Ir para conteúdo

[Matéria] 5 lições do seriado Chaves que colaboram na educação de uma criança

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

NOTÍCIAS

Há 44 anos no ar, Chaves é um fenômeno reconhecido no mundo inteiro. Criado pelo genial e saudoso Roberto Gómez Bolaños, o seriado marcou a vida de diferentes gerações de públicos. Para valorizar ainda mais a obra, destaco cinco lições de Chaves que colaboram na educação de uma criança.

Chaves.jpg

Perdão

Não faltam episódios que ensinam a perdoar. Vide o exemplo do episódio O Ladrão da Vila, quando Chaves é acusado injustamente de ser o autor dos roubos que acontecem na vizinhança. Injustamente, Chavinho foi condenado pela vizinhança. Arrependido, Seu Furtado devolve os pertences, o que acaba inocentando o Chaves. No mundo real, quem sofre um trauma deste tipo, na maioria da vezes, não aceita o perdão. Chaves, em sua doce e verdadeira inocência, nos ensinou que o perdão é algo adorável. Sempre é bom lembrar também: “A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena.”

Companheirismo

Poucas amizades no seriado são tão verdadeiras quanto a de Seu Madruga e Chaves. Amigo é aquele que, mesmo atrapalhadamente, sempre está ao lado, ajuda e confia a palavra. No episódio A Sociedade dos Churros, Seu Madruga deixa aos cuidados de Chaves a barraquinha de acepipes. O menino, louco de fome, come todos os churros, deixando o pai da Chiquinha enfurecido. Dona Florinda pressiona o sócio a entregar o dinheiro das vendas e Seu Madruga assume a responsabilidade. A mamãe do Quico, sabendo de tudo o que ocorrerá devido à uma confissão de Chaves, perdoa (olha o perdão aqui novamente) Seu Madruga. Outro exemplo do companheirismo entre Chaves e Madruga é a clássica cena do after na festa do Quico, em que o guri divide os lanches que trouxe do aniversário. Seu Madruga aceita e ainda bebe um suco com o menino.

Solidariedade

Poucos personagens são mais solidários do que o Senhor Barriga. Ninguém no mundo aceitaria uma dívida de 14 meses, deixando o inquilino vivendo no local. Tanto é verdade, que, certa feita, Zenon (nome do Seu Barriga) inventa que assistiu uma luta de boxe do Madruga, dizendo que fez fortuna com a aposta. Outro exemplo, toda a vizinha rumava a Acapulco, enquanto Chaves ficaria sozinho na Vila. Senhor Barriga, desprendido de qualquer valor, convida o guri para conhecer o litoral. A cena em que ele chama o Chaves para a viagem é uma das mais emocionantes de todo o seriado.

Cuidados com coisas perigosas

Regra básica para qualquer criança: não mexer em coisas perigosas. Seu Madruga, substituindo o Professor Girafáles, ensina uma lição sobre os pre-ri-gos de brincar com coisas prerigosas. Por mais errado que seja a linguagem usada por Madruga, a mensagem final é captada pela criançada, que aprende dando risada.

Não brincar na rua

Quico quer brincar na rua, o que a sua mãe proíbe. Mais uma lição do seriado: os cuidados de estar em lugares movimentados, sem a supervisão de adultos. O menino mente para a sua mãe, mas aprende a lição. Duas, na verdade: brincar na rua não e mentir é feio. Sobre mentira, vale lembrar que a Dona Florinda usa o subterfúgio de ser perigoso andar na rua por causa do Homem do Saco. Mas ela também aprende a lição de quem mentir para o filho é errado.

por rodrigoadams. Fonte: http://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2015/09/04/5-licoes-do-seriado-chaves-que-colaboram-na-educacao-de-uma-crianca/

Achei legal a matéria e quis compartilha-la aqui no fórum. :)

E aí, concordam com ela?

Postado

Eu concordo ensina mais que as séries atuais

Postado

Muito boa a materia

Postado

Ótimo artigo, simples e de fácil compreensão. Obrigado por compartilhar com a gente. :like:

Esse é o tipo de texto que eu me identifico e com a linguagem que gosto de escrever (:)). Por quê não tive a ideia de fazer algo parecido antes?

Quanto ao comentário do texto: Chaves é fodástico em todos os aspectos. Sem mais. ;)

Postado

Eu já tinha lido,foi um dos destaques do Vizinhança do Chaves.

Muito legal a matéria.

Postado

Matéria muito boa, sem dúvida, Chaves ensina muitas coisas. :)

Postado

Adorei a matéria... Sim, eu concordo com ela. :)

Postado

Ótima materia, mostra que Chaves alem de engraçado também ensina muitas coisas.

Postado

Impressionante vir algo desse tipo do Grupo RBS.

Postado
  • Autor

Interessante que o Rodrigo Adams que escreveu a matéria, conseguiu esquecer as piadas da série e focar nos aprendizados, de uma forma natural, sem as enfiar goela abaixo de quem assiste.

Méritos ao mestre Bolaños

Impressionante vir algo desse tipo do Grupo RBS.


Sim. Só devem ter liberado porque foi escrito pelo pessoal do Infosfera.

Algumas vezes também se lê ou escuta na Atlântida críticas a Globo.

Eu já tinha lido,foi um dos destaques do Vizinhança do Chaves.
Muito legal a matéria.


