Ir para conteúdo

Flávio Ricco: TV deu importância exagerada à morte de Roberto Bolaños

Featured Replies

Postado

TV deu importância exagerada à morte de Roberto Bolaños

10410943_10152247448933239_5327828740465

É da prática da televisão brasileira usar de extremos absolutos. Ou simplesmente ignora assuntos que são importantes ou, sem se fundamentar a um mínimo de coerência, carrega demais na tinta em outros. Resumindo a ópera, ou faz demais ou faz muito de menos.
A pergunta pode parecer antipática, mas tem que ser feita: a morte do Roberto Bolaños, além de ser lamentada como é natural acontecer, merecia um barulho enorme assim?

Evidente que o personagem, Chaves, tantas vezes apelado pelo SBT, se tornou bastante conhecido em nosso país. Várias gerações se acostumaram a vê-lo, quase todos os dias, em diversos horários na televisão, mas a comoção pelo seu desaparecimento justificou tudo que acabou sendo feito?

Raramente se viu o SBT, em tantos outros acontecimentos, se comportar da mesma maneira, dando-se inclusive ao trabalho de custear transmissões ao vivo do México. Ronald Golias, um dos seus contratados, que para nós teve tanto ou maior valor que Bolaños, não chegou nem a um terço disso. Ele e inúmeros outros, como a própria Hebe ou Chico Anysio, uma figura acima de cores das emissoras. Mais uma vez, o que se viu, foi uma tentativa de tirar proveito da situação. O que se conhece como desespero por audiência.

O "Chaves", para o SBT, mesmo com o Bolaños sepultado, continuará sendo fator da sua sobrevivência.

Ainda no caso do "Chaves"...
O que se viu foi praticamente todas as emissoras darem o registro da sua morte.

A Globo, como maior de todas, por exemplo, no "Jornal Nacional", no "Fantástico" e, ontem, quase um minuto na Ana Maria.

http://televisao.uol.com.br/colunas/flavio-ricco/2014/12/02/tv-deu-importancia-exagerada-a-morte-de-roberto-bolanos.htm

Postado

Esse pessoal (Ricco e Sylvia) ficam querendo ser o "do contra" só pra causar. :dry:

Postado

Cara, confesso sinceramente que também tive essa impressão com aquela enxurrada de noticiários de tudo quanto é canto falando daquilo e tal. Na realidade, Roberto é apenas um mero mortal e "Chaves" apenas um seriado humorístico. Não estou dizendo que as suas obras deixam de ser grandiosas em todos os aspectos, Chespirito foi um excelente artista e deve ser reconhecido como tal, mas analisando tantas mortes por aí afora que não foram tão valorizadas como a dele é de se estranhar, mesmo que seja por um mero fragmento de segundo, lá no seu sub consciente.

Mas enfim, peço que não me levem a mal, acho que o Flávio foi infeliz em algumas colocações e comparações.

Postado

Parei em Ronald Golias melhor do que Chespirito. :lol: :lol: :lol:

Mas concordo com ele, que isso foi unicamente pela audiência, vide o tweet do Murilo.

Postado

Eu acompanhei em 2005 a perda do meu maior ídolo brasileiro, que é Ronald Golias, teve importância sim para o SBT e para o Brasil em geral, agora CH? Lógico que teve importância no Brasil, mais que Golias sim e olha que falo isso sendo fã dos dois, o SBT quis tirar proveito da situação? Também, é só ver os episódios de ontem, mas eu também acompanhei o caso da Hebe e teve sim muita repercussão, no Domingo Legal principalmente, com o Chespirito foi mais na Eliana, mas a repercussão de RGB nos meios de comunicação em geral foi muito maior e obviamente por atingir muitas gerações, afinal desde 84 não é pra qualquer né? Chaves sempre salvou a pele dessa emissora em várias ocasiões, queira ou não, acho justo tudo que o SBT fez apesar de saber que com intenções de terceiros.

Postado

Pode até ter acontecido um apelo por audiência, o SBT adora isso, mas foi bom poder acompanhar uma maratona pelo Chespirito.

Comparar o Ronald Golias ao Bolãnos, é brincadeira, só pode ser.

