Ir para conteúdo

"A propósito de Chapolin e Chaves"

Featured Replies

Postado

A propósito de Chapolin e Chaves

Eduardo Mineo

Roberto Bolaños, pra mim, é gênio. Concluí isto pela primeira vez com uns quinze anos, o que provavelmente significa que eu tenha concluído errado, que é o que pessoas de quinze anos fazem, concluir errado, mas acho que sim: ele é gênio. E sinto pena dele por isto. Sempre tive receio em ser gênio – graças a Deus sou meio lerdão – porque você fica a todo instante susceptível ao terrível risco de fazer algo tão bom, mas tão bom, que até as pessoas de mau gosto gostarão. Penso em Strauss com amarga compaixão, imaginando quantos casamentos bregas tocaram suas músicas nos momentos mais ridículos da existência humana. Decididamente, não sei o que motivaria um gênio quando se sabe que sua obra pode acabar requebrando numa colação de grau da PUC. Como se motivar diante de uma tragédia como esta? Nada pior para o sublime que uma colação de grau da PUC! Mas, em todos os casos, Roberto Bolaños é gênio, sim.

Não é a toa que seu apelido é Chespirito, uma alusão meio óbvia a Shakespeare e óbvia e meia a um gênio. Daí não posso concluir diretamente que Bolaños é gênio, claro, mas me parece uma boa indicação, não? O mais difícil em convencer sobre a genialidade de Bolaños é que todo mundo, até quem sabe que ele é gênio, assiste seus programas como se fossem apenas uma série precária de mexicanos atrapalhados, que é verdade, mas não é apenas isto. Tente reparar um pouco mais, dê-lhe um pouco mais de crédito porque há genialidade escondida ali. Em uma frase solta, em uma resposta atravessada, em uma careta. E, além do mais, é um troço cheio de referências, de fundamentos, que quase ninguém repara. Eu mesmo nunca havia reparado.

Fazia meses que não assistia televisão aberta – ó, doces meses sem televisão aberta –, até que o flagrei fazendo uma adaptação da vida de Chopin num episódio da série Chapolin. Ok, era um Chopin que trocava o charuto pela caneta, mas era Chopin! Numa atuação toda dramática, como o próprio Chopin, mas engraçadíssima. Não sou um especialista em Chopin, mas conheço razoavelmente suas études, estudos de piano tensos, rápidos e, óbvio, dramáticos; e sei como Chopin é exigente, difícil de gostar. Não é qualquer um que consegue lidar com as músicas de Chopin e, mesmo assim, ele conseguiu fazer de Chopin alguém por quem o público infantil pudesse criar algum interesse. Imagine um programa infantil hoje em dia falando sobre Chopin. Não sei se funcionou bem, ou se funcionou de alguma forma, mas só a tentativa que ele fez já é louvável. Eu mesmo não tenho muita paciência para Chopin. Até Beethoven me incomoda de vez em quando. Sou devoto a tudo que Beethoven escreveu, principalmente às suas quatro primeiras sinfonias, mas é como Paulo Francis escreveu: às vezes faz muito barulho. O que não acontece com Mozart, por exemplo, que só nos pede um pouco de atenção. Preste atenção em Mozart e ele te conquista. É provavelmente o que Bolaños também nos pede.

Bolaños adaptou também My fair lady para a série Chapolin, o musical da Broadway baseado na peça de Bernard Shaw. No YouTube, é possível até mesmo assistir uma versão comparada com a adaptação de Hollywood. Vejam só, uma das peças mais delicadas, mais belas, sendo apresentada para crianças. Aliás, não duvido que Matt Groening, dos Simpsons, tenha buscado em Chapolin este costume de utilizar os mesmos atores para adaptar várias histórias, como fez na adaptação do filme Amadeus de Milos Forman com Bart interpretando Mozart e a Lisa interpretando Antonio Salieri. A Disney também fazia isto, mas creio que a influência de Bolaños seja mais direta em Groening. A prova é o personagem Abelhão, um mexicano vestido numa fantasia de abelha semelhante à do Chapolin, por causa das antenas e tal. Está lá para quem quiser ver.

