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Chaves do inferno

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Chaves do inferno

Roberto Gómez Bolaños, apelidado, num exagero quase perdoável, de “Pequeno Shakespeare”, é o criador de uma das mais sutis, brilhantes e temíveis representações do inferno em qualquer das artes: o seriado “Chaves”

Ademir Luiz

Especial para o Jornal Opção

Sartre escreveu em sua famosa peça “Entre Quatro Paredes”, de 1945, que “o inferno são os outros”. Não existe uma definição universalmente aceita sobre o conceito de inferno na tradição teológica ocidental. Segundo o historiador Jean Delumeau, no livro “Entrevistas Sobre o Fim dos Tempos”, o catolicismo tradicional, apoiando-se em Santo Agostinho, apregoava a “existência de um lugar de sofrimento eterno para aqueles que tiverem praticado um mal considerável nessa vida e dele jamais se tenha arrependido”. Essa noção, um tanto incongruente com a imagem de um Deus misericordioso, não prosperou fora do imaginário popular, sendo substituída pela solução do Purgatório, desenvolvida no século II, sobretudo, por Orígenas. Ninguém mais estaria condenado para sempre, embora, excetuando-se os santos, todos tivessem que passar por um período variável de purificação, com a garantia da salvação ao final. Santo Irineu discordava. Para ele, “os pecadores confirmados, obstinados, se apartaram de Deus, também se apartaram da vida”. Portanto, após o julgamento final, os condenados seriam simplesmente apagados da existência.

A polêmica continuou pelos séculos dos séculos, com novos debatedores: Tomás de Aquino, Lutero, Joaquim de Fiore. Na literatura, Dante e Milton criaram visões poderosas do inferno. O trio de condenados de Sartre, os cenobitas sadosmasoquistas de Clive Barker e os pecadores amaldiçoados de Roberto Bolaños são recriações contemporâneas perturbadoras.

Sim, Roberto Bolaños. Não, não se trata do falecido ficcionista chileno Roberto Bolaño (1953–2003), autor do calhamaço “2666”. O Bolaños com S é um artista infinitamente superior. Refiro-me ao ator, escritor e diretor mexicano Roberto Gómez Bolaños, apelidado, num exagero quase perdoável, de Chespirito, ou “Pequeno Shakespeare” à mexicana. Ele é o criador de uma das mais sutis, brilhantes e temíveis representações do inferno em qualquer das artes: o seriado “Chaves”. Se, conforme ensinou Baudelaire, “a maior artimanha do demônio é convencer-nos de que ele não existe”, podemos concluir que esse mesmo demônio não iria apresentar seus domínios por meio de estereótipos: escuridão, chamas, tridentes, lava. Em “Chaves”, verdadeiramente, “o inferno são os outros”.

Bolaños encheu sua criação de sinais que devem ser decodificados para que se revele seu verdadeiro sentido de auto moralizante. O primeiro e mais importante é o título. Originalmente, o seriado chama-se “El Chavo Del Ocho”, ou traduzindo do espanhol: “O Moleque do Oito”. Ninguém sabe o verdadeiro nome do protagonista, que nunca foi pronunciado. Chamam-no apenas de “Moleque”. O nome próprio Chaves é uma adaptação brasileira, uma corruptela da palavra “chavo”. É certo que um “chavo”, ou “moleque”, é quem faz molecagens; quem subverte a ordem do que seria moral e socialmente aceito como correto. Em livre interpretação, o “moleque” é um pecador. Portanto, o seriado trata de pecados. Não de pecados mortais, pois do contrário dificilmente seus personagens gerariam simpatia, mas, com certeza, de pecados capitais.

Ao contrário do que muitos acreditam, o protagonista não mora em um barril, mas na casa número 8. Sendo órfão e morador de rua, foi recolhido por uma idosa, que jamais foi mostrada; e que talvez não exista. Se existir é a morte materializada, pois habita o 8. Basta deitar o numeral 8 que obtemos o símbolo do infinito. A morte é infinita, pois não há vida antes da vida e após a vida volta-se a condição anterior. A vida pode ser medida pelo tempo, o antes e o depois é, por definição, infinito. O nada infinito, a graça infinita ou a purgação infinita.

