Ir para conteúdo

[RESOLVIDO] A polêmica envolvendo a exibição de A máquina de lavar, versão 1

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.
NOTÍCIAS

:emosbt:

De acordo com o site Chespirito WEB, o episódio "A máquina de lavar, versão 1" foi exibido apenas uma vez no SBT, em 1984.

Porém a exibição deste episódio ainda não teve nenhuma comprovação, nem uma foto sequer do episódio.

Fonte : http://chespiritoweb.atspace.com/nuncavistos.htm

--

Lembrando um texto postado no extinto fórum do Fã Clube Chespirito Brasil -- http://www.chbrasil.com/forum/viewtopic.php?t=409

Texto escrito pelo ator e dublador Gustavo Berriel :

Remexendo e-mails e arquivos antigos, resolvi esclarecer algumas coisas hoje que não estão bem explicadas, principalmente para os novos fãs, que merecem ver todos os lados da história.

Desde os primórdios do "meio CH", com os primeiros sites, acompanhei as ações do Leandro Morena e sempre o percebi como um fã preocupado em transmitir conhecimento, passar coisas que ele sabia para outros fãs, compartilhar informações, principalmente a respeito dos episódios perdidos.

Todos nós sabemos que muito da solução dos mistérios que envolvem os perdidos deve-se a ele e ao Leandro Lima. Sei que o Leandro Morena se lembra de Chaves desde a estreia, no programa do Bozo. Ele sempre via Bozo e começou a anotar os episódios de Chaves que passavam. Ele não lembra essas coisas de cabeça, como muitos acham... Ele anotava tudo num papel, dando nomes para os episódios. Muitos desses nomes foram levados a sério como se fossem dados pela própria versão Maga. Por isso mesmo, muita gente enviava e-mail ao Leandro Morena dizendo que também se lembrava de certos episódios.

Tinha um tal de Pedro Menezes, que usava o apelido de pedritto, que enviou vários e-mails discutindo sobre o seriado; ele dizia que começou a assistir ao “Chaves” em 1984. O Pedro enviou e-mails com informações :

Pedro Menezes mandou um e-mail ao Leandro Morena, dizendo que ele tinha assistido ao episódio da máquina de lavar com Quico e Seu Madruga e até deu detalhes, dizendo que no final o Chaves passa nos roletes o gato do Quico, que fica esmagado.

Mas o Leandro Morena me contou que não se lembrava disso.

E a suspeita veio quando o Pedro falou que se lembrava dos créditos finais do episódio das gravatas do Seu Madruga. Essa foi a prova de que o Pedro estava mentindo, porque esse episódio apareceu em 1988, época em que já não eram exibidos os créditos.

Na época, bem no início do site do Cleotais, eu enviava textos e matérias, mas sempre mexi mais com a parte de notícias. O Leandro mandava os textos de curiosidades e abriu a questão dos episódios perdidos.

Pediu, então, que o Pedro enviasse tudo isso que sabia ao Cleotais. Mas o Pedro não quis, disse que não acreditariam nele e sim no Leandro. Foi aí que o Leandro errou, pois ele confiou nessas informações do Pedro e mandou para o Cleotais na época, que publicou, é claro, as informações no site dele, sem apurar. Como essas informações estavam no nome do Leandro, essa culpa pesou sobre ele.

Então, eu me lembro que o Leandro nunca passou isso para o Cleotais. Tempos depois, já afastado do site, ele mandou um e-mail ao Cleotais pedindo para refazer os textos para poder corrigir muita coisa, mas o Cleotais não quis, não entendi por quê.

Então o Leandro Morena saiu completamente do site e eu também já tinha me afastado para coordenar o então Fã-Clube Brasil Chaves & Chapolin. Não concordei com a postura do Cleotais de não deixar o Leandro atualizar informações. Ou seja, para ele não importou a veracidade das informações. Ele só queria saber de encher o site de textos. Por isso e por outras coisas mais pessoais, Leandro e eu nos afastamos dele.