E episódios sobre Cleópatra foram vários também. Praticamente uma releitura bem humorada das obras de Plutarco, o biógrafo grego, num jeito mais eficiente que qualquer tentativa pedagógica que tive nos colégios onde estudei. Só algumas simples menções que escutei nos episódios que assisti prestando atenção já valeriam mais que todo o ensino médio em muitas instituições por aí, como quando o Quico fala na Dança das horas de Tchaikovsky. Se aparecessem outros vinte Bolaños, provavelmente não teríamos mais analfabetismo, dengue ou assinantes da Caros Amigos.

Já Chaves é essencialmente Charles Dickens. É Oliver Twist, especificamente. Não vejo outra referência tão marcante para Chaves quanto Dickens e aquela coisa toda da criança órfã lidando com a pobreza. Dickens tratou mais a questão da revolução industrial e a exploração da mão de obra infantil, etc., etc., que não aparecem em Chaves, mas o resto está todo ali. Até os atores que acompanham Bolaños me parecem extremamente influenciados pela atuação de W.C.Fields numa adaptação de 1935 do romance David Copperfield de Dickens. As expressões, as caretas, tudo, são fantásticas; tanto em Fields quanto nos mexicanos. E tudo me parece sempre muito genial. Os diálogos, as atuações, os temas, etc. Posso estar verdadeiramente errado, posso não ter sido exatamente persuasivo, mas Bolaños me parece ter tudo que é necessário para ser um gênio.

http://www.digestivocultural.com/colunista...asp?codigo=2383

Postado

Muito bom texto!!!

Só escorregou em "programa infantil" e alguns exemplos meio forçados, mas a argumentação está impecável!

Postado

Excelente texto!

Obrigado por trazê-lo para o fórum, FooCH.

Legal é que elogiam muito Bolaños ao ponto de chegar a falar isso: "Se aparecessem outros vinte Bolaños, provavelmente não teríamos mais analfabetismo, dengue ou assinantes da Caros Amigos."

E ele é sim um gênio.

Aparecem no texto citações de episódios do Chapolin que foram feitos baseados em histórias famosas, como: My Fair Lady, Cleópatra e Chopin.

Demais!

Postado

Bolanos eh um genio!e quem descorda que assista o episodio de chapolin Don Juan Tenorio,Frederic Chopin que eles vao calar a bola!

Texto excelente

Obrigado por trazê-lo para o fórum, FooCH [2]

Postado

Tópico mesclado por se tratar de uma citação.

;)

Postado

Texto sensacional...realmente, são tantas citações nas séries CH, sobre tantas figuras importantes da arte, numa fórmula para as massas.

Postado
Tópico mesclado por se tratar de uma citação.

;)

Mas não foi só uma citação, foi uma coluna sobre o tema.

Acho que não deveria ter sido mesclado não... Se fosse assim tinha que mesclar também o tópico da reportagem do SBT Brasil, por exemplo...

Postado

Concordo, até por que é algo muito mais amplo...

Separem o tópico ;)

Postado
Tópico mesclado por se tratar de uma citação.

;)

Mas isto também é uma coluna que trata sobre Chaves e Chapolin, portanto:

Tópico Dividido!

;)

Postado

Gostei muito do texto. Concordo 99%, só dispenso o "programa infantil".

Postado

Texto excepcional

Programa infantil é o que o SBT acha que Chaves & Chapolin são,porque eles são muito mais do que isso

Postado

Gostei muito do texto também, mas acho que não deveria ter posto programa infantil também, mas não culpo quem escreveu, já que o próprio SBT já fe uma imagem infantil do Chaves, com aquela abertura com aquela musiquinha infantil!!!!