Essa vila do “8” nada mais é do que um pedaço do Inferno, especialmente preparado para receber seus hospedes, mortos e condenados no julgamento final. Uma variação cômica de “Entre Quatros Paredes”, onde duas mulheres e um homem (além de um mordomo... mas o comunista Sartre não considerou o representante da classe proletária um personagem pleno) são obrigados a se suportarem mutuamente pela eternidade, num ciclo infindável de acusações e violência. Não é difícil imaginar a cena: Chiquinha chuta a canela de Quico e faz seu pai pensar que o menino foi o agressor, enervado Seu Madruga belisca Quico, que chama Dona Florinda, que acerta um tapa no vizinho gentalha, que descarrega a raiva no Moleque, que atinge o Seu Barriga quando ele chega para cobrar o aluguel. Enquanto isso, o professor Girafales, queimando de desejo, bebe café, com um buquê de rosas no colo, sem desconfiar a causa, motivo, razão ou circunstância de tanta repetição.

O cenário é um labirinto rizomático, sem centro, começo nem fim. Saindo da vila caem em uma rua estreita que leva a um pequeno parque, um restaurante e uma apertada sala de aula. As variações, como Acapulco, são exceções que confirmam a regra. O universo dos personagens se resume a esse espaço claustrofóbico, onde um ambiente leva a outro que leva a outro que leva a outro, indefinidamente.

Os pecados que cometeram em vida transparecem em suas características, medos e frustrações. Chaves, o Moleque, sempre faminto, cometia o pecado da gula. Glutão inveterado, sua preferência por sanduiche de presunto indica desprezo pelas leis de Deus, que proibiu o consumo de porco, esse animal sujo e de pé fendido. Inimigo de qualquer autoridade moral, apelidou seu professor de “Mestre Linguiça”, outra referência a malfadada iguaria suína.

Seu Madruga, que têm muito trabalho para continuar sem trabalhar, cometia o pecado da preguiça. Exigem redobrados esforços suas estratégias de fuga, para não pagar os indefectíveis 14 meses de aluguel. Que nunca se tornam 15 meses, denotando que a passagem do tempo está suspensa. Não é necessário lembrar que 7 + 7 é igual a 14 e que, na tradição crística, 70 x 07 simboliza o infinito. Da mesma forma que o 8, o símbolo de adição deitado torna-se o de multiplicação. Deus mora nos detalhes.

A ganância de Seu Barriga é óbvia. Quem mais cobraria o aluguel mensal praticamente todos os dias? Os golpes que o Moleque lhe aplica sempre que chega a vila faz parte de sua punição. O fato de possuir como veículo uma Brasília amarela liga-o imediatamente ao país Brasil, indicando que em vida deve ter se envolvido em escândalos de corrupção. Terry Gilliam não escolhe títulos ao acaso.

O pequeno marinheiro Quico, o menino mais rico da vila, é movido pela inveja. Sempre que vê um de seus pobres vizinhos se divertindo com um surrado brinquedo, cobiça aquela alegria simplória e vai buscar um dos seus, sempre maior e melhor, mas que nunca lhe dá satisfação. O brinquedo do outro, mesmo sendo obviamente inferior, sempre lhe parece mais interessante. Um círculo vicioso de inveja, jamais saciada.

Chiquinha é marcada pela personalidade intolerante, raivosa. Imitando o Pateta, usava o automóvel como uma arma potencializadora de sua ira. Morrendo em uma briga de trânsito, na vila, tenta fazer o mesmo com o triciclo. Não foram poucas as vezes que atropelou pés e brinquedos. Mas a musa que canta a ira do poderoso Aquiles não se ocupa da ira insignificante de Francisquinha. Sendo a menor e fisicamente mais fraca da vila, só lhe resta chorar, chorar e chorar.

