Ir para conteúdo

Força dos acessórios e culto à pele fortalecem a 'tendência' da não-roupa

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
Força dos acessórios e culto à pele fortalecem a 'tendência' da não-roupa
03/11/2013 - 03h00

ISABELLE MOREIRA LIMA
DE SÃO PAULO

Numa época em que desfile serve para vender perfume, bolsa e sapato, a roupa, que já foi o centro do mundo fashion, perde importância.

A tendência forte de um setor em crise, creia se puder, é a não-roupa, coisa que uma escola mais retrô chamaria ainda de "pouca vergonha".

Mas há várias vertentes da tendência. Há os "peladistas" --os que acham que andar quase nu é o novo preto, talvez até por razões ambientais--; há peças que simulam pele; e há aquelas vestes conceituais que jamais chegam ao consumidor e, portanto, são tudo, menos roupa.

Chega de roupa

*tirei as imagens para evitar confusões[/s]
[ Link http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/11/1365240-forca-dos-acessorios-e-culto-a-pele-fortalecem-a-tendencia-da-nao-roupa.shtml ]

No outono-inverno 2013 de Londres, a estilista britânica Pam Hogg deu show de não- roupa: seu desfile tinha mais nu frontal do que coleção. No verão novaiorquino, homens aderiram, saíndo às ruas descamisados. No showbizz, Lady Gaga e Miley Cyrus são as divulgadoras da tendência.

Esta repórter recebeu a missão de verificar se isso ajudaria a semana de moda a economizar nos tecidos. Mas ali o peladismo foi soft, travestido de transparências em looks de Herchcovitch, Acquastudio e Lino Villaventura.

Fora da passarela, tudo estava meio fora de moda: se pele é tendência, a maioria estava protegida do frio

A reportagem abordou uma moça magra e alta e sem frio, com microshort e regata. Seria a primeira a adotar a ideia? A dona do look instintivo era a modelo Alana Klein, 19. Nunca ouvira falar em não-roupa: "Mas já vi, na passarela, acessório no lugar da roupa, como um colar grande para esconder os seios".

É isso. A poucos metros dali, um grupo multigênero vestia roupões. Seriam entusiastas da não-roupa? Não, trabalhavam duro numa ação de marketing de uma revista de moda, o tema era sauna.

Pelo jeito, na SPFW, não-roupa é não-tendência. O jeito era ir ouvir "especialistas".

A consultora Constanza Pascolato pediu explicações. "Estão usando pelado?" Para ela, a onda não chega ao Brasil. "A não-roupa está na Amazônia", brincou. Já o estilista Vitorino Campos testemunhou acreditar muito "nas coisas naturais".

Longe da passarela, experts ficaram mais à vontade para teorizar sobre a coisa.A roupa perdeu apelo, diz o sociólogo Dario Caldas, do birô de tendências Observatório de Sinais. "A acessibilidade da moda e a expansão do fast-fashion faz com que as pessoas não identifiquem mais a roupa como um elemento de diferenciação." Quer dizer: se a peça não nos dá status, melhor arrancá-la fora.

A consultora de moda Mariana Rocha vê o fenômeno da não-roupa como uma busca artificial de neutralidade: "É como esmalte nude. Você passa meia-hora no salão, gasta dinheiro e ficar com unha da cor de nada. Um tremendo artificialismo". Para ela, a não-roupa não significa menos tecido, mas um simulacro da pele cujo objetivo é esvaziar a carregação fashion.

Em palestra na SPFW, o antropólogo norte-americano Ted Polhemus afirmou que as marcas deixaram de vender roupas para comercializar apenas um ideal de estilo.

O estilista Dudu Bertholini, da Neon, confirma a tendência, mas corrige: "Jamais diria que a roupa está em segundo plano". Há três anos, Dudu usou nu frontal na passarela. "Foi uma decisão estética. A gente achou que ficaria mais bonitinho."

Colaborou PEDRO DINIZ
FOLHA DE SÃO PAULO - ILUSTRADA

Editado por Victor235

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Diante de tudo isso, uma coisa é certa: a emissora deixou CH de lado depois que as séries voltaram a se espalhar pelos streamings e Multishow. Antes disso só havia uma opção oficial de assistir que era o SBT, mas depois jogaram os arquivos no canto e vida que segue.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Exibições Internacionais
    Chapolin e Chaves: Univision - Domingo, 12 de outubro de 2025 Horário de Brasília 13:00 - Chapolin: Os documentos confidenciais (1976) 13:30 - Chaves: O primeiro dia de aula - parte 1 (1975)
  3. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eles podiam muito bem, colocar Chaves junto com Chapolin para Rede 2, entre 18:25 e 19:45, colocava dobradinha, com 2 Chaves + 1 Chapolin, ou 2 Chapolin+ 1 Chaves, ou podia revezar, com 1 dia de Chaves outro de Chapolin, inclusive dava até para exibir as raridades que faltam, incluindo os de 40 minutos da HR, pois espaço há, só não botam porque não querem, ali não tem desculpinha esfarrapada, de anunciante, audiência ou que mis**** for!! Afinal, mesmo não sendo para todo o Brasil, sempre tem gente que grava e disponibiliza para todo mundo, sem contar os streams, eles não tem nada a perder com isso, muito menos a gente, mas eles não pensam.
  4. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Foi assim quando o Multishow estreou as séries, mas não chegou ao extremo de tirar Chaves do ar, pelo contrário, foi nesse período que teve as quatro horas de exibição no sábado de manhã. Justamente quando o SBT tem material inédito e menos restrições em relação à exibição dos episódios, o seriado sai do ar.
  5. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Outra coisa que eu notei é que desde que Prime, Netflix e Globoplay pegaram CH, o Sbt parece que ficou com mais raiva e a partir desse momento teve mais pressa em tirar as séries.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.