Ir para conteúdo

João Havelange, ex-presidente da FIFA, admite que houve armação nas Copas de 66 e 74

Featured Replies

Postado
NOTÍCIAS
RODRIGO BUENO - FOLHA DE S.PAULO

fxt314.jpg

. João Havelange, o brasileiro que ficou mais de duas décadas à frente da FIFA, disse, categoricamente, que as Copas de Inglaterra e Alemanha, em 66 e 74, foram direcionadas aos anfitriões.

FOLHA - O Brasil foi prejudicado na Copa-74 ? Houve armação na Copa ?
HAVELANGE - Em 66, o Brasil tinha praticamente o mesmo time de 62. Quem era o presidente da Fifa ? Sir Stanley Rous, inglês. Onde era a Copa? Inglaterra. Nos meus três jogos, com Portugal, Hungria e Bulgária, tinham 3 árbitros e 6 bandeirinhas. Sete eram ingleses e dois alemães. Acha que foi para quê? Acabar com meu time. Acabaram. Pelé foi machucado. Em uma homenagem depois, estava Stanley Rous. Me estendeu a mão e não o cumprimentei. Ele disse "o que você tem?". Eu disse "faça um exame de consciência, você tem a resposta". A Alemanha jogou com o Uruguai, e o árbitro era inglês. A Argentina jogou com a Inglaterra, e o árbitro era alemão. Qual foi a final? Inglaterra e Alemanha. Por que só tinha árbitro alemão e inglês nos meus jogos? Em 74, na Alemanha, também. O senhor não acha estranho? E te pergunto: a Inglaterra voltou a ser campeã ou ganhou alguma coisa? Não, então pronto.

FOLHA - O senhor afirma mesmo então que houve interferências a favor dos times da casa em 1966 e 74 ?
HAVELANGE - Exatamente.

FOLHA - Nos títulos que perdeu...
HAVELANGE - Fui à Alemanha [1974], acabava de ser eleito [Fifa], faço um jogo Holanda x Brasil. A Holanda vinha com problema de petróleo, sem petróleo porque tinha subido muito, e andavam de bicicleta. Nunca me esqueço. Quem tinha ido regularizar essa situação foi o [Henry] Kissinger [diplomata americano de grande atuação nos anos 60 e 70]. Ele chegou ao estádio para ver Brasil x Holanda, e o Stanley Rous me botou o [árbitro Kurt] Tschenscher, da Alemanha, que já tinha 50 anos e apitou o último jogo da carreira. E me jogou para córner. Perdi de 2 a 0. Suspenderam meu central [Luis Pereira, expulso contra a Holanda] para a disputa de terceiro com a Polônia. Puseram um árbitro [Aurelio Angonese, da Itália], um jogador meu pegou a bola no meio, foi agarrado na camisa quando entrava na área para fazer o gol. Apitou, fez a barreira e perdi de 1 a 0.

FOLHA - Não foi estranha a goleada de 6 a 0 da Argentina em 1978 ?
HAVELANGE - Não tenho nada a ver, mas dias antes o Brasil jogou com o Peru. Fui ao vestiário e disse que precisava ganhar de muito para ter saldo de gols. Ficaram o tempo passando a bola: 3 a 0. E não se esqueça: o time do Peru estava na terceira Copa, todos tinham mais de 30 anos. Não faziam tecnicamente um jogo bonito, e eficiência física nenhuma. Quando o Brasil jogou com a Argentina, fui ao vestiário e disse que precisávamos ganhar o jogo para sermos campeões. Disseram-me que iam jogar pelo empate. Lembre-se de que o Rivellino não entrou em campo. Empatamos. O Peru jogou e, se o senhor vir o filme do jogo, com dez minutos botou uma na trave. Se entra, tinha ganho de 10 a 0. O time do Peru não tinha perna para jogar. Todo mundo agora só fala em política, nisso e naquilo, e não é nada disso. A Argentina tinha um bom time, ganhou da Holanda, e vou lhe dizer mais: a Holanda se portou muito mal naquela Copa. Era a minha primeira na presidência, e a Fifa fazia um jantar onde entregava prêmios aos quatro times finalistas. Houve o banquete e, às 21h, cheguei com minha senhora. O presidente já estava lá, 22h, 22h30, e nada da Holanda chegar. Estavam lá o time do Brasil, da Itália, da Argentina, e a Holanda chegou às 23h, o time de macacão. Disse ao presidente: "Se o senhor quiser, não haverá jantar, o senhor pode se levantar que sairei com a minha senhora". Ele: "Não, eu espero até o final". Nunca mais houve jantar na minha administração. Time que ganhava subia na tribuna, eu dava a medalha e ia embora. Não vou a campo, você nunca sabe a reação do público. Na tribuna, ninguém mexe com você.
Postado

essa notícia também tá no jornal agora de são paulo

Atividades

  1. Eu acho...
    Eu acho... respondeu ao tópico de Eu acho... em Fórum Único Chespirito
    Acho que não, porque o programa não era do Dr. Chapatin, ele era vendido dentro de Chaves ou Chapolin. Mas talvez se o SBT fizesse uma nova consulta à Televisa, quem sabe...
  2. marujita
    marujita respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Em outros tempos, teríamos que nos contentar com episódios saturados e até a imagem com IA. Claro que ainda tem coisa que o SBT pode exibir, mas vamos aproveitar a exibição, afinal, não era nem pra ter o Chapolin dentro do Clube do Chaves.
  3. Aether
    Aether respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Pelo amor de Deus também né, Eduardo? Se passa a saga dos hóspedes reclamam que não passaram o Natal, noite de paz!, se passam esse reclamam que não passa a saga dos hóspedes. Se tem Chapolin reclamam que não tem inédito RioSound, se não passa falam que o SBT não valoriza o vermelinho. Gente, as séries só tem 1 hora atualmente durante toda a semana, não dá pra satisfazer tudo o que o povo vive implorando. Era o desejo meu também que passasse a saga dos hóspedes? Era, assim como de todo mundo, mas iam enfiar uma saga que dá mais de 1h20 min em só 1 hora? Ai depois reclamam dos cortes gigantes que o SBT faz e dizem que "era melhor nem exibir se fosse assim". Francamente, sou uma das pessoas que mais reclama das exibições das séries no SBT, mas hoje nem vi motivo de detonar o SBT por essa exibição. Escolheram um episódio de Natal do Chaves e uma saga do Chapolin legal que cai bem em época de fim de ano. Se o SBT prometeu que vai passar o "Aventuras em Vênus", os Herbert Richers e os inéditos RioSound é esperar. Não dá pra você derrubar toda uma exibição próxima do Natal e Ano-Novo como o SBT sempre fez botando aqueles anuais pra atender o dedo de cada um daqui. A gente esperou uns 4 meses pra ver a segunda parte do Madruguinha de 77, custa ter paciência e esperar um pouco? É como eu disse, nada foi prometido exatamente para hoje, o que eles prometeram foi que iriam exibir no Clube mas isso certamente vai ser aos poucos, não de uma tacada só. Desculpem, mas nesse caso eu sou obrigado a concordar com o que o @Cleberson disse: alguns fãs de CH reclamam tanto que no fim o que mereciam era continuar vendo as séries fora do ar.
  4. Jaciinto
    Jaciinto respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Eu também lembro disso em 2011, e tenho vaga lembrança de em certa parte dos anos 90 exibirem perto do Natal também. Em 2002 exibiram essa saga na véspera de Ano Novo.
  5. TIO JOÃO
    TIO JOÃO respondeu ao tópico de Raphael em Fórum Único Chespirito
    Ah, tá

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.