Ir para conteúdo

Em 1994, brincadeira exibida em Chaves fez criança morrer eletrocutada no Ceará

Featured Replies

Postado

Exibido no Brasil desde 1984 pelo SBT, o seriado mexicano Chaves teria sido o causador de uma tragédia ocorrida dez anos depois na cidade de Canindé, no Ceará. Um garoto tentou imitar uma cena de um episódio e morreu eletrocutado. O SBT, por sua vez, negou qualquer responsabilidade no caso, que caiu no esquecimento.

Chaves, criado e estrelado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), teve seu auge de audiência no final dos anos 1980 e boa parte dos anos 1990, quando incomodava diariamente a Globo, chegando a obter mais de 20 pontos no Ibope, inclusive no horário nobre, ao lado de Chapolin.

No dia 1º de fevereiro de 1994, o garoto Pedro Victor Sampaio, de 7 anos, sofreu uma descarga elétrica e não resistiu. O caso foi divulgado pelo Jornal do Brasil do dia 12 de fevereiro. De acordo com seus pais, Pedro Victor assistia a um episódio em que ocorre um curto circuito na vila em que se passa a série.

Na história, produzida em 1977, Seu Madruga (Ramón Valdés) quer ver um jogo de futebol na televisão, mas não sabe que acabou a energia elétrica no local. Nervoso, joga seu televisor no chão e começa a chutá-lo, destruindo-o.

Depois, arrependido e querendo culpar oSenhor Barriga (Edgar Vivar) pelo ocorrido, tenta mostrar para Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) como se origina um curto-circuito. Ele junta dois fios justamente quando a caixa de força da vila é religada e começa a tremer por causa da corrente elétrica.

Posteriormente, em virtude dos mesmos fios, os demais personagens também levam choques. No final, Chaves, jogando futebol, dá fim ao curto-circuito ao acertar a caixa onde estão os fusíveis, enquanto os demais desmaiam.

Segundo disse ao jornal o pai de Pedro Victor, o radialista Pedro Sampaio Neto, após ver as cenas, o menino pegou um fio velho da enceradeira, colocou em uma tomada e já caiu morto. O pai ainda o levou ao hospital, mas ele chegou sem vida.

A reportagem também informava que a mãe do menino, Maria Nádia Bezerra Sampaio, enviou uma carta para Silvio Santos.

"Ele era filho único da família e eu o amava muito. Agora minha vida mudou de sentido e acho que vou enlouquecer. Não quero que isso venha a ocorrer com outras famílias, porque a dor que estou sentindo será minha companheira para o resto da vida", dizia trecho da correspondência.

O jornal ainda retratou que os coleguinhas de Pedro Victor no Colégio Menino Jesus estavam muito tristes e decidiram que ninguém mais sentaria na carteira onde o garoto estudava.

A então diretora da escola, Joane Laurene de Oliveira, iniciou um movimento de boicote ao SBT. "A programação infantil da emissora está muito dirigida à violência, o que não é correto", disse ao JB.

SBT nega responsabilidade
A publicação também ouviu o outro lado: o SBT sustentou não ter nada a ver com o ocorrido no Ceará.

"O diretor Administrativo e de Divulgação do SBT, Ademar Dutra (1930-2010), negou ontem, em São Paulo, qualquer responsabilidade da emissora pela morte de Pedro Victor", informou.

"É um absurdo querer culpar o programa do SBT por essa tragédia. Transmitimos o Chaves há mais de dez anos e não há violência alguma nos seus personagens. É um pastelão, uma espécie de Trapalhões mexicano, com um clima poético e ingênuo", definiu o diretor.

Chaves continua no ar pela rede de Silvio Santos até os dias de hoje. Desde o último dia 21, o longevo seriado também é exibido pelo canal Multishow, do Grupo Globo, junto com Chapolin.

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/em-1994-brincadeira-exibida-em-chaves-fez-crianca-morrer-eletrocutada-no-ceara-20870

Editado por Yodi

Postado

Que coisa horrível, MEU DEUS. 

Postado
  • Este é um post popular.

Para as coisas acontecerem depende muito da orientação e cuidado dos pais. Se estes orientam devidamente os filhos para não fazerem o que é mostrado na televisão e tomam conta direito da criança, ou seja, ficam de olho a todo momento para ver o que a criança está fazendo... nada acontecerá.

Se um pai souber fazer o uso da psicologia infantil seu filho o ouvirá, obedecerá com certeza.

