Ir para conteúdo

Retrospectiva CH de 2023

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.

O ano está acabando. Então, vamos para a: 

 

RETROSPECTIVA CH DE 2023

 

JANEIRO

-Episódio perdido de Chapolin é encontrado!

CHAPOLIN 1974xP15 - O bandido do hospital No por mucho amenazar, nos madrugan más temprano.jpg

O ano começou com uma grande notícia: em 9 de janeiro, fãs conseguiram encontrar um episódio perdido do Chapolin! É o episódio "O Bandido do Hospital", de 1974. O episódio foi resgatado graças a uma gravação dele feita por um fã, que foi obtida com o esforço conjunto de várias páginas e fóruns CH.

 

-Florinda Meza revela oferta milionária da Globo por Chaves e comenta saída mundial das séries CH

florinda-meza-entrevista-adela-micha.jpg

Ainda em janeiro, a atriz Florinda Meza deu uma entrevista para a apresentadora Adela Micha. Nessa entrevista, Florinda fez uma revelação surpreendente: em 1996, a Globo entrou em contato com Chespirito e tentou comprar dele os direitos de Chaves por 10 anos e pelo valor de 10 milhões de dólares. A intenção da Globo não era exibir a série, mas sim de criar programas derivados dela. Mas Chespirito recusou a proposta da Globo, preferindo manter sua fidelidade com a Televisa. Assim, em 2000, Roberto assinou um contrato com a Televisa dando a emissora os direitos sobre a obra dele por 20 anos, pelo valor de 5 milhões de dólares. Esse mesmo contrato foi o que venceu em 31 de julho de 2020, levando a saída mundial das séries de Chespirito da televisão e do streaming. 

Na mesma entrevista, Florinda contou que conversou com o Roberto Gómez Fernández sobre as negociações com a Televisa pela volta das séries CH, que estão fora do ar no mundo inteiro desde 2020. Segundo a Florinda, o Fernández já havia tentado duas vezes fazer um acordo com a Televisa para as séries voltarem e não conseguiu. O motivo: a Televisa ainda estava insistindo em pagar um valor muito baixo pelos direitos das séries. A Florinda não chegou a dizer o valor, mas deu a entender que a proposta atual da Televisa seria de pagar algo em torno de 5 milhões de pesos mexicanos por 15 anos. Confira abaixo uma parte da entrevista: 

 

FEVEREIRO

-Carlos Villagrán anuncia turnê de despedida nos Estados Unidos

Mais uma vez, o ator Carlos Villagrán anunciou que iria se aposentar do personagem Quico e fazer a sua turnê de despedida. Em fevereiro, o ator começou a fazer os seus shows de despedida nos Estados Unidos, no circo dos irmãos Caballero. O Villagrán passou todo o o primeiro semestre fazendo shows nesse circo e se apresentou em cidades como Phoenix e Las Vegas. 

 

 

MARÇO

-Professora e cuidador usam Chaves para estimular aluno autista

Em Juazeiro do Norte (CE), uma professora e um cuidador usaram o seriado Chaves para estimular um aluno com autismo. Confira mais detalhes no link abaixo:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ceara/professora-e-cuidador-constroem-barril-do-chaves-para-estudante-autista-em-juazeiro-do-norte-1.3342101

 

-Encontrada a série Miguelito

Nos anos 1990, a RedeTV produziu uma série baseada em Chaves, chamada "Miguelito". Em março de 2023, episódios dessa série foram encontrados no youtube!

 

-Evento com Florinda Meza no Rio de Janeiro é cancelado, mas mantido em São Paulo

No ano passado, o Educa Fest (evento de educação e sustentabilidade) anunciou que iria trazer a atriz Florinda Meza ao Brasil para um grande evento baseado em Chaves, chamado "Festival da Boa Vizinhança". O evento ocorreria inicialmente em novembro do ano passado no Rio de Janeiro e em São Paulo mas foi adiado para abril de 2023. E em março de 2023, faltando um mês para o Festival, veio uma triste notícia: a edição do Rio de Janeiro foi cancelada. Com isso, o evento ficou apenas em São Paulo. Quem comprou o ingresso para o evento no Rio poderia pedir a devolução do dinheiro ou usar o ingresso no evento em São Paulo.

 

-Maria Antonieta anuncia "pausa" da Chiquinha

A atriz Maria Antonieta de las Nieves anunciou que iria dar uma "pausa" da Chiquinha este ano para se dedicar a outros projetos como atriz. Mas que, depois disso, seguiria fazendo a Chiquinha. 

 

ABRIL

-Florinda Meza vem ao Brasil e participa de Festival em São Paulo; evento é marcado por desorganização

Finalmente, em abril, Florinda Meza veio ao Brasil e participou do Festival da Boa Vizinhança, organizado pelo Educa Fest, em São Paulo. O evento ocorreu no dia 22 de abril e centenas de fãs compareceram. A cantora Lexa também foi ao evento e se emocionou ao conhecer a Florinda. Foi a primeira vez que a Florinda esteve em um evento com fãs no Brasil. A atriz também falou com a imprensa e com a equipe do Fofocalizando, do SBT. Porém, esse evento com a Florinda teve vários problemas na organização: houve muita demora na entrada do local, os dubladores convidados não puderam fazer um painel no palco, a sala para o painel de perguntas com a Florinda era inadequada (sem boa acústica e quem sentava na frente tirava a visão de quem sentava atrás), problemas no concurso de cosplays, problemas na gastronomia do evento, etc. Muita gente reclamou que o evento foi extremamente desorganizado. Além disso, estava previsto que a Florinda iria dar uma entrevista no programa The Noite, no SBT, mas ela acabou não indo ao programa. Reveja abaixo alguns vídeos do evento e dessa visita da Florinda ao Brasil:

 

 

 

 

MAIO

-HBO Max anuncia série biográfica de Chespirito

Em 2018, Roberto Gómez Fernández anunciou pela primeira vez que iria produzir uma série biográfica contando a vida de seu pai, Chespirito. Em 2023, esse projeto começou a ganhar forma: foi confirmado que a série biográfica será produzida pela HBO Max, em parceria com a produtora mexicana THR3 Media Group. 

