Ir para conteúdo

Novos episódios perdidos?

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

Minha nova coluna no Portal Chaves não estreou hoje por um mero acaso. Estive pesquisando hoje sobre as exibições do Chaves no SBT, e levantei uma lista de possíveis "novos" episódios perdidos. Chega a ser assustador.

Sem mais delongas, reproduzirei aqui a íntegra de minha primeira coluna no PCH, e o restante deixo para que vocês mesmos tirem suas próprias conclusões:

NOTÍCIAS

logo.png

E o pesadelo continua:
Novos episódios perdidos?

(ou nunca deixaram de ser perdidos?)

primo_75.png
Episódio Chirrin - Episódio Chirrion.

Saudações, estimados vizinhos da vizinhança...

Esta é a primeira coluna do Delegado Morales no Portal Chaves, e para trancafiar... digo, para dar início ao festival, abrirei um assunto polêmico que nunca chega a um final feliz: Episódios Perdidos.
Comumente nos questionamos sobre o que o SBT realmente tem em seu arquivo, o que não tem e o que deveras insiste em esconder dos fãs em 30 anos de exibições no Brasil. Desde a primeira década na emissora, Chaves e Chapolin sofrem com o desaparecimento de episódios sem justificativa, um fato que por muitos anos foi negado e jamais admitido pelos diretores. Todavia, em 2011, o pesadelo aparentemente ganharia um ponto final com a declaração em rede nacional de Murilo Fraga, diretor de programação do SBT, sobre os tais episódios, e meses depois, com a grande novidade da volta dos episódios perdidos e semelhantes. Os fãs brasileiros mantiveram viva a esperança de a emissora finalmente abrir sua caixa de Pandora e exibir tudo o que passou pelas mãos da equipe de Marcelo Gastaldi entre 1984 e 1992. O processo de remasterização e recuperação do acervo resultou no retorno de inúmeros episódios, anteriormente perdidos, e na estréia de episódios jamais vistos. Entretanto uma parte do pesadelo insistia em nos atormentar, com alguns episódios que não regressaram e permanecem desaparecidos até então nas prateleiras do SBT, sem nenhum esclarecimento oficial da emissora sobre o estado deste material. No mesmo ano do retorno dos episódios semelhantes, é anunciado que o SBT adquire um novo lote de Chaves, trazendo episódios inéditos e conclusões de sagas incompletas. A emissora os enviou para dublagem, e finalmente os estreou em janeiro de 2014, com o selo de identificação “EI”.

torta.png
Hum... Tudo está muito bem... Mas eu fiquei sem a minha torta.

Apesar das incessantes novidades do SBT, trazendo episódios inéditos com nova dublagem e registrando na Ancine todos os episódios inéditos atualmente distribuídos pela Televisa, não conseguimos calar a pergunta: O que aconteceu com os episódios com dublagem Maga?!
Até a última semana, acreditava na possibilidade dos benditos episódios (muitos certamente inéditos) se encontrarem sem condições para exibição pelo fato de estarem anos parados no arquivo. Essa teoria pode ser defendida com base em que alguns episódios, que regressaram em 2012, realmente apresentam falhas técnicas em imagem e som. Porém, após uma pequena pesquisa que fiz nos tópicos de exibição do Fórum Único Chespirito, dos últimos 2 anos, somei uma quantidade absurda de episódios que retornaram/estrearam em 2012 e que há um bom tempo não dão mais as caras. Alguns nunca mais foram vistos desde 2012. Confira abaixo a relação de episódios nunca mais vistos desde julho de 2013:

O Trocador de Lâmpadas (1975) - Última exibição: 08/07/2013
A Volta dos Espíritos Zombeteiros (1974) [saga] - Última exibição: 06/07/2013
A Casinha do Chaves (1974) - Última exibição: 30/06/2013

