Ir para conteúdo

[TEORIA] Os episódios perdidos mundiais do SBT

Eu acho...

Recommended Posts

gustavo lins
Postado
2 horas atrás, Eu acho... disse:

Sim, e eles ainda devem ter a dublagem original em acervo, por isso conseguiram recuperar os episódios das apostas. O lado ruim disso é que alguns episódios podem ter sido redublados por erro, mas ainda assim, foi o que preservou a maioria dos episódios em exibição. Os únicos que sumiram foram aqueles que o SBT não recebeu versão remasterizada nos anos 90.

Pode ser também que eles tenham alguns cartuchos Stereo originais com as dublagens de alguns episódios, isso explicaria a qualidade bem superior do trecho recuperado, ou então outra possibilidade seria um novo método de digitalização mais moderno com maior qualidade...

• Curtir 1
Eu acho...
Postado
3 horas atrás, gustavo lins disse:

Pode ser também que eles tenham alguns cartuchos Stereo originais com as dublagens de alguns episódios, isso explicaria a qualidade bem superior do trecho recuperado, ou então outra possibilidade seria um novo método de digitalização mais moderno com maior qualidade...

Como essas dublagens foram feitas no estúdio do SBT, acredito na primeira opção. Se bem que a digitalização mais moderna pode ter ajudado também.

chavesmaniaco1002
Postado

Aparentemente o SBT tem disponível o  "Como Pegar o Touro à Unha" mas ele está bem prejudicado e estão tentando arrumar 🤔 Me pergunto se tem mais episódios na mesma situação.

• Curtir 2
vamos começar antes que esfrie
Postado
5 minutos atrás, chavesmaniaco1002 disse:

Aparentemente o SBT tem disponível o  "Como Pegar o Touro à Unha" mas ele está bem prejudicado e estão tentando arrumar 🤔 Me pergunto se tem mais episódios na mesma situação.

Sabe de onde veio essa informação?

Eu sei que o SBT catalogou o episódio na lista interna que foi vazada, mas info que estão tentando arrumar partiu da onde?

chavesmaniaco1002
Postado
Just now, vamos começar antes que esfrie said:

Sabe de onde veio essa informação?

Eu sei que o SBT catalogou o episódio na lista interna que foi vazada, mas info que estão tentando arrumar partiu da onde?

Amigo de um amigo do cara que divulgou a informação.

Marcelo J.
Postado
15 minutos atrás, chavesmaniaco1002 disse:

Tentando arrumar = jogar o arquivo em um programa e deixar a IA trabalhar sem interferência humana

• Curtir 1
  • Haha 1
Eu acho...
Postado
27 minutos atrás, chavesmaniaco1002 disse:

Provavelmente os EPMs, porque se tivesse como pegar uma cópia de um lote mais novo com a Televisa, eles já teriam feito. Se estão tentando recuperar, é sinal que estão com intenção de tirar do limbo mesmo que a Televisa não colabore :joia:

• Obrigado 1
Postado
22 horas atrás, leloedi disse:

Interessante. Então o que o SBT digitalizou lá nos anos 2000 eram fitas em formatos mais modernos? 🤔

Se for o caso, pode aparecer coisas bem interessantes aí.
Ou não.

Já sobre o assunto do tópico, algumas teorias que eu elaborei:

A Televisa não eliminou todos os episódios perdidos de uma vez, ela foi fazendo aos poucos. Alguns episódios podem ser que só foram transmitidos no México nos anos 70 e nunca foram reprisados, outros episódios tiveram sorte de serem vendidos até os anos 80, e alguns foram ainda mais sortudos e sobreviveram até os anos 90, apenas para serem eliminados por terem algum problema técnico.

Um bom jeito de tentar entender essa história é tentar entender os lotes de CH que a Televisa fez durante a história:

1976-1985: Os primeiros anos de distribuição internacional de CH. Os episódios eram enviados em ordem aleatória, as emissoras solicitavam um determinado número de episódios e a Televisa enviava o que ela queria e o que dava na telha. Como não era um “pacote” específico de episódios, é difícil de prever quais episódios eram ou não distribuídos, mas com base no que temos, dá pra dizer que vários episódios foram cortados ainda nos anos 70 (vide “O Fotografo”), enquanto outros (talvez “A Portada”) continuaram até a primeira “remasterização”. Foi esse "pacote" que o SBT recebeu em 1984.

