Ir para conteúdo

SERTANEJO - Tópico oficial

Victor235

Recommended Posts

Postado

Vou fazer um post muito resumido, só com algumas passagens sobre o estilo musical sertanejo.

Pra muita gente é moda falar que o estilo é ruim, sendo que muitos que dizem isso não conhecem 5% do estilo de música mais popular do Brasil.

O estilo "sertanejo" tem 102 anos de existência e muita história pra ser contada. De Cornélio Pires a Luan Santana, cantores dos mais diferentes tipos e estilos já cantaram e adaptaram-no.

Antigamente, predominavam as músicas caipiras, ou de raiz, ou ainda, modas de viola. Praticamente todas as músicas tinham como tema o campo e o homem do campo. Afinal, essas músicas eram feitas no campo e ficavam praticamente presas a ele.

Exemplo: Lourenço & Lourival - Franguinho na Panela

http://www.youtube.com/watch?v=rGlS0vLCBLg

*música originalmente gravada por Craveiro & Cravinho (Craveiro é o pai da dupla Cézar & Paulinho)

Essa fase também contou com muitas músicas que contam histórias. Várias letras criativas surgiram e muitas músicas não tinham nenhum verso repetido e não tinham refrão. Era uma história cantada.

Exemplo: Otávio Augusto & Gabriel - Mala Amarela (versão)

Em uma época também foi comum na música sertaneja, além de homenagens ao "homem do campo", homenagens a outras pessoas, como por exemplo, os caminhoneiros.

Exemplo: Cézar & Paulinho - Viajante Solitário

Surgiu então a dupla Leandro & Leonardo, que resolveu "ousar" cantando temas sobre o amor. Resultado: após isso, praticamente todas as canções sertanejas lançadas eram românticas.

Exemplo: Leandro & Leonardo - Um Sonhador

Exemplo II: Mato Grosso & Mathias - Tentei te esquecer

Exemplo III: Zezé Di Camargo & Luciano - Pra mudar a minha vida

Há o que podemos dizer "ultra-romântico".

Exemplo: Pedro Paulo & Matheus - Minta, finja

Também há músicas que são "diálogos entre amigos", que perderam a namorada ou algo semelhante.

Exemplo: Juliano Cézar part. Mato Grosso & Mathias - Faz Ela Feliz (versão)

Exemplo II: João Bosco & Vinícus part. César Menotti & Fabiano - Vou Doar Meu Coração

*essa música é uma "continuação" (não resposta) da música "Leilão".

Hoje em dia há cantores que ainda prezam esse estilo romântico da década de 90.

Exemplo: Eduardo Costa - Eu Aposto

No ano 2000, surgiu uma dupla que voltou a deixar o sertanejo em alta e impôs novas regras ao mercado: Bruno & Marrone. Eles ficaram conhecidos através de uma gravação precária feita num estúdio de uma rádio, cantando e tocando violão. Isso deixou algo a desejar? Pelo contrário. A partir desse momento e do sucesso da dupla, outras duplas foram praticamente obrigadas a gravar canções ac*sticas e DVDs para divulgá-las.

Exemplo: Bruno & Marrone - Dormi na Praça

Por volta de 2005, começaram a pipocar por aí uns tais de Jorge & Mateus, Maria Cecília & Rodolfo, Fernando & Sorocaba... que são sucesso hoje.

Mas não se engane. As principais críticas de quem diz que essas duplas "não são sertanejas" é que são muito novas. Mas, o sertanejo universitário não existe.

Um pequeno exemplo: a dupla João Bosco & Vinícius, uma das representantes desse estilo, toca há vinte anos. Se são universitários, ou nunca abriram o livro e reprovaram ou gostam muito de estudar, pois já deu tempo de cursarem 5 opções.

Exemplo: Jorge & Mateus - De tanto te querer

Esse termo foi criado pela mídia. De certa forma, uma nova vertente do sertanejo surgiu. Mas muitos de seus representantes tocam há anos, inclusive tocando músicas das outras vertentes. Esse foi um jeito da mídia chamar (e ganhar muito dinheiro) uma nova categoria de sertanejo: festas, batidão e sanfona animada.

Exemplo: João Bosco & Vinícius - Chora, me liga

Esse negócio de "universitário" foi bom para o estilo: levou-o de volta á tona, com muita participação na mídia. Outras vertentes dele nem chegaram a ser citadas nela.

E mais recentemente, chegou a vez do cantores solo. Luan Santana e Michel Teló são os principais nomes atualmente. Aliás, o tão criticado Michel Teló também canta e toca há anos e já passou por outras fases do "sertanejo".

Exemplo: Luan Santana - Meteoro

102 anos é muita história, muita transformação. Todo esse post são apenas algumas passagens. Enfim, o sertanejo, mesmo "velhinho", é o estilo mais tocado no Brasil atualmente. Quando ele começa perder força, alguem inventa algo novo para incluir no estilo e ele volta à tona.

Claro que existe muito sertanejo ruim. Mas existe muito sertanejo de qualidade. Procure conhecer mais de sua história antes de sair criticando. Pode ter até alguma vertente que você goste.

Enquanto outros estilos vão sendo deixados de lado, os sertanejos vão inventando algo pra mantê-lo na parada. Como o blogueiro Timpim diz: "o rock nacional morreu e teve sertanejo no enterro".

E comente o tópico pois isso dá boas discussões.

Postado (editado)

Eu amo musica caipira .