 

-Jogo de cartas do Chaves chega às lojas

A empresa Galapagos lançou "Chaves: Confusões na Vila", um jogo de cartas do Chaves, baseado na série animada produzida pela Ánima Estúdios.

 

-Giraffas lança bonecos do Chaves; presença da Chiquinha é destaque

maxresdefault.jpg

A rede de lanchonetes Giraffas lançou, em maio, cinco bonecos da turma do Chaves! A grande novidade desses bonecos foi a inclusão da Chiquinha, que assim voltou a aparecer em um produto oficial. Vale lembrar que, em 2022, a atriz Maria Antonieta de las Nieves finalmente fez um acordo com o Grupo Chespirito para que a Chiquinha voltasse a estar presente em produtos oficiais. Desde o início dos anos 2000, a personagem não aparecia em produtos oficiais, devido à briga judicial entre Chespirito e Maria Antonieta de las Nieves pelos direitos da personagem - a única exceção tinha sido no Musical de 2019, em que foi feito um acordo com a Maria para que a Chiquinha estivesse na peça. Em dezembro, o Giraffas lançou uma segunda coleção de bonecos, com miniaturas do Chaves, Nhonho, Senhor Barriga, Professor Girafales, Dona Clotilde e Chapolin.  

 

-Cena de episódio perdido é descoberta

No final de maio, o usuário Homessa encontrou na internet uma pequena cena de um episódio perdido de Chaves. Ao que parece, pela cena, esse episódio deve ser uma outra versão do episódio das caricaturas, em que as crianças ganham uma estrelinha de bom menino. Mas, nessa versão, a Chiquinha aparece e ganha uma estrela. Veja a cena:

 

-Filha de Carlos Villagrán cria conta no OnlyFans

Untitled-1_00802465_0_.jpg?xid=2595848&x

No final de maio, Vanessa Villagrán, uma das filhas de Carlos Villagrán, criou uma conta no OnlyFans, onde passou a compartilhar fotos "picantes" por uma mensalidade de 11 dólares (aproximadamente 56 reais). Vanessa disse que seu pai a apoiou nessa decisão.

 

JUNHO

-Produtora anuncia três novos projetos do universo de Chespirito

A produtora mexicana THR3 Media Group anunciou que irá produzir três novos projetos do universo de Chespirito. O primeiro será uma nova série animada do Chaves, que será feita totalmente em CGI (computação gráfica) e que terá a Chiquinha, ao contrário da série animada de 2006 produzida pela Ánima Estúdios. O segundo será uma nova série animada do Chapolin, feita em 2D e que também vai mostrar a família do herói. E o terceiro será uma série com atores centrada no Seu Madruga, famoso personagem de Chaves. 

 

-Carlos Villagrán se apresenta na Colômbia

Em junho, Carlos Villagrán esteve na Colômbia, onde participou da edição colombiana da Comic Con. Alguns fãs brasileiros foram ao país vê-lo. O vídeo de um fã brasileiro se emocionando ao conhecer Villagrán se espalhou nas redes sociais. 

 

 

JULHO

-Circo Mágico do Chaves começa turnê pelo Brasil

Em julho, o espetáculo “Circo Mágico do Chaves” começou uma turnê pelo país. Ainda em julho, houve apresentações em São José dos Campos (nos dias 8 e 9 de julho), no Rio de Janeiro (em 15 e 16 de julho) e em Belo Horizonte (em 29 e 30 de julho). Em outubro, o espetáculo também se apresentou em Curitiba (no dia 12 de outubro, por ocasião do Dia das Crianças). E em 5 de novembro, o Circo Mágico do Chaves se apresentou em Porto Alegre. Abaixo um pequeno vídeo do espetáculo, do ano passado:

 

-Carlos Villagrán faz turnê no Peru

O ator Carlos Villagrán realizou, mais uma vez, sua turnê de despedida do Quico no Peru. Ele chegou ao país em julho e ficou fazendo shows no Peru até a metade de agosto.

 

-Canal da Chiquinha no youtube publica vídeos raros

A partir de julho, o canal oficial de Maria Antonieta de las Nieves no youtube passou a publicar conteúdo raro, como episódios da série "Aqui está la Chilindrina" desconhecidos no Brasil e imagens do acervo pessoal da atriz. Em 24 de julho, o canal publicou um raríssimo vídeo que mostra o elenco de Chaves viajando pela América do Sul durante uma turnê em 1987. Muitos se surpreenderam com o vídeo. Segue o link (o vídeo está bloqueado em outras páginas, mas está disponível normalmente no youtube) :

https://www.youtube.com/watch?v=n9KF5WglEU0

 

-Edgar Vivar se apresenta no Nordeste do Brasil e grava projeto para a Globo

F2Prw5DXMAI739-?format=jpg&name=small

Nos dias 29 e 30 de julho, Edgar Vivar, o Senhor Barriga, participou do evento Imagineland, em João Pessoa (PB). Foi a primeira vez que ele se apresentou no Nordeste do Brasil - o Edgar já havia estado no Nordeste em 2014 e 2019, mas não para shows ou eventos. Durante essa visita ao país, o Edgar também começou a gravar um projeto para a Rede Globo: um seriado humorístico chamado No Corre.

 

-Filha de Carlos Villagrán é diagnosticada com câncer

Em julho, Vanessa Villagrán, filha de Carlos Villagrán e que criou uma conta no OnlyFans dois meses antes, foi diagnostica com câncer de mama. Ela então começou a se submeter a um tratamento para curar a doença.

 

-Séries CH completam três anos fora do ar no mundo inteiro

hq720.jpg?sqp=-oaymwE7CK4FEIIDSFryq4qpAy

Em 31 de julho de 2023, a saída mundial dos programas de Chespirito da televisão e do streaming completou três anos. E não há sinais de avanço nas negociações pela volta.

 

AGOSTO

-Chapolin aparece em Besouro Azul

bzrazl02.jpg

F3z-FNsWIAAFx__?format=jpg&name=small

Em agosto, estreou nos cinemas o filme da DC Comics Besouro Azul, que conta com a atriz brasileira Bruna Marquezine no elenco. O filme fez uma homenagem ao Chapolin, que aparece em uma cena, numa animação feita em stop motion. A aparição do Chapolin no filme repercutiu demais.