1986/1987: baseando-se em informações de exibições no exterior, principalmente da emissora Rete-A, podemos dizer que, mais ou menos, nessa época, a Televisa resolveu fazer uma “remasterização” dos programas para torná-los mais atrativos para vendas no exterior. Digo “remasterização” entre aspas porque, ao invés de ir atrás das masters originais, a Televisa simplesmente pegou as fitas que eles já usavam para as vendas internacionais e transferiram para um formato mais moderno (provavelmente fitas Type C de 1 polegada, que já eram padrão em vendas internacionais há um tempo). Graças a isso, mais episódios foram pro limbo, enquanto outros (“Muitas Marteladas”, “Como pegar o Touro à Unha”) sobreviveram.
Nesse lote, os episódios foram organizados em ordem cronológica (ou o que a Televisa acha que é) e uma faixa de música e efeitos sonoros foi feita, já pensando em dublagens em outros idiomas. Este é o pacote que o SBT pode ter recebido no lote de 1988 (não confirmado) e no lote de 1990 (confirmado pelas M&E em "O Despejo").

Algum momento nos anos 1990: a Televisa faz uma reorganização neste pacote de 1986 e vários episódios com “problemas técnicos” são removidos, deixando Chaves com 273 episódios e Chapolin com 250. Neste caso, alguns destes episódios perdidos sobrevivem em exibições no exterior por as emissoras terem recebido o pacote anterior, mas eles vão sumindo conforme vem chegando a nova “remasterização”.

1997 (ou talvez antes): primeira digitalização de Chaves e Chapolin, provavelmente feita em fitas digitais D-3. Este é o conhecido lote velho, exibido no Canal de las Estrellas entre 1998 e 2006, e que pode ter sido adquirido pelo SBT. A curiosidade aqui é que, assim como na primeira remasterização, a Televisa pegou as mesmas fitas que já eram vendidas nos outros lotes e as digitalizou, mantendo os mesmos defeitos delas em alguns episódios ("O selo que desapareceu”), e em outros, foi aplicado ainda mais cortes.

2006: o famoso lote novo. Primeira “remasterização” feita totalmente digitalmente e a primeira com destruição digital de imagem e som (cores estouradas, sharpen no 100%, redução de ruído no máximo, entre outros). Novamente, feito em cima das copias do lote anterior, embora eu tenha minhas dúvidas sobre determinados episódios, como “Filas e Fichas/Duas Vezes Chapolin” e “Bebês Versus Compras”. Confirmado que o SBT recebeu esse lote em 2012.

2016 (Chaves), 2019/2024 (Chapolin): 4ª "remasterização" e contando, e a terceira feita digitalmente, a primeira feita em HD. O infame lote Quico, com as músicas do áudio original substituídas em Chaves, correção de cores duvidosa e outras features. A curiosidade: alguns episódios foram feitos em cima das copias digitais de 1997, alguns outros foram feitos em cima do lote novo, e outros... quem sabe?

Você fez essa teoria baseada em um post meu feito no outro fórum? :P

E um complemento:

1986/1987: baseando-se em informações de exibições no exterior, principalmente da emissora Rete-A, podemos dizer que, mais ou menos, nessa época, a Televisa resolveu fazer uma “remasterização” dos programas para torná-los mais atrativos para vendas no exterior. Digo “remasterização” entre aspas porque, ao invés de ir atrás das masters originais, a Televisa simplesmente pegou as fitas que eles já usavam para as vendas internacionais e transferiram para um formato mais moderno (provavelmente fitas Type C de 1 polegada, que já eram padrão em vendas internacionais há um tempo). Graças a isso, mais episódios foram pro limbo, enquanto outros (“Muitas Marteladas”, “Como pegar o Touro à Unha”) sobreviveram.
Nesse lote, os episódios foram organizados em ordem cronológica (ou o que a Televisa acha que é) e uma faixa de música e efeitos sonoros foi feita, já pensando em dublagens em outros idiomas. Este é o pacote que o SBT pode ter recebido no lote de 1988 (não confirmado) e no lote de 1990 (confirmado pelas M&E em "O Despejo").

