Ir para conteúdo

[Matéria] 5 lições do seriado Chaves que colaboram na educação de uma criança

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

NOTÍCIAS

Há 44 anos no ar, Chaves é um fenômeno reconhecido no mundo inteiro. Criado pelo genial e saudoso Roberto Gómez Bolaños, o seriado marcou a vida de diferentes gerações de públicos. Para valorizar ainda mais a obra, destaco cinco lições de Chaves que colaboram na educação de uma criança.

Chaves.jpg

Perdão

Não faltam episódios que ensinam a perdoar. Vide o exemplo do episódio O Ladrão da Vila, quando Chaves é acusado injustamente de ser o autor dos roubos que acontecem na vizinhança. Injustamente, Chavinho foi condenado pela vizinhança. Arrependido, Seu Furtado devolve os pertences, o que acaba inocentando o Chaves. No mundo real, quem sofre um trauma deste tipo, na maioria da vezes, não aceita o perdão. Chaves, em sua doce e verdadeira inocência, nos ensinou que o perdão é algo adorável. Sempre é bom lembrar também: “A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena.”

Companheirismo

Poucas amizades no seriado são tão verdadeiras quanto a de Seu Madruga e Chaves. Amigo é aquele que, mesmo atrapalhadamente, sempre está ao lado, ajuda e confia a palavra. No episódio A Sociedade dos Churros, Seu Madruga deixa aos cuidados de Chaves a barraquinha de acepipes. O menino, louco de fome, come todos os churros, deixando o pai da Chiquinha enfurecido. Dona Florinda pressiona o sócio a entregar o dinheiro das vendas e Seu Madruga assume a responsabilidade. A mamãe do Quico, sabendo de tudo o que ocorrerá devido à uma confissão de Chaves, perdoa (olha o perdão aqui novamente) Seu Madruga. Outro exemplo do companheirismo entre Chaves e Madruga é a clássica cena do after na festa do Quico, em que o guri divide os lanches que trouxe do aniversário. Seu Madruga aceita e ainda bebe um suco com o menino.

Solidariedade

Poucos personagens são mais solidários do que o Senhor Barriga. Ninguém no mundo aceitaria uma dívida de 14 meses, deixando o inquilino vivendo no local. Tanto é verdade, que, certa feita, Zenon (nome do Seu Barriga) inventa que assistiu uma luta de boxe do Madruga, dizendo que fez fortuna com a aposta. Outro exemplo, toda a vizinha rumava a Acapulco, enquanto Chaves ficaria sozinho na Vila. Senhor Barriga, desprendido de qualquer valor, convida o guri para conhecer o litoral. A cena em que ele chama o Chaves para a viagem é uma das mais emocionantes de todo o seriado.

Cuidados com coisas perigosas

Regra básica para qualquer criança: não mexer em coisas perigosas. Seu Madruga, substituindo o Professor Girafáles, ensina uma lição sobre os pre-ri-gos de brincar com coisas prerigosas. Por mais errado que seja a linguagem usada por Madruga, a mensagem final é captada pela criançada, que aprende dando risada.

Não brincar na rua

Quico quer brincar na rua, o que a sua mãe proíbe. Mais uma lição do seriado: os cuidados de estar em lugares movimentados, sem a supervisão de adultos. O menino mente para a sua mãe, mas aprende a lição. Duas, na verdade: brincar na rua não e mentir é feio. Sobre mentira, vale lembrar que a Dona Florinda usa o subterfúgio de ser perigoso andar na rua por causa do Homem do Saco. Mas ela também aprende a lição de quem mentir para o filho é errado.

por rodrigoadams. Fonte: http://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2015/09/04/5-licoes-do-seriado-chaves-que-colaboram-na-educacao-de-uma-crianca/

Achei legal a matéria e quis compartilha-la aqui no fórum. :)

E aí, concordam com ela?

Postado

Eu concordo ensina mais que as séries atuais

Postado

Muito boa a materia

Postado

Ótimo artigo, simples e de fácil compreensão. Obrigado por compartilhar com a gente. :like:

Esse é o tipo de texto que eu me identifico e com a linguagem que gosto de escrever (:)). Por quê não tive a ideia de fazer algo parecido antes?

Quanto ao comentário do texto: Chaves é fodástico em todos os aspectos. Sem mais. ;)

Postado

Eu já tinha lido,foi um dos destaques do Vizinhança do Chaves.

Muito legal a matéria.

Postado

Matéria muito boa, sem dúvida, Chaves ensina muitas coisas. :)

Postado

Adorei a matéria... Sim, eu concordo com ela. :)

Postado

Ótima materia, mostra que Chaves alem de engraçado também ensina muitas coisas.

Postado

Impressionante vir algo desse tipo do Grupo RBS.

Postado
  • Autor

Interessante que o Rodrigo Adams que escreveu a matéria, conseguiu esquecer as piadas da série e focar nos aprendizados, de uma forma natural, sem as enfiar goela abaixo de quem assiste.

Méritos ao mestre Bolaños

Impressionante vir algo desse tipo do Grupo RBS.

Sim. Só devem ter liberado porque foi escrito pelo pessoal do Infosfera.

Algumas vezes também se lê ou escuta na Atlântida críticas a Globo.

Eu já tinha lido,foi um dos destaques do Vizinhança do Chaves.
Muito legal a matéria.

Victor sempre chegando antes... <_<:lol:

Postado

Muito legal isso, seria legal também ter citado as lições de moral do Chapolin dos episódios O Presente de Casamento (1978) e Cada um Vale Pelo Que é! (1974 e 1977).

Victor sempre chegando antes... <_<:lol:

E depois ele diz que eu sou o líder :P

Editado por chapolin

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Rodrigo Colorado em Venda da Esquina
    Rambo 3 (1988)
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
  3. claudioch
    claudioch respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Acho que dificilmente o Clube volta a dar mais que 2,5 pontos.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    "Clube do Chaves" ficou na vice liderança ontem, com 2,0 pontos contra 1,6 pontos da Record que ficou na terceira colocação com "Eu, a patroa e as crianças". Já a Globo marcou 9,7 pontos com "Viver Sertanejo". A média do "Clube" nas últimas semanas tem sido essa. Sempre com menos de 3 pontos. A Globo é que está tendo uma audiência alta tanto com o "Globo Rural" como com o "Viver Sertanejo".
  5. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    As manhãs de domingo do SBT sempre foram destinadas a horários vendidos, então faz sentido manterem o Show do Motor, mas essas tralhas animadas? Nem o Silvio Santos se importava mais com isso, ele já colocou o Alarma TV que é pesadíssimo pra entregar aos desenhos e, quando quis, cancelou o Bom Dia & Cia.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.