Postado

Cara, sinceramente! Acho sem coerência as palavras destes autores. Como é que podia ser diferente? Um artista que já parou de gravar há anos e que faz este sucesso imenso até hoje. Só de Brasil foram 30 anos!!! Traduzido para 50 países!!! Seguidores pelo mundo inteiro que se importam com cada notícia trazida. Será que o Golias tem um legado deste tamanho para ser comparado mundialmente? Sem dúvida que foi um grande humorista, assim como Chico Anísio, mas as conquistas de um para o outro nem se comparam. Não sou a melhor pessoa para abordar este assunto, mas acho que um mínimo de pesquisa já mostraria tais fatos. Há quem não se simpatize com o humor do Chespirito e acredito que este seja o caso. A cobertura foi a altura do artista na minha opinião. :televisa::emosbt::bounce:

Postado

Um jornalista que atua na área de televisão e que claramente não é capaz de entender a importância do Bolaños não é alguém que mereça ser levado a sério.

Postado

Acho que na maioria das vezes a homenagem foi justa, mas que teve sensacionalismo exacerbado em cima da morte do RGB, teve.

Postado

Se ele entendesse o programa entenderia que Chespirito teve mais importância que todos os outros, claro que o SBT se aproveitou, mas fez uma bonita homenagem.

Postado

Como o @RAMONCHITO disse no ExperTV: Chaves enfrenta recalque desde que chegou no país, e até depois que morre.

É lógico que houve apelo por audiência, como em tudo na televisão hoje em dia. Porém nem a cobertura e nem as homenagens foram exageradas. Foi o mínimo que Chespirito merece por tudo o que foi e fez em vida. Se esse senhor desconhece seu legado e não teve infância, só lamento por ele.

E uma ova que Golias e Hebe não receberam a mesma importância quando faleceram. A cobertura da morte da Hebe foi mais extensa e maçante, inclusive.

Postado

Audiência toda a emissora busca pelo que colocam no ar, mas Chespirito teve as homenagens e toda essa importância porquê mereceu, não houve exagero.

Me lembro de quando Golias faleceu, foram feitas homenagens na Praça, na programação, falaram nos jornais e fizeram transmissão do funeral, também merecido.

Hebe idem, pararam um Sábado inteiro, Cabrini ficou ao vivo por várias horas apresentando, transmitiram homenagens, falaram nos jornais e no Domingo de manhã... o adeus, preciso dizer que também foi merecido? Já disse.

Não há um melhor ou menos pior do que o outro quando a questão é a importância, cada um deixou seu legado, fizeram uma trajetória baseada no que melhor sabiam, receberam as homenagens e aplausos correspondentes e agora descansam em paz.

Postado

Houve sensacionalismo, mas todas as homenagens foram mais do que merecidas.

Postado
  • Autor

Praticamente todos esses colunistas de TV são uns idiotas.

Postado

Nao é a toa que o eterno Chespirito criticava árbitro de futebol e críticos de televisao.kkk

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Conde Fox Terrier
    Conde Fox Terrier respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Grande dia para o fórum e fãs de Chespirito no mundo! Obrigado fórum, Antonio Felipe pela tradução e todos que ajudaram nesse descoberta! Alguém me poderia me explicar esse trecho? "C.U. do cofre em um buraco.. Começam a cair pazadas de terra em cima dele. ZOOM BACK e vemos Chapolin, Carlos e Horacio jogando terra. Rubén está junto." Especificamente, o C.U, sem baixaria por favor
  2. claudioch
    claudioch respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Fiz uma edição simulando como seria a versão de 1982, se seguissem exatamente o roteiro de 1975. As partes que eram "inéditas" da versão de 1982 eu cortei e as que só estavam no roteiro de 1975 (sem correspondência com a de 1982) coloquei como texto. Simulação: Os piratas - parte 3 [Dual Audio]: Download Créditos do vídeo e edição originais: Chavo Arachán. Foi utilizado o roteiro original do episódio de 1975, disponibilizado pelo Grupo Chespirito e Fórum Chaves.
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
    O relatório de 2025 da Capcom apontou que a empresa planeja fazer um novo jogo da franquia Mega Man. O personagem não tem um jogo inédito desde 2018. Fonte : https://meups.com.br/noticias/capcom-planeja-novos-antigos-jogos/
  5. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Miércoles 10 de diciembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 238 (1979): El partido de fútbol / Más mezcla maistro Episodio 146 b. (1977): Pero cómo has crecido muchacho! El Chavo Episodio 51 (1974): Ramoncito pt.1 Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 145 (1977): Sabía usted que su vecino podría ser un marciano? El Chavo Episodio 201 (1978): Don Ramón zapatero pt.2 Obs 1: En Guayaquil fue exhibido por segunda vez la parte 2 de los Zapateros de 1978, mientras que en la señal nacional aún no ha sido estrenado Obs 2: La coincidencia del día: Si nada sale mal, el episodio que usaron hoy como relleno en Quito mañana deberá salir como episodio regular en Guayaquil

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.