Jogando Beisebol (1974) - Última exibição 15/06/2013
O Álbum de Figurinhas (1974) - Última exibição: 15/06/2013
A Chegada das Novas Vizinhas Parte 2 (1975) - Última exibição: 07/05/2013
Sujando o Quico (1974) - Última exibição: 25/04/2013
Jogando Bola (1973) - Última exibição: 23/04/2013
Os Refrescos Parte 1 (1974) - Última exibição: 22/04/2013
Vizinhança bem Educada (1978) - Última exibição: 17/04/2013
A Fonte dos Desejos (1979) - Última exibição: 26/02/2013
O Banho do Chaves (1978) - Última exibição: 22/02/2013
O Terno do Tio Jacinto (1973) - Última exibição: 21/02/2013
Leite Para Os Gatinhos (1979) - Última exibição: 20/02/2013
Uma Epidemia de Gripe (1978) - Última exibição: 19/02/2013
O Disco Voador (1974) - Última exibição: 15/02/2013
O Despejo do Grande Campeão (1974) - Última exibição: 08/02/2013

A Aula de Matemática (1979) - Última exibição: 07/02/2013
O Regresso da Chiquinha (1977) - Última exibição: 05/02/2013
Seu Madruga Carpinteiro Parte 2 (1974) - Última exibição: 04/02/2013
As Novas Vizinhas Parte 3 (1975) - Última exibição: 31/01/2013
A Sobrinha da Dona Clotilde (1973) - Última exibição: 30/01/2013
Um Banho Para o Chaves (1975) - Última exibição: 29/01/2013
Uma Ajuda Para a Cruz Vermelha (1974) - Última exibição: 28/01/2013
Quico Doente (1974) - Última exibição: 25/01/2013
Mais Vale Uma Noite Bem Dormida Que Uma Boa Comida (1974) - Última exibição: 24/01/2013
As Novas Vizinhas Parte 4 (1975) - Última exibição: 23/01/2013
Uma Lição de Box - Última exibição: 22/01/2013
Os Insetos do Chaves (1975) - Última exibição: 21/01/2013
O Festival da Burrice (1974) - Última exibição: 18/01/2013
O Mal Entendidos (1974) - Última exibição: 17/01/2013
Seu Madruga Sapateiro (1973) - Última exibição: 16/01/2013
Um Triângulo Amoroso (1974) - Última exibição: 15/01/2013
O Homem Invisível (1974) - Última exibição: 14/01/2013
Os Espíritos Zombeteiros Parte 3 (1977) - Última exibição: 11/01/2013
A Falta de Água (1974) - Última exibição: 09/01/2013
O Primo do Seu Madruga - Última exibição: 08/11/2012

Quem Descola do Dedo da Bola (1975) - Última exibição: 01/11/2012
O Velho do Saco (1975) [partes 1 e 2] - Última exibição: 30/10/2012

A lista é grande, e infelizmente poderá ser maior, considerando que minha pesquisa foi feita com base nos episódios não exibidos nos últimos 6 meses.
Afinal, o que aconteceu com esses episódios? Porque o SBT voltou atrás e os escondeu novamente, estando eles em perfeitas condições? E o que levou a emissora a não exibir realmente tudo o que tinha em seu acervo?
Ao que parece, novamente o meio CH retorna a estaca zero. Desconhecemos os critérios da emissora, o que ela ainda possui em seu arquivo e quais motivos a levaram a sumir novamente com parte dos episódios perdidos e ex-inéditos. Recebemos uns novos quebra-cabeças, que difícilmente será encaixado.
Esperamos que este conto de fadas (pois pra mim parece um conto de bruxas) tenha, um dia, um final feliz que queremos.

Até a próxima!

Portal Chaves
Postado

Bem... quando o Sbt terminar de exibir os inéditos da Rio Sound talvez voltem com vários desses episódios não exibidos há mais de 6 meses.

Na Sexta Feira apareceu "Ama o Teu Inimigo" que também estava bem sumido.

Como Chaves havia deixado a grade da semana em Julho de 2013, as exibições dos Sábados e Domingos contavam sempre com os mesmos episódios que naturalmente estavam mais fáceis para eles pegarem e botar no ar, isso cheira a preguiça de selecionar bem as exibições, parece que pensam "Ah, a audiência não está boa mesmo, põe esse daí que está mais fácil e pronto" (Se eles dizem "Corta fora essa cena que não vale nada", não duvido que falem assim sobre a seleção de episódios exibidos).

Separavam uma remessa bem menor do que eles tem no total para exibir e só passavam aqueles inclusos nessa espécie de remessa.

Postado

Eu achava estes episódios muito bons... Estou até com saudade. Só queria saber poque tiraram estes episódios do ar.

