Ir para conteúdo

PETROBRAS

Featured Replies

Postado

Tópico oficial sobre a empresa petrolífera brasileira e as recentes investigações que a envolvem.

-----------------------------------------------

NOTÍCIAS
Cunha deve analisar requerimento para CPI da Petrobras nesta quinta-feira

04/02/2015 - 19h50

Reportagem - Tiago Miranda

Edição - Newton Araújo

Arte/SECOM

img20140908203597223998MED.jpg

CPI pretende investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades na Petrobras, de 2005 a 2015.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que deve analisar o requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Petrobras nesta quinta-feira (5). Entrou um pedido de CPI da Petrobras na Câmara, cumprindo o Regimento, entre as cinco primeiras; provavelmente poderá ser instalada ou não, dependendo do conteúdo do requerimento e da conferência de assinaturas, afirmou. O pedido foi protocolado pela oposição nesta terça-feira (3).

Cunha afirmou que deve receber o parecer da consultoria jurídica sobre o requerimento na manhã desta quinta-feira. Hoje foi confirmado o número de 182 assinaturas para criar o colegiado, pouco mais do que as 171 necessárias. O número de membros da comissão ainda não foi definido pelo presidente, de acordo com a assessoria jurídica da Câmara.

O novo líder do PT, deputado Sibá Machado (AC), disse que o partido, como maior legenda da Casa, reivindicará a presidência ou a relatoria de uma futura CPI. Não vale, nesses casos, a formação de blocos. O que vale aqui são os tamanhos das bancadas, disse Sibá, ao sair de reunião da bancada do PT. A maior bancada vai reivindicar a relatoria ou a presidência. Neste caso, é direito nosso e nós vamos reivindicar. Ainda não há um entendimento firmado sobre essa questão na Câmara.

CPMI

Para o presidente da Câmara, o mais indicado seria uma CPI mista com presença de deputados e senadores. Eu sempre disse que era favorável a nova CPMI da Petrobras. A Petrobras hoje é um assunto que tem de ser passado a limpo, seja na Câmara ou no Senado, afirmou. Os partidos de oposição tentam colher assinaturas para instalar também uma comissão mista.

Já o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), disse preferir uma CPI exclusiva da Câmara. A CPI Mista é mais importante e é mais viável. Legitimaria o Congresso como um todo. [Mas], eu tenho para mim que a CPI da Câmara teria infinitamente mais força. Eu tenho essa clareza. Diferentemente do Senado, onde a CPI do Senado, essa sim, seria 100% chapa-branca.

Sampaio foi o autor do relatório paralelo apresentado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, encerrada em dezembro de 2014. O documento pedia o indiciamento dos ex-deputados Luiz Argôlo e André Vargas (cassado) e de outras 58 pessoas.

A lista também inclui os ex-presidentes da estatal Graça Foster, que renunciou hoje, e José Gabrielli e o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto. O relatório de cinco partidos de oposição (PSDB, DEM, PPS, PSB e Solidariedade), entre texto e anexos, teve mais de 500 páginas. O texto não chegou a ser analisado porque o relatório oficial, do deputado Marco Maia, foi aprovado.

Investigação

Pelo requerimento, a CPI protocolada pela oposição quer investigar a prática de atos ilícitos e irregularidades no âmbito da Petrobras entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil; à constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico pela Petrobras com o fim de praticar atos ilícitos; ao superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e às irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

CPMI em 2014

Após quase sete meses de investigação e 23 reuniões, a CPMI da Petrobras aprovou, em 18 de dezembro, o relatório do deputado Marco Maia (PT-RS) que pede o indiciamento de 52 pessoas pelos crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, entre elas o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Desse total, 23 já são réus em processos na Justiça Federal do Paraná, derivados da Lava Jato.

Durante toda a investigação, a comissão ouviu 20 pessoas. Antes mesmo do seu início, a CPMI foi alvo de disputa e polêmica entre parlamentares da base aliada e de partidos da oposição. A comissão se tornou um dos principais palcos no Congresso da disputa eleitoral, inclusive com pedidos de convocação dos dois principais candidatos à presidência para depor. A CPI do Senado que também investigava a estatal adotou o relatório da comissão mista como seu.

AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS

Editado por E.R

Postado

CPI só serve para colocar o assunto na mídia...

Postado
  • Autor

Como você acha que as investigações deveriam proceder, Marcos?

Postado

Ministério Público e PF.

CPI sói serve para politizar...

Editado por Marcos Albino

Postado
  • Autor

O ex-presidente do Banco do Brasil vai assumir a presidência da Petrobrás.