 

-Florinda Meza cogita processar Roberto Gómez Fernández

O advogado de Florinda Meza, Guillermo Pous, disse para a imprensa que a atriz cogita processar Roberto Gómez Fernández. O motivo é porque, até agora, Fernández não quis incluir Florinda na produção da série biográfica de Chespirito, contrariando o que diz o testamento do ator, que diz que Florinda teria que estar envolvida em qualquer negociação envolvendo a imagem de Chespirito como projeto. Caso não seja feito um acordo para a Florinda ser incluída na produção da série biográfica, a atriz tem a intenção de ir à justiça, segundo o advogado.

 

 

SETEMBRO

-Filha de Carlos Villagrán melhora do câncer e ator comemora

Dois meses após ter sido diagnosticada com câncer de mama, Vanessa Villagrán, filha de Carlos Villagrán, passou por uma sessão de quimioterapia e disse estar curada. Villagrán comemorou pela filha. “Estou feliz. Hoje foi a última quimioterapia da minha filha. Te amo. Obrigado, senhor, por todas as bençãos”, escreveu ele em uma rede social.

 

-Encontrado um episódio perdido de Chaves!

Em 25 de setembro, mais um episódio perdido foi encontrado! Desta vez, é o episódio de Chaves “As trapaças da Chiquinha”, de 1978. O episódio foi encontrado pelo usuário AquilsasG, do Fórum Chaves, que achou uma gravação do episódio. Infelizmente, essa gravação tem um minuto faltando no final.

maxresdefault.jpg

 

-Suposto filho de Chespirito aparece na internet e Florinda responde

Um homem chamado José Maria Gómez publicou um vídeo no TikTok dizendo ser filho não reconhecido de Chespirito. Segundo o tal José, no ano de 1999, Chespirito teve um romance com a mãe dele e foi daí que ele nasceu. Florinda foi a público e desmentiu essa história, lembrando que, muitos anos antes, Chespirito havia feito uma vasectomia, portanto ele não poderia ser pai do tal José Maria Gómez.  

 

OUTUBRO

-Florinda Meza comenta saída mundial das séries CH

Em um vídeo e em uma série de postagens nas redes sociais, Florinda Meza negou boatos de que ela teria tirado as séries CH do ar. Florinda também comentou que um comprador já teria tentado quatro vezes comprar as séries CH para que elas voltassem ao ar, sem sucesso. No vídeo e nas postagens, a atriz deu a entender que a Televisa estaria querendo voltar a exibir os programas e que o responsável pelas séries continuarem fora do ar no mundo inteiro seria o Roberto Gómez Fernández ou o Grupo Chespirito – mas sem dar maiores informações.

 

-Carlos Villagrán participa de campanha contra a imigração ilegal

Em outubro, Carlos Villagrán participou de uma campanha da embaixada dos Estados Unidos no México contra a imigração ilegal. Em um vídeo, Villagrán apareceu como Quico e pediu aos seus compatriotas que não tentem entrar nos Estados Unidos de forma ilegal. Esse vídeo causou alguma polêmica nas redes sociais. Parte dos mexicanos criticaram Villagrán, acusando-o de ser insensível às crises que levam as pessoas a imigrar para os Estados Unidos.

 

 

-Divulgada a primeira imagem da nova série animada do Chaves

Em 16 de outubro, foi divulgada a primeira imagem da nova série animada do Chaves, que será feita em CGI pela produtora THR3 Media Group e que terá a Chiquinha. Essa é a imagem:

F8j5TPuXYAAMaDx?format=jpg&name=medium

 

 

-Florinda Meza se pronuncia sobre série biográfica de Chespirito

Em mais um vídeo publicado nas redes sociais, Florinda Meza se manifestou sobre a série biográfica de Chespirito. Ela disse que soube, através de uma fonte segura, que pretendem retratá-la de uma forma ofensiva na série, o que ela não aprova. "Soube através de uma muito boa fonte que, nessa biografia, não me tratam com respeito e muito menos com verdade. Coisa que causaria uma grande dor ao meu Roberto se ele ainda vivesse", "Minha vida é minha vida e não quero que a usem, muito menos para lucrar", disse a atriz e viúva de Chespirito. O advogado da atriz, Guillermo Pous, também se pronunciou e disse que pode haver duas ações legais: uma por deixar a Florinda de fora da série, usando a imagem da atriz e de Chespirito sem autorização dela; e outra por dano moral, por querer retratar a Florinda de uma forma desrespeitosa na série. Com isso, aumentaram as chances de haver um processo na justiça entre a Florinda e o Roberto Gómez Fernández.

 

-Furacão destrói o Hotel de Acapulco e causa vários danos à cidade

F9TSJRTXIAA_17q?format=jpg&name=large

Em 25 de outubro, a cidade de Acapulco foi atingida pelo furacão Otis, cujos ventos chegaram a 270 km/h. O furacão causou inúmeros danos em Acapulco, deixando a cidade sem luz, telefone e internet. A cidade também ficou quase sem comida, água, remédios e gasolina. O Hotel Emporio, onde foram gravados os clássicos episódios de Acapulco em 1977, foi destruído quase que por completo. 45 pessoas morreram e outras 47 estavam desaparecidas, segundo as autoridades locais.  

 

 

NOVEMBRO

-Florinda Meza fala sobre o cemitério onde está o túmulo de Chespirito

Em outro vídeo nas redes sociais, Florinda Meza negou boatos de que ela teria proibido visitas do público ao túmulo de Chespirito, que fica em um cemitério na Cidade do México. Florinda contou que esse cemitério foi saqueado durante a pandemia de covid-19, por isso as autoridades restringiram o acesso ao local. Mas a atriz falou que iria pedir as autoridades para permitirem o acesso do público ao túmulo de Chespirito.

 

-Edgar Vivar vem ao Brasil e participa de evento em Santos

Pela segunda vez no ano, Edgar Vivar veio ao Brasil. Desta vez, ele participou do evento Santos Festival Geek, em Santos (SP). Os dubladores Carlos Seidl e Cecília Lemes também marcaram presença. Esse mesmo evento já tinha trazido o Carlos Villagrán em 2019.

