Ir para conteúdo

Minha teoria sobre a criação do restaurante da Dona Florinda


E.R

Recommended Posts

restaurjp7.jpg

Como sabem, foi um irmão de Chespirito, Francisco Gómez Bolaños, que deu escreveu o script de "Os penetras".

-------

Reparem na falta de criatividade de Chespirito, a maioria dos outros episódios do restaurante seguintes são remakes :

. Uma mosca caiu na minha sopa - remake de um episódio inédito do Dr.Chapatin, da temporada de 1977(exibido junto com Chapolin)

. Lancherrose(remake de um episódio perdido do Dr.Chapatin, em que uma pessoa passa mal em um restaurante, com algumas mudanças)

. Bilhete de loteria(remake de episódios sobre loteria, com o Seu Madruga)

. Dar leite para os gatos(remake de Seu Madruga Leiteiro, com algumas mudanças)

. O bolo que deu bolo(remake de Mal Entendido, com algumas mudanças)

Mais da metade dos episódios do restaurante foram remakes de episódios com o Dr.Chapatin que se passavam em restaurantes, entendem ? Ou seja, Chespirito pode ter criado o restaurante para aproveitar scripts e piadas que ele tinha criado para outros quadros(como Chompiras e Dr.Chapatin) e reutilizá-los no Chaves. Mais uma prova da preguiça de Chespirito para criar novas piadas.

--

Curiosidade

Ao contrário do que muitos pensam, no episódio "Os sonhos no restaurante", Chaves ainda não tinha se tornado garçom, ele apenas ajudava Dona Florinda a varrer o restaurante.

No episódio "Se Solicita Mesero", mais antigo, pois o sapato da Chiquinha ainda era branco, ele também era ajudante.

Ele só foi tornar-se garçom mesmo no episódio "Eu sou a mosca que caiu na sua sopa"(O restaurante de Dona Florinda)

jaimito.jpg

Jaiminho, em sua primeira participação no restaurante.

EPISÓDIOS DE 1979 ONDE CHAVES JÁ É GARÇOM NO RESTAURANTE

. Chaves se torna garçom(Uma mosca caiu na minha sopa)

. Os ratos no restaurante, parte 1

. Os ratos no restaurante, parte 2

. Dar leite para os gatos no restaurante

. O bolo no restaurante

. Um salário para o Chaves(U.T.P.J)

. Os hóspedes do Seu Barriga

Link para o comentário

A teoria é válida sim, mas para mim foi por causa dos "buracos" no elenco que fizeram essa saga...Só Acho isso ;)

Link para o comentário

Eu acho q criou o restaurante pra dar uma função à Dona Florinda, pois sem Kiko e Seu Madruga ela ficou mto apagada, e não só nela mas na série em geral.

Discordo sobre a criatividade de Chespirito na série Chaves (nos quadros de chapolin e chaves no prog. Chespirito sim, faltou muuuita criatividade), lá os episódios não ficavam reprisando como agora, então era uma boa idéia fazer remakes.

Link para o comentário
Reverendo Majo Jojo

De fato o restaurante foi uma boa oportunidade de aproveitar as histórias de Chapatin neste ambiente, além de mudar, por algum tempo, o cenário das histórias, já que a vila ainda estava muito marcada pelos personagens que saíram.

Só não considero uma simples "pregüiça" de Chespirito. Acho que foi mais uma questão de unir o útil ao agradável: trazer bons roteiros (de outros quadros, em boa parte) para a série CH mais popular e descansar após décadas de criação intensa.

Link para o comentário

Eduardo, você se enganou.

O episódio da mosca se chama "Tem uma mosca no meu café", e é remake de um EX-INÉDITO. Lembre-se que passou no ano passado, em Chapolin, junto com o episódio do Riacho Molhado. ;)

Link para o comentário
A teoria é válida sim, mas para mim foi por causa dos "buracos" no elenco que fizeram essa saga...Só Acho isso ;)

(2)

Link para o comentário

Thomas, o episódio da mosca na sopa é outro, tem o Jaiminho, inclusive. ;)

É aquele em que a comida deve ser servida por um lado e retirada por outro.