Postado

Eu vi. O mercado de ações caiu com a notícia. Mas vamos esperar a nova diretoria e ele pra vermos o desenrolar dessa novela.

Postado
  • Autor
NOTÍCIAS
PT pede ao MP ampliação da Operação Lava-Jato para atos anteriores a 2003
12/02/2015 - 17h29
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

Representantes do partido do governo querem ampliar investigações para o governo FHC, a partir das denúncias sobre esse período feitas pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, o mesmo que afirmou que o PT recebeu até 200 milhões de dólares de propina.

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
img201502101231474510746MED.jpg
Sibá Machado: objetivo é analisar possíveis crimes cometidos durante o governo FHC

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), entregou nesta quinta-feira (12) uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Ministério da Justiça na qual pede que procuradores e policiais federais envolvidos na Operação Lava-Jato, que apura corrupção na Petrobras, ampliem as investigações. O objetivo é analisar possíveis crimes cometidos desde 1997, ou seja, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). O documento também foi entregue à diretoria da Polícia Federal.

Na opinião de Sibá Machado, faltam perguntas a serem feitas ao ex-gerente executivo de Engenharia da Petrobras Pedro Barusco: “Tem muitas perguntas que nós entendemos necessárias ter sido feitas e que foram simplesmente esquecidas. E, como tal, esperamos agora uma resposta oficial do Ministério da Justiça.”

Barusco afirmou em delação premiada, em novembro de 2014 e divulgada na última quinta-feira (5), que recebeu propina na contratação de um navio-plataforma com a holandesa SBM Offshore, em 1997, durante o governo FHC. Naquela época, o ex-gerente disse que recebeu propinas mensais de até 50 mil dólares. Barusco, também na mesma delação premiada, afirmou que o PT recebeu entre 150 milhões e 200 milhões de dólares de propina, entre 2003 e 2013, nos governos Lula e Dilma.

De acordo com Sibá Machado, a investigação da Lava Jato focou apenas o período posterior a 2003, apesar desse depoimento de Barusco. A representação pede que Ministério Público, Polícia Federal e Ministério da Justiça instaurem uma investigação para apurar crimes de Barusco antes de 2003 e, caso já tenham começado o procedimento, pede acesso aos resultados.

Divulgação
img201410151729306297056MED.jpg
Sampaio: vamos dar credibilidade a Barusco, que disse que o PT recebeu até 200 milhões de dólares em propinas.

Credibilidade das denúncias
O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), respondeu que o partido não teme ampliar a investigação. “Se nós vamos dar credibilidade a Pedro Barusco, aqui fica um compromisso público: vamos, sim, ouvi-lo e investigar desde 1997”, disse.

O parlamentar tucano defendeu receber mais detalhes sobre a princial denúncia feita por Barusco em delação premiada, "a de que o PT recebeu entre 150 milhões e 200 milhões de dólares de propina em 90 contratos da estatal com grandes empresas, entre 2003 e 2013, durante os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff".

CPI da Petrobras
Outra frente de ação do Partido dos Trabalhadores é tentar ampliar as investigações da CPI sobre a Petrobras para atos anteriores a 2005. Em dois dias, o PT conseguiu 105 assinaturas, das 171 necessárias, de deputados de 16 partidos para aumentar o tema da comissão.

A expectativa do partido é conseguir mais deputados para assinar o pedido até a instalação da CPI, marcada para depois do Carnaval. Pelo requerimento, a comissão protocolada pela oposição quer investigar a prática de irregularidades na Petrobras entre 2005 e 2015.
O pedido de ampliação da CPI foi defendido pelo líder do Governo, deputado José Guimarães (PT-CE), nesta terça-feira (10) em Plenário.

Segundo o ato de criação, a CPI terá 26 membros titulares e igual número de suplentes, mais um titular e um suplente atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas.
AGÊNCIA CÂMARA NOTÍCIAS
  • 1 mês depois...
Postado
  • Autor
Assisti um trecho da CPI hoje.


Renato Duque foi prestar esclarecimentos, mas não respondeu nada (com exceção de uma pergunta sobre se a mulher dele tinha relações com o Lula).


Um deputado do MS se revoltou e começou falar que não ia perguntar o time que ele torce, pois nem isso ele responderia, iria responder que a Constituição garante o silêncio.