 

No link abaixo, mais um vídeo do evento, feito pela página "Chaves - Fotos Raras":

https://www.instagram.com/reel/CzgdE9Ag7GK/?utm_source=ig_embed&ig_rid=ba8f4d3a-f190-4b12-a6d2-e07a8042c746

 

-Seriado com Edgar Vivar estreia no Multishow

Em 13 de novembro, o seriado No Corre, que conta com Edgar Vivar no elenco, estreou no canal Multishow. Edgar gravou o seriado quando esteve no Brasil em julho. Na série, o Edgar interpreta um homem chamado Manolo, que é parecido com o Senhor Barriga. 

 

-Maria Antonieta de las Nieves em busca de novo amor

Viúva desde 2019, a atriz Maria Antonieta de las Nieves revelou que está a procura de um novo parceiro. Ela também revelou ter um certo interesse pelo ator e diretor cubano Otto Sirgo.

 

-Carlos Villagrán é diagnosticado com câncer de próstata e passa por cirurgia

Uma notícia que saiu em novembro deixou os fãs muito preocupados: o ator Carlos Villagrán foi diagnosticado com um câncer de próstata e passou por uma cirurgia para tratar a doença. O ator não deu muitas informações sobre o tratamento, mas disse que a cirurgia foi bem-sucedida e que está bem de saúde. Villagrán também comentou que ainda não fez seu testamento. “É uma irresponsabilidade minha, eu sei, mas tenho medo de fazer meu testamento. Pela lei de Murphy, quando você diz uma coisa, diz outra. Então, sigo pensando um pouquinho mais”, disse. Foi o segundo caso de câncer na família do ator este ano, após a sua filha Vanessa Villagrán ter enfrentado um câncer de mama. 

 

 

 

-Brasil terá grande exposição CH em 2024

Em 24 de novembro, foi divulgada uma grande notícia: o Brasil irá receber uma grande exposição de Chaves em 2024! Serão recriados vários cenários da série e também serão expostos itens originais do seriado, como as roupas que Chespirito usava e roteiros dos episódios. A grande exposição será realizada em São Paulo, no MIS Experience, no bairro da Água Branca, a partir do dia 5 de janeiro de 2024. Os ingressos já estão à venda pela internet.

 

-Roberto Gómez Fernández fala sobre série biográfica de Chespirito

No final de novembro, o produtor Roberto Gómez Fernández , filho de Chespirito, falou sobre a série biográfica de seu pai e confirmou que Edgar Vivar e Maria Antonieta de las Nieves irão colaborar na produção da série. Mas ele descartou que Carlos Villagrán irá participar do projeto e se negou a falar das notícias de que Florinda Meza cogita processá-lo. Fernández também aproveitou para dizer que segue lutando pela volta das séries CH a televisão e ao streaming. 

 

DEZEMBRO

-Florinda Meza faz postagem enigmática

Em 2 de dezembro, a atriz Florinda Meza fez uma postagem enigmática nas redes sociais. Ela escreveu: "As coisas nem sempre são o que parecem. Nós que falamos de frente e com a verdade somos "os vilões". Em vez disso, aqueles que se escondem, simulam, mentem e agem no escuro são elogiados porque só mostram um rosto "amável". No final, a verdade sempre vem à tona". 

 

-Encontrados registros de programa de Carlos Villagrán na Argentina em 1980

Alguns usuários do Fórum Chaves (Gui Leão e Chompiras) encontraram registros de um programa que Carlos Villagrán fez na Argentina em 1980. Aparentemente, esse programa foi um piloto de "El Nino de Papel" (série de Carlos Villagrán na Venezuela em 1981), servindo como uma prévia para a série. Villagrán, segundo as reportagens encontradas, tinha acertado para fazer quatro episódios desse piloto, mas somente um foi ao ar. Confira os raros registros:

El_Ni_o_de_Papel_-_Argentina_-_TV_Gu_a.j

 

IMG-20231204-173441.jpg

 

   

-Reveladas novidades da exposição de Chaves em 2024

Algumas novidades da grande exposição de Chaves que ocorrerá no Brasil em 2024 foram reveladas em dezembro. Primeiro, no dia 13 de dezembro, a dubladora Cecília Lemes fez uma live no Instagram onde contou, entre outras coisas, que o produtor Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito, virá ao Brasil para ver a exposição. E no dia 18 de dezembro, o site Omelete divulgou algumas imagens dos cenários da exposição. Confira as imagens no link abaixo: 

https://www.omelete.com.br/series-tv/chaves-mis-fotos

 

-SBT manda dublar filmes de Chespirito

maxresdefault.jpg

Em 26 de dezembro, o colunista Gabriel Perline, do IG, trouxe uma grande notícia: o SBT mandou dublar os filmes de Chespirito! Pelo menos três filmes estão confirmados: El Chanfle (1979), El Chanfle 2 (1982) e Música del Viento (1988). O anúncio da exibição dos filmes pelo SBT deve ser feito em janeiro. Neste momento, ainda não se sabe quais estúdios e quais dubladores irão participar dessa dublagem. A exibição dos filmes, aparentemente, irá marcar, em 2024, os 40 anos da estreia de Chaves e Chapolin no Brasil e os 10 anos da morte de Chespirito. Fonte: https://gente.ig.com.br/colunas/gabriel-perline/2023-12-26/cade-fas-de-chaves--sbt-exibira-filmes-ineditos-de-bolaos-no-brasil.html

 

FIM

 

E aí, o que acharam do ano? Quais os momentos dele que vocês mais gostaram? 

Postado
  • Este é um post popular.

A maioria dos acontecimentos bons de 2023 foram graças aos fãs de CH.

Postado

A gente recebeu o EPM no dia 8 de janeiro, mas ficou combinado que seria divulgado só no dia seguinte porque nem todos os componentes das redes estariam disponíveis naquele dia. E depois, o Brasil estava focado no ataque aos três poderes em Brasília.

Postado

E pra finalizar o ano bem, eu voltei a usar o FUCH. 🤣

Digo…

Decidi voltar a usar UM único fórum CH. O escolhido foi esse, o vizinho tem muita treta.

