Ir para conteúdo

[TEORIA] Os episódios perdidos mundiais do SBT

Featured Replies

Postado
  • Este é um post popular.
2 horas atrás, vamos começar antes que esfrie disse:

As fitas u-matic eram usadas principalmente nas edições que iam ao ar na TV, com as aberturas e creditos cortados, por ser bem mais fácil de manusear e editar. Era muito comum o uso dessa mídia em reportagens e externas. Porém, como você disse, a qualidade é bem baixa: O lote velho do Chapolin, que foi ao ar no sbt videos, principalmente os eps do lote de 1984, tenho certeza que a fonte original era bem bagaceira, provavelmente umatic mesmo. As avarias como a imagem saltando, o chapolin rosado, definição bem mais baixa, etc é coisa derivada desse formato. A pergunta é: O SBT só gravava a dublagem em Umatic? Eles não mixavam direto no quadruplex não? Nem que seja pra deixar no acervo...

Não é bem assim, a qualidade da imagem da U-matic varia de acordo com a qualidade da gravação, da cópia e da qualidade original do material, além é claro de dos métodos para digitalizar o material também influenciarem na qualidade final da cópia, quanto a mixar em quadruplex não dá já que essa mídia é muito antiga, só daria para ter uma cópia dublada nessa mídia de uma material que foi dublado em película e depois telecinado...

O que daria para fazer é pegar as fitas originais quadruplex e digitalizar na melhor qualidade existente hoje em dia e depois mixar com o áudio dublado das fitas U-matics dubladas, aí sim poderia se ter um resultado satisfatório, mas não creio que todas as cópias estejam com a imagem ruim, algumas cópias do SBT no lote velho estão com imagem boa como por exemplo a parte perdida mundial do festival da boa vizinhança, não dá pra dizer que essa imagem é ruim:

Ah! E tem mais! As fitas Quadruplex originais não poderiam ser exibidas diretamente no Brasil mesmo que essa fosse a mídia por que no México o padrão de cores é NTSC e aqui no Brasil é PAL-M, teria que ser uma conversão do material para uma outra cópia no padrão Brasileiro de qualquer forma se não nem sequer se poderia dublar o materia...

Editado por gustavo lins

Postado
  • Autor
  • Este é um post popular.
16 horas atrás, Pavi disse:

Em meados dos anos 90, é um dos principais canais abertos da Televisa, e aquele logotipo perdurou até o início dos anos 2000 com base em outras gravações CH dessa mesma emissora que tinha no Youtube e agora não tem mais...

Hipótese, mas quanto maior tempo a fita possui gravada, mais qualidade de imagem ela se perde, tipo SP e EP...

Sim, mas isso se o episódio realmente tiver vindo em trinca, mas isso também entra nas teorias. Isso é, ele pode ter vindo em trinca justamente por já não ter tanta qualidade de imagem assim, e não o contrário. Aproveitando, Galavisión é a mesma emissora do registro da primeira parte do Hector Bonilla, pelo jeito eles passavam vários perdidos nos anos 90. Ainda assim, podem ter exibido usando o formato antigo, como o SBT até 1992.

15 horas atrás, leloedi disse:

A gravação que foi achada recentemente é de 1982, da Inravisión da Colômbia. Esta emissora não funcionava exatamente como outras. Eles contratavam produtoras (ou "programadoras", como eles chamavam) para cuidar de determinados horários da emissora, produzir conteúdo nacional e comprar "enlatados". Neste caso, é a programadora "Producciones Eduardo Ruiz Martínez", que até aparece o slide dela no intervalo do episódio.
Pesquisando um pouco melhor, achei este blog com algumas informações sobre a produtora: ela foi fundada em 1971, começou a exibir Chaves e Chapolin em 1976, teve problemas financeiros em 1982 e saiu do ar em 1983, dando espaço a outra produtora que, provavelmente, já não exibia mais CH.
Dá pra supor que, justamente por ter durado pouco tempo, e que, como os programas só eram exibidos uma vez por semana, essa produtora só adquiriu um lote com a Televisa, em 1976, e que, já nos anos 1980, esse episódio já tinha sumido. O fato também de que não tínhamos nenhum relato desse episódio até então, enquanto tínhamos os de outros ainda mais místicos (como "O Banho" de 73) me levou a acreditar nisso.