  • 1 ano depois...
Postado
  • Autor
NOTÍCIAS

Está sob judice a venda para a japonesa Mtsui da parte que a Petrobras detém nas empresas estatais de gás através da Gaspetro. O negócio avaliado em R$ 1,9 bilhão está sendo analisado em oito ações que correm na Justiça Federal. A Gaspetro é dona de 24,5% da Ceará Gás. Outros 24,5% já pertencem à Mitsui. Os 51% restantes são de propriedade do Governo do Ceará, que não incluiu a empresa no estudo que levantou os potenciais de privatização no Estado.

Fábio Campos - O Povo Online

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. Helenaldo
    Helenaldo respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Lembro demais do novo Pica-pau no bom dia e Cia, por sinal gostava bem mais deste do que do pica pau clássico que nessa época eu lembro que era tapa buraco naquela faixa local do festival de desenhos na globo, não sei se passava nas afiliadas, mas na parabólica era exibido. Lembro que até pokémon foi exibido lá na mesma época que a redetv passava as primeiras temporadas. Por sinal, o novo Pica-pau quando estreou na Record o horário era ótimo, tempos de ouro dos desenhos na tv aberta passando no final de tarde, hoje em dia só resta saudades.
  2. Jacinto
    Jacinto respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Verdade. É curioso como em 2006 o SBT teve uma perda gigantesca no seu acervo de desenhos...Universal saindo levando junto o Pica-Pau, Popeye saindo, Disney saindo com todos os desenhos, umas perdas que deixou meio que um vazio. Os últimos desenhos da Disney ainda passavam em 2006 como 101 Dálmatas, TeAmo Supremo, O Livro do Pooh, Lloyd no Espaço, O Point do Mickey, e também Moranguinho que era da DIC, mas a Disney encomendou a dublagem do desenho na versão brasileira, isso na versão recente, dos anos 2000. Por isso Moranguinho só durou um ano no SBT. Mas até que conseguiram dar uma boa suprida na grade e acervo de 2007 a 2009, voltando com uns clássicos da HB, Warner e Cartoon, fora algumas poucas novidades. Raphael, você falando do Sábado Animado páginas atrás, e é curioso como nessa época as primeiras horas eram destinadas mais ao público mais infantil, com versões Kids de desenhos como, O Pequeno Scooby-Doo, Tom & Jerry Kids, Os Filhos da Pantera-Cor-De-Rosa, A Turminha do Zé Colméia, Baby Looney Tunes, TeAmo Supremo, e alguns mais infantis como Moranguinho (live action e desenho), O Livro do Pooh, Os Cãezinhos do Canil, misturados com outros, e depois nas últimas horas desenhos com um público mais adolescente, como Lloyd no Espaço, Krypto, o Super Cão, Megas XLR, Duck Dodgers, desenhos da Mattel como Polly Pocket, etc...
  3. Raphael
    Raphael respondeu ao tópico de Andy em Todos Atentos Olhando pra TV
    Aproveitando que citou ele, nessa época de Julho/Agosto de 2006 o Novo Pica Pau estava nas últimas no Sbt, pois em 15/11/2006 estrearia na Record, tornando-se um marco de audiência, o que fez a Record pegar o Clássico também para estrear em Fevereiro de 2007. E note que nesses últimos tempos de 2006 do Novo Pica Pau no Sbt só ficavam reprisando a 2ª Temporada incansavelmente, enquanto haviam colocado a 1ª na geladeira em 2004 após muitas reprises, enquanto a 3ª Temporada jamais passou no Sbt e só estreou na Record em Fevereiro de 2007 ás 18h enquanto o Clássico passava ás 13h. --------- Falando em despedidas, essa época de 2006 também foram as últimas exibições do Popeye no Sbt, a fase de 1960 exibida desde os anos 80 na emissora, com cópias de imagem velha. Depois a Record também o pegou no primeiro semestre de 2007, desta vez cópias remasterizadas, para intercalar com o Pica Pau das 13h, enquanto a fase de 1981 do Popeye intercalava ás 18h. Depois de 2006, Popeye de 1960 só voltou ao Sbt em 2018, ficou até 2019, saiu de novo, voltou um pouquinho em 2020 e morreu de vez em 2021, última exibição em 16/03/2021 (anotação no link). Desenho animado é história.
  4. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Jueves 30 de abril: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado ✔️ Episodio 130 (1976): La apuesta / Las caricaturas me hacen llorar El Chavo ✔️ Episodio 193 (1978): Amar a los enemigos Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado ✔️ Episodio 243 (1979): El disfraz, el antifaz y algo más pt.2 El Chavo ✔️ Episodio 44 (1974): La cuenta / Los pantalones de Don Ramón Mañana habrá fútbol en la tarde, por lo que solo tendremos un episodio del Chavo que saldrá 1 hora después del horario regular
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.