Postado
  • Autor

@E.R Também acho. 

Gostei mais deste ano do que 2022. Pode até não ter sido um ano muito movimentado para CH, mas isso é normal, já que as séries seguem fora do ar e, provavelmente, não voltarão. Acho que o "Meio CH" só voltaria a ser muito movimentado se as séries voltarem para a televisão ou streaming, o que é improvável. Mesmo assim, o ano teve bons acontecimentos: episódios perdidos encontrados, novos produtos, os atores CH no Brasil (e com um certo ineditismo, já que pela primeira vez a Florinda veio para um evento e o Edgar se apresentou no Nordeste), anúncio da exposição CH no Brasil em 2024, filmes do Chespirito sendo dublados no final do ano (apesar de que só o El Chanfle é bom e vale a pena ver), turnê do circo pelo Brasil...acho que teve mais acontecimentos bons este ano do que em 2022. Tomara que continue assim no ano que vem.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

  1. Green Jerry
    Green Jerry respondeu ao tópico de JoãoB em Fórum Único Chespirito
    Faltou mencionar a volta das exibições regionais de Chapolin que começaram em maio, mas nem deve dar pra editar como você disse no final
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Foi bem melhor na média do que eu imaginava. A situação tava tão crítica que eu pensei que não ia passar de 2,0. SBT pediu ajuda e o Chapolin veio salvar. Elevou a audiência média em 50%
  3. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de JoãoB em Fórum Único Chespirito
    Excelente retrospectiva Que ano maravilhoso para CH, do início ao fim! Acho difícil 2026 superar, mas quem sabe? Torço que seja ainda melhor! De todos os fatos do ano, os perdidos que voltaram ou apareceram são os que mais me deixam feliz. Infelizmente ainda não houve a volta do Programa Chespirito, mas aguardamos. @JoãoB, faltaram as esquetes de Chespirito disponibilizadas em setembro:
  4. marujita
    marujita respondeu ao tópico de JoãoB em Fórum Único Chespirito
    Muito bom, @JoãoB! tudo muito bem detalhado! 2025 foi um dos melhores anos para o meio CH. Que o próximo ano seja tão bom quanto ou ainda melhor. Estamos contando os dias para a volta do Programa Chespirito.
  5. JoãoB
    JoãoB postou um tópico no fórum em Fórum Único Chespirito
    O ano está acabando. Um ano com descobertas de episódios perdidos, série do Chespirito, exposição...convido todos a relembrar o que aconteceu este ano na: RETROSPECTIVA CH DE 2025 JANEIRO -Chaves e Chapolin registram boa audiência no SBT, mas cortes e IA geram críticas Chaves e Chapolin começaram o ano registrando boa audiência para o SBT no horário nobre. Várias vezes, os dois, principalmente o Chaves, obtiveram a maior audiência do SBT no dia. Porém, o SBT fez vários cortes nos episódios, por vezes deixando-os sem sentido; e utilizou Inteligência Artificial (IA) nas imagens. Isso prejudicou a exibição e gerou muitas críticas dos fãs. -Chaves e Chapolin recebem nova dublagem da Televisa Ainda em janeiro, foi divulgado que Chaves e Chapolin estavam recebendo uma nova dublagem, feita pela Televisa para exibição na TV aberta. Isso estava sendo feito apenas para os episódios que foram dublados para o Multishow em 2018. Essa nova dublagem estava sendo feita pela Rio Sound, estúdio que já havia dublado Chaves em 2012; e não contaria com Nelson Machado, dublador clássico do Quico, no elenco. FEVEREIRO -Episódio perdido de Chaves é encontrado! No dia 4 de fevereiro, o usuário Slamber Casper descobriu uma gravação de um episódio perdido mundial de Chaves: "Seu Madruga Fotógrafo", de 1974. É uma primeira versão do famoso episódio homônimo, sendo que esta versão conta com a participação da Malicha (Maria Luisa Alcalá). O episódio foi descoberto em uma gravação de 1982 com a família de Juan Felipe Gómez, da Colômbia. Leonardo Ramírez digitalizou o episódio. Créditos da imagem: E.R -+SBT faz homenagem a Chespirito No dia 21 de fevereiro, data em que Chespirito completaria 96 anos, o +SBT realizou uma programação especial em homenagem ao comediante. Foi exibida uma maratona de episódios das séries, além de reprises dos especiais de Chaves feitos com o elenco do SBT e entrevistas dos atores CH nos programas da emissora. Essa programação especial foi nomeada como "Dia do Chaves". MARÇO -SBT exibe episódio inédito do Chapolin No dia 6 de março, o SBT surpreendeu e exibiu o episódio do Chapolin "Quer apostar como nunca mais eu entro numa aposta?" (1975). Passou com dublagem Maga! Esse episódio era inédito no SBT (é possível que tenha sido exibido em 1984 na estreia de Chapolin no Brasil, mas não há provas concretas disso). Créditos da imagem: Doutor Chimoltrúfio -Divulgado teaser da nova série animada do Chaves No dia 19 de março, foi divulgado o teaser da nova série animada do Chaves, que será feita em CGI e terá a Chiquinha. Confira: -"Chaves: A Exposição" chega em Porto Alegre No dia 20 de março, "Chaves: A Exposição", que fez grande sucesso em 2024, chegou em Porto Alegre. A exposição ficou no Praia de Belas Shopping. -Mais informações sobre a nova dublagem CH Ainda em março, foram divulgadas mais informações sobre a nova dublagem de Chaves e Chapolin, feita pela Rio Sound. Foi dito que Vinicius Sousa e Carlos Seidl não iriam dublar o Carlos Villagrán e o Ramón Valdés em Chapolin, o que gerou preocupação em muitos fãs. -Chaves e Chapolin permanecem no horário nobre do SBT Havia boatos de que o SBT iria retirar Chaves e Chapolin do horário nobre em março. Mas isso não se confirmou e os dois continuaram no ar nesse horário. ABRIL -SBT anuncia e exibe episódios raros No dia 6 de abril, o SBT anunciou que iria exibir episódios raros de Chaves e Chapolin