Quanto às séries CH, nada tem a ver, de fato é apenas um humor estilo pastelão e de clima ingênuo como dito, sem contar que no México era mais voltado para o público adulto e com o decorrer dos anos ficou ainda mais leve.

Portanto essa questão de "influência da televisão" não é desculpa, o que você assiste não define quem você será ou o que vai fazer na vida.

Assisto CH desde os 3 anos de idade, jamais imitei qualquer coisa vista nos episódios. Também cresci assistindo ao Jerry cortando o rabo do Tom, a uma serra partindo o Zéca Urubu ao meio, ao Hortelino dando tiros no Pernalonga e Patolino, ao Frajola sendo fatiado por um fio de poste elétrico... e aqui estou sendo um cidadão decente que jamais praticou qualquer ato de violência ou sequer passou pela cabeça cometer qualquer ação do tipo.

Aliás a questão da disciplina também é totalmente válida para tudo de errado que se vê no dia a dia, não precisa ser só na televisão. Já presenciei muita coisa errada na vida, as vezes até mesmo por parte de familiares e nunca segui pela desculpa de que ví o outro fazendo.

Postado
  • Este é um post popular.

Prevejo isso repercutindo negativamente, mesmo tendo acontecido há 24 anos. 

Postado
1 hora atrás, Yodi disse:

que caiu no esquecimento.

Naquela época não tinha politicamente correto e a geração mimimi de hoje, agora que ressuscitaram o caso isso será um prato cheio pra esse povo. 

O que realmente faltou foi os pais dessa criança ensinar que não se brinca com as tomadas. 

Postado

As crianças fazem essas cagadas e vem culpar o programa de TV, os pais não tem responsabilidades para cuidar dos filhos nessa hora.

Postado
  • Autor

Só lembrando que apenas postei a notícia aqui por ter relação com Chaves. Não sou a favor de culparem a série também.

Postado

O pessoal nesse episódio quase morre queimados no final. Daí vem um moleque, acha bonito e vai fazer igual. 

 

Nisso daí não culpo os pais. Acredito que eles não deixariam acontecer se soubessem disso. Apenas a mãe deve ter deixado o filho assistindo a TV sozinho enquanto cuidava da casa. 

Postado

Prevejo Multishow cancelando esse episódio :assobiando:

Postado

As pessoas acham que a geração certinha começou hoje. Mas não é verdade. Dês dos anos 60 começou essa coisa de politicamente correto, já ouvi falar que naquela época os pais implicaram com Space Ghoust e Johnny Quest por acharem muito violentos. 

Os pais sempre tendem a culpar a televisão e a internet, mas eles mesmo são os culpados, antigamente se tinha a cultura de fazer da TV uma babá já que os pais tinham que trabalhar e etc, hj em dia são os tablets e cebulares as babás. Tem muitas histórias antigas da turma da Mônica em que mostram isso os pais(especialmente do cebolinha) parecem idiotas deixando os filhos sozinhos, a cuidado de crianças e as vezes mostram não acreditar neles.

No mundo de hj é até melhor pq antes não existia tanta conversa entre pais e filhos. Qualquer pergunta era abafada com um "outro dia eu digo" ou "Você não tem idade para isso vá brincar!".

Postado
2 minutos atrás, Usagi chan disse:

hj em dia são os tablets e cebulares as babás.

 

Postado

@ch4ever Ora vc entendeu, o problema foi eu ter escrito rápido demais. E depois esse teclado tá horrível, e me dando raiva as vezes. 

Postado

Essa noticia é velha, saiu na própria época em 94.

Aproveitaram que as séries estão "em alta" novamente e querem chamar a atenção.

Postado

Detesto esse negócio de politicamente correto e incorreto 

Postado
Agora, Usagi chan disse:

@ch4ever Ora vc entendeu, o problema foi eu ter escrito rápido demais. E depois esse teclado tá horrível, e me dando raiva as vezes. 

yk6epj.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. BruchaLia
    BruchaLia respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eu sugiro vocês botarem a data nas anotações, por favor
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Lunes 26 de enero: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 36 (1973): No es lo mismo los platillos voladores que los bolillos plateadores El Chavo Episodio 97 (1975): El radio de Quico Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 176 (1977): Los bebes ya no vienen de París, ahora vienen de Júpiter El Chavo Episodio 232 (1979): La viruela La coincidencia de hoy: Extraterrestres en el Chapulín Colorado
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Hinestroza (atacante / Vasco)
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de José Antonio em Games

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.