Acho que já deu para esclarecer alguma coisa sobre essa questão dos créditos; que não foi o Leandro quem inventou isso, ele confiou numa informação, publicou, depois viu que era falsa e tentou voltar atrás. Afinal, errar é humano.

Editado por E.R

Postado

Pois é... Infelizmente, no mundo, por causa de PASPALHOS DOENTES como esse mentiroso aí (Pedro, pedritto, pedranosapatitu, pedranorinito, aerolito, etc.), alguns que realmente se lembram de algo e tentam colaborar com a comunidade, acabam não sendo levados a sério (e com razão!!!!)... :cursing:

Editado por tokufan4

Postado
  • Autor

Não só esse Pedrito, teve também o caso do Kagiva que inventou o episódio da canetinha da Chiquinha (mas pelo menos depois ele falou que tinha sido invenção).

Dos episódios perdidos do Chaves que não tem foto nem vídeo, o únicos que existem mesmo são o do papagaio (que teve sinopse no Tele Guia) e do revolvinho (que 3 pessoas disseram que assistiram, o Tab Ramos (ex-user do FUCH), um cara lá de São Paulo (que deu entrevista para o FCH) e mais uma outra pessoa.

O resto não dá pra acreditar.

Postado

Isso me fez lembrar de gente dizendo que assistiu "Um Astro Cai na Vila - Parte 1" no SBT.
Tipo, agora que tem uma gravação do episódio, aí vem gente dizer que viu o episódio :tonguemad: No caso deste, as pessoas ainda podem confundir por causa das várias cenas da primeira parte que estão presentes na segunda parte, mas enfim...

Postado
15 horas atrás, Chapolin disse:

Isso me fez lembrar de gente dizendo que assistiu "Um Astro Cai na Vila - Parte 1" no SBT.

Sim, eu zoei esse usuário na época, que já não está mais entre nós, mas me arrependo totalmente de tê-lo zoado :triste:

Principalmente depois de 2015, quando eu passei a sentir na pele, quando eu vi que o sketch do contrabando foi registrado como inédito no meio CH naquele ano, e até hoje não tenho como provar que eu já tinha assistido umas três vezes no SBT no final da década de 80 :lol:

Postado
12 horas atrás, Andy disse:

Sim, eu zoei esse usuário na época, que já não está mais entre nós, mas me arrependo totalmente de tê-lo zoado :triste:

Principalmente depois de 2015, quando eu passei a sentir na pele, quando eu vi que o sketch do contrabando foi registrado como inédito no meio CH naquele ano, e até hoje não tenho como provar que eu já tinha assistido umas três vezes no SBT no final da década de 80 :lol:

Quem era o usuário já falecido?

Postado
7 horas atrás, E.R disse:

Não só esse Pedrito, teve também o caso do Kagiva que inventou o episódio da canetinha da Chiquinha (mas pelo menos depois ele falou que tinha sido invenção).

Dos episódios perdidos do Chaves que não tem foto nem vídeo, o únicos que existem mesmo são o do papagaio (que teve sinopse no Tele Guia) e do revolvinho (que 3 pessoas disseram que assistiram, o Tab Ramos (ex-user do FUCH), um cara lá de São Paulo (que deu entrevista para o FCH) e mais uma outra pessoa.

O resto não dá pra acreditar.

Eu gosto muito de zoar com o @Higor CH sobre esse episódio do Revolvinho, mas sendo bem realista não consigo acreditar muito que ele de fato exista, é possível que essas três pessoas tenham visto outro episodio e fizeram a confusão, até lembro que uns anos atrás disseram que esse tal episodio era aquele das zarabatanas de 1972.

A menos que apareça alguma fita VHS com uma gravação da época, ou algum tele guia com a sinopse desse episodio, fica dificil de acreditar no relato de apenas três pessoas mesmo a galera já dando isso como certo há anos.

