Ir para conteúdo

Quem é a vítima da sociedade?

Antonio Felipe

Recommended Posts

Postado

Inicio este tópico com o relato de uma amiga da mãe: há algumas semana, ela foi assaltada na praia por um homem. Enquanto ameaçava ela e exigia dinheiro e objetos de valor, este dizia-se "vítima da sociedade" e por isso, cometia tal delito.

Agora, passando para o último sábado: eu andava numa das principais avenidas da Zona Norte de Porto Alegre, em meio a uma parada de ônibus, que ainda não está sendo utilizada. Quando atravessava a parada em direção ao lado direito da via, dois rapazes brancos, entre 16 e 19 anos, bem-vestidos, acabaram por me abordar: "O quê tu tem nessa mochila?", sendo que eu carregava minha mochila. Tentei me desvencilhar e eles passaram para trás de mim e puxaram a mochila. As alças arrebentaram. Passou-se algo como duas frações de segundo, até que me virei. Vi que eles começaram a se deslocar para o outro lado da rua. Uma das alças, por sorte, ficou ao ar e a peguei com força. Puxei a alça e agarrei a mochila. Tirei ela da mão de um dos caras gritando "peraí, peraí". Comecei a andar, não sabia se corria, se gritava, o que fazer. Um deles veio por trás de mim e me deu um chute na perna. Corri então para o outro lado e procurei alguma viatura. Já era tarde demais: eles entraram numa rua e sumiram de minha vista.

Isso tudo ocorreu às 16:30, em uma avenida relativamente movimentada mas, em decorrência do sábado, tinha pouco tráfego.

O saldo da tentativa de roubo? Um arranhão no braço esquerdo, resultado do tranco que a alça deu em meu braço, uma dor na perna e muita, muita, muita raiva mesmo.

O que eu iria perder no roubo? Cartões de banco, loja, RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento, algum dinheiro e outros documentos que carrego numa pasta. Só iria ficar com meu celular, minhas chaves e meu cartão de ônibus.

Quem é a vítima da sociedade, afinal?

O bandido ou eu.

Qualquer ideólogo do atraso, da esquerda, qualquer petista ignorante, qualquer sociológo marxista, qualquer defensor dos direitos humanos iria dizer que a vítima da sociedade é o pobre jovem, que sem oportunidades na vida, culpa do capitalismo, do neoliberalismo, culpa da "zelite", vê-se forçado a roubar pessoas que trabalham honestamente e pagam seus impostos, como eu.

Ou seja, se eu me visto bem, se tenho celular, se tenho dinheiro, se tenho boas condições de vida, eu sou culpado. Eu sou o verdadeiro bandido, que está proporcionando más condições de vida a estes pobres jovens.

Qual a causa da violência?

É a própria sociedade.

Mas a violência não tem raiz na inércia dos governos?

Não.

Nós, enquanto sociedade, somos os responsáveis pela violência. Os governos são meros reflexos da sociedade. Não cobramos ações dos políticos. Não exigimos mudanças. Não fazemos nada. Apenas elegemos os representantes do povo pelo voto direto. E depois, tudo fica à sorte deles. À sorte do que eles acham melhor. Ou não.

Num país em que vigora a corrupção, onde as instituições e os agentes destas se vendem por qualquer coisa, é difícil exigir que acabe a violência.

A violência pode ser sanada por um conjunto de ações, tendo como o eixo a educação em todos os níveis. Saneamento básico, emprego, habitação, saúde, transporte e assistência social de médio prazo são a melhor opção para acabar com a violência. Além disso, o Código Penal precisa ser atualizado.

Mas por que os políticos não fazem isso?

Para não perder seus bolos eleitorais.

O que seria da plataforma de um político, se não tiver como prometer o fim da fome e da miséria? Ele precisa prometer saneamento, habitação, emprego, saúde e educação. Por isso todos esses serviços são deficitários.

Não existe interesse em acabar com a miséria, por que os políticos precisam dela para se elegerem. Fora que um povo ignorante é muito mais fácil de ser manipulado.

E tudo isso é culpa nossa.

Eu sou uma vítima da sociedade.

Postado

Todo esse raclaclá por um assalto? Pois vá se acostumando...

-----------

A exclusão social em si é a causa fundamental da violência. É claro que existem os marginais natos. Mas pense comigo: Menino nasceu numa favela, não tem chance a educação de qualidade e logo de uma consequente consciência social, convive num meio onde tudo é conseguido pela facilidade de um assalto. Faz seu primeiro assalto, é preso. Vai para um local aonde só existem marginais piores que ele, ele ganha experiência.

E aí, de quem é a culpa?

Postado

De quem rouba...

Caráter e honestidade, ou a pessoa tem, ou não tem, independente da condição social. E tb tá cheio de gente com grana que não tem...

Postado
De quem rouba...

Caráter e honestidade, ou a pessoa tem, ou não tem, independente da condição social. E tb tá cheio de gente com grana que não tem...

hahá!

Eu não estou falando somente de condição social. E sim de educação moral. O brasileiro é o famoso povo do jeitinho. Tudo isso está enraizado desde quando a corrupção da corte portuguesa veio para o Brasil no início do Século XIX. Nós originamos de um povo corrupto. E não aprendemos a perder a corrupção.

