Ir para conteúdo

PAULO PACHECO : Nos anos 80, Silvio Santos mandou cunhado até o México para comprar Chaves

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS

https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/paulo-pacheco/silvio-santos-mandou-cunhado-ate-o-mexico-para-comprar-chaves-achava-ruim-mas-errei

Nos 40 anos do SBT, comemorados na quinta-feira (19), é impossível não mencionar duas atrações que só estão fora da emissora por imposição contratual : Chapolin e Chaves.

As séries mexicanas estrearam em agosto de 1984 no SBT (o herói no dia 20; o garoto no dia 24) e saíram do ar em julho de 2020, após um impasse entre a rede Televisa e os filhos de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).

Um personagem foi fundamental para a chegada dos enlatados : Rubens Passaro, cunhado de Silvio Santos.

Irmão de Iris Abravanel, Rubens Passaro ajudou a implantar o SBT em 1981. Dois meses após a inauguração, Silvio Santos lhe deu uma missão : visitar a Televisa e descobrir como o canal conseguia produzir até oito novelas simultaneamente. Para isso, aproveitou uma viagem já marcada ao México como representante do Miss Brasil.

Alguns dias depois, Silvio Santos telefonou ao cunhado pela manhã (madrugada no México) com outra tarefa : encontrar um tal de Roberto Gómez Bolaños. “Na época, eu nem sabia o que era El Chavo”, conta Rubens Passaro em entrevista exclusiva à coluna.

O apresentador certamente foi o primeiro brasileiro a ver Chaves, que já fazia sucesso em praticamente toda a América Latina. Em 1981, o elenco havia realizado turnês históricas na América Central e em países como Chile e Colômbia. Faltava o Brasil, e o dono do SBT sabia disso.

“Ele me ligou e mandou procurar o Bolaños, porque tinha visto cinco minutos do programa dele e gostou. Fui à casa do Bolaños, tomamos café, batemos papo, expliquei a ele o que era o SBT. Ele foi muito legal, mas disse que provavelmente eu teria que conversar com a área internacional da Televisa”, relembra o cunhado do “patrão”.

Quando teve contato com as primeiras cenas de Chaves, entretanto, Rubens Passaro sentenciou : aquele produto gravado na década de 1970 não servia para uma emissora recém-lançada: “Um profissional em sã consciência jamais compraria. Realmente, não tinha qualidade, as fitas eram antigas. Depois de pouco tempo, se não armazenasse direito, começaria a se deteriorar. A imagem estava toda desbotada, quase em preto e branco”.

Silvio Santos, porém, estava irredutível e queria aquele humorístico desbotado no ar o quanto antes. Inclusive, partiu do dono do SBT o nome brasileiro de El Chavo : Chaves.

Seu cunhado, então, desembarcou no Brasil com quatro fitas para serem avaliadas pela direção. Os episódios foram entregues a José Salathiel Lage, diretor do núcleo de dublagem do SBT, que escalou Marcelo Gastaldi (1944-1995) para comandar os trabalhos. Além de ter escolhido as vozes dos personagens, Marcelo Gastaldi emprestou sua voz a Chaves e Chapolin.

“Trouxe apenas quatro fitas, que foram as primeiras que ele mandou dublar e mostrar na reunião com a diretoria. Enquanto o Salathiel dublava, eu já estava correndo com a importação porque demorava muito, cerca de seis, sete meses”, explica Passaro, que importou 400 episódios antes mesmo da avaliação da alta cúpula do SBT.

Na reunião com Silvio, a direção concordou com Rubens. Aquilo não era conteúdo para ir ao ar.

Apenas um executivo, Salathiel Lage, afirmou que gostaria de mostrar aquele humor simples para sua filha. Foi o suficiente para o dono do SBT lançar as duas séries dentro do game TV Powww, apresentado por Paulo Barboza (1944-2018).

Quatro décadas depois, Rubens Passaro admite ter se arrependido da avaliação negativa de Chaves, embora ainda considere a péssima qualidade técnica do material, e elogia o faro de Silvio Santos para montar a programação do SBT.

“Errei, mas não só eu. Todos nós erramos, mas vimos como profissionais empregados, sempre buscando o melhor em termos de qualidade. Para uma segunda rede do país, colocar uma coisa sem qualidade não dá. Mas o Silvio é dono, coloca e ponto. Na época, eu não compraria. Só ele mesmo. Ele enxerga as coisas de outra maneira”, conclui.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. gustavo lins
    gustavo lins respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Não sei se chegou a ser postado aqui mas conseguiram o registro do inventário artístico de Chespirito lá no outro fórum e lá consta inclusive 11 programas censurados, então sim, houve censura nas obras CH e teve coisa que sequer foi exibida na época...
  2. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Seria uma boa! Esse jornal se tornou uma âncora na grade, nitidamente rejeitado, e segue prejudicando muito a tão importante grade noturna da emissora. Acho que um "Chaves Especial de Férias" nesse horário aí poderia dar certo, enquanto o SBT negocia com as afiliadas esse horário (pra voltar a ser nacional). E estrear uma novela assim do nada no fim do ano e ainda local, não é bom. O melhor mesmo, por agora, seria o Chaves. Tomara que venha mesmo!
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pitron272 em Exibições Internacionais
  4. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
  5. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Provavelmente iremos ver esse roteiro completo só depois do dia 08/12/2025 (começou ontem ou hoje a exposição, não tenho certeza) pra não desestimular os fãs CH à irem pra CCXP durante o período em que está ocorrendo e fazer a organizadora perder dinheiro com a venda dos ingressos. Não sei se você sabe, mas aquela história de um cavernícola que é descongelado na Sibéria e que o Chapolin é invocado pra educar o ser possui 3 versões ao todo; 1974, 1976 e 1982, a primeira versão (1974) tem 2 partes, a 1º parte foi cancelada, já a segunda versão (1976), tem 3 partes, a 1º parte também foi cancelada, e por último, a terceira versão (1982) tem 2 partes de 45 minutos arredondado, sendo que a 1º, cancelada também! Qual é a sua visão à respeito disso?

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.