Ir para conteúdo

VALE DO RIO DOCE supera Petrobras e é a MAIOR EMPRESA do Brasil

Antonio Felipe

Recommended Posts

Postado

G1

A Vale do Rio Doce superou a Petrobras em valor de mercado no posto de maior empresa brasileira. O valor de cada uma delas supera os R$ 280 bilhões na bolsa de valores, mas a valorização das ações da Vale nos últimos anos fizeram com que a gigante da mineração superasse a estatal petrolífera.

No fechamento do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desta sexta-feira (28), a Vale alcançou o valor de R$ 286 bilhões, superando a Petrobras, que é cotada em R$ 285,3 bilhões. A forma de cálculo leva em conta o número total de ações da companhia, inclusive àquelas guardadas em tesouraria.

A possibilidade de que o valor do minério de ferro suba em 2008 foi o principal motivo que acelerou a negociação de ações da Vale, mas a compra de outras empresas do setor, como a canadense Inco, também influenciou na valorização da empresa. A mineradora canadense é grande produtora de níquel, cujo valor saltou de US$ 23 mil para Us$ 58 mil a tonelada em menos de um ano.

Porém, o analista Fábio Silveira acredita que o processo de privatização da empresa foi o que mais influiu na valorização de suas ações.

"Não resta dúvida de que a privatização da Vale foi fundamental para que ela aumentasse a sua eficiência, a prospeção de novas áreas de exploração, aumentasse a sua produção. Isto é inegável", afirma.

No caso da Petrobras, investidores temem que a interferência política na administração influencie na saúde financeira da empresa, como aconteceu nesta semana, quando PT e PMDB disputavam cargos políticos em troca do apoio na aprovação da CPMF.

Porém, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), da comissão de infra-estrutura, diz que não existe ligação entre as nomeações e a queda no valor das ações da Petrobras e que a empresa não está perdendo eficiência.

"Em razão de votações importantes querem passar a impressão que a Petrobras não tem bons gestores e isto não é verdade", afirma o parlamentar.

===========

Chupem PCO, PSTU, MST, PT e comunas em geral. Obrigado, FHC, por privatizar a Vale!

Reverendo Majo Jojo
Postado

?

Tá agradecendo por quê? Você tem ações da Vale?

Seu Madruga Veste Preto
Postado

O problema não é a privatização e sim o preço ridículo pelo qual a Vale foi vendida.

Postado

A Vale foi vendida a preço de Dolly, mas conseguiu um aumento nas suas ações de mais de 8x o que valia antigamente, mas eu acho que se um dia cogitarem em privatizar a Petrobrás será a maior burrice do Governo... ou não neh...

Postado (editado)
?

Tá agradecendo por quê? Você tem ações da Vale?

Claro que não tem. Mas deve ser ótimo ter ódio mortal contra o Lula.

E a Vale não é nada! O Bar do Jé, na esquina da rua da minha escola, melhorou 230% suas vendas no mês de Setembro! Isso é empresa!

Editado por Gustavo Alves
Postado
Chupem PCO, PSTU, MST, PT e comunas em geral. Obrigado, FHC, por privatizar a Vale!

Pois é, eu também agradeço. Afinal, com a privatização, esse lucro gigantesco que a Vale gerou, ao invés de ser investido aqui no Brasil, vai engordar os cofres dos grupos estrangeiros que compraram a Vale a preço de banana... Uma beleza...

-----

Eu até não sou contra privatizações. A questão é que, na minha opinião, tinham que limitar os compradores a empresas nacionais. Senão, acontece o que está se vendo: quem lucra são empresas estrangeiras, e o grosso do dinheiro que as empresas geram vai para os países onde as mesmas estão sediadas... Já com o Brasil estão pouco se importando, se der prejuízo aqui eles simplesmente fecham a empresa, afinal eles têm milhares de subsidiárias em todo o mundo pra lucrarem.

Postado

Desde a privatização, a Vale investiu muito mais do que em décadas como estatal. E a empresa foi salva de ser terreno de corrupção, disputa de cargos, etc.

A Infraero também deveria ser privatizada. E outras empresas também.

Postado

Nem tudo são flores... a Telefônica caiu muito de nível após a privatização.

Postado

Em compensação, não temos mais que pagar R$ 1000 por uma linha telefônica ^_^

Postado

Ah, sim.. em compensação meu pai foi um entre as centenas de funcionários despedidos.

Mas o serviço atual é muito inferior ao da época do FHC, pré-privatização.

Postado

E o desgoverno Mulla tá pra privatizar os Correios...li no jornal O Sul.

Postado

Sou totalmente contra a privatização, não fico orgulhoso da Vale do Rio Doce ter se tornado a maior empresa. Tá certo que eleva o nome do Brasil no cenário internacional, mas isso não vai acabar com a fome de muitos.

Ruim com o Lula, pior sem ele...

Postado

Se continuasse sob o Estado, estaria no fundo do poço e cabide dos cumpanheiros petistas

concordo que o liberal-fake FHC vendeu a custo de banana, mas acho que esse falso liberalismo virou motivo pra demonizá-lo, e tbm propaganda pro comunismo chegar ao poder

Postado
Em compensação, não temos mais que pagar R$ 1000 por uma linha telefônica ^_^

É, agora, com os preços "baixos" que pagamos de assinatura, em um ano se gasta mais do que gastava pra comprar uma linha antigamente.

Sem falar que a qualidade dos serviços despencou, pois quem faz manutenção são empresas terceirizadas... Às vezes os próprios funcionários fazem estragos nas linhas (sério, aconteceu na minha rua) pra terem serviço.

Reverendo Majo Jojo
Postado

Um grupo de milionários compra a nossa empresa, recuperam em poucos meses o valor investido e a partir daí fazem a empresa crescer, gerando lucros pra eles. E nós vamos comemorar isso?

Vamo dar um viva então ao lucro de 4bi do Itaú e do Bradesco. E vamos pedir para que o Banco do Brasil se privatize por completo. Assim esses milionários ficam ainda mais ricos e a gente pode ficar feliz por eles =]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Elias Augusto
      1502

Exibições de Chapolin no SBT

2. E.R
      548

Dubladores CH

3. Doutor Chimoltrúfio
      159

Bolão CH - 2ª Edição (Maio/2025)

4. Baixinho
      423

Amistosos e notícias da seleção brasileira

5. E.R
      344

Futebol Inglês

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...