Nisso inclui também o "Ser pintor é uma questão de talento" (1976), "Um festival de vizinhos" (1976) e "Errar é humano" (1978), que vieram no lote de 1990.

13 horas atrás, Eu acho... disse:

Acho que nossas teorias andam lado a lado, só discordo de "Como pegar um touro à unha" ter sobrevivido à nossa suposta troca de formatos. Acho que ele rodou nesse tempo e por isso sumiu do SBT. 

Não sei se você sabe, mas o episódio era exibido na Galavisión porque publicaram o vídeo dos créditos dele na internet com o logotipo da emissora feita mais ou menos dessa época...

13 horas atrás, Eu acho... disse:

Talvez o episódio das pulgas tenha vindo remasterizado nessa época do lote de 1992, e depois sumiu de vez da distribuição.

Esquece, esse das pulgas é a mesma cópia que receberam em 1984 porque vieram em tripla junto com "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos" e "Anel da bruxa" numa mesma fita, por isso a situação da imagem é aquela...

• Curtir 1
Eu acho...
Postado
7 minutos atrás, Pavi disse:

Não sei se você sabe, mas o episódio era exibido na Galavisión porque publicaram o vídeo dos créditos dele na internet com o logotipo da emissora feita mais ou menos dessa época...

Siim, mas isso não impede que tenha sido exibido com fitas do formato antigo. O registro dos créditos é do começo dos anos 90?

9 minutos atrás, Pavi disse:

Esquece, esse das pulgas é a mesma cópia que receberam em 1984 porque vieram em tripla junto com "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos" e "Anel da bruxa" numa mesma fita, por isso a situação da imagem é aquela...

Mas isso é confirmado ou é hipótese? Ele pode ter rodado justamente pela qualidade da imagem, mas infelizmente não temos fontes de outros países pra comparar -_-

• Curtir 1
Postado (editado)
7 minutos atrás, Eu acho... disse:

Siim, mas isso não impede que tenha sido exibido com fitas do formato antigo. O registro dos créditos é do começo dos anos 90?

Em meados dos anos 90, é um dos principais canais abertos da Televisa, e aquele logotipo perdurou até o início dos anos 2000 com base em outras gravações CH dessa mesma emissora que tinha no Youtube e agora não tem mais...

7 minutos atrás, Eu acho... disse:

Mas isso é confirmado ou é hipótese? Ele pode ter rodado justamente pela qualidade da imagem, mas infelizmente não temos fontes de outros países pra comparar -_-

Hipótese, mas quanto maior tempo a fita possui gravada, mais qualidade de imagem ela se perde, tipo SP e EP...

Editado por Pavi
  • Curtir 2
Professor Imbecildo
Postado (editado)
5 horas atrás, Pavi disse:

a Televisa faz uma reorganização neste pacote de 1986 e vários episódios com “problemas técnicos” são removidos, deixando Chaves com 273 episódios e Chapolin com 250

É o ano do terremoto, muitos fãs acham que é só um pretexto pra esconder episódios, assim como as tais enchentes do SBT. Mas, vai lá se saber. :ponder:

E já que estamos falando tanto sobre isso, me lembro que tinha visto uma foto dela há muito tempo, que alguém tirou lá no museu do SBT:

curios03.jpg

Esse é o aparelho que roda as fitas formato Quadruplex. As cópias que vieram da televisa no inicio dos anos 80, provavelmente foram convertidas aí. 

No vídeo abaixo, rapidamente vê um funcionário do SBT mexendo com um aparelho desses, (é do SBT também mas não o mesmo da foto) . 

Editado por Professor Inventivo
  • Curtir 2
gustavo lins
Postado (editado)
5 horas atrás, Professor Inventivo disse:

É o ano do terremoto, muitos fãs acham que é só um pretexto pra esconder episódios, assim como as tais enchentes do SBT. Mas, vai lá se saber. :ponder:

E já que estamos falando tanto sobre isso, me lembro que tinha visto uma foto dela há muito tempo, que alguém tirou lá no museu do SBT:

curios03.jpg

Esse é o aparelho que roda as fitas formato Quadruplex. As cópias que vieram da televisa no inicio dos anos 80, provavelmente foram convertidas aí. 

No vídeo abaixo, rapidamente vê um funcionário do SBT mexendo com um aparelho desses, (é do SBT também mas não o mesmo da foto) . 