na programação da emissora. E logo no dia seguinte, veio a primeira surpresa: o SBT exibiu o episódio de Chaves "A lata de lixo/O Homem das mil caras/Pintores Amadores" (1973). O esquete "A lata de lixo" era inédito na emissora, enquanto o episódio "Pintores Amadores" não era exibido no SBT desde 1992. Depois, no dia 12 de abril, o SBT voltou a exibir o esquete "Dom Quixote", que também não era exibido na emissora desde 1992. Em 18 de abril, o SBT exibiu os esquetes "A Fuga do Carne Seca" e "Museu", de 1973 e que eram inéditos na emissora, passaram com dublagem Maga! Em 30 de abril, exibiram mais dois esquetes. O primeiro foi "Quem manda é o chefe", de 1973 e que não era exibido no SBT desde 1988. O segundo foi o esquete do Doutor Chapatin "Assistente de Diretor", de 1978 e que era inédito no canal. -HBO anuncia estreia da série de Chespirito No dia 16 de abril, a HBO lançou um novo teaser da série biográfica "Chespirito: Sem Querer Querendo", que iria contar a vida de Roberto Gómez Bolaños. Junto com o teaser, foi revelada a data de estreia da série: 5 de junho de 2025. MAIO -SBT continua com raridades na exibição de Chaves e Chapolin A exibição de episódios raros de Chaves e Chapolin pelo SBT continuou em maio. No dia 5, exibiram o episódio "A tragédia/Por acaso você não viu um homem invisível por aí?" (1973), do Chapolin, sendo que o primeiro esquete não era exibido no canal desde 2003. No dia 7, mais uma surpresa: exibiram o episódio do Chapolin "Por uma falta de melancia/A explosão" (1977), que era inédito no canal. Nesse dia, Chapolin registrou a maior audiência do SBT, com 5.2 pontos. No dia 9, exibiram "Jantar Complicado/Ovos podres e moscas" (1977), sendo que a primeira esquete era inédita na emissora e o episódio do Chapolin não era exibido pelo SBT desde 2003. E no dia 12 de maio, exibiram o episódio do Chaves "Toureiros" (1973), que não era exibido pelo SBT desde 1992 e é perdido mundialmente, não tendo sido exibido nem pelo Multishow em 2018. -Dubladores de Chaves participam da exposição em Porto Alegre No dia 17 de maio, os dubladores Carlos Seidl (Seu Madruga) e Cecília Lemes (2ª voz da Chiquinha) compareceram à exposição do Chaves em Porto Alegre e conversaram com os fãs, num encontro gratuito. Os dois também foram entrevistados no programa "Masbah!" da filial do SBT no Rio Grande do Sul. A exposição permaneceu na capital gaúcha até o dia 25 de maio. -SBT anuncia mudanças e Chaves e Chapolin deixam o horário nobre No dia 15 de maio, o SBT anunciou uma nova programação e prometeu um "SBT raiz". Como parte das mudanças, Chaves e Chapolin saíram do horário nobre. A saída ocorreu à partir do dia 9 de junho. Com isso, Chapolin mais uma vez saiu do ar no SBT, enquanto Chaves ficou sendo exibido de tarde, nas filiais sem programação local no horário. Posteriormente, Chaves ganhou três horários no SBT: às 13h, 18h ou 18h30 (dependendo do dia) e às 21h50, além de uma exibição aos domingos pela manhã às 8h30. JUNHO -Série Biográfica de Chespirito estreia na HBO No dia 5 de junho, a série "Chespirito: Sem Querer Querendo", que conta a vida de Roberto Gómez Bolaños e era aguardada desde 2018, finalmente estreou na HBO. Com oito episódios, lançados a cada semana, a série foi um grande sucesso no streaming! Tornou-se em pouco tempo a produção latino-americana de maior sucesso da história da HBO. As atuações do elenco foram elogiadas, em especial a de Pablo Cruz Guerrero como Chespirito e de Paulina Dávila como Graciela. A série ainda teve a participação especial de alguns atores CH, como Edgar Vivar e Maria Antonieta de las Nieves. Porém, muitos fãs reclamaram de algumas imprecisões da série como dizer que o episódio de Acapulco é de 1978 ou que a estreia de Chaves foi em 1971. Alguns fãs também reclamaram da forma como a série retratou os atores Carlos Villagrán e Florinda Meza (que tiveram seus nomes alterados para Marcos Barragán e Margarita Ruiz) e pelo enorme destaque que a série deu à primeira esposa de Chespirito, Graciela Fernández. Também teve polêmica: muitos fãs ficaram com raiva da Florinda ao ver na série que ela mantinha um caso com Chespirito quando ele ainda era casado com sua primeira esposa. Florinda passou a receber muitos ataques pela internet, motivo pelo qual ela teve que trancar temporariamente os comentários do seu perfil nas redes sociais. No México, os fãs fizeram um movimento para que uma estátua construída em homenagem à Florinda no município de Juchipila, onde ela nasceu, fosse destruída. A prefeitura da cidade defendeu a atriz e negou destruir a estátuta. Após essa polêmica, o produtor Roberto Gómez Fernández foi à público dizer que a série não foi feita para atacar Florinda. E a própria atriz se manifestou, dizendo que a série não foi fiel à realidade em muitos aspectos. -"Chaves: A Exposição" chega em Rio Preto No dia 18 de junho, a exposição do Chaves chegou em São José do Rio Preto, no Shopping Iguatemi. -Nova série animada do Chapolin tem primeiro teaser divulgado No dia 20 de junho, foi divulgado o primeiro teaser oficial de "Los Colorado", nova série animada do Chapolin. Confira: JULHO -SBT estreia episódios inéditos de Chaves dublados pela Herbert Richers Em dezembro de 2007, o SBT mandou dublar alguns episódios de Chaves, do Programa Chespirito, com os mesmos dubladores do desenho de 2006. Essa dublagem foi feita pelo famoso estúdio da Herbert Richers, o mesmo estúdio que dublou a série animada. Mas até agora, o SBT não havia exibido esses episódios. Eis que, no dia 18 de julho, o canal surpreendeu e finalmente estreou os episódios com dublagem Herbert Richers depois de quase 18 anos! Nesse dia, foram