Editado por ViniCHolorado

Postado
  • Autor

Meu maior medo são os episódios não vistos desde 2012 e janeiro e fevereiro de 2013. Qual seria a intenção deles em novavemente esconderem os episódios depois de tudo o que aconteceu :ponder:

Postado

Não acho que os episódios vão ficar perdidos de novo, acho que depois dos inéditos com as exibições comuns talvez exibam esses 3 que estão em vermelho. Deve ser só incompetência do pessoal que seleciona os episódios mesmo

Postado

Isso tudo porque o Chaves não tem uma ordem de exibição. Até o Chapolin tinha uma ordem mais ou menos seguida. Ânimos, agora eles só estão preocupados com os novos, depois a gente vê no que vai dar.

Postado

De qualquer forma, não é normal episódios não anuais ficarem mais de um ano sem passar. Longe disso.

Postado
  • Autor

Pessoal, fiz uma pequena correção no texto sobre a data de última exibição do episódio "Quem Descola o Dedo da Bola - parte 3 (1975)". Como no guia apareceu com outro título, passou batido. Obrigado ao @Fabão pelo toque :s_success:

Postado

interessante artigo...devido ao imenso número de material, é capaz que algum comum já tenha sumido e nem nos demos conta

pensando pelo lado bom, por sorte todos esses episódios que ninguém via desde 1992 foram devidamente gravados/registrados, e atualmente são facilmente achados na internet, então na prática não faz tanta diferença

Postado

Não creio que esses episódios se tornariam perdidos novamente, afinal pra que o SBT faria isso? Acredito que depois desses EI, eles possam voltar. :)

Postado

Jogando Beisebol (1974) não está na lista?

Eu achava, que só tinha passado uma vez em 2013, duas no máximo. Fora, que ele está naquela lista dos Semelhantes com menos exibições também.

Postado
  • Autor

Não inclui o do Beisebol porque acreditei ter visto há poucas semanas. Posso ter me equivocado, já que assisto também no HD externo.

Irei conferir aqui :ohok:

Postado

Bom, pode ser que eu tenha confundido. Só sei, que esse foi um dos Semelhantes, que menos assisti no SBT em 2012 e 2013.

Postado
  • Autor

Não, realmente você está certo. A última exibição deste episódio foi em 15/06.

Mesma data em que foi exibido pela última vez "O Álbum de Figurinhas" de 1974. A lista está cada vez maior :(

Postado

É eu percebi, que esse era um dos semelhantes que menos passava no SBT, só não tinha 100% de certeza.

Editado por chapolin

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Marcelo J.
    Marcelo J. respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Diante de tudo isso, uma coisa é certa: a emissora deixou CH de lado depois que as séries voltaram a se espalhar pelos streamings e Multishow. Antes disso só havia uma opção oficial de assistir que era o SBT, mas depois jogaram os arquivos no canto e vida que segue.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Exibições Internacionais
    Chapolin e Chaves: Univision - Domingo, 12 de outubro de 2025 Horário de Brasília 13:00 - Chapolin: Os documentos confidenciais (1976) 13:30 - Chaves: O primeiro dia de aula - parte 1 (1975)
  3. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eles podiam muito bem, colocar Chaves junto com Chapolin para Rede 2, entre 18:25 e 19:45, colocava dobradinha, com 2 Chaves + 1 Chapolin, ou 2 Chapolin+ 1 Chaves, ou podia revezar, com 1 dia de Chaves outro de Chapolin, inclusive dava até para exibir as raridades que faltam, incluindo os de 40 minutos da HR, pois espaço há, só não botam porque não querem, ali não tem desculpinha esfarrapada, de anunciante, audiência ou que mis**** for!! Afinal, mesmo não sendo para todo o Brasil, sempre tem gente que grava e disponibiliza para todo mundo, sem contar os streams, eles não tem nada a perder com isso, muito menos a gente, mas eles não pensam.
  4. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Foi assim quando o Multishow estreou as séries, mas não chegou ao extremo de tirar Chaves do ar, pelo contrário, foi nesse período que teve as quatro horas de exibição no sábado de manhã. Justamente quando o SBT tem material inédito e menos restrições em relação à exibição dos episódios, o seriado sai do ar.
  5. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Outra coisa que eu notei é que desde que Prime, Netflix e Globoplay pegaram CH, o Sbt parece que ficou com mais raiva e a partir desse momento teve mais pressa em tirar as séries.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.