Ir para conteúdo

OBSERVATÓRIO DA TV : Chaves não faz 50 anos em 2021

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS

https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/paulo-pacheco/chaves-nao-faz-50-anos-em-2021-grupo-chespirito-inventa-data-para-comemorar-aniversario

E4VV8o0XIAUy84h?format=jpg&name=small

Se você ler por aí que Chaves completa 50 anos neste domingo (20), saiba que é mentira.

Por alguma razão não explicada, o Grupo Chespirito adotou 20 de junho de 1971 como data da estreia de Chaves na televisão.

O Grupo Chespirito é dirigido por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador do humorístico e mundialmente conhecido como Chespirito.

“Todos os anos anualmente” (como diria Seu Madruga), o Grupo Chespirito comemora o aniversário de Chaves em 20 de junho nas redes sociais.

Em 2016, nos supostos 45 anos da estreia, até o Google participou da festa e reformulou sua página inicial. Neste domingo, não foi diferente. Entretanto, fãs que realmente pesquisam sobre a série não engoliram o surgimento de uma data até então desconhecida e sem comprovação histórica.

Entre os milhões de fãs espalhados pelos 90 países onde Chaves foi ao ar, vale destacar dois brasileiros. Cássio Ferreira, que representou o país no especial América Celebra a Chespirito (produzido pela rede Televisa em 2012 para homenagear Roberto Gómez Bolaños), procurou informações em guias de programação publicadas em revistas mexicanas da década de 1970 e descobriu dados que ajudaram a montar o “quebra-cabeças” da história da série, como a ordem de exibição e até episódios que simplesmente desapareceram.

Antonio Felipe Purcino administra o Fórum Chaves. Em entrevista a Antonio Felipe Purcino, o próprio Roberto Gómez Fernández admitiu não ter certeza sobre a data que ele próprio determinou como aniversário de estreia de Chaves : “É impossível até hoje verificar a verdadeira data. Meu pai se recordava, ele dizia que foi em idos de 1971. É muito provável que não foi com o nome El Chavo del Ocho. Com o título, foi em 1972, mas o personagem, a esquete, tudo parece indicar que foi em junho de 1971, mas sinceramente é uma incógnita, não temos certeza histórica deste momento”.

Mas, afinal, o que se sabe sobre a estreia de Chaves ? E por que com certeza não foi em 20 de junho de 1971 ? O Fórum Chaves concluiu que Chaves só existiu porque Rubén Aguirre (1934-2016), intérprete do Professor Girafales, deixou o elenco de Chespirito em 1972.

Para substituir o quadro em que contracenava com Rubén Aguirre (Los Chifladitos), Chespirito desenvolveu uma esquete com um vendedor de balões e um garoto sem nome, chamado apenas de “moleque” (“chavo”, em espanhol).

As principais evidências sugerem a data mais provável da estreia de Chaves como sendo março de 1972, ainda sem um dia exato.

Enquanto o Grupo Chespirito inventou um aniversário qualquer, os fãs continuam se dedicando para contar a verdadeira história do “programa número 1 da televisão humorística”, mesmo fora do ar há quase um ano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Obrigada, já vou trocar
  2. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Sim, Lote Velho. A exibição é transmitida na íntegra pelos sinais do SBT RP e SBT Central.
  3. Eu acho...
  4. Eu acho...
    Lote velho? Stream do SBT Pará está fora do ar
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Rede 2 (SBT Brasília, SBT Central, SBT Nova Mutum, SBT Pará, SBT RP, TV Borborema, TV Correio, TV Norte Acre, TV Ponta Verde, TV Vale do Xingu, VTV SBT) - Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 18:30 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 18:30 - Há hotéis tão limpos que limpam até carteira (1976) OBS: Intervalo entre 18h40 e 18h46. 18:58 - O presente de casamento (1978)

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.