Ir para conteúdo

João Havelange, ex-presidente da FIFA, admite que houve armação nas Copas de 66 e 74

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
RODRIGO BUENO - FOLHA DE S.PAULO

fxt314.jpg

. João Havelange, o brasileiro que ficou mais de duas décadas à frente da FIFA, disse, categoricamente, que as Copas de Inglaterra e Alemanha, em 66 e 74, foram direcionadas aos anfitriões.

FOLHA - O Brasil foi prejudicado na Copa-74 ? Houve armação na Copa ?
HAVELANGE - Em 66, o Brasil tinha praticamente o mesmo time de 62. Quem era o presidente da Fifa ? Sir Stanley Rous, inglês. Onde era a Copa? Inglaterra. Nos meus três jogos, com Portugal, Hungria e Bulgária, tinham 3 árbitros e 6 bandeirinhas. Sete eram ingleses e dois alemães. Acha que foi para quê? Acabar com meu time. Acabaram. Pelé foi machucado. Em uma homenagem depois, estava Stanley Rous. Me estendeu a mão e não o cumprimentei. Ele disse "o que você tem?". Eu disse "faça um exame de consciência, você tem a resposta". A Alemanha jogou com o Uruguai, e o árbitro era inglês. A Argentina jogou com a Inglaterra, e o árbitro era alemão. Qual foi a final? Inglaterra e Alemanha. Por que só tinha árbitro alemão e inglês nos meus jogos? Em 74, na Alemanha, também. O senhor não acha estranho? E te pergunto: a Inglaterra voltou a ser campeã ou ganhou alguma coisa? Não, então pronto.

FOLHA - O senhor afirma mesmo então que houve interferências a favor dos times da casa em 1966 e 74 ?
HAVELANGE - Exatamente.

FOLHA - Nos títulos que perdeu...
HAVELANGE - Fui à Alemanha [1974], acabava de ser eleito [Fifa], faço um jogo Holanda x Brasil. A Holanda vinha com problema de petróleo, sem petróleo porque tinha subido muito, e andavam de bicicleta. Nunca me esqueço. Quem tinha ido regularizar essa situação foi o [Henry] Kissinger [diplomata americano de grande atuação nos anos 60 e 70]. Ele chegou ao estádio para ver Brasil x Holanda, e o Stanley Rous me botou o [árbitro Kurt] Tschenscher, da Alemanha, que já tinha 50 anos e apitou o último jogo da carreira. E me jogou para córner. Perdi de 2 a 0. Suspenderam meu central [Luis Pereira, expulso contra a Holanda] para a disputa de terceiro com a Polônia. Puseram um árbitro [Aurelio Angonese, da Itália], um jogador meu pegou a bola no meio, foi agarrado na camisa quando entrava na área para fazer o gol. Apitou, fez a barreira e perdi de 1 a 0.

FOLHA - Não foi estranha a goleada de 6 a 0 da Argentina em 1978 ?
HAVELANGE - Não tenho nada a ver, mas dias antes o Brasil jogou com o Peru. Fui ao vestiário e disse que precisava ganhar de muito para ter saldo de gols. Ficaram o tempo passando a bola: 3 a 0. E não se esqueça: o time do Peru estava na terceira Copa, todos tinham mais de 30 anos. Não faziam tecnicamente um jogo bonito, e eficiência física nenhuma. Quando o Brasil jogou com a Argentina, fui ao vestiário e disse que precisávamos ganhar o jogo para sermos campeões. Disseram-me que iam jogar pelo empate. Lembre-se de que o Rivellino não entrou em campo. Empatamos. O Peru jogou e, se o senhor vir o filme do jogo, com dez minutos botou uma na trave. Se entra, tinha ganho de 10 a 0. O time do Peru não tinha perna para jogar. Todo mundo agora só fala em política, nisso e naquilo, e não é nada disso. A Argentina tinha um bom time, ganhou da Holanda, e vou lhe dizer mais: a Holanda se portou muito mal naquela Copa. Era a minha primeira na presidência, e a Fifa fazia um jantar onde entregava prêmios aos quatro times finalistas. Houve o banquete e, às 21h, cheguei com minha senhora. O presidente já estava lá, 22h, 22h30, e nada da Holanda chegar. Estavam lá o time do Brasil, da Itália, da Argentina, e a Holanda chegou às 23h, o time de macacão. Disse ao presidente: "Se o senhor quiser, não haverá jantar, o senhor pode se levantar que sairei com a minha senhora". Ele: "Não, eu espero até o final". Nunca mais houve jantar na minha administração. Time que ganhava subia na tribuna, eu dava a medalha e ia embora. Não vou a campo, você nunca sabe a reação do público. Na tribuna, ninguém mexe com você.
Postado

essa notícia também tá no jornal agora de são paulo

Atividades

  1. Cleberson
    Cleberson respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Bem o Trambicast postou no X que semana que vem não tem Chapolin no Clube, entao vou postar pra vocês aqui as próximas exibições: Próximas exibições do Clube, Chambre e eu fizemos apuração conjunta, ele já tinha os nomes dos próximos episódios, e aí fui confirmar com a minha fonte se ele estava correto e as datas dos episódios: 25/01 Chaves: Aula de Matemática (1989) Chaves: Cofrinhos e Discos Voadores (1989) 01/02 Chaves: Os Animais que Batem (1979) (Dublagem Rio Sound 2025) Chapolin: O Ladrão do Museu de Cera (1977) Chaves: Enfermeiros Trapalhões (1991) Sobre o Chaves das 8h30, até agora não é certeza que vai ao ar, o SBT está tendo alguns problemas com a produtora do Show do Motor, porém pode ser que assim como em Dezembro eles se acertem de última hora e que Chaves não venha, até porque o valor que o SBT tá recebendo pra exibir o programa é muito bom.
  2. E.R
    E.R respondeu ao tópico de Andy em Fórum Único Chespirito
  3. marujita
    Que pelo menos venha algo inédito.
  4. Doutor Chimoltrúfio
    Doutor Chimoltrúfio respondeu ao tópico de Pedro Ramos em Exibições Internacionais
    Adiantaram a programação posterior e colocaram mais programas/séries/filmes/reality shows em outros horários. Tanto os horários de exibição (sábado às 16h e domingo às 10h) como os de reprise (sábados e domingos às 05h) agora contam com atrações variadas. Além disso, as séries também não constam no guia de programação do canal para o próximo final de semana.
  5. TIO JOÃO
    Porque os episódios estão começando e terminando com corte seco sem fade?

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.