Link para o comentário

Eu já penso que depois da saida de Ramón e Carlos chespirito ficou meio que desnorteado....tentou mudar o ambiente "vila" pra desvincular o programa da imagem de 2 figuras tão importantes como Quico e Madruga. Nessa passagem tentou dar novas caracteristicas e funcionalidades a certos personagens mas não foi muito feliz, tendo em vista a volta, em 1980, de Chaves aos quadros do programa CHespirito

Link para o comentário

Como todos disseram, ele precisava dar um up na série e fez isso. Aproveitou os antigos roteiros e mandou bala! :D

Link para o comentário
Como todos disseram, ele precisava dar um up na série e fez isso. Aproveitou os antigos roteiros e mandou bala! :D

Sim.

Na minha teoria,Chespirito quis mudar o ambiente da série,para que certos personagens começassem a aparecer mais,sem ficar com aquela mudança brusca sem sentido.E não tirar a graça do seriado,de certa forma,ele conseguiu. ;)

OBS.: Teoria criada agora. :rolleyes::P

Link para o comentário

É, não é porque a série estava em baixa, que Chespirito iria deixar de lado os remakes. Desde o primeiro ano da série, 1973, Chespirito já havia feito o remake do Festival da Boa Vizinhança, de 1972.

Ele tinha de achar um jeito de encaixar esses remakes. Podem ver que outros remakes de 1979, sem o restaurante, não deram tão certo (por exemplo, Dona Florinda doente, Ajuda para a cruz vermelha e O chiclete no paletó). Estes dois últimos, em 1982, ganharam versões no restaurante, que foram regravadas nos anos 90 e exibidas no Clube do Chaves. E não são piores que as versões de 1979, fora do restaurante.

Mesmo em episódios com enredos inéditos, ele colocava pedaços de episódios antigos, por exemplo: Dona Florinda abre um Restaurante, com um pedaço de Girafales carpinteiro; Nasce uma bisavó, com uma parte de Nascas de Bacana; e Parque parte 1, que tem cenas como Dona Florinda e Dona Neves brigando na hora de varrer o pátio, e Chiquinha e Pópis brincando de soco mais fraco.

Se continuasse só a vila e a escola, pra mim a série não chegava até a primeira semana de 1980. :D

Link para o comentário

Preguiça de criar novas piadas? Ae eu te pergunto:

O que mais falta para Chespirito criar?

Eu adoro a saga do restaurante, está entre os episódios que mais me fazem rir "É isso aí professor Lingüiçaaaaaaaa" , "Não tem biscoitooo"! :lol:

Eu acho que Chespirito fez bem, se o restaurante não existisse, teríamos milhares de "Matando Aula no Domingo" por aí , mesmo eu gostando desse, afinal, a maioria não gosta ;)

Link para o comentário

Na verdade eu acho que foi um conjunto de fatores, como os já citados anteriormente: Buraco causado pela saída de 2 personagens, querer aproveitar scripts que já tinha feito, mudar um pouco a série, mas pra mim o que mais contou foi o NAMORO COM A FLORINDA porque nenhum personagem foi mais beneficiado do que a Dona Florinda com essa mudança, porque não talvez o Restaurante de Dona Clotilde, já que ela vive fazendo bolos, frangos e não sabemos se ela tem dinheiro ou não, já a Dona Florinda a gente sabe que não tem muito, até estava fazendo churros para se manter.

Tanto que em 79 percebe-se uma nítida aproximação entre Chaves e Dona Florinda, mesmo antes do restaurante, Chaves já fazia mais favores para ela e já era um pouco melhor tratado, até foi ao cinema por conta da velha carcumida.

Essa é a minha opinião.

Link para o comentário

Só sei que foi uma boa sacada. Os remakes de 79 que se passam na vila são, em sua maioria, extremamente fracos. Alguns episódios do restaurante são melhores, como o dos ratos, o do protesto, o da mosca na sopa, o dos penetras, etc. Só o "Dona Florinda abre um Restaurante" e o "Sonhos no Restaurante" que são ruins demais...

Link para o comentário

Realmente foi uma conjunção de fatores: aproveitar roteiros, dar um novo ritmo à série, mais destaque a outros personagens. Mas o fundamental foi deixar um pouco a vila de lado, já que os "fantasmas" de Quico e Seu Madruga eram muito fortes ali. Fazendo mais episódios na escola e no restaurante, a ausência de ambos não era tão sentida.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Lucas Fernando
      47

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    2. Chapolin
      47

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    3. Marcelo Jungbluth
      2950

      Pica Pau

    4. E.R
      313

      MARVEL / DC

    5. gustavo lins
      47

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...