Ir para conteúdo

Absurdo: Garoto de 8 anos é aprovado em vestibular da UNIP

Featured Replies

Postado

O estudante João Victor Portellinha de Oliveira, de 8 anos, causou polêmica nesta quarta-feira (5), em Goiânia. No 5º ano do ensino fundamental, o menino passou no vestibular para o curso de direito da Universidade Paulista (Unip) na cidade e já se matriculou. “Meu sonho é ser juiz federal, e decidi prestar a prova para ver como me dava”, conta.

De acordo com João Victor, sua intenção é cursar a faculdade e as aulas da escola particular onde estuda simultaneamente. Sua mãe, a arquiteta Maristela Portellinha, 42 anos, endossa o desejo do filho. “Ele tinha essa curiosidade e o que a gente está pensando é que ele continue fazendo a escola direitinho e a faculdade, que ele galgou esse caminho sozinho”, disse.

João Victor afirma que sempre foi um bom aluno na escola. “Só tenho nota acima de 9. A mais baixa foi de inglês, num dia que não tinha estudado muito, e tirei 6,6”, lembra. Para Maristela, o filho não é superdotado, apenas interessado e motivado.

A universidade reconheceu por uma nota da direção que João Victor fez uma boa prova. “O desempenho do estudante, levando em consideração sua idade e escolaridade, foi bom, especialmente na prova de redação, em que revelou boa capacidade de expressão e manejo eficiente da língua. A singeleza do conteúdo não destoava da linguagem simples, direta, coloquial, com poucos deslizes em relação à norma culta. Este fato o torna merecedor de um acompanhamento especial em seus estudos”, dizia o documento.

Para o menino, o exame teve perguntas “tranqüilas”. “Eram coisas que eu já estava preparado. Estudei uma semana antes da prova. E o tema da redação era fácil, era sobre uma matéria de jornal que falava sobre pessoas que gastam dinheiro coisas inúteis. Era para escrever carta sobre a matéria.”

No entanto, apesar da nota, de acordo com o comunicado da Unip, o estudante não poderá cursar pois “participou do processo seletivo na condição de ‘treineiro’, numa prática adotada por várias universidades públicas e privadas”.

Impedido de cursar

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, professora Maria do Rosário Cassemiro o garoto não pode ser matriculado devido a um artigo da Lei de Diretrizes e Bases. Para cursar o ensino superior é preciso que a pessoa tenha concluído o ensino médio.

Até o momento, a família não pretende entrar na Justiça para garantir a vaga do filho, pois entende que ele já cumpriu todas as etapas necessárias.

Insatisfação da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) classificou a aprovação de João Victor como “preocupante”. “O fato materializa o alerta que a OAB-GO vem fazendo há tempos sobre a mercantilização do ensino jurídico, que não está sendo tratada pelas autoridades com a devida urgência que requer”, disse nota divulgada no site da Ordem.

O documento diz ainda: “O referido fato, por si só, caso seja comprovado, merece que a instituição de ensino sofra imediata intervenção do MEC para que seja verificado se casos semelhantes ocorrem com freqüência e em que circunstância o episódio ocorreu”.

------------------

Olha, sinceramente, achei rídicula a postura dos sites em dar os méritos ao moleque.

Deviam dar ênfase nas provas rídiculas da UNIP, onde qualquer um passa e isso foi comprovado agora, com a aprovação de um garoto de oito anos de idade.

Mas não é só a UNIP que tem essas provas absurdas não, tem várias faculdades que fazem o mesmo. O que vale não é seu potencial ou sua inteligência e sim, seu poder aquisitivo conforme consta em seu formulário socio-econômico.

O MEC deveria dar uma "prensa" nessas faculdades, para aprovarem os vestibulandos com muito critério e assim, melhorar o ensino superior.

Mas o que vale é o $$, infelizmente.

Postado

deixou cair o RG perto, tá matriculado...

o q importa é pagar... <_<

Postado

Não sei o que é pior. Ele ser aprovado, ou deixarem ele fazer a prova. -_-

Quanto ao fato de qualquer um passar na prova, não vejo problema. Na verdade, o requisito para cursar um curso superior é ter concluído o ensino médio. Vestibular só existe porque não tem vaga para todos...

Postado
Vestibular só existe porque não tem vaga para todos...

pelo que eu sei, vestibular não existe nos EUA...

Postado

ridiculo, concordo q em vez de darem merito ao moleque deveriam falar do tipo de faculdade q é esta.

e sites ainda dizem q a mae do moleque deveria entrar na justiça pro moleque fazer a faculdade sem nem ter feito o ensino medio... podre

e outra... é impossivel o moleque ter 8 anos e estar na 5ª serie...

Postado
  • Autor

Cr$500, o quinto ano do fundamental é equivalente à não tão antiga quarta série.

Postado
Cr$500, o quinto ano do fundamental é equivalente à não tão antiga quarta série.

E alguém com 8 anos cursa a 4ª série?

Se for assim com 15 já vai estar no último ano do ensino médio. :D

Postado

Eu irei estar no último ano do ensino médio com 16 :D

Postado
  • Autor

É mesmo, não tinha prestado a atenção nisso.

Então ele está no quarto ano e não no quinto.

Postado

ichi entao mudou tudo essas contagens...

no meu tempo vc entrava na 1ª serie com 7 anos (completar 7 anos estando na 1ª serie)

agora mudou?

Postado

Sim, agora se entra no 1º ano com seis anos, mas funciona como uma alfabetização. ;)

Postado

UNIesquina é foda.

Hoje naquele programa da Ana Hickman (?) tinha um garoto e dizia na tela que ele é o doutor mais jovem do país. Será que é o mesmo?

