Ir para conteúdo

Morre o cantor Jamelão


Thiago Sampaio

Recommended Posts

Postado

014884051ex00sb2.jpg

Do G1, no Rio

O cantor, compositor e intérprete da Mangueira José Clementino Bispo dos Santos, o Jamelão, morreu por volta das 4 horas da madrugada deste sábado (14), aos 95 anos.

Segundo a assessoria de imprensa da escola de samba, o intérprete faleceu na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde a quinta, dia 12. Deixa esposa, filha e dois netos.

O corpo de Jamelão será velado na quadra da Mangueira, onde o público, a partir das 16h, poderá prestar as últimas homenagens a uma das figuras mais representativas da verde-rosa. A causa da morte foi infecção generalizada (choque séptico). Anteriormente o motivo da morte do cantor não havia sido divulgado.

A assessoria de imprensa da Mangueira divulvou que, segundo a família, o enterro foi transferido para o cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, no domingo (15) às 11h. O enterro chegou a ser marcado para o cemitério de São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, mas houve uma mudança.

Segundo a assessoria, a feijoada da família mangueirense foi transferida para o próximo, no dia 21, quando será realizado um Tributo à Jamelão.

Jamelão na Hebe:

0nlNqmHaESo

Saúde Frágil

O cantor e intérprete da Estação Primeira da Mangueira estava afastado do carnaval desde 2007, após 57 anos - de 1949 a 2006 - como a voz da verde-rosa.

Ele foi hospitalizado em 2006 depois de sofrer uma esquemia no dia 25 de outubro, quando fazia shows em São Paulo.

Na época, ele falou com o G1, pelo telefone, e disse que não sentia dor, mas não tinha previsão de voltar aos palcos.

“Não sei quando volto, mas não estou triste.”

Menos de um mês depois, no dia 21 de novembro, ele voltou a ser internado, desta vez, no Rio, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). E, enquanto estava na unidade neuro-intensiva, também apresentou uma infecção urinária.

Já em 2007, quebrou o quadril, após levar um tombo em casa. No fim do ano, foi internado novamente por causa de uma anemia profunda.

Nascido em 12 de maio de 1913, Jamelão é um dos mais importantes integrantes da Velha Guarda da Mangueira e intérprete de sucessos como "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites / Aluisio da Costa), "Esses Moços", "Ela Disse-me Assim" (ambas de Lupicínio Rodrigues), entre muitos outros sucessos.

Postado

Ele já estava bem velhinho. Valeu Jamelão. Peça chave aí do nosso carnaval brasileiro.

P.S: Mestre Maciel deve estar em prantos.

Postado

Realmente uma grande perda pra Mangueira e pra todo o Carnaval brasileiro.

Já foi muito difícil ver a Mangueira desfilar sem a voz dele há dois anos.

:(

Postado

7137li.jpg

Uma grande perda para a música brasileira. Lembro que em 1991, quando fui a Miami pela primeira vez, fui a um restaurante com couvert artístico onde o cantor era o Jamelão. Ele tava super feliz já que 80% dos clientes do lugar eram brasileiros. Curiosamente, o Jamelão não cantou músicas de Carnaval, ele cantou sucessos da música brasileira, especialmente músicas antigas. Me lembro até que no dia eu ganhei um sorteio entre os participantes da excursão, foi muito bom.

345li7k.jpg

Jamelão, um grande cantor e intérprete (puxador não !)

Postado

Realmente é uma pena. Sou mangueirense. Hoje é dia de Luto.

Hoje ouvi no rádio uma história sobre o Jamelão. Um repórter do O Globo chegou pra ele e perguntou: "Você tem alguma mania?" e ele respondeu, gritando: "Mania?? Mania é coisa de homem?? Você já viu homem com mania??? Homem não tem mania!!!" aí o repórter pediu desculpa e perguntou: "E esse elástico na sua mão?". Ele parou, pensou e respondeu: "Essa é uma mania antiga minha...".

Postado

Realmente, estou sem palavras. Uma perda irreparável não só do samba como também da cultura brasileira.

Descanse em paz, Mestre!

Postado

Voz mais do que marcante, uma das melhores voz do samba brasileiro. uma pena... a mangueira não será mais a mesma !

Que descanse em paz

Postado

Essa das manias estou rachando de rir até agora... Para lembrar de coisas boas, outras histórias bizarras que seu célebre mau-humor proporcionou:

Um tempo desses, uma menina perguntou a ele:

- Seu Jamelão, posso lhe dar um beijo?

E o Mestre:

- Claro que não! Vai se saber onde você andou encostando essa boca.

Numa reportagem do Jornal Hoje que celebrava seus 90 anos:

- Canta uma música, Jamelão?

- Tem dindim? Não? Então não canto coisa nenhuma!

E durante uma transmissão de carnaval:

- Qual a sua emoção de desfilar pela Mangueira? - perguntou a repórter

- A mesma do ano passado!

Postado

Simplesmente sem o que falar....

Postado
NOTÍCIAS
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) afirmou que o cantor será homenageado no carnaval do ano que vem.

“Vamos pensar com a Mangueira e com as escolas co-irmãs uma maneira de fazer uma homenagem sincera e positiva”, disse Jorge Castanheira, que ressaltou que, ainda em vida, Jamelão costumava dizer que não queria virar enredo de escola de samba.

Apesar da homenagem ser ponto pacífico na escola, a Mangueira ainda não decidiu como isso irá acontecer. “A gente não se prepara para a morte. Ele é insubstituível. Temos outros intérpretes, mas ninguém tem o peso dele. Vai ser muito difícil para nós”, disse a presidente da Mangueira Ely Gonçalves, a Chininha, durante o velório.
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. chavesmaniaco1002
      3069

      Exibições de Chaves no SBT

    2. Elias Augusto
      3069

      Exibições de Chaves no SBT

    3. Elias Augusto
      422

      Audiências CH

    4. Aether
      3069

      Exibições de Chaves no SBT

    5. Doutor Chimoltrúfio
      807

      Las Estrellas (México) - Chaves e Chapolin

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...