Ir para conteúdo

FEBRE AMARELA

Featured Replies

Postado

O que é a Febre Amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada pelo vírus amarílico. A doença ataca o fígado e os rins e pode levar à morte. Existem dois tipos diferentes de febre amarela: a urbana e a silvestre. A principal diferença é que nas cidades, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas matas, a febre amarela ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente esses primatas.

Esses mosquitos vivem também nas vegetações à beira dos rios. Primeiro picam o macaco doente e depois, o homem. “É importante ressaltar que a febre amarela silvestre só ocorre em humanos ocasionalmente. São os macacos os principais hospedeiros”, destaca Expedito Luna. “Os mosquitos transmissores só picam homens que invadem o habitat dos macacos”, acrescenta.

História

A febre amarela afectou os espanhóis quando se estabeleceram nas Caraíbas, como em Cuba e na ilha de Santo Domingo e noutras regiões da América, matando muitos. Colombo terá sido obrigado a mudar a sua capital na ilha de Santo Domingo porque o local inicial tinha grande número de mosquitos transmissores que infectaram com a doença e mataram uma proporção considerável dos colonos.

Durante a revolução dos escravos na então colónia francesa de Santo Domingo, nos primeiros anos do século XIX, Napoleão Bonaparte enviou 40.000 tropas para assegurar a posse da colónia à França. As tropas no entanto foram dizimadas por uma epidemia de febre amarela e a revolução triunfou, fundando o Haiti. A perda de tantos soldados fez Napoleão desistir dos seus sonhos coloniais na América do Norte.

A primeira tentativa de construção do Canal do Panamá, pelos franceses no século XIX, fracassaram devido às epidemias de febre amarela. A segunda tentantiva, pelos EUA, só resultou graças às novas técnicas de erradicação de mosquitos e à vacina recentemente desenvolvida.

A referência à febre amarela no Brasil data de 1685 com a ocorrência de surto em Olinda, Recife e interior de Pernambuco. Um ano depois atinge a população de Salvador, segundo o historiador Odair Franco. A febre amarela foi reintroduzida em 1849, (primeira grande epidemia ocorrida na capital do Império, Rio de Janeiro) - História da febre amarela no Brasil por Jaime Larry Benchimol, Casa de Oswaldo Cruz, fevereiro de 1994, quando um navio americano chegou a Salvador, procedente de New Orleans e Havana, infectando os portos e se espalhando por todo o litoral brasileiro. Em 1895, um navio italiano (Lombardia) é acometido de febre amarela ao visitar o Rio de Janeiro onde quase não existia esgoto e a infra-estrutura sanitária era extremamente precária desde o recolhimento do lixo ao abastecimento de água até o comércio de alimentos nas ruas, sem nenhuma condição de higiene e a população em geral vivia em cortiços: a entrada de um deles era decorada com cabeças de suíno, surgindo daí a expressão “cabeça de porco”. O Brasil "turístico" era, então, considerado perigoso por conta das enfermidades infecciosas. As agências de viagem na Europa operavam direto para Buenos Aires, sem escala, privando o Brasil do transporte marítimo e da exportação do café. Uma intrincada rede de acontecimentos afeta o país, a partir desse cenário: a cafeicultura era prejudicada a mão-de-obra era emigrante e vulnerável à febre amarela; não havia como pagar a dívida externa sobretudo contraída com bancos ingleses.

Uma grande epidemia de febre amarela matou mais de 30% da população da cidade brasileira de Campinas entre o final do século XIX e início do século XX.

O último caso de febre amarela urbana registrado no Brasil havia sido em 1942, no Acre.

Progressão e sintomas

O período de incubação é de três a sete dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue (virémia). Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem). Nauseas, vômitos e diarreia também surgem por vezes. Alguns individuos são assimptomáticos.

Mais tarde e após descida da febre, em 15% dos infectados, podem surgir sintomas mais graves, como novamente febre alta, diarreia de mau cheiro, convulsões e delírio, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários orgãos, que são potencialmente mortais. As hemorragias manifestam-se como sangramento do nariz e gengivas e equimoses (manchas azuis ou verdes de sangue coagulado na pele). Ocorre frequentemente também hepatite e por vezes choque mortal devido às hemorragias abundantes para cavidades internas do corpo. Há ainda hepatite grave com degeneração aguda do figado, provocando aumento da bilirrubina sanguinea e surgimento de icterícia (cor amarelada da pele, visível particularmente na conjunctiva, a parte branca dos olhos, e que é indicativa de problemas hepáticos). A cor amarelada que produz em casos avançados deu-lhe obviamente o nome. Podem ocorrer ainda hemorragias gastrointestinais que comumente se manifestam como evacuação de fezes negras (melena) e vómito negro de sangue digerido (ematemese). A insuficiência renal com anúria (défice da produção de urina) e a insuficiência hepática são complicações não raras.

A mortalidade da febre amarela em epidemias de novas estirpes de virus pode subir até aos 50%, mas na maioria dos casos ocasionais é muito menor, apenas 5%.

Prevenção

Existe uma vacina de virus atenuado, aconselhada a todos que visitam zonas tropicais. Outra forma de prevenção é a erradicação dos locais de reprodução dos mosquitos transmissores e uso de redes ou sprays protectores.

- Substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor.

- Utilizar água tratada com cloro (40 gotas de água sanitária a 2,5% para cada litro) para regar plantas.

- Desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.

- Não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.

- Manter sempre tapadas as caixas de água, cisternas, barris e filtros.

- Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.

- Tomar a vacina contra a doença antes de viajar a locais que apresentem risco de contaminação.

Postado

Nuncaf antef na hiftóriaf defe paíf se tefe um gofernof que refufitou a febref amarelaf como o nofo

Postado

Nem me fala disso. Uma fez fui pra Caldas Novas (GO) e pararam o ônibus no meio da estrada para vacinar todo mundo contra a febre amarela, tomei vacina com pistola (uma coisa horrorosa, fiquei com uma marca no braço).

Postado
Nem me fala disso. Uma fez fui pra Caldas Novas (GO) e pararam o ônibus no meio da estrada para vacinar todo mundo contra a febre amarela, tomei vacina com pistola (uma coisa horrorosa, fiquei com uma marca no braço).

E você sabe o que é uma pistola?

É uma Carabina, só que menorzinha!

Mas é bom, que você está vacinado, contra essa praga!

Mas, é melhor á gente se prevenir!

Postado

Não é a febre amarela que aterroriza nem vai aterrorizar o Brasil, e sim a Dengue.

Postado

Eu não achei minha carteira de vacina pra ir no posto de saude pra saber se eu preciso tomar a vacina,minha mae levou a dela e a do meu irmão e disseram q não precisa.Acho melhor eu achar a minha logo.

Postado

Uuuuhh!

Deixem de bobeira.

Não tem epidemia nenhuma... um ou dois casos que foram confirmados de febre amarela e só.

É pura ignorância ir se vacinar se não vai viajar pra áreas de matas e florestas...

O sensacionalismo além de tomar conta da TV já chegou à população ignorante... uma pena!

Postado

Gu, o mosquito transmissor da febre amarela tem asas xD

Eu sigo um dito popular à risca: É melhor previnir do que remediar :)

Postado

Prevenir o que? É pura ilusão essa de epidemia... só porque falaram na TV agora os postos médicos estão lotados de hipocondríacos bestas..

Postado
Gu, o mosquito transmissor da febre amarela tem asas xD

Eu sigo um dito popular à risca: É melhor previnir do que remediar :)

Uh, claro!

O senhor se previne e quem realmente vai viajar não consegue vacina.

Não passa de um número maior de casos por irresponsabilidade de gente que vai para áreas de risco e não se vacina.

Agora, qualquer febrezinha e já alertam todo mundo dizendo que é febre amarela...

Postado

Ah meu, mas também, colocaram metade do Brasil como área de risco...

Até cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto constam como área de risco. Haja vacina pra todo mundo...

Postado
Prevenir o que? É pura ilusão essa de epidemia... só porque falaram na TV agora os postos médicos estão lotados de hipocondríacos bestas..

Hipocondria é uma doença como qualquer outra,não culpe os que tem falando assim.,como se fosse uma opção.

e eu vou pra zona rural daqui alguns dias....

Postado

Quinta passada estive em um zoológico em Cascavel - PR, onde haviam vários sagüis soltos lá dentro, mas um deles estava em uma jaula, pois como afirmou o tratador, ele estava muito agressivo com os outros.

Pois bem, segunda feira em um dos jornais da noite, é avisado que este macaco que estava preso morreu, com suspeita de febre amarela. Hoje, já foi anunciada a morte de 10 destes macacos e o zoológico está interditado. Depois diga que não há risco...

Postado

Quero lembrar aos cidadãos fuchianos que o ministro da saúde recomendou que tomem as vacinas apenas aqueles que irão viajar para as áreas de mata, e como eu confio na palavra de políticos... Não vou viajar para a área de mata e vou tomar a minha essa semana :D

Postado
Hipocondria é uma doença como qualquer outra,não culpe os que tem falando assim.,como se fosse uma opção.

Hipocondria não é doença. É um estado da mente... estado bem tosco, diga-se de passagem. =)

E, bem, não há nada de errado em tomar a vacina.. já que esse assunto de frebe amarela tá na moda no Brasil e os humanos acreditam em tudo que lhes dizem, é bom que se vacinem... pelo menos estão prevenidos por mais 10 anos... só acho inaceitável dizer que a doença ja virou epidemia.. que temos que correr pros postos médicos e esse exagero todo.. pura lorota, como diria a Chiquinha..

Editado por Gustavo Alves

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Games
  2. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de Seu Furtado em Exibições Internacionais
    Martes 25 de noviembre: Teleamazonas Nacional Chapulín Colorado Episodio 220 (1978): El sastrecillo valiente pt.1 El Chavo Episodio 38 (1974): Sonámbulos pt.2 Teleamazonas Guayaquil Chapulín Colorado Episodio 134 (1976): La bella durmiente era un señor muy feo pt.2 El Chavo Episodio 189 (1978): Los yeseros pt.2 La coincidencia de hoy: Todos los episodios son partes de sagas y 3 de los 4 son una segunda parte
  3. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Victor235 em Venda da Esquina
  4. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Fórum Único Chespirito
    Tomara que a HBO convide Carlos Seidl ou Marco Moreira para dublar o Ramon Valdés nessa série.
  5. E.R
    E.R respondeu ao tópico de E.R em Todos Atentos Olhando pra TV
    O ator Creo Kellab foi expulso do reality show "A Fazenda 17", por agredir o participante Fabiano Moraes.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.