ao ar os episódios "Confusão de cartas" e "O Calo", ambos de 1988. Nos dias e meses seguintes, o SBT continuou estreando mais desses episódios. E a dublagem da Herbert Richers obteve uma boa aprovação do público e dos fãs. -Chaves e Chapolin entram no Globoplay, no Prime Video e na Netflix sem a dublagem do Multishow Ainda em julho, Chaves e Chapolin entraram no catálogo do Globoplay. O serviço manteve a dublagem Maga nos episódios que passaram no SBT. E nos inéditos que estrearam no Multishow em 2018, o streaming não manteve a dublagem do Multishow e utilizou a nova dublagem, feita pela Rio Sound. Dessa forma, os fãs puderam conferir essa dublagem. Posteriormente, as séries também entraram no Prime Video e na Netflix. -Carlos Villagrán volta a se apresentar como Kiko no Peru Aos 81 anos, Carlos Villagrán mostrou, mais uma vez, que não pensa em se aposentar. Ele se apresentou como Kiko em um circo no Peru e os vídeos da apresentação circularam nas redes sociais. -Edgar Vivar e Maria Antonieta se reencontram no Peru Edgar Vivar viajou ao Peru para receber uma homenagem. E Maria Antonieta foi ao país para fazer uma série de apresentações como Chiquinha em um circo. Com isso, os dois acabaram se reencontrando. -Florinda Meza anuncia documentário sobre sua vida Florinda Meza anunciou que em breve irá estrear um documentário sobre a vida dela e sua relação com Chespirito. O documentário se chamará "Atrévete a Vivir" (Atreva-se a Viver) e terá Jami Domz como produtor. No final de julho, o primeiro trailer do documentário foi divulgado: AGOSTO -Chaves e Chapolin voltam ao Multishow No dia 4 de agosto, Chaves e Chapolin voltaram a ser exibidos no Multishow depois de cinco anos. O canal colocou as duas séries de manhã, à partir das 10h30. -Giraffas lança nova coleção do Chaves Em meados de agosto, a rede de restaurantes Giraffas lançou uma nova coleção de bonecos da turma do Chaves, baseada no famoso episódio de Acapulco. -SBT exibe episódio perdido de Chaves No dia 20 de agosto, o SBT surpreendeu e exibiu o episódio de Chaves "Quem Não tem Cão Caça com Rato parte 2" (1977), que não era exibido no canal desde 1992. Além disso, atualmente esse episódio é perdido mundial, sendo exibido apenas no Brasil. Créditos da imagem: Doutor Chimoultrúfio. -"Chaves: A Exposição" chega em Uberlândia Em 21 de agosto, a exposição do Chaves chegou em mais uma cidade: Uberlândia (MG). A exposição permaneceu no Uberlândia Shopping até o dia 16 de outubro. -Chaves deixa a programação diária no SBT No final de agosto, o SBT retirou Chaves da programação diária. Com isso, o programa ficou sendo exibido pelo canal apenas aos domingos de manhã, às 8h30. -Morre Flávio Back, dublador de Carlos Villagrán na Rio Sound Uma notícia triste veio no dia 25 de agosto: morreu o dublador Flávio Back, que dublou Carlos Villagrán em Chapolin na nova dublagem da Rio Sound. Ele sofria de diabetes e estava internado por causa de uma celulite bacteriana. -Desenhos do Chaves e do Chapolin saem do Prime Vídeo A partir de 27 de agosto, a série animada do Chaves de 2006 e a série animada do Chapolin de 2015 (disponível com dublagem de Portugal) saíram do Prime Vídeo. Não houve maiores explicações à respeito, mas especulou-se que a saída poderia ser porque os dois terão duas séries animadas novas em breve. -Maria Antonieta de las Nieves tem problemas de saúde e cai em teatro Nos últimos dias de agosto, circularam na mídia várias notícias sobre a saúde de Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. A atriz teve que ficar internada por alguns dias no México devido a problemas neurológicos, a uma hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue) e a uma desidratação. Ela chegou a gravar um vídeo dizendo que estava bem, para tranquilizar os fãs. Mas, logo em seguida, outro susto: enquanto caminhava em um teatro na Cidade do México, Maria tropeçou e caiu. Felizmente, ela não se feriu na queda. SETEMBRO -Esquetes raras de "Chespirito e a Mesa Quadrada" são encontradas Em 14 de setembro, um usuário postou no youtube uma série de esquetes até então desconhecidas de "Chespirito e a Mesa Quadrada", do início dos anos 1970. As esquetes foram gravadas por um colecionador da Argentina no início dos anos 2000, em uma exibição da Magic Kids da Argentina. Alguns trechos dessas esquetes já tinham aparecido na internet em outros vídeos postados no youtube em agosto. Atualmente, essas esquetes são perdidas no mundo inteiro. Mais uma raridade encontrada! Confira as esquetes no link abaixo: -Documentário de Florinda tem pré-estreia No dia 30 de setembro, o documentário "Atreva-se a Viver", que conta a vida de Florinda Meza, teve a sua pré-estreia no México com a presença da atriz e dos produtores. Florinda também falou sobre seus ex-colegas de Chaves durante a pre-estreia. OUTUBRO -Chaves sai do ar no SBT e é chamado de "queima-filme" Em 3 de outubro, o SBT tirou Chaves do horário das 8h30 aos domingos. No lugar, entrou o programa "Show do Motor". Na ocasião, saiu na imprensa que o seriado foi retirado do ar porque os diretores do SBT achavam que Chaves "queima filme para os dias atuais". Isso gerou revolta nos fãs. Com mais essa saída, Chaves e Chapolin permaneceram no ar no SBT apenas em algumas afiliadas. -Nova edição de "O Diário do Chaves" é lançada no Brasil e Roberto Gómez Fernández vem ao país Em outubro, foi lançada uma nova edição do livro "O Diário do Chaves", pela editora United Press, com extras exclusivos. O lançamento ocorreu na Livraria Leitura do Shopping Vila Parque, no Rio de Janeiro, em 11 de outubro. Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito, veio ao Brasil para o lançamento e autografou exemplares do livro para os fãs. A comediante Tatá Werneck, fã de Chaves, compareceu ao lançamento. -"Chaves: A Exposição" chega ao Rio de Janeiro Na metade de outubro, "Chaves: A Exposição" chegou em mais uma cidade: o Rio de Janeiro. A exposição ficou no Shopping Via Parque. -Carlos Villagrán participa de evento na Guatemala Carlos Villagrán, o Quico, esteve em mais um evento com fãs. Desta vez, ele participou da Comic Con da Guatemala. -Maria Antonieta anuncia que não vai mais se apresentar como Chiquinha Em outubro, Maria Antonieta de las Nieves fez uma revelação surpreendente: ela anunciou que não vai mais se apresentar como Chiquinha em shows. O motivo são os problemas de saúde que Maria vem enfrentando há algum tempo, principalmente neste ano, no qual ela chegou a ficar internada e a tomar 19 comprimidos por dia. Com isso, o último show de Maria como Chiquinha, a menos que mude de ideia, foi o que ela fez no Peru em julho. Contudo, Maria não descarta fazer a Chiquinha em algum comercial ou em uma pequena participação. -Episódio de Chapolin considerado polêmico não é exibido pelo Multishow Em 31 de outubro, pela ordem, deveria ir ao ar no Multishow o episódio "A Guerra de Secessão/Mão Negra" (1974), do Chapolin. Em vez disso, exibiram o episódio "A tragédia/O verniz invisibilizador". Especulou-se que o Multishow não quis exibir o episódio da Guerra de Secessão por Chespirito usar blackface, prática comum à época mas que hoje é considerado um estereótipo racista. Curiosamente, em 2018 o Multishow exibiu o episódio. NOVEMBRO -Clube do Chaves volta ao ar no SBT Em 2 de novembro, o Clube do Chaves, depois de cinco anos, voltou a ser exibido pelo SBT. O programa voltou ao ar nas manhãs de domingo, das 10h às 11h. -Morre Carmen Vela, a Glória de 1987 Em 7 de novembro, faleceu a atriz Carmen Vela, que interpretou a Glória na versão de 1987 do episódio das Novas Vizinhas. Ela tinha 87 anos. A causa da morte não foi divulgada. -"Chaves: A Exposição" chega em Fortaleza A partir do dia 13 de novembro, a exposição do Chaves chegou em Fortaleza, no Shopping Rio Mar. A exposição deve permanecer na cidade até fevereiro. -HBO anuncia dois novos projetos CH Após o grande sucesso da série biográfica de Chespirito, a HBO anunciou que irá exibir em breve mais dois projetos do universo CH. O primeiro será "Los Colorado", nova série animada do Chapolin, prevista para entrar no streaming no começo do próximo ano. O segundo projeto será uma série centrada no Seu Madruga, famoso personagem de Chaves. O projeto ainda estava em busca de roteiristas para a série. DEZEMBRO -Grupo Chespirito participa da CCXP no Brasil e roteiro de episódio perdido do Chapolin é encontrado! Em dezembro, foi realizada mais uma edição da CCXP, a Comic Con brasileira, em São Paulo. E Chaves teve um stand, organizado pelo Grupo Chespirito, dentro do evento. O stand tinha uma pequena réplica da vila e itens para venda. As dubladoras Marta Volpiani (Dona Florinda e Pópis) e Cecília Lemes (2ª voz da Chiquinha) compareceram ao stand no dia 5. Além disso, foi encontrada uma cópia do roteiro de "Os Piratas parte 3" (1975), do Chapolin, que é um episódio perdido mundial e um dos mais procurados pelos fãs! O roteiro ficou exposto no stand. Assim, os fãs finalmente puderam descobrir como é esse episódio perdido. O roteiro mostrou que o episódio é praticamente igual à versão de 1982 e, contrariando algumas teorias dos fãs, o pirata Alma Negra não morre nesse episódio. Créditos da imagem: Don Ramón Tenório -Morre Eduardo Manzano, o "Polivoz" No dia 4 de dezembro, morreu o ator e comediante mexicano Eduardo Manzano, aos 87 anos. Ele fez uma participação especial no episódio "O Fotógrafo" (1976), do Chapolin. O programa de Manzano no México também fez algumas referências à Chaves. -Florinda Meza vem ao Brasil Florinda Meza voltou ao Brasil! Ela deu uma entrevista no "Domingo Legal" do SBT e esteve em um evento com os fãs no Teatro Sheraton, em São Paulo, no dia 6 de dezembro. Mas infelizmente, o evento da Florinda em São Paulo teve poucas pessoas e quase nenhuma repercussão. A atriz também estaria no evento Dreamfest em Novo Hamburgo (RS) no dia 7, mas sua participação foi cancelada de última hora. -SBT exibe episódio inédito com nova dublagem Na manhã do dia 7 de dezembro, o SBT surpreendeu mais uma vez e exibiu, dentro do Clube do Chaves, a saga do cachorro Madruguinha de 1977, que era inédita no canal. Além disso, os episódios foram exibidos com a nova dublagem da Rio Sound. -SBT anuncia a volta de Chaves aos domingos e cancela O SBT anunciou que, a partir do dia 21 de dezembro, Chaves iria voltar a ser exibido aos domingos de manhã às 8h30. O programa já era exibido nesse horário entre junho e outubro. Mas, de última hora, a volta foi cancelada e o programa "Show do Motor" continuou no ar nesse horário. -Mais um episódio perdido mundial de Chaves é encontrado! Em 26 de dezembro, o usuário scoobyonda de um fórum CH de outro país, o Foro Chespirito, encontrou e disponibilizou o episódio "Goteiras na Casa do Seu Madruga" (1973), que é perdido mundial! A gravação do episódio foi encontrada em uma fita VHS com gravações do canal Telemundo, de Porto Rico, feitas por volta de 1991. Mais uma raridade encontrada! Até o Grupo Chespirito comentou e comemorou a descoberta de mais esse episódio perdido mundial. Créditos da imagem: E.R FIM Obs: já havia criado um tópico como este, mas como faltaram algumas informações e não era possível editar mais, optei por criar um novo tópico. Podem fechar o outro e deixar apenas este aberto.😉

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.