  • 2 meses depois...
Postado

só por curiosidade mas em q episodio q ele adapta o classico my fair lady?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

  1. leloedi
    Agora que você falou, fui olhar aqui e o episódio também está assim no Prime. Deve ser coisa da Televisa, incrível como os caras não conseguem fazer nada direito E esse episódio tá normal no Globoplay, mais um indício que eles receberam os episódios antes de todos os outros. Chaves e Chapolin disponíveis em quase todos os streamings pelo continente. Enquanto isso o Programa Chespirito:
  2. Fly
    Fly respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    A atualização daquela minha lista do que falta o SBT exibir neste ciclo 2024-2026 Episódios de CHAVES que faltam no SBT SP/ REDE neste ciclo Episódios anos 1970 (50) Episódios de Chaves anos 1970 com dublagem MAGA sem exibição na TV (12) 01- O ensaio / O mistério dos peixinhos (1973) 02- Com quantos ovos se faz um bolo? (1974) 03- Napoleão Bonaparte / O calo do Senhor Barriga (1974) 04- Discos voadores (1974) 05- Os espíritos zombeteiros - parte 3 (1977) 06- História do Brasil - parte 1 (1978) 07- A proposta - parte 2 (1978) 08- O dia da criança (1979) 09- Os hóspedes do Senhor Barriga, primeira parte (1979) 10- Os hóspedes do Senhor Barriga, segunda parte (1979) 11- Os hóspedes do Senhor Barriga - parte 3 (1979) 12- Os hóspedes do Senhor Barriga - parte 4 (1979) Episódios de Chaves anos 1970 com dublagem MAGA exibido apenas no +SBT (1) 01- Seu Madruga sapateiro - parte 1 (1973) Chaves anos 1970 - Episódios/Quadros Rio Sound 2025 comprados pelo SBT e ainda não exibidos (36 - Sendo 33 episódios completos e 3 introduções) 01- A troca (1973) 02- O que fazer quando um ladrão entra em casa? / A chirimoia (1973) 03- A bola (1973) 04- Barba, cabelo... e graxa! / México 1973 (1973) 05- O mendigo / As crianças faltam à escola (1973) 06- A festa da boa vizinhança - parte 2 (1973) 07- As festas de Independência (1973) 08- Caçando insetos (1973) 09- O cãozinho da Bruxa do 71 (1973) 10- Os atropelados, segunda parte (1973) 11- Prêmio Heraldo (1974) 12- Os balões do Quico (1974) 13- O ladrão (1974) 14- Os gesseiros (1974) 15- Estourando balões (1975) 16- Chegou o leiteiro! (1976) 17- A orquestra (1976) 18- O chiclete (1976) 19- O bilhete de loteria (1976) 20- O aluno mais inteligente (1976) 21- As calças do Seu Madruga (1976) 22- Satanás (1976) 23- Os loucos e a Cruz Vermelha (1976) 24- O porquinho (1977) 25- O dia da amizade (1977) 26- Os espíritos zombeteiros, parte um (1977) 27- Os espíritos zombeteiros, parte dois (1977) 28- A caricatura do Professor Girafales (1977) 29- Exibição de ioiôs (1978) 30- Uma confusão de bolos (1978) 31- Os astronautas (1978) 32- Deus ajuda quem cedo madruga (1978) 33- Tortinhas de merengue sem açúcar (1979) 34- A catapora (1979) 35- O estilingue (1979) 36- Cuidando de Dona Florinda (1979) Chaves anos 1970 (Rio Sound) - Exibido apenas no +SBT (1) 01- O chiclete e o paletó (1979) CHAVES - Anos 1980/90 - Herbert Richers (19) Episódios dos anos 1980/1990 não exibidos nem na TV e nem no +SBT (15) 01 - Alguém tomou um chapéu! (1990) 02 - Faltou água na vila e todo mundo entrou pelo cano! (Episódio de 40 minutos) (1990) 03 - Satanás invade a vila (Episódio de 40 minutos) (1991) 04 - Tirando a sorte grande (1991) 05 - O poder das estatísticas (Episódio de 40 minutos) (1991) 