Como o blogueiro Timpim diz: "o rock nacional morreu e teve sertanejo no enterro".

E como eu mesmo digo : O josé ouve rock no velório eo joão ouve sertanejo no enterro .

Editado por Fofalhas Da Gentoca
Postado

Antigamente, predominavam as músicas caipiras, ou de raiz, ou ainda, modas de viola. Praticamente todas as músicas tinham como tema o campo e o homem do campo. Afinal, essas músicas eram feitas no campo e ficavam praticamente presas a ele.

Exemplo: Lourenço & Lourival - Franguinho na Panela

http://www.youtube.com/watch?v=rGlS0vLCBLg

*música originalmente gravada por Craveiro & Cravinho (Craveiro é o pai da dupla Cézar & Paulinho)

Essa fase também contou com muitas músicas que contam histórias. Várias letras criativas surgiram e muitas músicas não tinham nenhum verso repetido e não tinham refrão. Era uma história cantada.

Exemplo: Otávio Augusto & Gabriel - Mala Amarela (versão)

Esse é o estilo sertanejo que eu mais gosto (por influência de meu pai), pude notar que a maioria das músicas visam contar fatos (geralmente dos antigos peões) de maneira "trágica". Artista preferido desse gênero: Tião Carreiro e Pardinho :rock:

Surgiu então a dupla Leandro & Leonardo, que resolveu "ousar" cantando temas sobre o amor. Resultado: após isso, praticamente todas as canções sertanejas lançadas eram românticas.

Exemplo: Leandro & Leonardo - Um Sonhador

Exemplo II: Mato Grosso & Mathias - Tentei te esquecer

Exemplo III: Zezé Di Camargo & Luciano - Pra mudar a minha vida

Uma pequena correção: Esse estilo sertanejo romântico surgiu bem antes da dupla Leandro e Leonardo. A dupla Matogrosso e Mathias, por exemplo, conseguiu grande sucesso desde a década de 70, sendo conhecida como "a dupla mais romântica do Brasil" pelo sucesso de suas músicas como "De igual pra Igual" "24 horas de Amor" "Pele de Maçã" dentre outras.

Postado

Pra mim as duas últimas duplas de sucesso que mais se aproximaram do Sertanejo verdadeiro foram "Chitãozinho e Xororó" e "Milionário e José Rico", lá nos anos 70. Depois disso as duplas caipiras ficaram restritas a um público bem menor, típicos de programas como os excelentes Viola Minha Viola e Sr. Brasil.

Até gosto de duplas como Leandro e Leonardo, mas a verdade é que passam longe de serem sertanejos, é música romântica popular, simplesmente.

Postado (editado)

Obrigado pela correção, Baratinha. Até coloquei eles aí nos exemplos mas achei que fossem mais recentes (anos 80 e 90, e não 70).

Já tinha lido em algum lugar que o Leandro & Leonardo influenciam outras duplas a fazer canções românticas.

O mais provável é alguém já ter feito isso antes deles, mas o sucesso deles ter influenciado mais.

Editado por Victor235
Postado

Melhor unir com o tópico "Música", do Will CH. :joinha:

Postado

Eu sei.

Mas quis postar separado porque:

- ninguém comenta aquele tópico. Eu ia falar sozinho se postasse lá.

- fiz um texto relativamente grande, então achei que poderia postar separado.

Postado

Gosto do Daniel!

Ele canta muito bem!

Postado

Eu sei.

Mas quis postar separado porque:

- ninguém comenta aquele tópico. Eu ia falar sozinho se postasse lá.

- fiz um texto relativamente grande, então achei que poderia postar separado.

Mesmo assim, aquele tópico serve pra isso, então é melhor unir.

Postado

Mesmo assim, aquele tópico serve pra isso, então é melhor unir.

Tem o tópico de funk do Chaves SBT com várias versões.

Dá pra fazer assim também: tópicos para música religiosa | rock e metal | sertanejo | pop | outros estilos

Já que ngm usa o oficial de música.

Postado

Tem o tópico de funk do Chaves SBT com várias versões.

Dá pra fazer assim também: tópicos para música religiosa | rock e metal | sertanejo | pop | outros estilos

Já que ngm usa o oficial de música.

É uma boa idéia.

Postado

Odeio Sertanejo. -_-

Postado

Se Luan Santana e Munhoz e Mariano forem considerados Sertanejo...

Odeio Sertanejo. -_- [2]

Postado (editado)

Se Luan Santana e Munhoz e Mariano forem considerados Sertanejo...

Odeio Sertanejo. -_- [2]

São sim. Embora pertençam a uma nova geração de cantores e duplas um pouco diferente das anteriores.

Mas também não gosto de Munhoz & Mariano. Não precisavam ter "sujado" um estilo tão bom com "Eu vou pegar você e tãe tãe tãe, vou morder você todinha e dar tapinha na bundinha".

Seria melhor terem gravado um funk...

Editado por Victor235
  • 2 meses depois...
Postado

Alguém aprova que façamos um tópico para cada estilo musical (entre os mais importantes): um de rock/pop rock, um para pagode/forró/arrocha e um para música pop?

De sertanejo e funk já tem.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
      119

Univision (EUA) - Chaves/Chapolin

2. Marcelo J.
      5514

Exibições de Chaves no SBT

3. Eu acho...
      1058

Globo

4. Raphael
      5514

5. Eu acho...
      5514

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...