Postado
  • Autor

É ele mesmo, Gu.

----------

Ministro da Educação pede investigação no vestibular da UNIP de Goiás

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (6) que vai investigar o vestibular da Universidade Paulista (Unip) de Goiânia, que aprovou um garoto de 8 anos para o curso de direito. O ministro classificou a aprovação de "preocupante".

A declaração foi feita durante a cerimônia de instalação da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Brasília.

O menino João Victor, que passou em direito aos 8 anos (Foto: Arquivo pessoal)João Victor Portellinha de Oliveira cursa o 5º ano do ensino fundamental e passou no processo seletivo, que inclui redação e prova de múltipla escolha. Para o menino, o exame teve perguntas “tranqüilas”. “Eram coisas que eu já estava preparado. Estudei uma semana antes da prova. E o tema da redação era fácil, era sobre uma matéria de jornal que falava sobre pessoas que gastam dinheiro coisas inúteis. Era para escrever carta sobre a matéria”, disse ao G1 na quarta-feira (5).

A Unip informou que o menino participou do processo seletivo como treineiro- estudante que não concluiu o ensino médio e que faz a prova por experiência. Segundo o diretor da universidade, José Augusto Nasser, na inscrição para o vestibular não há diferenciação da categoria de treineiro, mas para fazer a matrícula é necessário apresentar documentos que comprovem a conclusão do ensino médio.

João Victor foi barrado na porta da Unip na manhã dessa quinta-feira. Ele foi à instituição para tentar assistir à sua primeira aula. Nasser afirmou que a matrícula do garoto não será efetivada, pois ele não concluiu o ensino médio.

A universidade reconheceu em nota da direção, nessa quarta-feira, que João Victor fez uma boa prova. “O desempenho do estudante, levando em consideração sua idade e escolaridade, foi bom, especialmente na prova de redação, em que revelou boa capacidade de expressão e manejo eficiente da língua. A singeleza do conteúdo não destoava da linguagem simples, direta, coloquial, com poucos deslizes em relação à norma culta. Este fato o torna merecedor de um acompanhamento especial em seus estudos”, dizia o documento.

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, professora Maria do Rosário Cassemiro o garoto não pode ser matriculado devido a um artigo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que define que para cursar o ensino superior é preciso que a pessoa tenha concluído o ensino médio.

==========

A mãe desse menino tá fazendo ele passar um papel rídiculo!

Era óbvio que ele não conseguiria assistir à aula e, muito menos, se matricular.

Tudo isso para ter os 15 min de fama.

Editado por Freddie Mercury

Postado

E alguém com 8 anos cursa a 4ª série?

Se for assim com 15 já vai estar no último ano do ensino médio. :D

Eu tenho 14 anos e estou no 9º ano/8ª serie. Com 7 anos, estava na 2º ano/1ª serie. E obviamente com 8 anos estaria no 3º ano/2ª serie.

O muleque pulou 2 series, e ainda por cima passou no Vestibular da Unip, o maluco é um genio :lol:

Eu até hj tenho alguns titulos escolares:

Olimpiadas de Matematica do Grande ABC 2005

Colocação: 887º

Olimpiadas de Matematica do Grande ABC 2006

Colocação: [Não fiquei sabendo, só sei que mais uma vez não me classifiquei]

Ai em 2007 nem tentei ganhar :lol:

Postado

Caramba, muleque é um pouquinho mais que eu auehuahue

Inteligente, aparentemente, mas não entendo a gambiarra aí...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Atividades

1. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Marcos Albino em Venda da Esquina
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Raphael em Todos Atentos Olhando pra TV
    Rodrigo Faro foi eliminado da "Dança dos Famosos 2025".
  3. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Valette em Exibições Internacionais
    Sem nenhum motivo aparente, o Las Estrellas resolveu não exibir Chapolin neste domingo novamente. Curiosamente, o último episódio da exibição de ontem foi "A despedida de Chapolin".
  4. Pavi
    Pavi respondeu ao tópico de Gabriel Luppe em Todos Atentos Olhando pra TV
    Clique com o botão direito do mouse em cima dessa imagem para abrir uma nova aba, e de lá copie o link dessa imagem, pois terá um ".jpeg" no final do link.
  5. RenatoCS
    RenatoCS respondeu ao tópico de marujita em Exibições Internacionais
    Domingo 19 de octubre: Chapulín Colorado Episodio 76 (1975): De médico, chapulín y loco todos tenemos un poco Episodio 77 (1975): Aventuras en un planeta habitado por salvajes, que aunque parezca mentira, no es la Tierra El Chavo Episodio 154 (1976): La casita de Quico Episodio 155 (1977): Cómo suben los alimentos Episodio 157 (1977): La locura del Chavo Episodio 160 (1977): El álbum de estampitas El episodio del planeta Venus fue otro al que le cambiaron el corazón de inicio. Ahora, si no fuera por la música, ya ni parece desubicado Y el episodio de las estampitas tiene el Copy Right diferente, como el de la peluca de Sansón (no se si hay más episodios así) Según la programación estaba destinado 1h10 para el Chavo y a mi me parecía difícil que puedan dar 3 episodios en ese tiempo. Sin embargo, América hizo lo imposible: Metieron 4 episodios en 1h20. Claro que solo hubieron 2 espacios comerciales de 1 minuto y tuvieron que hacer los siguientes cortes a los episodios: 2:30 en La casita de Quico, al inicio del episodio 0:30 en el episodio de los globos, al inicio del episodio 1:50 en el episodio de los globos, al inicio del bloque 3 2:20 en La locura del Chavo, al inicio del bloque 3 1:50 en Las estampitas, a la mitad bloque 2 0:20 en Las estampitasm al inicio del bloque 3

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.