Ótima pesquisa!! Então realmente, na pior das hipóteses, ele pode ter sumido nos anos 70, que péssimo...

15 horas atrás, leloedi disse:

Segundo isso aqui, esse logotipo da Galavisión ficou até 1997, justamente o ano da digitalização, quando esse episódio pode ter sumido. Mas pode ser que essa emissora estivesse usando o lote de 1986 assim como outras ao redor do mundo. Neste caso, o episódio pode muito bem ter sumido na reorganização dos anos 1990, explicando o sumiço no SBT também. Nessa época, a Galavisión ainda não era 100% da Televisa, era mais uma parceria Televisa e Univision, o que pode explicar um pouco isso.

Eles podem ter mantido o lote em formato antigo em exibição até receberem o lote de 1997, e assim seguiram exibindo "Como pegar um touro à unha", "Um astro cai na vila - parte 1" e até outros EPMs que a gente não faz nem ideia. O fato de ter um registro dos anos 90 lá não implica que o episódio foi vendido para a Galavisión nos anos 90, isso é importante.

13 horas atrás, Professor Inventivo disse:

É o ano do terremoto, muitos fãs acham que é só um pretexto pra esconder episódios, assim como as tais enchentes do SBT. Mas, vai lá se saber. :ponder:

O terremoto foi em 1985, e apesar de eu não acreditar nessa história de que episódios se perderam no terremoto, talvez tenha uma correlação aí: a Televisa pode ter organizado o arquivo por conta das consequências do terremoto e aí começou a sumir com os episódios.

11 horas atrás, leloedi disse:

Nesta hipótese, o salvamento de "Contrabando/Pulgas" faz mais sentido: não abriram uma exceção pra um episódio de Chapolin, mas sim três de Chaves e um do Vermelhinho.

E aqui, entra outra teoria que eu já estava pensando, mas não sabia onde encaixar: o SBT ainda tem esses EPMs e até dublagens perdidas, mas apenas em formato analógico, e muito antigo, não podendo ser reproduzido. Quando rolou a separação de 1992, a regra era mixar tudo que eles tinham com as fitas novas, que vinham em formatos mais modernos, e arquivar o que não tinha. Abriram exceção para estes quatro episódios, mas não para os demais.

Concordo 100% :joia:

Também acho que as dublagens perdidas estão guardadas em mixagens antigas esquecidas no arquivo. Por isso que se tornaram perdidas. Um caso interessante é "O jogo de pingue-pongue - parte 2", que foi dublado em 1984, redublado em 1990, passou a redublagem até 2004 e depois voltou a passar com a dublagem original. Alguma coisa aconteceu aí, mas dá pra dizer que essa é a exceção que confirma a regra :P 

11 horas atrás, leloedi disse:

Isto também poderia explicar o "Revolvinho": receberam ele em 1988, não exibiram por ser semelhante a "Bombinhas" e por possíveis problemas na imagem, exibiram "sem querer querendo" na enchente de 1991 e arquivaram de vez na mexida de 1992. Agora, o que não entra aqui é o "Muitas Marteladas", e o que aconteceu com ele que foi possível recupera-lo em 2012.

Acho que esse pode ter vindo no formato novo do começo dos anos 90, foi mixado com a dublagem de 1988, mas ficou arquivado por ser semelhante sem sequer estrear, como aconteceu com o "Revolvinho" também.

