB2 (J) foi o cenário (presente no Mario 2 da fita de múltiplos jogos); agora você ganha pontos com o time restante, quando passa do castelo; um cogumelo com bolinhas roxas venenoso; os Warp Zones que te leva aos mundos que você já passou; e o mundo 9 se você zerou sem Warp Zone.

Abaixo algumas fotos do Super Mario Bros 2 (J):

quemario32.gifquemario33.gif

quemario34.gifquemario35.gif

quemario36.gifquemario37.gif

quemario38.gifquemario39.gif

quemario40.gifquemario41.gif

quemario42.gifquemario43.gif

quemario44.gifquemario45.gif

quemario46.gifquemario47.gif

quemario48.gifquemario49.gif

quemario50.gifquemario51.gif

quemario52.gifquemario53.gif

quemario54.gifquemario55.gif

quemario56.gifquemario57.gif

quemario58.gifquemario59.gif

quemario60.gifquemario61.gif

quemario62.gifquemario63.gif

quemario64.gifquemario65.gif

quemario66.gifquemario67.gif

quemario68.gifquemario69.gif

quemario70.gifquemario71.gif

quemario72.gifquemario73.gif

quemario74.gifquemario75.gif

w9-1.gifw9-2.gif

w9-3.gifw9-4.gif

w9-5.gifw9-6.gif

Esse SMB2 lançado no Japão foi feito para o console da Nintendo Famicom Disk System, uma versão do console que roda com disket (por isso a embalagem quadradinha de SMB2 (J)...).

E para não ficar em branco, a Nintendo americana lançou o seu próprio Super Mario Bros 2 baseado num jogo com personagens Árabes Doki Doki Panic, por isso que foi batizado de Super Mario USA, quando lançado em 1992 no Japão.

Enquanto a Nintendo censurou a verdadeira versão de super Mario Bros 2, por outro lado, foi plausível um Super Mario Bros com a opção de, além de Mario e Luigi, jogar com o Toad e a Princesa. A criançada principalmente gosta de jogar com a princesinha.

Nas fotos abaixo, à esquerda o Super Mario USA e à direita Yume Koujou Doki Doki Panic:

quemario17.gifquemario25.gif

quemario19.gifquemario26.gif

quemario20.gifquemario27.gif

quemario21.gifquemario28.gif

quemario22.gifquemario29.gif

quemario23.gifquemario30.gif

quemario24.gifquemario31.gif

Agora vamos aos vídeos:

Zerando o Super Mario Bros 2 (J)

Super Mario Bros 2 (J), World 9???

Zerando o Super Mario USA

Super Mario Bros 2 (U) vs Doki Doki Panic (J)

Doki Doki Panic - habilidades

Zerando Doki Doki Panic

_____________

Para quem desejar jogar as seguintes roms: Super Mario Bros 2 (J), Super Mario USA, e, Yume Koujou Doki Doki Panic; você pode baixar clicando aqui.

Para baixar o emulador, com o componente que permite rodar as roms da Nintendo em fds, clique aqui para baixar.

Side A - tecla 1

Side B - tecla 2

Até o próximo jogo B)

Link para o comentário
  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Andy

    12

  • Chipote Chillón

    7

  • Sunda

    6

  • jr.com

    4

Usuários que mais postaram nesse tópico

Excelente texto, Andy!

Me interesso muito por jogos de Nintendo, principalmente o Mário. Dessas informações não sabia. Demorei mas li tudo! :D

Link para o comentário
vc gosta de mário, eim?

anyway, poderia postar algo sobre o super mario rpg, que aliás eh um otimo jogo ;)

Mario RPG é dahora, só que não consigo passar daquela parte do jacaré o.O

Procure pela lista de jogos do Mario por console no Wikipedia em ingles e pasmem! :rolleyes:

Eu tinha o Super Mario Bros. 1 que eu jogava no Dynavision, que eu tinha, eu e meu pai sabiamos do segredo da Dynacom :D, meu primo tinha um Nintendo 8 Bits e comparei os pinos do cartucho do Dynavision com o do Nintendo e coloquei o cartucho do Dynavision no Nintendo dele e funcionou :D

Link para o comentário

by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy

depois fala de mim

vai entender ....