06 - Me dê uma luz! (1991) 07 - Que leite esquisito! (Episódio de 40 minutos) (1991) 08 - Pior a emenda que o solado (Episódio de 40 minutos) (1991) 09 - Chaves não quer tomar banho (Episódio de 40 minutos) (1991) 10 - Um mundo sem fronteiras (1992) 11 - Prevenindo acidentes - parte 1 (1992) 12 - Prevenindo acidentes - parte 2 (1992) 13 - Aprendendo a ser higiênico (1992) 14 - Desenhos na escola (1992) 15 - Américas e fenômenos (1992) Chaves anos 1990 - Exibido apenas no +SBT (3) 01 - Ajudando a Cruz Vermelha (1990) 02 - Aula de música (1992) 03 - Objetos emprestados (1991) Chaves anos 1990 - Exibido incompleto pelo SBT (1) 1 - O dia da criança (Episódio de 40 minutos) (1991) - Apenas os 10 minutos finais exibidos (crianças faltando na aula no domingo) -------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------------------------------------------------------------------------------------------------------- Episódios de CHAPOLIN que faltam no SBT neste ciclo ANOS 1970 (131) Episódios MAGA de Chapolin, anos 1970, exibidos na REDE neste ciclo, mas não exibidos para SP (11 - sendo 10 episódios completos e 1 esquete) 01 - A herança (1977) 02 - Expedição arqueológica (1974) 03 - Doutor Chapatin: Tem uma mosca no meu café!/ Chapolin: Fantasma da pele vermelha (1977) 04 - O ovo de Colombo (1978) 05 - Chapolin: Arruaceiros/ Doutor Chapatin: Jantar Executivo 2/ Chapolin: Os Prisioneiros (1973) 06 - A volta da corneta paralisadora (1975) 07 - Doutor Chapatin e as melancias {e também no +SBT} [episódio principal exibido em SP](1978) 08 - De acordo com o diabo (1976) 09 - Chapolin: Conde Terra Nova/ Doutor Chapatin/ Chapolin: O vampiro (1973) 10 - Chespirito: A marionete/ Chapolin: A casa mal-assombrada (1973) 11 - Doutor Chapatin: O paciente teimoso/ Chapolin: Injeção, não! (1973) Episódios MAGA de Chapolin, anos 1970, exibidos somente em filiais / afiliadas neste ciclo - Falta passar em rede (1) 01 - Doutor Chapatin: Foi pênalti ou não?/ Chapolin: O lobisomem (1978) Episódios de Chapolin MAGA não exibidos neste ciclo (19 - contando o "filme" Aventuras em Marte e incluindo inéditos no SBT e o perdido Aventuras em Vênus) 01 - Chespirito: A Guerra de Secessão/ Chapolin: Mão Negra (1974) 02 - Aventuras em Marte (1981) 03 - Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim - parte 1 (1978) 04 - Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim - parte 2 (1978) 05 - O show deve continuar - parte 2 (1978) 06 - O show deve continuar - parte 3 (1978) 07 - O show deve continuar - parte 4 (1978) 08 - O show deve continuar - parte 5 (1978) 09 - O show deve continuar - parte 6 (1978) 10 - A despedida de Chapolin (1979) 11 - Doutor Chapatin: A autópsia/ Chapolin: A casa de chá do luar de 8 de Agosto de 1984 (1973) 12 - Doutor Chapatin: O bandido ferido/ Chapolin: O mistério do Mandarim Celeste (1977) 13 - Para fugir da prisão (1973) 14 - O cão raivoso (1973) 15 - A história não contada de Juleu e Romieta - parte 1 (1979) 16 - Doutor Chapatin: Infelizmente perdemos o avião... graças a Deus!/ Chapolin: O pistoleiro da Marreta Biônica (1973) 17 - Doutor Chapatin: Um paciente, pelo amor de Deus!