Ir para conteúdo

Chespirito mais reconhecido que seus precursores!?


Valette

Recommended Posts

A assinatura de um user me chamou bastante a atenção e gostaria de comentar o assuto:

"Chespirito devia ser mais reconhecido do que Chaplin e muitos outros reis, por criar seriados magníficos como esses, que há décadas são exibidos, e todos com muito sucesso!!!

VIVA CHESPIRITO!!!"

A genialidade de Chespirito é tamanha, sabemos, mas com certeza não é tão maior que a de seus precursores. Todos estão no mesmo patamar. Chaplin escreveu, dirigiu e produziu 71 das 84 comédias que protagonizou. Stan Laurel & Oliver Hardy foram dirigidos em praticamente todos os filmes, porém, Stan ainda arriscou algumas direções com sucesso. Os Três Patetas nunca se utilizaram de direção própria, mas atuaram com maestria em todos os 196 filmes. Chaplin é o rei da comédia e Os Três Patetas são os líderes de audiência.

"Chespirito é exibido há décadas com sucesso."

Perfeitamente. O mesmo ocorre com seus precursores quando são exibidos (principalmente Os Três Patetas). O que ocorre é que até hoje as emissoras de TV têm preconceito com tudo o que é preto-e-branco e antigo. A Rede Globo levou décadas p'ra reexibir "O gordo e o magro". Só o fizeram mesmo aos domingos à tarde quando os filmes foram colorizados em 1995 e os reprisou nas madrugadas em 2001. As emissoras evitam tudo o que é antigo, mesmo sabendo que dão audiência. Chespirito & tCHurma são antigos sim, mas é um passado muito recente. Os episódios não foram feitos nos anos 30, 40, 50... E, mesmo assim, em Chaves já podemos notar o preconceito com o que antigo, pois todos* os episódios de 1973 desapareceram do mapa. Então, o que ocorre, não é que Chespirito seja melhor que nenhum outro e, sim, que Chespirito teve a oportunidade de ter seus programas ficarem no ar direto por décadas e os outros não. Mas com certeza, por onde passam, têm audiência garantida.

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Valette

    6

  • Willianch

    5

  • Gustavo Alves

    2

  • Marcel

    2

Usuários que mais postaram nesse tópico

Esse topico não seria melhor estar no Principal?

___

Parabéns, muito bom o texto. Os três Patetas fizeram tudo isso de filmes é?

Link para o comentário

Esse tópico se adequa mais ao fórum principal...

Movido

Do Venda da Esquina para o Fórum Principal

Link para o comentário

Sim. Os três patetas realizaram 190 curtas para os festivais da TV e 6 filmes de longa-metragem com a última formação do trio.

Moe / Larry / Curly = 97 curtas (fora uns dez que fizeram antes de serem "Os Três Patetas", como "Ted Healy e Seus Patetas", mas esses filmes iniciais foram praticamente esquecidos e, também fizeram um longa, mas não sei o por que, não consta na filmografia principal)

Moe / Larry / Shemp = 77 curtas (e uns três na fase inicial de "Ted Healy")

Moe / Larry / Joe Besser = 16 curtas

Moe / Larry / Joe DeRita = 06 longas (e mais praticipações pequenas e às vezes até sem texto em alguns outros longas)

Quando Larry adoeceu e não pôde mais trabalhar, eles estavam preparando um documentário sobre as férias do trio. O filme nunca chegou a ser concluído, mas as seqüências prontas chegaram a ser editadas e saíram em VHS há anos nos Estados Unidos. O documentário se chama "Kook's Tour".

Fora que todos eles fizeram filmes solo também.

E mais: uma boa parte das piadas de Chespirito saíram desses grandes clássicos. Vou citar alguns exemplos:

1. Chaves pondo a mão dentro da roupa para dar leite à menina e de á sai uma mamadeira.

a) "Duas babás para um bebê"; O Gordo e o Magro. A cena é idêntica. Stan Laurel (o magro) faz exatamente o mesmo que fez nosso Chavinho e uns 20 anos depois, o Botijão num episódio de Chompiras)

2. Os barris de run que o Chapolin abre uma torneira e sai água no outro.

a) O título do curta não me recordo agora, mas foi em "Os Três Patetas", no qual Shemp está tentando encher um balde. Há duas pias e por conseqüência, duas torneiras lado a lado. Ele abre uma e sai água na outra.