Victor sempre chegando antes... <_<:lol:

Postado

Muito legal isso, seria legal também ter citado as lições de moral do Chapolin dos episódios O Presente de Casamento (1978) e Cada um Vale Pelo Que é! (1974 e 1977).

Victor sempre chegando antes... <_<:lol:

E depois ele diz que eu sou o líder :P

Editado por chapolin

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Audiências consolidadas de domingo, 09/11/2025: Clube do Chaves - 2.7 Clube do Chaves marcou 2.7 de média (mais que o dobro da atração anterior: Domingo Animado - 1.3), e foi a sexta maior audiência do dia no SBT, atrás do Domingo Legal II e Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel (7.1), Domingo Legal III (6.7), Roda a Roda (6.5), Domingo Legal (5.7), Tele Sena e The Chosen (3.1), e empatado com SBT Notícias Manhã.
  2. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Nova Mutum (MT) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:05 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:05 - A volta da pistola paralisadora (1977) 11:23 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:28 - Encerramento: Chapolin (2024) 11:28 - No escurinho do parque... / O mau das fotografias é que saem tremidas! (1977) OBS 1: 2mins e 13segs finais do episódio não exibidos. OBS 2: Episódio terminado abruptamente e sem vinheta de encerramento às 11h46. ——————————————————————————————— Chapolin: Sinop (MT) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:05 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:05 - O ovo de Colombo (1978) 11:28 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: Brasília - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - Irmãos gêmeos (1975) 11:19 - Encerramento: Chapolin (2024) ——————————————————————————————— Chapolin: MS - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - ? (197?) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Alterosa ( MG) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - ? (197?) ——————————————————————————————— Chapolin: TV Norte Boa Vista ( Roraima) - Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 11:00 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 11:00 - História de bruxas (1976)
  3. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Foi excelente o "Qual é a música?" com os dubladores. Cecília fez a Chiquinha, a Dona Neves, e uma personagem de anime que eu esqueci. A Patrícia pediu que ela fizesse sua voz mais famosa sem dizer quem era a personagem, e a reação do auditório foi instantânea, de longe a voz que mais gente identificou.
  4. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Cleberson em Sites e Podcasts CH
    Vejo muito o pessoal divulgar notícias no Twitter com o link para o site, assim eles ganham receita com as propagandas da página quando a pessoa clica para saber a notícia completa. Como você não tem equipe, acho que é legal focar em uma coisa e fazer bem feita, do que tentar todas as redes sociais e ficar sobrecarregado. Sobre o Youtube, existe um canal chamado "O Brasil que deu certo" onde eles comentam sobre televisão, realities e outras coisas aleatórias. O foco deles é lives para comentar os assuntos do dia ou da semana, porque assim ganham com superchats, como o E.R falou, e também não precisam editar. Acho que pode funcionar sim, aproveita o momento e manda ver
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Cleberson em Sites e Podcasts CH
    De qualquer maneira, quando fizer reportagens no blog, pode publicar o link da notícia aqui no fórum, no tópico correspondente, EX : notícia sobre o SBT no tópico do SBT, notícia de novelas no tópico das novelas, para o pessoal aqui poder clicar lá na notícia e aumentar o número de acessos ao blog. Podia se especializar mais em notícias sobre o SBT mesmo e trazer conteúdo sobre CH - por exemplo, audiência de cada exibição do Clube do Chaves, audiências do SBT naquele dia, etc, fazer um blog que seja fácil de acessar até por celulares antigos, de navegação simples. E usar o X (Twitter) para divulgar mais o blog. O podcast, acho que você pode fazer sozinho mesmo, um audiocast de cerca de 20 minutos por dia com novidades sobre SBT e sobre televisão lá no YouTube, algo rápido e simples de produzir, opiniões (EX : o que você acha da ideia de ter a novela Avenida Brasil 2, opinião sobre a mudança de horário da novela do SBT que estava sendo exibida localmente para horário nacional, afinal quase todo dia tem alguma novidade sobre o SBT). E tentar monetizar esse seu canal no YouTube, já que é conteúdo próprio, tentar alcançar número de inscritos para que esse canal possa ser monetizado. Para os seus seguidores que tem dinheiro para poder te ajudar, você coloca o Pix na tela do vídeo, e no começo e no final do vídeo, fala para quem ter condições de ajudar, fazer doação via pix para ajudar o trabalho. Eu acho o formato de áudio mais simples, mais rápido para produzir e subir os vídeos no canal do YouTube. Como se fosse um programa de rádio mesmo. O nome do canal podia ser o do seu blog e você poderia deixar a chave pix no canto inferior da tela para quem quiser te ajudar financeiramente. Depois que o canal crescesse também podia ter assinantes do canal (aquele pessoal que tem renda alta) e poderia pagar uma assinatura de 5 reais ou 10 reais por mês, que nem vários canais do YouTube fazem. Aí podiam ter direito a superchats e outras ferramentas. Para os não assinantes, alguns podiam fazer superchats com doações ou superstick. E divulgar os áudios (ou vídeos) do seu canal nos fóruns CH. Ah, e sempre priorizar notícias do dia, ou alguma novidade exclusiva que você conseguir. Comentar as exibições CH em áudio, fazer comentários sobre, por exemplo, o que achou do Teleton 2025, o que achou do programa que estreou no SBT (EX : Viva a Noite, com Luis Ricardo), etc. Conteúdo sem enrolação, feito para ser ouvido por quem usa o YouTube no celular e para as pessoas compartilharem por Telegram e WhatsApp.

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.