Ir para conteúdo

O Chaves não é um coitadinho

Featured Replies

Postado
Não sei se Maquiavel seria bem o caso aí... não vejo um "dualismo" na série ("o bem" vs. "o mal"), ao contrário, são personagens de tintas variadas - curiosamente, na contramão das novelas da mesma emissora.

Mas realmente, Chaves não é um coitadinho, ele se guia impulsivamente, por sua ignorância, ou pela fome mesmo ("Quando a fome aperta, a vergonha afrouxa", já disse o Seu Madruga...)

Bom, eu citei o Maquiavel pelo "os fins justificam os meios" não pelo enredo todo.

;)

Postado

Isso é coisa de criança, Edu! A série não possui aquele personagem bonzinho, um santo propriamente dito, nem um totalmente tomado pela maldade. Dona Florinda, a mais próxima deste último exemplo, tem repentes de bondade principalmente na fase do restaurante. Às vezes me dá pena do Seu Madruga apanhar da mãe do Quico, mas é porque o pai da Chiquinha é tonto e permite. Como já disse o Rufino em uma antiga coluna do Turma CH, Seu Barriga seria o maior exemplo de bondade na série, com seu coração mole não permitindo o despejo do Seu Madruga mesmo com as seguidas ameaças e os presentes dados a Chaves mesmo após tomar pancadas do órfão.

Mas é um debate interessante!

Postado
  • Autor
Isso é coisa de criança, Edu! A série não possui aquele personagem bonzinho, um santo propriamente dito, nem um totalmente tomado pela maldade. Dona Florinda, a mais próxima deste último exemplo, tem repentes de bondade principalmente na fase do restaurante. Às vezes me dá pena do Seu Madruga apanhar da mãe do Quico, mas é porque o pai da Chiquinha é tonto e permite. Como já disse o Rufino em uma antiga coluna do Turma CH, Seu Barriga seria o maior exemplo de bondade na série, com seu coração mole não permitindo o despejo do Seu Madruga mesmo com as seguidas ameaças e os presentes dados a Chaves mesmo após tomar pancadas do órfão.

Mas é um debate interessante!

No caso, as colunas que o nosso amigo Rufino escreveu são essas aqui - http://paginas.terra.com.br/arte/turmach/c...no/rufino21.htm

http://paginas.terra.com.br/arte/turmach/c...no/rufino13.htm

A Dona Florinda, pra mim, é uma interesseira, tanto é que não paga um salário ao Chaves (só aceita pagar depois da Dona Neves fazer um estardalhaço no restaurante). Pra mim, ela pegou o Chaves pra trabalhar no restaurante porque é um menino que ela conhece, que mora na mesma vila que ela e que ela sabe que realmente precisa estar lá. Além do mais, o Chaves - segundo a própria - é do mesmo nível que a "gentalha" que vai ao seu restaurante.

É claro que a Florinda não é 100% má, ao ver o Chaves passando frio ou fome, ela o ajuda no que pode, como foi no caso do episódio dos churros ou no do dia da criança. Mas se ela fosse tão boa assim ensinaria o Quico a compartilhar a comida (coisa que só faz no episódio do aniversário do Quico).

E outra, várias cenas em que a Florinda parece preocupada com o Chaves são remakes de diálogos que eram com o Seu Madruga nas primeiras versões.

O episódio que me deu mais raiva da Florinda foi "O ladrão da vila", quando ela acusou injustamente o Chaves e depois disse ao filho pra não se meter com um ladrão, que ele era gente decente, que não lhe convinha fazer amizade com a gentalha. Aquilo lá doeu muito mais do que qualquer pancada que ela deu no Seu Madruga. E se o Quico é mimado, a culpa é todinha da Dona Florinda.