Postado
  • Autor

A temporada de 1972 do Chaves tem muitos episódios perdidos (como o da versão 1 da pichorra que passou um trecho em um documentário), o episódio do revolvinho deve ser um desses episódios perdidos de 1972, se bobear o SBT nem tinha o episódio do revolvinho completo tanto que quem assistiu disse que o episódio não foi exibido completo no ar e que tinha uma imagem ruim (esverdeada). Pelo fato do episódio do revolvinho estar em condições precárias que ele nunca mais foi exibido além daquela vez em 1991.

ME3WCR5_o.jpg

Postado
12 horas atrás, Homessa disse:

Quem era o usuário já falecido?

@Thomas;)

Postado
2 horas atrás, Andy disse:

Fiquei na dúvida entre ele e o @João A pão de ló!

Na época do @Thomas eu ainda não frequentava os fóruns.

Postado
  • Autor

FATP4LMVIAohNTW?format=png&name=small

Já vi gente no Facebook até achando que o episódio da máquina de lavar era esse do cachorro abandonado, mas creio que esse do cachorro é algum inédito que nunca foi exibido no Brasil.

Postado
23 horas atrás, Andy disse:

Pra falar a verdade eu nem sabia disso, pois estava me referindo a comentários dos vídeos no YT :P

18 horas atrás, Helenaldo disse:

Eu gosto muito de zoar com o @Higor CH sobre esse episódio do Revolvinho, mas sendo bem realista não consigo acreditar muito que ele de fato exista, é possível que essas três pessoas tenham visto outro episodio e fizeram a confusão, até lembro que uns anos atrás disseram que esse tal episodio era aquele das zarabatanas de 1972.

A menos que apareça alguma fita VHS com uma gravação da época, ou algum tele guia com a sinopse desse episodio, fica dificil de acreditar no relato de apenas três pessoas mesmo a galera já dando isso como certo há anos.

A coisa que mais acho estranha nesta história do revolvinho, é o fato de terem escolhido justo naquele dia um episódio que nunca tinha sido exibido. Tipo, por que justo um episódio que nunca tinha ido ao ar foi pego pra ser exibido naquele dia? E depois nunca mais foi ao ar.

Não estou dizendo que é mentira, mas se for verdade, chega a ser bizarro isso, pois se não fosse essa exibição por acidente, o episódio nunca seria exibido então? :mellow:

Postado

O que eu parei para pensar sobre isso foi o seguinte:

Tudo que era editado para ir ao ar o Sbt já tinha separado, no decorrer dos anos o Sbt fazia edições de suas levas de episódios, exibiam as mesmas edições por alguns anos e depois criavam outras mas sempre dos mesmos episódios separados, tanto é que até 2011 viviam exibindo edições em que os cortes e breaks eram sempre nos mesmos pontos, isso só mudou com a invenção dos breaks ao vivo em 2012, a partir daí começaram a fazer edições diferentes para usarem em uma única ocasião ou em poucas, bem menos que antes de 2011 onde usavam por vários anos.

Agora, aonde eu quero chegar explicando isso: No dia da enchente em 1991 os estúdios estavam alagados e não puderam apresentar o TJ Brasil, por isso taparam buraco com o Chaves. Com essa ação de emergência, sem tempo ou preocupação de pegar algo da leva comum já separada e editada, pegaram qualquer fita e levaram ao ar.

Então, se realmente passaram esse tal revolvinho de 1972, acredito que foi nisso, um ato emergencial que soltou uma raridade.

Isso é claro, se realmente passou, segundo relatos de quem alega ter visto. Disseram que o episódio foi cortado antes de chegar ao final porquê assim que puderam entraram no ar com o TJ Brasil, Chaves foi só um tapa buraco para o canal não sair do ar por alguns instantes.