Link para o comentário

Grato, pessoal :joinha:

Quanto ao Mario RPG, se houver curiosidade entre ambas as versões, eu posso debater aqui.

Parece que o Berriel já zerou esse game, ele pode tirar algumas dúvidas ;)

by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy , by andy

depois fala de mim

vai entender ....

Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.

Como não estou utilizando as fotos para capas, e também coloquei vídeos no Youtube, que é acessado pelo mundo inteiro, aí sim temos que evitar certas surpresas desagradáveis. E para ser reconhecido. :assobiando:

Na capa fica feio mesmo. ^_^

Já tenho o jogo para debater no próximo post, mas ainda não baixei a versão japonesa :assobiando:

Link para o comentário
aí Andy, já jogou esse?

SuperMarioBros3box.jpg

super-mario-bros-3.j_00.png

super-mario-bros-3.j_03.png

super-mario-bros-3.j_01.png

o melhor Mário pra mim, passei minha infância toda jogando esse jogo, vira e mexe ainda jogo ele...

Já tenho uns vídeos pronto apontando as pequenas diferenças entre a versão americana e a versão japonesa. :joinha:

Só falta editar os videos, tão com mais de 2 giga :assobiando:

Link para o comentário
Eu tive o meu SMB2 faltando quatro dias para o meu 12º aniversário (agosto) mas só consegui zerar no final de novembro (é um pouco mais difícil que o SMB1, obvio).

Vai dizer que naquele tempo existia video game <_<

-----------------

Eu tenho uma game pra playstation que são vários jogos da Sega Master System e Nintendo.

E nele tem outra versão do SMB1, bem mais bonita ^_^

mario1.gifmario2.gif

mario3.gifmario4.gif

mario5.gifmario6.gif

mario7.gifmario8.gif

Além de uma versão do SMB1, só que com o Luigi no mesmo estilo da anterior.

luigi1_1.gifluigi1_2.gif

luigi1_3.gifluigi1_4.gif

Um um jogo do Luigi diferente do SMB1.

luigi2_1.gifluigi2_2.gif

2ª versão

luigi3_1.giflugi3_2.gif

Link para o comentário
Eu tive o meu SMB2 faltando quatro dias para o meu 12º aniversário (agosto) mas só consegui zerar no final de novembro (é um pouco mais difícil que o SMB1, obvio).

Vai dizer que naquele tempo existia video game <_<

Eu acho que existia sim...

Só não sei de que adiantava, já que ainda não tinham inventado a televisão...

Link para o comentário
Andy também seria legal falar sobre as diferenças do Contra e do Maniac Mansion.

Um site muito bom é esse:

www.nes.com.br

Contra já está na lista, só estou tentando achar a versão japonesa para baixar ;)
Eu tenho uma game pra playstation que são vários jogos da Sega Master System e Nintendo.

E nele tem outra versão do SMB1, bem mais bonita ^_^

mario1.gifmario2.gif

mario3.gifmario4.gif

mario5.gifmario6.gif

mario7.gifmario8.gif

Além de uma versão do SMB1, só que com o Luigi no mesmo estilo da anterior.

luigi1_1.gifluigi1_2.gif

luigi1_3.gifluigi1_4.gif

Um um jogo do Luigi diferente do SMB1.

luigi2_1.gifluigi2_2.gif

2ª versão

luigi3_1.giflugi3_2.gif

Dessa eu não sabia, muito interessante essas curiosidades e muito legal as fotos :joinha:
Link para o comentário

Andy, me permite fazer uma observação??? :assobiando:

No Super Mario 64 japonês, também é diferente do americano, como por exemplo as falas dos personagens, elas são completamente inexistentes na versão oriental, e o barulho das moedas vermelhas quando coletadas, é diferente.

Mas eu vi na Nintendo World, que em 1997, a Nintendo relançou o Super Mario 64 por lá, essa versão que foi relançada, tinha suporte ao Rumble Pak e tinha todas as falas da versão ocidental incluidas, com exceção dessa:"So long King Bowser", pois o vilão é conhecido como Koopa por lá, baixe e veja!

Link para o comentário
  • Atividades

    1. Conde Fox Terrier
      29

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    2. Professor Inventivo
      129

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    3. Professor Inventivo
      29

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    4. E.R
      25

      Olimpíadas de Paris

    5. E.R
      16

      Copa do Brasil 2024

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...