/ Chapolin: Casamento com bruxa, não! (1977) 18 - Chapolin: Bloqueando a entrada/ Chespirito: Ator de araque/ Chapolin: A prometida (1973) 19 - Aventura em Vênus (1973) Chapolin anos 1970 - Episódios/Quadros com dublagem Rio Sound 2025 comprados pelo SBT e ainda não exibidos neste ciclo (100) 01- O quarto errado / O prêmio da loteria / Os duendezinhos (1973) 02- Marretada no totem / O exame / O descobrimento da tribo perdida (1973) 03- A mão do bandido (1973) 04- A fronteira / Um passageiro encrenqueiro / Os fantasmas (1973) 05- Operação de salvamento / Problemas de peso / A lenda da Chorona (1973) 06- Um aluno e tanto / Presente de grego (1973) 07- A lata de suco / Trapaças no restaurante / O índio Pele Vermelha (1973) 08- Uma investigação perigosa (1973) 09- Fila e fichas no hospital / Duas vezes Chapolin (1973) 10- Médicos birutas / O mini disco voador (1973) 11- Dando um fim no Chapolin (1973) 12- Um hotel nada agradável (1973) 13- Quando os brinquedos voam (1973) 14- O gato e o chimpanzé / Um defunto bastante morto (1973) 15- Proibido mexer com bombas em horas de serviço! (1973) 16- E livrai-nos também dos distraídos! / Livrai-nos dos metidos, Senhor! (1973) 17- A pérola / Um robô desparafusado (1973) 18- Um brinde aos recém-casados / Os microfones ocultos (1973) 19- A invasão dos marcianos (1974) 20- O caso dos homens que eram idênticos (1974) 21- A bela adormecida era um senhor muito feio, segunda parte (1974) 22- Os búfalos, os caçadores e outros animais (1974) 23- Paquera à moda antiga / Nas fotografias pequeninas, o Chapolin aparece de corpo inteiro! (1974) 24- Ladrão que rouba ladrão está traindo o sindicato (1974) 25- Dom Chapolin de la Mancha (1974) 26- Um abrigo para o Doutor Chapatin / A corneta paralisadora (1974) 27- O relógio perdido / Ratos vemos, intenções não sabemos (1974) 28- O retorno da corneta paralisadora (1974) 29- Presídio de segurança mínima (1974) 30- Festival de fantasias, parte um (1974) 31- Festival de fantasias, parte dois (1974) 32- O anel mágico (1974) 33- Remédios das dores da angústia (1974) 34- A maldição da bola de cristal (1974) 35- Precisamos fechar / Não me amole, mosquito! (1974) 36- Ainda que a cela seja de ouro, não deixa de ser chato ficar preso! (1974) 37- Uma herança explosiva (1975) 38- O idioma do amor / Vagabundos vemos, trabalhos não sabemos (1975) 39- Tostão atrai tostão... mas também ladrão! (1975) 40- Chamem o meu advogado! / Um bandido bastante morto (1975) 41- A lei da Marreta Biônica (1975) 42- Desativando a bomba (1975) 43- Onde manda Satanás, não tem vez um pobre diabo! (1975) 44- Irmão meio biruta / A história de Guilherme Tell (1975) 45- O relógio da espiã (1975) 46- Quem perde a guerra, pede água! (1976) 47- O lobisomem que uivava em português (1976) 48- As bombas fazem muito mal em jejum (1976) 49- O roubo da múmia (1976) 50- Troca-troca de cérebros (1976) 51- Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto? (1976) 52- Recuperando o documento (1976) 53- A velha mina abandonada (1976) 54- Cuidado com o gato! / Um morto que não é brincadeira (1976) 55- Examinando os astronautas / Confusão nas estrelas (1976) 56- O homem das cavernas, segunda parte (1976) 57- O homem das cavernas, terceira parte e conclusão (1976) 58- A sessão espírita (1976) 59- Tudo passa... / Não se diz estuata, se diz menumento! (1976) 60- Mais vale mulher jovem, rica e bonita do que velha, pobre e feia (1976) 61- O cofre do pirata (1976) 62- O matador de ratos, parte dois (1977) 63- Antiguidade não é o mesmo que velharia (1977) 64- O monstro do cemitério (1977) 67- A caranguinha / Os automóveis se afinam em dó