Dona Florinda e o Professor Girafales foram libertinos do porte do Marquês de Sade e Messalina (ou os próprios). Mestres na arte da luxúria, acabaram condenados a eternidade de abstinência sexual. Frigida e impotente, a mente almeja, mas o corpo não acompanha. Consomem infindáveis xícaras de café que, com propriedades estimulantes, alimentam ainda mais o fogo que não podem debelar. O professor Girafales fuma em sala de aula não porque “El Chavo Del Ocho” foi gravado antes da praga politicamente correta, mas devido ao fato dele ser portador do célebre cacoete pós-coito de acender um cigarro, fazer um aro de fumaça no ar e perguntar “foi bom para você?”. Incapaz de cumprir a primeira parte do ritual erótico, involuntariamente reproduz a segunda. Não por acaso, a trilha sonoro de seus encontros é a mesma de “... E o Vento Levou”. A frase final do filme é “amanhã será outro dia”. Na vila, sempre haverá outro dia e outra xícara de café.

Dona Clotilde, a bruxa do 71, padecia de extrema vaidade. O gênio de Bolaños teve a sutileza de convidar uma ex-miss, a espanhola Angelines Fernández, para interpretar a personagem. Novamente o signo de uma condenação eterna aparece: 71 nada mais é do que 7+1=8. O animal de estimação de Dona Clotilde, significativamente chamado de Satanás, chama atenção para outro elemento importante. A presença de diversos demônios errantes na vila. Trata-se de uma besta transmorfa. Em alguns episódios satanás é um gato, em outros um cão. Diferente do paradoxo do coelho-pato de Jastrow, Wittgenstein e Thomas Kuhn, que servia ao desenvolvimento da razão, o gato-cão é uma representação do misticismo, o cão em “pessoa”.

Em 1589 o teólogo Peter Binsfeld, no livro “Binsfeld’s Classification of Demons”, estabeleceu que cada um dos sete pecados capitais possui um patrono infernal. Sintomaticamente, Lúcifer, nome pelo qual muitos chamam satanás, gera a vaidade. Os outros são Asmodeu que gera a luxúria, Belzebu a gula, Mammon a ganância, Belphegor a preguiça, Azazel a ira e Leviatã a inveja. Não nos enganemos: eles rondam a vila. Aparecem circunstancialmente, para promover desordem, dor e tentação.

Se o gato-cão Lúcifer/Satanás ajuda a difundir o boato de que Dona Clotilde é uma bruxa, me parece óbvio que a bela menina Paty e sua tia Glória são Belzebu e Belphegor metamorfoseados em súcubos, demônio sexuais femininos, prontos para atiçar outros apetites no Moleque e tirar Seu Madruga de seu estado de letargia. Por sua vez, o galã de novelas Hector Bonilla, que visitou a vila, nada mais é do que Asmodeu na forma de um íncubo, demônio sexual masculino, com a missão de tumultuar a relação do casal de libertinos castrados. Nhonho é Mammon, instigando o pai avaro a gastar. Popis é Azazel, esmerando-se em despertar a ira de Chiquinha com sua futilidade enervante. Godinez é Leviatã atiçando a inveja de Quico, com suas respostas tão certeiras quanto involuntárias ao Mestre Linguiça. Figuras de pouca relevância como Dona Neves, Seu Furtado, os jogadores de ioiô, os alunos anônimos na escola, os clientes do restaurante, o pessoal do parque e do festival da boa vizinhança, além de outros coadjuvantes, são entidades demoníacas menores, com a função de criar a ilusão de normalidade.

De fato, os frequentadores da vila parecem inscientes de sua condição. Os adultos por serem alto-centrados. As crianças por estarem duplamente amaldiçoados, regredidos a condição infantil, talvez como espelho da imaturidade emocional que os levaram a conduta pecadora. Enquanto muitas pessoas sonham em possuir a experiência da maturidade em um corpo jovem, eles mantiveram o corpo que possuíam na hora da morte, mas quase sem nenhuma experiência. Essas são as sutilezas da burocracia infernal.

