Ir para conteúdo

FEBRE AMARELA

Freddie Mercury

Recommended Posts

Postado

O que é a Febre Amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico. A doença ataca o fígado e os rins e pode levar à morte. Existem dois tipos diferentes de febre amarela: a urbana e a silvestre. A principal diferença é que nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, a febre amarela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.

Esses mosquitos vivem também nas vegetações à beira dos rios. Primeiro picam o macaco doente e depois, o homem. “É importante ressaltar que a febre amarela silvestre só ocorre em humanos ocasionalmente. São os macacos os principais hospedeiros”, destaca Expedito Luna. “Os mosquitos transmissores só picam homens que invadem o habitat dos macacos”, acrescenta.

História

A febre amarela afectou os espanhóis quando se estabeleceram nas Caraíbas, como em Cuba e na ilha de Santo Domingo e noutras regiões da América, matando muitos. Colombo terá sido obrigado a mudar a sua capital na ilha de Santo Domingo porque o local inicial tinha grande número de mosquitos transmissores que infectaram com a doença e mataram uma proporção considerável dos colonos.

Durante a revolução dos escravos na então colónia francesa de Santo Domingo, nos primeiros anos do século XIX, Napoleão Bonaparte enviou 40.000 tropas para assegurar a posse da colónia à França. As tropas no entanto foram dizimadas por uma epidemia de febre amarela e a revolução triunfou, fundando o Haiti. A perda de tantos soldados fez Napoleão desistir dos seus sonhos coloniais na América do Norte.

A primeira tentativa de construção do Canal do Panamá, pelos franceses no século XIX, fracassaram devido às epidemias de febre amarela. A segunda tentantiva, pelos EUA, só resultou graças às novas técnicas de erradicação de mosquitos e à vacina recentemente desenvolvida.

A referência à febre amarela no Brasil data de 1685 com a ocorrência de surto em Olinda, Recife e interior de Pernambuco. Um ano depois atinge a população de Salvador, segundo o historiador Odair Franco. A febre amarela foi reintroduzida em 1849, (primeira grande epidemia ocorrida na capital do Império, Rio de Janeiro) - História da febre amarela no Brasil por Jaime Larry Benchimol, Casa de Oswaldo Cruz, fevereiro de 1994, quando um navio americano chegou a Salvador, procedente de New Orleans e Havana, infectando os portos e se espalhando por todo o litoral brasileiro. Em 1895, um navio italiano (Lombardia) é acometido de febre amarela ao visitar o Rio de Janeiro onde quase não existia esgoto e a infra-estrutura sanitária era extremamente precária desde o recolhimento do lixo ao abastecimento de água até o comércio de alimentos nas ruas, sem nenhuma condição de higiene e a população em geral vivia em cortiços: a entrada de um deles era decorada com cabeças de suíno, surgindo daí a expressão “cabeça de porco”. O Brasil "turístico" era, então, considerado perigoso por conta das enfermidades infecciosas. As agências de viagem na Europa operavam direto para Buenos Aires, sem escala, privando o Brasil do transporte marítimo e da exportação do café. Uma intrincada rede de acontecimentos afeta o país, a partir desse cenário: a cafeicultura era prejudicada a mão-de-obra era emigrante e vulnerável à febre amarela; não havia como pagar a dívida externa sobretudo contraída com bancos ingleses.

Uma grande epidemia de febre amarela matou mais de 30% da população da cidade brasileira de Campinas entre o final do século XIX e início do século XX.

O último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil havia sido em 1942, no Acre.

Progressão e sintomas

O período de incubação é de três a sete dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue (virémia). Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem). Nauseas, vômitos e diarreia também surgem por vezes. Alguns individuos são assimptomáticos.

Mais tarde e após descida da febre, em 15% dos infectados, podem surgir sintomas mais graves, como novamente febre alta, diarreia de mau cheiro, convulsões e delírio, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários orgãos, que são potencialmente mortais. As hemorragias manifestam-se como sangramento do nariz e gengivas e equimoses (manchas azuis ou verdes de sangue coagulado na pele). Ocorre frequentemente também hepatite e por vezes choque mortal devido às hemorragias abundantes para cavidades internas do corpo. Há ainda hepatite grave com degeneração aguda do figado, provocando aumento da bilirrubina sanguinea e surgimento de icterícia (cor amarelada da pele, visível particularmente na conjunctiva, a parte branca dos olhos, e que é indicativa de problemas hepáticos). A cor amarelada que produz em casos avançados deu-lhe obviamente o nome. Podem ocorrer ainda hemorragias gastrointestinais que comumente se manifestam como evacuação de fezes negras (melena) e vómito negro de sangue digerido (ematemese). A insuficiência renal com anúria (défice da produção de urina) e a insuficiência hepática são complicações não raras.

A mortalidade da febre amarela em epidemias de novas estirpes de virus pode subir até aos 50%, mas na maioria dos casos ocasionais é muito menor, apenas 5%.