3. Troca de copo de vinho branco com sonífero por outro com suco de laranja.

a) Outro episódio que de pronto não lembro o nome; se não me engano "A ameaça sem graça", onde mais uma vez Shemp é a vítima. Uma mulher está querendo envenená-lo. Põe algo no copo de bebida e os dois vão brindar. A cena é idêntica à do episódio "Os Piratas". Um começa a distrair o outro e vice-versa para poderem trocar os copos. Em dado momento, um deles finge que troca os copos.

4. Em vários episódios, a famosa cena de alguém estar desmaiado, levantar ou abaixar uma mão ou pé e a pessoa ficar levantando o outro.

a) Essa cena pode ser vista com perfeita exatidão n'um curta quase esquecido da carreira solo de Stan Laurel "Laranjas e Limões".

Tem uma também que foi tirada da série de TV "Agente 86", mas agora não lembro o que. E muitas outras que às vezes eu pesco assistindo os velhos curtas de séries de TV e clássicos cinematográficos.

P.S.: eu ontem pus:

"(...) E, mesmo assim, em Chaves já podemos notar o preconceito com o que antigo, pois todos* (...)"

Esqueci de justificar o *: restou única e exclusivamente "Seu Madruga leiteiro".

Link para o comentário

Nunca tinha pensado nisso Valete...e acho q vc tem razao...se dessem mais chances a progrmas antigos dariam muita audiencia!

Mais acho q teriam q ser q nem o chaves, sempre passou...acho q se voltasse um programa antigo q faz mais de 30 anos q nao passa nao da certo!

Link para o comentário
Nunca tinha pensado nisso Valete...e acho q vc tem razao...se dessem mais chances a progrmas antigos dariam muita audiencia!

Mais acho q teriam q ser q nem o chaves, sempre passou...acho q se voltasse um programa antigo q faz mais de 30 anos q nao passa nao da certo!

Olha oq vc disse:

"se dessem mais chances a progrmas antigos dariam muita audiencia!"

E olha oq vc disse na linha de baixo:

"acho q se voltasse um programa antigo q faz mais de 30 anos q nao passa nao da certo!"

:headscratch:

___

Vallete, na minha modesta opinião sobre o trio biruta. O melhor Pateta que sempre muda éo Curly. O Shemp tbm é legal. Vc poderia postar fotos de cada Pateta?

Link para o comentário

Bem, pra mim Chaplin (tinha que começar com CH) é insuperável. Praticamente tudo que conhecemos de humor veio dele. Em seguida vem Chespirito, não desmerecendo O Gordo e o Magro e Os 3 Patetas dos quais sou muito fã. Tem também um que é pouco lembrado que se chama Harold Loyd, quem não conhece assista algo dele que é muito bom.

Link para o comentário

Claro que sim...

1. A formação original (Moe - Larry - Curly)

3patetas_moe.jpg3patetas_larry.jpg3patetas_curly.jpg

2. Segunda formação (Moe - Larry - Shemp)

3patetas_moe.jpg3patetas_larry.jpg3patetas_shemp.jpg

3. Terceira formação (Moe - Larry - Joe Besser)

3patetas_moe.jpg3patetas_larry.jpg3patetas_joe.jpg

4. Última formação (Moe - Larry - Joe DeRita) - os longas

3patetas_moe.jpg3patetas_larry.jpg3patetas_curlyjoe.jpg

ducadorch, sempre deram certo. Chaplin, O Gordo e o Magro, Os Três Patetas e outros dos grandes comediantes do passado sempre deram certo; inclusive como eu disse antes, principalmente "Os Três Patetas", que por onde passam são líderes de audiência.