Aí não é só um reprodutor, aí era um carro da época da Vila Guilherme que ficava a ilha de edição onde se editavam os programas gravados...

3 horas atrás, leloedi disse:

Já ouvi falar que este terremoto só prejudicou o departamento de esportes da Televisa, estão considerei fora da teoria. E também porque, ainda não justifica seis episódios (contando o revolvinho) sobrevierem ao lote de 86 e sumirem nos anos 90.

Acho que, nessa época, a Televisa vendia seu catalogo nos dois formatos, analógico e digital. Até porque, em 1997, poucas empresas estavam com equipamentos totalmente digital. O SBT, aparentemente, só começou o processo de digitalização em 2001, então esse pedido era necessário vir em formato analógico.

-----------------------------------------------------------------------------

Considerando as recentes novidades, fiquei pensando em alguns furos da minha teoria e cheguei a uma nova conclusão:

Essa é a reorganização que sumiu com os seis EPMs (contando Revolvinho) de Chaves que o SBT já tinha.
Agora a hipótese: essa organização aconteceu em 1992. Justamente o mesmo ano que o SBT solicitou copias novas à Televisa.
Esse seria um caso de desorganização em cima de mais desorganização: o SBT recebeu o catalogo com o lote de 1986, mas quando as fitas chegaram, eram da nova organização de 1992. E aí, até eles se tocarem que os números nas fitas não batiam, o estrago já estava feito. Isto poderia explicar porque alguns episódios icônicos ("Um Astro Cai na Vila Parte 1") não foram pra dublagem, mesmo passando em outros países. Também poderia explicar o sumiço de "Como pegar o touro a unha".
Nesta hipótese, o salvamento de "Contrabando/Pulgas" faz mais sentido: não abriram uma exceção pra um episódio de Chapolin, mas sim três de Chaves e um do Vermelhinho.
Aqui, o pedido de 1999 também faz mais sentido: era uma tentativa do SBT de organizar a bagunça que a Televisa tinha feito anos antes e que eles mesmos tinham piorado com a separação dos semelhantes. Inclusive, o "Pulgas" pode ter sido retirado nesta época por ser considerado um episódio com problemas de imagem, apenas pra voltar com a digitalização de 2003.

E aqui, entra outra teoria que eu já estava pensando, mas não sabia onde encaixar: o SBT ainda tem esses EPMs e até dublagens perdidas, mas apenas em formato analógico, e muito antigo, não podendo ser reproduzido.

Acredito que não seja bem isso pois as cópias originais dubladas estão em U-matic e essa mídia não é tão difícil de conseguir reprodutor quanto as fitas Quadruplex, com uns 20 mil reais o SBT compra um reprodutor novo o que para segunda (ou terceira) maior emissora do país é besteira...

Editado por gustavo lins
vamos começar antes que esfrie
Postado
1 hora atrás, gustavo lins disse:

Aí não é só um reprodutor, aí era um carro da época da Vila Guilherme que ficava a ilha de edição onde se editavam os programas gravados...

Acredito que não seja bem isso pois as cópias originais dubladas estão em U-matic e essa mídia não é tão difícil de conseguir reprodutor quanto as fitas Quadruplex, com uns 20 mil reais o SBT compra um reprodutor novo o que para segunda (ou terceira) maior emissora do país é besteira...

As fitas u-matic eram usadas principalmente nas edições que iam ao ar na TV, com as aberturas e creditos cortados, por ser bem mais fácil de manusear e editar. Era muito comum o uso dessa mídia em reportagens e externas. Porém, como você disse, a qualidade é bem baixa: O lote velho do Chapolin, que foi ao ar no sbt videos, principalmente os eps do lote de 1984, tenho certeza que a fonte original era bem bagaceira, provavelmente umatic mesmo. As avarias como a imagem saltando, o chapolin rosado, definição bem mais baixa, etc é coisa derivada desse formato. A pergunta é: O SBT só gravava a dublagem em Umatic? Eles não mixavam direto no quadruplex não? Nem que seja pra deixar no acervo...

A cópia de muitas marteladas estava em perfeito estado no acervo, com uma definição muito boa e o áudio cristalino. Creio que a origem não é uma fita umatic, por exemplo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...