maior (1977) 68- O julgamento / Lá no teto havia um buraquinho, que pingava muito, que pingava pouquinho! (1977) 69- O bandido ferido (1977) 70- Proibido pisar no piso (1977) 71- Obedeça às ordens do médico! / Uma injeção difícil (1977) 72- Marreta Biônica calibre 45 (1977) 73- Sansão perdeu o cabelão (1977) 74- O selo que desapareceu (1977) 75- O preço do doutor / A pintura invisível (1977) 76- Os animais que viajavam em discos voadores (1977) 77- Em sala de emergência, tudo é possível! / A mão misteriosa (1977) 78- O cadáver morto de um defunto que faleceu ao morrer (1977) 79- O poço (1977) 80- Tudo sobe, até os aviões, parte um (1977) 81- Os bebês não vêm mais de Paris; agora, vêm de Júpiter (1977) 82- Futebol, lá vou eu! / E de saúde, como vai o morto? (1977) 83- Os do Norte correm muito e os do Sul ficam para trás (1977) 84- Não são todos os que estão, nem estão todos os que são (1977) 85- Branca de Neve e os sete Tchuim Tchuim Tchum Claim, parte três (1978) 86- Onde está Clarissa? (1978) 87- A mansão dos fantasmas (1978) 88- O show deve continuar, parte um (1978) 89- Um giro com o vampiro (1978) 90- O doutor é um assassino / O mordomo desastrado (1978) 91- O alfaiatezinho valente, parte quatro (1978) 92- Os duendes (1979) 93- Uma aposta arriscada (1979) 94- A história não contada de Juleu e Romieta, segunda e última parte (1979) 95- Os três suspeitos (1979) 96- Mendigos vemos, milionários não sabemos (1979) 97- A história de Cleópatra (1979) 98- O beijinho de boa noite (1979) 99- Bebê de carne sem osso (1979) 100- O louco da floresta (1979) Anos 1990 Episódios/Quadros de Chapolin dos anos 1990 que o SBT possui dublado - versão Gota Mágica (28 - Não exibidos desde 2001/2002 ou inéditos na TV aberta) 01- O juiz de paz... e cheio de amor pra dar! (1990) 02- O mistério da velha mina abandonada, da época do século XVII, e que está a ponto de desmoronar (1990) 03- O pequeno grande artista (1990) 04- Sob o domínio de um relógio (1990) 05- A volta dos vivos-mortos (1990) 06- Uma festa joinha, joinha (1990) 07- O mistério do cemistério... digo... do cemitério (1990) 08- Que cachorrada, cunhado! (1990) 09- Atirei o pau no gato (1991) 10- Chapolin e a arma secreta (1991) 11- Salvem o meu bebê! (1991) 12- Uma morte mal morrida (1991) 13- Visita ao planeta desconhecido (1991) 14- Pode ser a gota d'água (1991) 15- Balas, pra que te quero? (1991) 16- Os escavadores da ossada perdida (1991) 17- O caso do bilhete premiado (1991) 18- O plasma vital corre perigo (1991) 19- A invasão dos duendes (1991) 20- Dois centavos que valem cem milhões (1991) 21- A enrascada do ventríloquo (1991) 22- Enfrentando o lobisomem (1991) 23- As memórias do velho capitão (1991) 24- O roubo da bola de cristal (1991) 25- ssinatura premiada (1991) 26- O mestre dos disfarces (1992) 27- Mulher tirana, marido banana! (1992) 28- A Chave do Problema (1993 - reprise de 1990)
  3. Aether
    Esse episódio no Lote Quico tá 10000000000000000000000x melhor que aquela porquice de Lote Novo, mas com esse bitrate podre não dá
  4. Medeiros CH
    Esse compilado do Presente de grego eu lembro ter sido justamente um que tava com bitrate zoado no Prime Vídeo ano passado
  5. MichaelJackson
    MichaelJackson respondeu ao tópico de Eu acho... em Fórum Único Chespirito
    Daqui a pouco tem até na Pluto TV e Disney+

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.