O carteiro Jaiminho, em sua função de portador de mensagens, é o único representante do lado de cá. Um médium que tenta fazer contato com essa outra dimensão. Seu constante estado de fadiga é resultado do esforço sobre-humano necessário para cruzar as dimensões. Prova disso é a descrição que Jaiminho dá de sua terra natal, Tangamandápio. A despeito de existir de fato, sendo localizada a noroeste do Estado mexicano de Michoacán, trata-se de uma alegoria. Segundo o carteiro, tudo em Tangamandápio é colossal. Seria maior do que Nova York e teria uma população de muitos milhões de habitantes. O que poderia ser tão grande? Obviamente, ela não se refere a uma única localidade isolada, mas a todo o planeta; a terra dos vivos. As cartas que transporta são psicografias e a bicicleta que nunca larga, apesar de não saber andar, nada mais é do que um totem, ao estilo de “A Origem”, necessário para que possa voltar para realidade.

Em “El Chavo Del Ocho”, Bolanõs, o Camus asteca, criou sua própria versão do mito de Sísifo. O Moleque e companhia estão condenados a empurrar inutilmente por uma ladeira íngreme essa imensa pedra chamada cotidiano, que sempre rola de volta, obrigando-os ao tormento do eterno retorno. A pedra de Quico é quadrada, não rola, desliza. É cômico, apesar de trágico.

Ademir Luiz é doutor em História.

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Essa matéria eu já tinha lido... uma coisa que não dá nem para falar. Mente insana do cara que escreveu isso....

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mais insana em postar :assobiando: brincadeira mas não é um tópico meio besta esse?

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olha, apesar de ser bobagem, muito bem feita serio '-'

tem uma estrutura muito interessante....succubus *-* me gusta

enfim as menções a tal demonios eu ri e.e, e jaiminho medium nossa essa parte eu morri hahahahaha

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Porra, que viagem! Mas o pior é que faz sentido.

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  • Autor

Não se trata de um texto ofensivo ao seriado, mas sim de enxergar aquilo que vemos todos os dias sob uma nova perspectiva...

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Muita bobagem junta. <_<

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POR FAVOR MODERADOR APAGUE ESSE TÓPICO INUTIL. QUE TEXTO RIDICULO

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Nunca tinha lido tanta baboseira em um só texto, verdade mesmo. É incrível a capacidade que alguns tem de ficar procurando chifre na cabeça de cavalo (colocando trocentas músicas de traz pra frente, fazendo contas loucas com números e caçando esse tal diabo em tudo quanto é lugar). O engraçado é que nunca usam esses dotes maravilhosos para conseguir algo útil, como ganhar na loteria. Esse cara é doente, devia procurar tratamento. Pelo menos essa perca de tempo tremenda rendeu boas risadas como no trecho "mas devido ao fato dele ser portador do célebre cacoete pós-coito de acender um cigarro, fazer um aro de fumaça no ar e perguntar “foi bom para você?”. Pô o cara é professor ou ator pornô? :rindo:

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Mais que barbaridade é esta kkkkkkkkkkkkk

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Esse cara que escreveu o texto.....................já bebeu toda a garrafa, ou sobrou um pouco pra mim? :huh:

POR FAVOR MODERADOR APAGUE ESSE TÓPICO INUTIL. QUE TEXTO RIDICULO

[2]

Postado

O tópico não precisa ser fechado, este é um artigo referente a Chespirito e o melhor lugar para discutir e cada um postar sua opinião é aqui.

Postado

Nunca tinha lido tanta baboseira em um só texto, verdade mesmo. É incrível a capacidade que alguns tem de ficar procurando chifre na cabeça de cavalo (colocando trocentas músicas de traz pra frente, fazendo contas loucas com números e caçando esse tal diabo em tudo quanto é lugar). O engraçado é que nunca usam esses dotes maravilhosos para conseguir algo útil, como ganhar na loteria. Esse cara é doente, devia procurar tratamento. Pelo menos essa perca de tempo tremenda rendeu boas risadas como no trecho "mas devido ao fato dele ser portador do célebre cacoete pós-coito de acender um cigarro, fazer um aro de fumaça no ar e perguntar “foi bom para você?”. Pô o cara é professor ou ator pornô? :rindo:

Concordo contigo.