Postado
1 hora atrás, Eu acho... disse:

Também acho que as dublagens perdidas estão guardadas em mixagens antigas esquecidas no arquivo. Por isso que se tornaram perdidas. Um caso interessante é "O jogo de pingue-pongue - parte 2", que foi dublado em 1984, redublado em 1990, passou a redublagem até 2004 e depois voltou a passar com a dublagem original. Alguma coisa aconteceu aí, mas dá pra dizer que essa é a exceção que confirma a regra :P 

No caso do desjejum vale ressaltar que apesar da dublagem de 1984 ter sido fixada em 2004, o SBT já exibia ela vez em outra pelo menos desde o final dos anos 90.

Postado
  • Autor
6 horas atrás, gustavo lins disse:

Ah! E tem mais! As fitas Quadruplex originais não poderiam ser exibidas diretamente no Brasil mesmo que essa fosse a mídia por que no México o padrão de cores é NTSC e aqui no Brasil é PAL-M, teria que ser uma conversão do material para uma outra cópia no padrão Brasileiro de qualquer forma se não nem sequer se poderia dublar o material...

Bem lembrado, se o SBT digitalizar essas fitas, ainda vai ter que fazer a conversão depois (ou antes, não faço ideia). E a imagem da parte 2 do festival é uma das melhores dos EPMs do SBT, junto com "Ser pintor é uma questão de talento". Seja lá o que a Televisa fez com essas fitas depois pra achar que nem valia a pena vender mais, foi bem feio.

30 minutos atrás, matheus153854 disse:

No caso do desjejum vale ressaltar que apesar da dublagem de 1984 ter sido fixada em 2004, o SBT já exibia ela vez em outra pelo menos desde o final dos anos 90.

Esse caso é bem interessante, talvez o SBT tenha duas fontes de exibição desse episódio, digitalizadas de fontes diferentes e mixadas com dublagens diferentes.

Postado
11 minutos atrás, Eu acho... disse:

Esse caso é bem interessante, talvez o SBT tenha duas fontes de exibição desse episódio, digitalizadas de fontes diferentes e mixadas com dublagens diferentes.

Acredito que a edição com a dublagem de 1990 foi feita por volta de 1992/93 pois o SBT naquela época priorizava edições fixas feitas por volta desse período (só aposentaram elas mesmo após a remasterização de 2003).

Postado
5 horas atrás, Eu acho... disse:

Aproveitando, Galavisión é a mesma emissora do registro da primeira parte do Hector Bonilla

Não, a emissora que exibiu a primeira parte de "Um astro cai na vila" (1979), de acordo com aquela fonte postada pelo Reniet (dono do site chespirito.org), foi a Telemundo de Porto Rico, a mesma emissora que exibiu o EPM "O bandido do hospital" (1974) em 1985, e que também teve a sua gravação compartilhada em 2023.

Editado por Pavi

Postado
  • Autor
13 minutos atrás, Pavi disse:

Não, a emissora que exibiu a primeira parte de "Um astro cai na vila" (1979), de acordo com aquela fonte postada pelo Reniet (dono do site chespirito.org), foi a Telemundo de Porto Rico, a mesma emissora que exibiu o EPM "O bandido do hospital" (1974) em 1985, e que também teve a sua gravação compartilhada em 2023.

Obrigada, misturei as coisas porque tenho umas gravações da Galavisión que vieram do Reniet, mas era de quando ele já morava nos EUA :joinha:

Postado
4 horas atrás, Eu acho... disse:

Bem lembrado, se o SBT digitalizar essas fitas, ainda vai ter que fazer a conversão depois (ou antes, não faço ideia). E a imagem da parte 2 do festival é uma das melhores dos EPMs do SBT, junto com "Ser pintor é uma questão de talento". Seja lá o que a Televisa fez com essas fitas depois pra achar que nem valia a pena vender mais, foi bem feio.

