Ir para conteúdo

Comparações entre “O Cortiço” e a vila do Chaves

Featured Replies

Postado

São sim semelhanças, mas eu cheguei na conclusão que muitas séries tem suas semelhanças com outras e, claro, que semelhanças sempre existem e vão existir para sempre...

Acredito que seja mera coincidência, mas pode não ser, pois Chespirito era fascinado em leitura e tudo mais. Seria bom alguém perguntar para ele se já leu essa obra.

Postado

Ia ler esse livro mas acabei não lendo

Postado

Ótimo texto, Victor.

Tenho este livro aqui, mas nunca cheguei a lê-lo de fato. As semelhanças realmente são espantosas. Quem sabe Chespirito tenha mesmo se inspirado no romance :D

Postado
  • Autor

São sim semelhanças, mas eu cheguei na conclusão que muitas séries tem suas semelhanças com outras e, claro, que semelhanças sempre existem e vão existir para sempre...

Acredito que seja mera coincidência, mas pode não ser, pois Chespirito era fascinado em leitura e tudo mais. Seria bom alguém perguntar para ele se já leu essa obra.

Não vi cópia nenhuma entre as obras. Só citei coisas parecidas nelas. Sim, Chaves tem semelhanças com várias outras obras. E isso não é ruim, acontece por ser um assunto abrangente :joinha:

Ótimo texto, Victor.

Tenho este livro aqui, mas nunca cheguei a lê-lo de fato. As semelhanças realmente são espantosas. Quem sabe Chespirito tenha mesmo se inspirado no romance :D

Obrigado pelo elogio. Você foi um dos poucos que entendeu o texto. No outro fórum estão falando que acusei-o de cópia e estou colocando defeitos no Chespirito (??).

Aliás, estava vendo "Eu, a Patroa e as Crianças" (gravado) hoje. Um episódio foram no cinema e no outro o Michael ensinou o Junior lutar boxe, deu as instruções para deixar a mão na frente do rosto e na altura do maxilar. Logo depois, Jr. deu um soco e nocauteou-o antes de acabar de receber as instruções. Cópia? Provavelmente não. Mas foi uma mesma ideia/piada usada duas vezes.

Editado por Victor235

Postado

Nunca li esse livro, mas deve ser realmente bom mesmo. ^_^

Postado

Nunca li esse livro, mas deve ser realmente bom mesmo. ^_^

[2]

Postado

Ótimo texto mas acho que é só coincidência mesmo.

Postado

Recomendo a leitura do livro. É muito bom, com um texto fácil e que prende a atenção :leitor:

Postado

Eu acho que têm chances de Chespirito ser se inspirado no livro para criar a série. Sobre o nome "Florinda", deve-se ao fato de que o nome da atriz que interpreta a Dona Florinda ser Florinda Meza.

E aliás, bom texto, Victor :joia:

Postado

Ótimo texto, Victor.

Manda pra mim, MF! Que a escola pediu pra eu ler! :P

Editado por Will CH

Postado
  • Autor

Valeu, Alan.

Caso alguém ainda tem dúvidas: eu não acho que Chespirito copiou o livro "O Cortiço"

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chapolin: México - Sábado, 18 de outubro de 2025 Horário de Brasília 17:30 - O robô que pirou (1979) 17:59 - A ameaça de morte (1979) 18:35 - A ociosidade é a mãe de um amigo meu (1979) 19:03 - A despedida de Chapolin (1979) OBS: A exibição da série no sábado perdeu seus 30 minutos finais para reprises da temporada atual do programa "¿Quién es la máscara?".
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de marujita em Exibições Internacionais
    Sábado 18 de octubre: Chapulín Colorado Episodio 74 (1975): No es lo mismo las bombas de agua que ¡aguas con la bomba! Episodio 75 (1975): A la víbora víbora de la mar El Chavo Episodio 142 (1976): Don Ramón loco Episodio 143 (1976): El perrito callejero Episodio 146 (1977): La alcancía
  3. Dekatotas
    Chapolin - Selva (1975) SBT Vídeos 2014
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Bayern de Munique 2 x 1 Borussia Dortmund
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Exibições Internacionais
    Chapolin e Chaves: Univision - Sábado, 18 de outubro de 2025 Horário de Brasília 15:00 - Chapolin: Menino ou menina? / A caricatura (1976) 15:30 - Chaves: O primeiro dia de aula - parte 2 (1975)

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.