Eu ia lendo essa inutilidade e pensando sobre cada resposta possível para cada parágrafo. Entretanto cheguei a esse parágrafo: "Godinez é Leviatã atiçando a inveja de Quico, com suas respostas tão certeiras quanto involuntárias ao Mestre Linguiça"

GODINEZ???? Respostas CERTEIRAS? Inveja no Quico? Não faz o mínimo sentido....

Na certa esse cara não pensa realmente isso. Ou ele tem uma mente muito doentia. Parece aqueles documentários evangélicos que ficam dizendo que tudo é demoníaco.

Tenha santa paciencia ne. Assim é muito fácil criar qualquer teoria da conspiração, "imbutindo" tudo que é porcaria sem nenhum sentido. Se quiserem eu faço isso:

TELETUBBIES:

"Existência fadada ao confinamento. Podiam ver o mundo externo através de suas televisões-umbigo para sofrerem. Foram afetados por um tipo de deterioração mental que não os deixa entender nada. Tinha um aspirador satânico que na verdade é Xaxim, o demonio que faz você bater sua cabeça na samambaia da sua avó."

VISÕES DA RAVEN:

"Fadados ao confinamento de casa-escola-restaurante. Salvo alguns episódios especiais. Suas visões são enviadas por satanás para criar sofrimento a ela e aos amigos. Todos estão mortos. O irmão cometia o pecado da ganância enquanto vivo. O professor que cospe, na verdade joga agua benta da boca para libertá-los."

Faça um favor ne. Essa historinha se encaixa em qualquer programa de tv.

Doutor em História? Qual Universidade. Me avisem pra eu nunca ir lá.

Postado
:closedeyes: O cara que escreveu isso, tava com o demônio na cabeça, só li três parágrafos, não vou perder meu tempo lendo uma mer** dessa :closedeyes:

Atividades

  1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Eu acho... em Exibições Internacionais
    Recentemente vi essa postagem no X: Aqui aparece o guia de programação dos canais do Peru em 01/01/1979, uma segunda-feira. Nele consta a exibição de Chapolin às 19h00 no Canal 7 (atual TV Perú, rede estatal do país) e Chaves às 19h30 pelo Canal 5 (atual Panamericana TV).
  2. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Como que os gaúchos aguentam esses episódios sendo repetidos há exaustão?
  3. Pedro Ramos
    Pedro Ramos respondeu ao tópico de Fórum Único Chespirito em CH Online
  4. Eu acho...
    Há alguns meses, fui consultar em qual período uma emissora estrangeira exibiu Chaves e o que encontrei foi uma confusão de listas. A que parece mais “correta” é a do Wikipédia em espanhol, que só existe por um registro na Wayback Machine, já que, após discussão, foi excluída por “falta de fontes confiáveis”. Outras listas de outras wikis são duvidosas justamente pela ausência de fontes, e por conterem exibições na Síria e na Coreia do Norte Por isso, e também por não encontrar com facilidade listas das outras séries que não sejam Chaves ou Chapolin, comecei a catalogar quais emissoras estrangeiras exibiram as séries e em quais anos, mas com fontes para evitar boatos e imprecisões. Até agora, reuni* quase 150 registros que são, em sua maioria, oriundos de guias de programação. Mas ainda é muito pouco. Tem uma outra infinidade de registros em vídeo que precisam ser considerados, e diversos jornais que contêm guias ainda não visitados. Mesmo assim, descobri algumas exibições interessantes como La Chicharra no Chile e Milagro y Magia na Bolívia. Como não vai ser possível editar esse post depois, deixo para acompanhamento prévio a página abaixo com os dados da planilha onde estou anotando os registros. Por enquanto, há apenas a quantidade de emissoras que exibiram as séries por ano, e não seus nomes. A tabela demora um pouco para carregar e tem as abas de “Séries por país” e “Países por série”. Tentei pensar numa visualização melhor, mas estou sem ideias (se alguém quiser deixar uma sugestão, fique à vontade). Talvez futuramente fique bom em um site, quem sabe? Link para a página com a tabela Com esse tópico, gostaria que mais fãs contribuíssem com suas anotações para que possamos preencher essas lacunas. Mas sempre com fontes. Em caso de guia de programação, o site onde ele foi postado. Em caso de vídeo, o link do próprio. Sempre com datas, mas se não há essa informação, vamos tentar achar um período aproximado. Por enquanto, não estou colocando relatos de fãs porque a memória pode falhar, mas acho válido entrar na conta em algum momento. Aos poucos, vou passando os registros para a planilha (com os devidos créditos a quem encontrou) e a página vai atualizando e, com o tempo, vou postando aqui novas descobertas. Sobre o preenchimento da planilha, aliás, algumas considerações: Há anotações de emissoras regionais, por isso pode haver alguns números expressivos em alguns países. Quando o ano é preenchido com “?” é porque já foi possível aproximar um período, mas ainda não há o ano concreto do registro e não há outros registros coincidentes para substituí-lo. Para facilitar a leitura, considerei o primeiro Chespirito sempre como Supergenios. Ainda não sei o que fazer com exibições mistas, como o “El Show del Chavo” da Telefé nos anos 90. Por enquanto, coloquei como Chaves na série e explico nas observações, mas penso em colocar como “mistos” mesmo em algum momento. Não considerei as exibições originais no México, mas as reprises vão entrar. Todos os registros têm o site de onde vieram e uma imagem/pdf/vídeo ou qualquer coisa que o comprove, só não está no link porque ia ficar muito poluído nessa visualização de tabela. Pretendo deixar disponível quando tiver uma visualização decente Essa é a lista de emissoras com fontes verificadas até o momento: LISTA DE EMISSORAS ATÉ 09/12/2025 CHAVES 1977Chile: TVN EUA: Canal 34 (Oxnard) 1978Venezuela: RCTV (Canal 2) 1980Argentina: Canal 