Ir para conteúdo

Fidel Castro renuncia à presidência de Cuba

Featured Replies

Postado

Em carta, Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência O líder cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira que não voltará a ocupar a presidência do país. A renúncia foi divulgada por meio de uma carta publicada no jornal oficial do país, o "Granma".

"A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe", diz a carta.

"Desempenhei o honroso cargo de Presidente ao longo de muitos anos. (...) Sempre dispus das prerrogativas necessárias para levar adiante a obra revolucionária com o apoio da maioria do povo", continua o texto publicado nesta terça.

Fidel fala ainda das limitações que os problemas de saúde trouxeram, ressaltando que "trairia sua consciência assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total, o que não estou em condições físicas de oferecer." E acrescenta: "Falo isso sem drama."

Na carta, ele lembra que "o adversário a ser derrotado é muito forte" e encerra com uma mensagem para o povo cubano: "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Continuarei escrevendo sob o título "Reflexões do companheiro Fidel". Será uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso".

As reflexões citadas por Fidel são publicadas no "Granma", o jornal do Partido Comunista Cubano. Os textos falam de política doméstica e internacional, servindo como um meio de comunicação com a população do país e, conseqüentemente, divulgando as idéias de Fidel para o mundo todo.

Desde julho de 2006, o comando do país está interinamente nas mãos do irmão de Fidel Castro, Raúl. O afastamento ocorreu por causa de problemas de saúde. Depois de submeter-se a uma cirurgia no intestino, Fidel passou o poder para as mãos do irmão.

Aos 81 anos de idade, Fidel ocupava o poder desde a revolução comunista de 1959. Em dezembro do ano passado, ele indicou que poderia se afastar para dar espaço para uma nova geração política.

No ultimo dia 20 de janeiro, Cuba realizou eleições para renovar a Assembléia Nacional. Na ocasião, ficou acertado que no dia 24 de fevereiro seria designado o presidente do Conselho de Estado, órgão do governo presidido por Fidel Castro.

UOL

Editado por Aolynthon

Postado

Mas se o irmão dele ou ou os correligionários do Fidel assumirem o poder, não vai mudar muita coisa em Cuba. :(

fidel_20castro-766c5b77c7.jpg

Até acho que Cuba tem aspectos admiráveis, como o investimento nos esportes e o sistema de Saúde, que é bem melhor que o brasileiro.

Em compensação, não há democracia. O Fidel, ao contrário do que os comunistas acham, é um ditador, sim.

5y1yw6v.gif

Vamos ver se com a saída do Fidel, os EUA param com esse embargo econômico ridículo a Cuba, o povo cubano não merece isso.

Postado

:feliz: :feliz: :feliz: :feliz: :feliz:

Maravilhosa notícia! Agora, só falta ele e o irmãozinho morrerem, e o povo tomar o poder, instaurando enfim a democracia no país!

CUBA LIBRE!!!!

--

Edu, a saúde de Cuba não é lá essas coisas não. Li coisas escabrosas sobre os médicos de lá. Soube de um caso de uma mãe, que procurou um médico cubano, em busca de tratamento pro filho deficiente. Deram um remédio pra ele e o pobre rapaz foi parar na UTI.

Postado

Tá ficando gagá o véio.

Postado
Até acho que Cuba tem aspectos admiráveis, como o investimento nos esportes e o sistema de Saúde, que é bem melhor que o brasileiro.

Nesses aspectos ser melhor que o Brasil não é um mérito tão difícil assim.

Postado

Vamos ver se agora eles entram em sintonia com o mundo todo ou o Raúl passa o poder pra outro militante do Fidel.

Realmente, o povo cubano não merece os embargos e a estagnação que viv o país.

;)

Postado

Fidel é um ditador, e ditadura de esquerda ou de direita são a mesma coisa, mas uma coisa tem que ser dita: antes Cuba nas mãos de Fidel do que em mãos americanas. É só lembrar o que eles fizeram lá, transformaram a ilha num prostíbulo para a Marinha.

Postado

A época do Fulgêncio Batista foi na década de 50...hoje o mundo está bem diferente. Cuba teria sim potencial pra crescer, e muito, num regime democrático.

Postado
:feliz: :feliz: :feliz: :feliz: :feliz:

Maravilhosa notícia! Agora, só falta ele e o irmãozinho morrerem, e o povo tomar o poder, instaurando enfim a democracia no país!

CUBA LIBRE!!!!

Mas parece que depois do Fidel, o mais cotado para assumir o poder é um chanceler comunista. A situação política de Cuba vai continuar igual por muito tempo.

Vamos ver se a Hillary ou o Obama assumir a presidência dos EUA no ano que vêm, se acabam com esse embargo ridículo defendido pelo Partido Republicano.