Marcel, você teve uma bela recordação neste momento: Lloyd. Ele foi um dos maiores palhaços da era do cinema mudo. Grande acrobata. Fazia ele mesmo as cenas perigosas para agradar seu público. Chegou a perder dois dedos da mão direita fazendo filme, com o motivo de uma cena onde explodiria uma bomba. A bomba estourou antes da hora causando o acidente. Chegou a ficar realmente pendurado por uma corda no pé no alto de um edifício, minutos depois ficou pendurado no ponteiro do relógio gigante do prédio; pulou de um edifício a outro sem a menor proteção e muitas outras loucuras mais. Seu filme principal é "Homem Mosca (Safety Last)". Também não podemos esquecer do mestre "Buster Keaton" que chegou a ser fortíssimo concorrente de Chaplin e até fez uma ponta sem diálogo em "Luzes da Ribalta" de Chaplin. Um de seus maiores filmes (Keaton) é "Uma Semana (One Week)".

Link para o comentário

Um pouquinho mais recente, porém digno de menção, é Jerry Lewis... Na votação da Folha sobre o maior comediante da história do Cinema, o "pódio" foi Chaplin, Buster Keaton e Jerry... Em comum, o domínio da pantomima (humor visual) e piadas "friamente calculadas"...

Chaplin, desbravador, ressaltou bem um lado contestador e melodramático do humor... O Gordo e o Magro (que Chespirito considera sua grande inspiração) e Os Três Patetas são ícones do pastelão (humor físico), do nonsense... Das antigas, também tem os Irmãos Marx...

Em outra categoria, eu coloco o Mel Brooks, que tem um estilo um pouco diferente, mas soube brincar com o humor do cinema mudo em "Silent Movie"... Aliás, díficil encontrar DVDs desse homem, e olha que só fez filmes coloridos - a exceção é "Jovem Frankenstein"...

Relembrem os brasileiros, também: Oscarito, Mazzaroppi...

Link para o comentário

O negócio é que CH é mais popular... o pop sempre fica.. mas o que é somente bom e não tem o apelo da maioria logo de início.. acaba sendo esquecido.

Podemos até citar Beatles e Chuck Berry. Não dá nem pra se medir o sucesso dos Beatles mediante ao de Chuck Berry.. mas os garotos de Liverpool vieram bem depois se influenciando do Berry ( não o Berriel x] ).

Link para o comentário
os 3 patetas passam normalmente até hj...

é ?

acho que deva ser só pra São Paulo. Aqui faz muito tempo que não é exibido.

1. A formação original (Moe - Larry - Curly)

3patetas_moe.jpg3patetas_larry.jpg3patetas_curly.jpg

Nada supera ! :reverencia:

Um pouquinho mais recente, porém digno de menção, é Jerry Lewis... Na votação da Folha sobre o maior comediante da história do Cinema, o "pódio" foi Chaplin, Buster Keaton e Jerry... Em comum, o domínio da pantomima (humor visual) e piadas "friamente calculadas"...

Relembrem os brasileiros, também: Oscarito, Mazzaroppi...

Jerry Lewis também é sensacional, uma pena que os seus filmes não são mais exibidos na RedeTV! Me recordo no início da emissora tomando o lugar da saudosa Manchete, tinha uma sessão de filmes (quase sempre muito bons) antigos. E os dele eram exibidos umas duas vezes por semana.

Faz falta, afinal, aquela emissora tá um lixo.

Podemos até citar Beatles e Chuck Berry. Não dá nem pra se medir o sucesso dos Beatles mediante ao de Chuck Berry.. mas os garotos de Liverpool vieram bem depois se influenciando do Berry ( não o Berriel x] ).

lá vem ele falar de música...

isso aqui é cinema seu bobão ! >D

Link para o comentário

Eu gosto muito do Peter Sellers, o Inspetor Clouseau da série de filmes A Pantera cor-de-rosa, além de outros ótimos como O Rato que ruge e Um convidado bem trapalhão.

Peter_Sellers.jpg

Aliás, tem uma série de 'piadas' que o Chespirito deve ter 'roubado' do Sellers, como o Chapolin abrindo uma porta, mas erra o lado e tenta sair pela parede.

Para mim, no Brasil os melhores são Oscarito, Golias e Chico Anysio.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...