Ir para conteúdo

Como você canta "Parabéns pra você"?

Victor235

Recommended Posts

Postado (editado)

Este tópico pode parecer inútil, mas faz muito sentido e tem curiosidades que muitos não sabem.

A música mais cantada em todas as festas do mundo tem autoria e já teve diversas versões.

A versão em português foi traduzida por uma mulher que ganhou o concurso de uma rádio.

Até hoje, a família dela ganha direitos autorais do ECAD por causa da música que se tornou um hino e virará domínio público em 2017.

A música parece até "Ai se eu te pego", pelo tanto de autores e modificações que cada um foi fazendo.

A original dizia "Good morning to all" repetidas vezes, depois usaram a mesma melodia para cantar "Happy birthday to you".

No Brasil, virou "Parabéns a você", que as pessoas cantam errado (é "a você" e "muita felicidade", no singular).

O segundo verso é ainda mais emblemático: segundo o G1, foi escrito por uma outra pessoa, que produziu um disco infantil na década de 1970 e queria gravar a canção, mas como a letra era curta ele pediu autorização à editora para completá-la e foi informado que deveria firmar um acordo com a então autora da música. O segundo verso então ficou sendo "A você muito amor / E saúde também / Muita sorte e amigos / Parabéns, parabéns"

Mas eu canto "Nesta data ditosa
Dia dos anos teus
Que tu sejas feliz
Nós pedimos a Deus"

Lembro que meu pai me falou que na época dele cantavam esse verso de forma diferente, e agora tudo faz sentido!

E vocês, cantam como?

Outra coisa é que alguns idosos só ficam cantando "Parabéns pra você, parabéns pra você" (em loop), o que também faz muito sentido pois a versão original da música só fica repetindo "Happy Birthday to you"!

O mais bizarro é que quem está ganhando mais dinheiro a cada vez que cantam "Parabéns pra você" não é nem as americanas nem essa tradutora, e sim a gravadora Warner! :what:

Referências:

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/musica/noticia/2014/03/o-pessoal-canta-errado-letra-diz-neta-da-autora-do-parabens-voce.html

http://oglobo.globo.com/cultura/familia-briga-por-direitos-autorais-da-cancao-parabens-voce-3192830

http://www.portalsucesso.com.br/noticias/ecad-divulga-musicas-mais-tocadas-primeiro-semestre

Editado por Victor235
Postado

Fiquem assim quando eu li o título: :what:

Mas eu canto normal ué. :ponder:

Postado

Normal como? "A você muito amor", "Nesta data ditosa" ou outro?

Que coisa estranha, o Google só achou quatro resultados para a forma que me ensinaram cantar: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=%22nessa%20data%20ditosa%22

Mas se você vier na minha cidade 90% cantará assim junto com você. Da onde isso saiu?

Postado

"Parabens a você! Nesta data querida! Muitas Felicidades! Muitos anos de vida!"

Essa é a forma normal.

Postado

Aí já está errado, pois é no singular.

Mas a questão maior é o segundo verso, como você canta? Quero saber porque todo mundo da minha cidade canta "Nessa data ditosa" e no resto do Brasil não.

Postado

Vai ver que sua cidade adaptou, deve ser cultura daí.

Postado

Parabéns pra você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida

Hoje é dia de festa

Dentro de nossas almas

Para o (nome da pessoa)

Uma salva de palmas

É pique! é pique! É pique, é pique, é pique!

É hora, é hora, é hora é hora é hora

Rá! Tim! Bum!

(Nome da pessoa, nomes da pessoa)

Postado

Não sei porque, mais esse tópico me lembrou o episódio de Apenas um Show: Concurso de Canções de Aniversário da 6ª temporada :ponder:

------------------------------------

Bom, aqui é desse jeito que se canta: (Ou se cantava, não sei se mudaram :headscratch: ).

Parabéns pra você, nesta data querida!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!

Parabéns pra você, nesta data querida!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!

E para "fulano* " nada... tudo! Então como que é? (Alguns dizem também "Comê que é").

É pique! é pique! É pique é pique é pique!
É hora, é hora, é hora é hora é hora!
Rá! Tim! Bum!

E aí diz o(s) nome(s) do(s) aniversariante(s).

*Aonde usei a palavra "fulano" seria o(s) nome(s) do(s) aniversariante(s).

Postado (editado)

Aqui no RS, (bem mais no interior, mas também se canta na Capital) além do "Parabéns" tradicional, cantam também uma versão gaúcha:

"Parabéns! Parabéns!

Saúde e felicidade,

Que tu colhas sempre todo o dia
Paz e alegria na lavoura da amizade!"

Editado por Seu Furtado
Postado (editado)

Como eu canto parabéns? com a minha voz é claro. :lol::muttley:

Editado por Giovani Santos
Postado

E respondendo o título do tópico, aqui agente canta da forma que o ViniCH postou, mas sem a estrofe do meio.

Eu também, sempre ouvi e canto dessa forma. Além da famosa música da Xuxa :lol:

Legal essas curiosidades,eu não sabia que havia outras formas para se cantar o parabéns.

Uma vez, pelo que eu entendi, eu descobri que lá nos Estados Unidos cada vez que essa música é cantada em algum programa tem que pagar a pessoa que criou,ou a família dela.

A "versão" que eu sabia era um pouco diferente:

Parabéns pra você

Eu só vim pra comer

O presente que é bom, esqueci de trazer...

E o resto deixa pra lá, não irei escrever :P:lol:

Eu também conheço essa versão. A primeira vez que eu vi foi numa revista do Cebolinha - a Magali cantou para ele pois o garoto era o aniversariante.

Postado

Com certeza um dos tópicos mais aleatórios que já vi nesse recinto... :ponder:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Roberto Macêdo
      4352

Exibições de Chaves no SBT

2. Doutor Chimoltrúfio
      466

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

3. Doutor Chimoltrúfio
      574

Audiências CH

4. Raphael
      4352

Exibições de Chaves no SBT

5. Eu acho...
      466

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...