Postado

gente, é tudo ficção! :P

os personagens são assim pra serem engraçados...

e a maior sacanagem é qdo a Dona Florinda bate no Seu Madruga sem a culpa ser dele e o Quico ainda vai lá e diz "gentalha, gentalha", mesmo sabendo q o culpado foi outro... :P

Ah, nem adianta discutir mais, todos já falaram tudo! :P

Eu só não entendo uma coisa: Na 4ª parte do FBV, tem o clipe "Oyelo, Escúchalo" e essa música fala muito sobre Jesus. Quem acredita em Jesus, segue suas regras e uma delas é não mentir, etc, etc, etc.

e vc vai dizer q nunca mentiu? existe alguém q nunca tenha mentido??

Postado

Eu nuca menti, nem nunca voltarei a mentir :anjo:

Postado

Eu nuca menti, nem nunca voltarei a mentir :anjo:

Já descumpriu sua promessa :assobiando: Brincadeira :D

Pra mim, Chaves é uma das únicas séries que chegam a realidade humana: ninguém é totalmente bom e nem totalmente mau. A D. Florinda, por exemplo, apesar de ser metida, criou seu filho sozinha, só vivendo com a pensão do Frederico, e, apesar de ser apaixonada pelo Professor Lingüiça, digo, Professor Girafales, sempre foi uma mulher emancipada e sempre que podia, cuidava do Chaves, embora isso só ficou claro quando o Villagran e o Ramón Valdés saíram da série. No episódio da Máquina de Lavar, no final D. Florinda diz que a lavadora e o Chaves estavam estorvando na casa dela.

O Seu Madruga, apesar de ser nervoso, sempre tem atitudes bondosas, como convidar o Chaves pra tomar o desejum.

O Chaves, apesar de quebrar os brinquedos do Quico, chantagear o Seu Madruga com os refrescos (inclusive, aumentando o preço por causa dos "energumenos"), mas também é bom, quando divide os sanduíches com o Seu Madruga no aniversário do Quico.

Esse lado bom e mau de cada personagem é que faz a série ser ótima.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. João Rusconi
    João Rusconi respondeu ao tópico de Cleberson em Fórum Único Chespirito
    O Bom Dia e Cia tem classificação livre, e Chaves é 10 anos. Não tenho certeza, mas talvez por esse motivo não poderia ser exibido dentro do Bom Dia, só antes ou depois. O triste é manter o SBT Notícias com apenas 1 hora e 15 minutos hoje após a Caverna, das 18h30 às 19h45. Ali poderia ter um "Chaves Especial", só hoje, até pra dar um UP no especial da Caverna, mas também pelo Dia das Crianças 😢.
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Viernes 10 de octubre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 176 (1977): Los bebes ya no vienen de París, ahora vienen de Júpiter El Chavo Episodio 152 (1977): Don Ramón fotógrafo pt.2 Episodio 6 b. (1973 R.1972): Fiesta de la buena vecindad Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 76 (1975): De médico, chapulín y loco todos tenemos un poco El Chavo Episodio 149 (1977): El ratón de Quico pt.3 Episodio 6 b. (1973 R.1972): Fiesta de la buena vecindad Obs 1: En la madrugada repitieron normalmente lo de ayer en la tarde. Obs 2: Hoy fue el día del olvido en Teleamazonas: - Se olvidaron que dieron adelantado el episodio del bebé gigante de 1977 hace poco más de un mes, concretamente el el 31 de agosto. - Se olvidaron que hace exactamente 31 días (9 de septiembre) exhibieron la Fiesta de la vecindad de 1972.
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Professor Baratinha em Fórum Único Chespirito
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de William Murdoch em Todos Atentos Olhando pra TV
    O SBT exibiu ontem o último capítulo da novela "As Filhas da Senhora Garcia".
  5. E.R
    Seria fantástico se o SBT exibisse o "Dia das Crianças" (1979) dentro do "Bom Dia & Cia" no domingo. Mas do jeito que o SBT é, é capaz de só colocarem no +SBT (se colocar).

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.