Prevenção

Existe uma vacina de virus atenuado, aconselhada a todos que visitam zonas tropicais. Outra forma de prevenção é a erradicação dos locais de reprodução dos mosquitos transmissores e uso de redes ou sprays protectores.

- Substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor.

- Utilizar água tratada com cloro (40 gotas de água sanitária a 2,5% para cada litro) para regar plantas.

- Desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.

- Não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.

- Manter sempre tapadas as caixas de água, cisternas, barris e filtros.

- Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.

- Tomar a vacina contra a doença antes de viajar a locais que apresentem risco de contaminação.

Postado

Nuncaf antef na hiftóriaf defe paíf se tefe um gofernof que refufitou a febref amarelaf como o nofo

Postado

Nem me fala disso. Uma fez fui pra Caldas Novas (GO) e pararam o ônibus no meio da estrada para vacinar todo mundo contra a febre amarela, tomei vacina com pistola (uma coisa horrorosa, fiquei com uma marca no braço).

Postado
Nem me fala disso. Uma fez fui pra Caldas Novas (GO) e pararam o ônibus no meio da estrada para vacinar todo mundo contra a febre amarela, tomei vacina com pistola (uma coisa horrorosa, fiquei com uma marca no braço).

E você sabe o que é uma pistola?

É uma Carabina, só que menorzinha!

Mas é bom, que você está vacinado, contra essa praga!

Mas, é melhor á gente se prevenir!

Seu Madruga Veste Preto
Postado

Não é a febre amarela que aterroriza nem vai aterrorizar o Brasil, e sim a Dengue.

Postado

Eu não achei minha carteira de vacina pra ir no posto de saude pra saber se eu preciso tomar a vacina,minha mae levou a dela e a do meu irmão e disseram q não precisa.Acho melhor eu achar a minha logo.

Postado

Uuuuhh!

Deixem de bobeira.

Não tem epidemia nenhuma... um ou dois casos que foram confirmados de febre amarela e só.

É pura ignorância ir se vacinar se não vai viajar pra áreas de matas e florestas...

O sensacionalismo além de tomar conta da TV já chegou à população ignorante... uma pena!

Guest Motodoido CH
Postado

Gu, o mosquito transmissor da febre amarela tem asas xD

Eu sigo um dito popular à risca: É melhor previnir do que remediar :)

Postado

Prevenir o que? É pura ilusão essa de epidemia... só porque falaram na TV agora os postos médicos estão lotados de hipocondríacos bestas..

Postado
Gu, o mosquito transmissor da febre amarela tem asas xD

Eu sigo um dito popular à risca: É melhor previnir do que remediar :)

Uh, claro!

O senhor se previne e quem realmente vai viajar não consegue vacina.

Não passa de um número maior de casos por irresponsabilidade de gente que vai para áreas de risco e não se vacina.

Agora, qualquer febrezinha e já alertam todo mundo dizendo que é febre amarela...

Postado

Ah meu, mas também, colocaram metade do Brasil como área de risco...

Até cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto constam como área de risco. Haja vacina pra todo mundo...

Postado
Prevenir o que? É pura ilusão essa de epidemia... só porque falaram na TV agora os postos médicos estão lotados de hipocondríacos bestas..

Hipocondria é uma doença como qualquer outra,não culpe os que tem falando assim.,como se fosse uma opção.

e eu vou pra zona rural daqui alguns dias....

Postado

Quinta passada estive em um zoológico em Cascavel - PR, onde haviam vários sagüis soltos lá dentro, mas um deles estava em uma jaula, pois como afirmou o tratador, ele estava muito agressivo com os outros.

Pois bem, segunda feira em um dos jornais da noite, é avisado que este macaco que estava preso morreu, com suspeita de febre amarela. Hoje, já foi anunciada a morte de 10 destes macacos e o zoológico está interditado. Depois diga que não há risco...

Postado

Quero lembrar aos cidadãos fuchianos que o ministro da saúde recomendou que tomem as vacinas apenas aqueles que irão viajar para as áreas de mata, e como eu confio na palavra de políticos... Não vou viajar para a área de mata e vou tomar a minha essa semana :D

Postado (editado)
Hipocondria é uma doença como qualquer outra,não culpe os que tem falando assim.,como se fosse uma opção.

Hipocondria não é doença. É um estado da mente... estado bem tosco, diga-se de passagem. =)

E, bem, não há nada de errado em tomar a vacina.. já que esse assunto de frebe amarela tá na moda no Brasil e os humanos acreditam em tudo que lhes dizem, é bom que se vacinem... pelo menos estão prevenidos por mais 10 anos... só acho inaceitável dizer que a doença ja virou epidemia.. que temos que correr pros postos médicos e esse exagero todo.. pura lorota, como diria a Chiquinha..

Editado por Gustavo Alves
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Eu acho...
      1398

Curiosidades CH

2. Elias Augusto
      741

Audiências CH

3. Raphael
      1062

Globo

4. E.R
      1062

Globo

5. Doutor Chimoltrúfio
      929

Las Estrellas (México) - Chaves e Chapolin

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...