Postado

Cuba ainda vai ficar atrelada ao regime comunista, mas a renúncia do Fúdel já é uma grande conquista.

--

Deve ter muitas "viúvas" chorando a sua renúncia aqui no Brasil :assobiando:

Postado

Muito bom, hein, excelente!!! :D

Fiquei feliz com essa notícia

E tudo, absolutamente tudo leva a crer que ele morreu.

Uma vez ele disse que só saia do poder morto, e eu creio que isso realmente aconteceu.

Se o Obama ganhar, as chances do embargo econômico a Cuba acabarem são grandes.

Postado

Acho que ele não morreu... ainda.. por isso renunciou, pra não morrer sem saber quem vai ocupar o seu lugar =P

Já ouvi dizer que o sistema de saúde la já foi muito bom.. minha mãe mesmo já mandou uma carta pra lá pra saber se haveira tratamento pra o problema de uma prima, e segundo ela, eles responderam e tals.. ela só não foi até lá por problemas financeiros.

Antes os médicos e os tratamentos cubanos eram tidos como avançados.. claro que isso foi há anos.

Mas.. vai saber né..

Postado

Como já era esperado, Raúl Castro assumiu a presidência de Cuba, mandato de cinco anos.

24raul.jpg

"Hoje é necessária uma estrutura mais compacta e funcional, com um número menor de organismos da Administração Central do Estado e uma melhor distribuição das funções."

Raúl ainda diz que vai tirar algumas restrições do país e consultará Fidel sobre assuntos importantes. :closedeyes:

E Fidel continua como líder do Partido Comunista.

fidelcastro.png

Editado por Aolynthon

Postado

Bush chama Raúl Castro de 'tirano' e nega diálogo

0,,12390434,00.jpg

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afastou nesta quinta-feira (28) qualquer possibilidade de diálogo com o novo presidente cubano, Raúl Castro, ao dizer que seria um "erro" dialogar com um "tirano". Para Bush, a conversa só traria benefícios para o sucessor de Fidel Castro.

"Sentar-se à mesma mesa, que haja uma foto sua com um tirano como Raúl Castro, por exemplo, outorgaria [a ele] o prestígio do nosso país", afirmou Bush, durante entrevista coletiva na Casa Branca.

Ele havia sido questionado sobre a proposta do pré-candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, de fazer uma reunião preparatória com o sucessor de Fidel em Cuba.

Para Bush, Raúl sairia ganhando de uma reunião como essa. "Ele poderia dizer: vejam, acabo de ser reconhecido por um presidente norte-americano."

Bush reiterou sua vontade de manter o embargo aplicado à ilha desde 1962, que seu governo fortaleceu há quatro anos. "Esse tipo de diálogo poderia causar confusão em nossa política externa. Traria desalento aos reformistas dentro do país. E, do meu ponto de vista, seria um erro.

Essa foi a primeira reação pública de Bush sobre o novo líder cubano desde que Raúl foi designado, no último domingo, para assumir definitivamente o cargo que era de seu irmão, Fidel Castro.

0,,13505882,00.jpg

Fonte: G1

Pelo jeito Cuba não terá seu comércio restaurado até as eleições do fim desse ano..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Finalmente! Lote Velho, não lembro se tem cena cortada em um dos esquetes.
  2. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Veio aí Tem alguma cena cortada atualmente dessa compilação? Porque parece lote velho.
  3. HOMESSA
    HOMESSA respondeu ao tópico de marcos_garcia em Todos Atentos Olhando pra TV
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Chapolin: Rede 2 (SBT Brasília, SBT Central, SBT Nova Mutum, SBT Pará, SBT RP, TV Borborema, TV Correio, TV Norte Acre, TV Ponta Verde, TV Vale do Xingu, VTV SBT) - Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 18:30 - Abertura: Chapolin (1993) com edição de áudio (2024) 18:30 - Arruaceiros / Jantar executivo 2 / Os prisioneiros (1973) OBS: Intervalo entre 18h39 e 18h44. 18:59 - Nós e os fantasmas (1978)
  5. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Chaves: México - Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 Horário de Brasília 17:30 - Discos voadores (1974) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 23/10/2024 (sexto dia de exibições no Las Estrellas após a volta), outra em 03/03/2025, e a mais recente em 26/05/2025. 18:01 - O primo do Seu Madruga (1975) OBS: O episódio acima já havia sido apresentado pelo canal três vezes desde o retorno da série, uma em 24/10/2024 (sétimo dia de exibições no Las Estrellas após a volta), outra em 04/03/2025, e a mais recente em 27/05/2025.

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.