‐---‐----------

Sobre as informações de Leandro Morena e os registros do mais antigo site do nosso Meio, Chespirito Web, lá em 2006 quando comecei a ler conteúdos de CH na internet eu admirava aqueles registros dos lotes e dos perdidos, pelo menos de episódios que eu sabia que existiam porquê tinham os vídeos em espanhol no You Tube ou alguma pequena foto de exibição estrangeira.

Fiquei feliz em ver muita coisa dali se confirmando ao longo dos anos, acho que uma das exibições de confirmação que mais me surpreendeu foi a dos Refrescos Parte 1 de 74 em 2012, era listado no Chespirito Web como exibido uma única vez em 1984 e um dos primeiros do lote, e quando voltou em 2012 lá estava ele com sua dublagem beta.

O do Sapateiro de 74 também me surpreendeu quando o encontraram antes de voltar no Sbt, outro dos primeiros da lista que havia saído do ar em 1988, lá estava ele com dublagem beta de 84, só foi exibido até não chegar a estréia do lote de 1988.

Postado
1 hora atrás, Chapolin disse:

Pra falar a verdade eu nem sabia disso, pois estava me referindo a comentários dos vídeos no YT :P

A coisa que mais acho estranha nesta história do revolvinho, é o fato de terem escolhido justo naquele dia um episódio que nunca tinha sido exibido. Tipo, por que justo um episódio que nunca tinha ido ao ar foi pego pra ser exibido naquele dia? E depois nunca mais foi ao ar.

Não estou dizendo que é mentira, mas se for verdade, chega a ser bizarro isso, pois se não fosse essa exibição por acidente, o episódio nunca seria exibido então? :mellow:

Eu sempre imaginei que o arquivo de fitas estava inacessível por causa da enchente, enquanto a fita do "revolvinho" estava em outro lugar separado, pois não estava apta para ir ao ar, por causa da má condição de imagem, mas que foi exibida excepcionalmente por se tratar de uma emergência.

Postado
  • Autor
31 minutos atrás, Homessa disse:

Eu sempre imaginei que o arquivo de fitas estava inacessível por causa da enchente, enquanto a fita do "revolvinho" estava em outro lugar separado, pois não estava apta para ir ao ar, por causa da má condição de imagem, mas que foi exibida excepcionalmente por se tratar de uma emergência.

E foi exatamente isso que aconteceu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. Pedro Ramos
    Pedro Ramos respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Sites e Podcasts CH
  2. Professor Inventivo
    Professor Inventivo respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
    Parece uma caricatura do ator Paulo Silvino, o Severino do zorra total.
  3. E.R

SBT

E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Galvão Bueno confirma que vai narrar jogos da Copa do Mundo 2026 no SBT.
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
    Lançado há poucos dias, "Mortal Kombat : Legacy Kollection" rapidamente se transformou em motivo de frustração para muitos fãs. E vem sofrendo com sérios problemas técnicos — e, diante disso, alguns jogadores começaram a receber reembolsos diretamente da PlayStation Store. Os relatos, que surgiram em fóruns como o Reddit, apontam que diversos usuários conseguiram o estorno do valor pago, algo raro para lançamentos digitais da Sony. Os principais problemas relatados envolvem atraso nos comandos (input lag) e falhas de desempenho, especialmente nas versões de console. O estúdio responsável, Digital Eclipse, já reconheceu as falhas e afirmou estar preparando correções. Em comunicado nas redes sociais, a equipe disse estar “ciente das reclamações sobre áudio e atraso nos controles” e prometeu um novo patch em breve. Fonte : https://meups.com.br/noticias/sony-da-reembolso-problemas-mortal-kombat/
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Quando o SBT for exibir episódios clássicos e muito queridos pelos fãs, como os episódios do churros, deveriam fazer chamadas especiais todas as semanas para o público saber quais episódios vão ser exibidos naquela semana, igual aconteceu com o "Chaves Especial" em 2003.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.