Re-educação moral é a única solução para a regeneração da sociedade brasileira. Isso é fato.

Postado

Inércia, conformismo, acomodação.

Os três problemas que aniquilam nossa sociedade.

Postado
Discussão difícil.

Eu vejo um jovem revoltado com a idéia fixa de que tem que haver um culpado imediato para esta situação, mas temos que estar atentos para o fato de que isso é velho, muito velho. Não é culpa do governante, nem do burocrata nem do aristocrata e nem dos bandidos, se é que podemos mesmo falar de culpa.

Eu olharia tudo isso como consequência de um conjunto de fatos históricos.

[2]

Postado (editado)

O Rubem primeiro diz que eu devo me acostumar, uma opinião típica de brasileiros acomodados diante da realidade...

Depois, o Ricardo fala que eu sou um jovem revoltado, típico de pessoas que não admitem que uma pessoa como eu me manifeste diante desses fatos, nem proponha soluções. Qualquer jovem que se manifesta, ou é comunista, ou é revolucionário, ou é anarquista.

É triste isso.

Mas eu não vou ficar calado diante da realidade.

Editado por Antonio Felipe
Postado

Quando me referi ao "se acostumar", é que isso não acontece só com você, e com pelo menos umas 10.000 pessoas todo dia.

Você quer dar uma solução rápida, e não é assim. Está revoltado porque foi assaltado e quer resolver o problema da violência só. Não é assim. É um problema extremamente complexo. E você sair por aí dizendo que são os 3 fatores que são os grandes problemas não vai dar uma solução prática para esse problema. A questão é grave? é sim. Mas você está sendo muito piegas na sua colocação. É um problema, precisa ser visto de todos os ângulos. Você só está vendo o do assaltado.

Postado

Eu estou completamente racional na minha opinião. Nenhum desses pensamentos é movido pela emoção, é tudo resultado de muita análise, muita leitura, muitas experiências empíricas. Já falei que estou construindo um projeto grandioso, tendo em vista essa "revolução moral" que proponho.

Eu sei que a solução não é nada simples e que as causas deste quadro vêm desde décadas atrás.

Fiz apenas um desabafo e abri um espaço para debate. Quem é a verdadeira vítima da sociedade: o bandido ou o assaltado?

Postado

Ruben, Ricardo se fosse com vocês diriam a mesma coisa o Antonio ainda tá com raiva

Barril do Chavinho
Postado

Nunca devemos nos acostumar com coisas assim...

E a vítima da sociedade somos nós, que temos que viver "preso" dentro de casa com cadiado no portão, tomando cuidado com nossos pertences quando saímos da mesma, e na rua também.

Esse papo de "eu não tive oportunidade, por isso tô roubando" é pura hipocrisia, há tanta gente em situação beirando a miséria que vive honestamente, ou catando papelão, latinhas, ou prestando outro tipo de serviço para levar a vida, e vem esses caras com esse papinho... E tudo por um único motivo: Dinheiro, e consequentemente as drogas... ;)

Ricardo e Rubem, na época dos atentos à policiais feito pelo PCC, tinha uma menina na minha classe que disse: "Todos tem que morrer mesmo, policial vagabundo", minha professora imediatamente respondeu, até de forma grosseira: "Queria que fosse com alguem da tua família, quero ver se tu falaria isso"... na hora ela ficou quieta e muito envergonhado... então com os outros a gente pode até dizer: "Isso temos que nos acostumar", mas quando é com a gente, é diferente... você sente uma raiva tão grande que não sabe o que faz...

Postado
Nunca devemos nos acostumar com coisas assim...

E a vítima da sociedade somos nós, que temos que viver "preso" dentro de casa com cadiado no portão, tomando cuidado com nossos pertences quando saímos da mesma, e na rua também.

Esse papo de "eu não tive oportunidade, por isso tô roubando" é pura hipocrisia, há tanta gente em situação beirando a miséria que vive honestamente, ou catando papelão, latinhas, ou prestando outro tipo de serviço para levar a vida, e vem esses caras com esse papinho... E tudo por um único motivo: Dinheiro, e consequentemente as drogas... ;)

Concordo.

Postado

Vou lá na rua assaltar alguém. Ei pessoal, lembrem-se, a culpa não é minha, eu sou apenas uma mera vítima da sociedade.

Postado

Legal, Chapolin Gremista. Você é um dos típicos brasileiros que adoram fazer piada com tudo, ao invés de ajudar a buscar soluções. Gente assim só tranca o desenvolvimento do país.

Barril do Chavinho
Postado
Legal, Chapolin Gremista. Você é um dos típicos brasileiros que adoram fazer piada com tudo, ao invés de ajudar a buscar soluções. Gente assim só tranca o desenvolvimento do país.

É o futuro da nação, ele só tem 13 anos... :(

Ainda bem que ainda existe gente que sabe diferenciar os assuntos, sabendo quando pode brincar e quando é melhor ser sério...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
      166

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

2. HOMESSA
      166

Exibições Regionais de Chapolin no SBT

3. Eu acho...
      6

Ranking CH 9 - Vote no melhor episódio da semana de Chapolin no SBT (19/05 a 23/05/2025)

4. RenatoCS
      171

Teleamazonas (Equador) - Chaves e Chapolin

5. Raphael
      3234

Exibições de Chaves no SBT

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...