Embora seja o mesmo episódio a fita da Televisa passou por deterioração diferente da do SBT, são cópias diferentes, não é por que a cópia do SBT está em condição de ir ao ar que a da Televisa está, mas é lógico que se tivessem boa vontade tinham pegado a cópia do SBT e colocado na distribuição atual...

Editado por gustavo lins

• 1 mês depois...
Postado
On 4/6/2025 at 8:18 PM, Eu acho... said:

Obrigada!! E o que eu mais quero é que esse texto fique desatualizado logo e por um motivo :D

Agora me diz os números da mega sena só pra eu ver uma coisa....

Digo..... mais um episódio dando as caras, pode atualizar a lista. :muttley:

Postado

De verdade acredito que o Revolvinho seja 90, pois 91 teve muita estreia como Acapulco 2 e 3

Postado
  • Autor
18 minutos atrás, chavesmaniaco1002 disse:

Agora me diz os números da mega sena só pra eu ver uma coisa....
Digo..... mais um episódio dando as caras, pode atualizar a lista. :muttley:

Mais fácil eu falar 6 episódios do que os números da Mega :muttley:

De verdade, eu tinha uma esperança lá no fundo que alguma coisa alterasse essa lista, mas ver que realmente aconteceu... isso não tem preço!! :joia:

5 minutos atrás, MichaelJackson disse:

De verdade acredito que o Revolvinho seja 90, pois 91 teve muita estreia como Acapulco 2 e 3

Pode ser, se ele voltar (e que seja logo!), vamos saber pela dublagem da Chiquinha. 

• 3 meses depois...
Postado

Bora @Eu acho... , atualiza essa lista. :muttley:

Postado
  • Autor
33 minutos atrás, chavesmaniaco1002 disse:

Bora @Eu acho... , atualiza essa lista. :muttley:

Ia pedir pra moderação adicionar uma nota de rodapé, mas o @E.R foi mais rápido :P

De qualquer forma, E.R, por favor, agradeço se puder adicionar ao final do post o seguinte texto:

Atualização em 20/08/2025: o SBT exibiu os episódios "Como pegar o touro à unha" em 12/05/2025 e "Quem não tem cão, caça com rato - parte 2" em 20/08/2025. Apenas "Aventuras em Vênus" e os episódios com exibição não confirmada não voltaram - mas ainda há tempo! 

Postado

Editei lá na primeira página do tópico.:joinha:

Postado

O "Regando plantas" (A chirimóia) - 1975 - episódio perdido mundial, pelo que o Leandro Morena anotou, passou entre 1984 e 1985, apenas uma vez.

Outros episódios, que passaram em chamadas ou abertura, como o "O bilheteria de loteria" (1976), pode ser que não tenha recebido dublagem e que o SBT só usava em chamadas ou para fazer aquela abertura antiga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Cleberson em Sites e Podcasts CH
    Uma coisa que seria divertida de você fazer seria falar da reta final do reality show "A Fazenda 17" no seu canal no YouTube, já que você torce para o Dudu Camargo, que é o favorito para vencer o jogo, são poucos canais no YouTube que torcem por ele, e se você desse voz a quem torce para o Dudu, talvez atraia público, já que o Dudu tem muitos haters no Twitter e em outros canais do YouTube, seria interessante ter um canal que fizesse o contraponto e defendesse o Dudu. E acho que faz falta um podcast só em áudio no YouTube falando de TV, com 20 minutos ou 30 minutos de vídeo, para as pessoas ouvirem enquanto estão trabalhando, ou fazendo a barba, ou lavando a louca ou estão na rua (no ônibus, no carro de aplicativo, fazendo exercício aeróbico na academia), por isso que defendo o formato só de áudio, para a pessoa ouvir enquanto está fazendo outra atividade.
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Terreno Baldio
    Paysandu 1 x 2 Coritiba
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Games
  4. E.R

SBT

E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Marcos Albino em Venda da Esquina
    Fonte : EXTRA

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.