2, Canal 3 (Rosario), Canal 7 (Bahía Blanca), Canal 7 (Mendoza), Canal 8 (Mar del Plata) Bolívia: TVB (Canal 7) Chile: TVN Colômbia: Canal 1 EUA: Canal 34 (Los Angeles) Paraguai: TV Cerro Corá Porto Rico: Telemundo (Canal 2) 1981Bolívia: TVB (Canal 7), TVU (Canal 11 Cochabamba) Costa Rica: Canal 6 Porto Rico: Telemundo (Canal 2) 1983Costa Rica: Canal 6 1984Equador: Ecuavisa (Canal 2 Guayaquil) Peru: América TV (Canal 4) 1985Argentina: Canal 8 (Córdoba) Chile: TVN Costa Rica: Canal 6 Porto Rico: Telemundo 1987Costa Rica: Canal 6 1988Argentina: Teledos Chile: UCV (Canal 4-5) Colômbia: Canal A (Canal 2) Itália: Rete A (Trieste) 1989Chile: UCV (Canal 5) Costa Rica: Canal 6 Espanha: Galavisión (parabólica) 1990Chile: UCV (Canal 5), UCV (Canal 8 La Serena) Costa Rica: Canal 6 Equador: Ecuavisa (Canal 2 Guayaquil) 1991Chile: UCV (Canal 5) 1992Bolívia: ABC (Canal 6) Chile: Megavisión, UCV (Canal 8 La Serena) Equador: Ecuavisa, Ecuavisa (Canal 2 Guayaquil) 1993Chile: Megavisión Equador: Ecuavisa 1994Chile: Megavisión (Canal 9) 1995Chile: Telefé Internacional Equador: Ecuavisa (Canal 2 Guayaquil) Espanha: Canal Sur (Andaluzia) 1996Argentina: Magic Kids Equador: Gamavisión 1997Equador: Gamavisión 1998Colômbia: Canal A 1999Argentina: Magic Kids 2000Argentina: Magic Kids, Telefé Equador: Gamavisión 2005Argentina: Telefé CHAPOLIN 1977Chile: TVN EUA: Canal 34 (Oxnard) 1980Argentina: Canal 10 (Córdoba), Canal 10 (Mar del Plata), Canal 13 (Santa Fe), Canal 5 (Rosario), Canal 9 (Mendoza), El Nueve EUA: Canal 34 (Los Angeles) Paraguai: TV Cerro Corá 1981Bolívia: TVB (Canal 7), TVU (Canal 11 Cochabamba) Porto Rico: Telemundo (Canal 2) 1984Equador: Ecuavisa (Canal 2 Guayaquil) 1985Chile: TVN. Colômbia: Cadena 2 Equador: Ecuavisa (Canal 2 Guayaquil) Guatemala: Televisiete 1988Argentina: Teledos Chile: UCV Colômbia: Canal A (Canal 2) Equador: Ecuavisa 1989Chile: UCV (Canal 5) Espanha: Galavisión (parabólica) 1990Chile: UCV 1992Chile: Megavisión Equador: Ecuavisa 1993Chile: Megavisión Equador: Ecuavisa 1994Chile: Megavisión (Canal 9) Espanha: TVE 1995Espanha: TVE 1996Argentina: Magic Kids Equador: Gamavisión Espanha: TVE CHESPIRITO 1981Costa Rica: Canal 6 Porto Rico: Telemundo (Canal 2), WOLE-DT (Canal 12) 1985Guatemala: Televisiete 1987Argentina: Telefé (Canal 9) El Salvador: Canal 2 1988Colômbia: Canal A (Canal 2) El Salvador: Canal 2 1989Chile: RTU/UCH (Canal 11), Telenorte, UACh (Canal 10 Valdívia), UCV (Canal 8 La Serena) Guatemala: Canal 3 1990Chile: RTU/UCH (Canal 11), Telenorte, UACh (Canal 10 Valdívia), UCV (Canal 8 La Serena) Equador: Ecuavisa 1991Chile: RTU/UCH (Canal 11) Costa Rica: Canal 6 1992Argentina: ECO (Canal 17) Chile: RTU/UCH (Canal 11), UACh (Canal 10 Valdívia) Equador: Ecuavisa, Gamavisión (Canal 8 Guayaquil) 1993Chile: Chilevisión Colômbia: Cadena Uno Equador: Ecuavisa 1994Chile: Chilevisión (Canal 11) Equador: Ecuavisa 1996Equador: Gamavisión 1997Equador: Gamavisión 2000Equador: Gamavisión ?El Salvador: Canal 2 LA CHICHARRA 1980Chile: TVN (Canal 7) Colômbia: Canal 1 Equador: Ecuavisa 1984Colômbia: Cadena 2 1985Colômbia: Cadena 2 2009México: Clásico TV SUPERGENIOS 1972EUA: Canal 22 (Oxnard) 1973Costa Rica: Canal 11 1976Costa Rica: Canal 6 EUA: Canal 23 (Boca Raton), Canal 41 (Victoria) México: Canal 12 (Tijuana) 1977EUA: Canal 34 (Oxnard) ?Guatemala: Televisiete EL SHOW DE CARLOS VILLAGRÁN 1980Argentina: ATC (Canal 7) FEDERRICO 1984Venezuela: RCTV (Canal 2) 1994Venezuela: RCTV AH QUE KIKO 1988El Salvador: Canal 6 MILAGRO Y MAGIA 1992Bolívia: RTP (Canal 4) Como podem ver, ainda falta muuuuuuuito (leiam na voz da Chiquinha). É isso, quem quiser ajudar ou deixar ideias, críticas ou sugestões, tudo é bem-vindo. Espero que a gente consiga ter em breve uma lista definitiva e confiável tanto para informação, como para ajudar na caça aos perdidos que ainda faltam. *Créditos ao @claudioch por vários guias e informações e ao @Antonio Felipe pela informação das exibições na TVE da Espanha.
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais

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